Logo Zoom
Logo Zoom

Provavelmente você já ouviu falar sobre o óleo de cártamo ao menos uma vez até aqui, certo? O fato é que esse suplemento ficou muito famoso por conta de seus possíveis benefícios. Além disso, há quem afirme que ele pode ser um aliado para a perda de peso. Mas, será que isso é realmente verdade?

Para saber mais sobre esse suplemento e se seus benefícios fazem sentindo, conversamos com a nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela).

Óleo de cártamo: qual sua finalidade e benefícios?

O óleo de cártamo é proveniente das sementes e sua planta é próxima do Girassol (Foto: Shutterstock)

Para começar, o óleo de cártamo é extraído das sementes de uma planta que leva justamente o nome, sendo de origem asiática. Aliás, vale mencionar que seu cultivo ocorre há mais de dois mil anos e essa semente é uma parente bem próxima do Girassol. Por isso, suas flores são amarelas ou alaranjadas, motivo suficiente para que seu uso também seja comum na fabricação de tintas.

Ele também é conhecido pelo nome de açafrão-bastardo e é visto como um alimento funcional por conta de suas principais características.

“É considerado um alimento funcional, por conta das características em sua composição, como altas concentrações de gorduras poliinsaturadas (auxiliam na redução do colesterol LDL), e possui um bom nível de ômega 3 e 6”, afirma a nutricionista Bruna Ribeiro.

Mas, embora existam muitos conteúdos e até mesmo suplementos disponíveis no mercado, é importante salientar que ainda não existem comprovações científicas a respeito de seus benefícios.

“Até o momento, existem poucos estudos, sobre a utilização do óleo de cártamo, e os que evidenciam os benefícios, mostram que o uso induz a saciedade e melhoram níveis de dislipidemia”, lembra Bruna Ribeiro.

Alguns benefícios associados ao suplemento

Mesmo sem comprovação científica, o óleo de cártamo é indicado para suplementação por conta dos benefícios associados ao seu consumo. São eles:

  • Controle do diabetes
  • Redução dos níveis de colesterol
  • Minimização dos riscos associados à problemas cardíacos
  • Contribui para uma pele mais macia (vitamina E)
  • Não realiza a liberação de radicais livres quando aquecido

Em relação à perda de peso (que é um benefícios mais indicados em diferentes conteúdos na internet), não existem comprovações e estudos científicos. Entretanto, esse entendimento se dá por ele conter antioxidantes e ácido graxos, portanto, propriedades anti-inflamatórias.

Outro benefício bastante comum refere-se ao fato de que o suplemento pode ajudar a diminuir as dores provenientes das cólicas menstruais. Isso seria possível pela sua capacidade em controlar uma substância denominada por prostaglandina (que é responsável pela contração do útero).

Quem pode e quem não pode tomar óleo de cártamo?

O óleo de cártamo é um suplemento natural e seu consumo deve ser acompanhado de orientação médica (Foto: Shutterstock)

E, será que todo mundo pode fazer suplementação com o óleo de cártamo? Embora seja um componente natural, é importante sempre buscar orientação de um profissional antes de começar a fazer seu consumo. Nesse sentido, a nutricionista Bruna Ribeiro destaca que:

“Como não existem evidências, a princípio, pessoas saudáveis podem consumir, lembrando sempre: o uso deve ser recomendado e orientado por um profissional médico ou nutricionista. Em minha opinião, devem ser realizados mais estudos para que comprovem o uso e eficiência da dosagem, de forma segura e transparente com o consumidor.”

Além disso, vale mencionar que seu consumo não é indicado para lactantes ou gestantes, principalmente por conta da ausência de estudos que permitam comprovar se o suplemento agrega segurança para esses grupos.

Redomendação de consumo

Segundo alguns estudos prévios (mas, sem confirmação científica), é interessante considerar o consumo de aproximadamente um grama diariamente. Nesse caso, o óleo de cártamo agrega versatilidade, já que pode ser consumido junto com saladas ou até mesmo ser aquecido para o preparo de pratos refogados, por exemplo.

Já na versão vendida em cápsulas, que é a forma mais conhecida, pode ser ingerida antes das principais refeições do dia. Nesse caso, além de consultar um especialista, é importante também confirmar quais os componentes da fórmula do produto.

Quais os melhores suplementos?

É possível logo de cara perceber que existem inúmeros produtos com composição a base do óleo de cártamo disponíveis no mercado. Portanto, isso pode gerar um pouco de confusão na hora de escolher o melhor suplemento para consumo diário, não é mesmo?

Pensando nisso, selecionamos algumas opções que poderão facilitar sua decisão de compra. Olha só!

Lipix PLUS Óleo de Cártamo

O suplemento alimentar Lipix PLUS Óleo de Cártamo dispõe de fórmula enriquecida com vitaminas e potentes antioxidantes. Seu consumo promete, segundo a marca, combater os radicais livres, além de proporcionar gorduras boas ao organismo. Alguns exemplos são o ômega 6 e 9. O produto é disponibilizado em capsulas e a recomendação de consumo diário é de quatro capsulas (duas antes das principais refeições, como almoço e janta).

Principais características:

  • Embalagem com 120 cápsulas
  • Fórmula também inclui guaraná e vitamina E
  • Consumo diário de quatro cápsulas por dia

Óleo De Cártamo Probiotica

Por sua vez, o óleo de cártamo da marca Probiótica aposta em uma fórmula exclusiva – a Probilin-E. Segundo a marca, ela fornece 5000 mg da combinação entre o ácido linoleico, que é justamente proveniente do óleo de cártamo, além da presença de Vitamina E. Como sugestão de consumo, o rótulo indica cinco cápsulas diárias (três antes do almoço e duas no jantar).

Principais características:

  • Embalagem com 120 cápsulas
  • Fórmula exclusiva Probilin-E. (ácido linoleico e vitamina E).
  • Consumo diário de cinco cápsulas por dia

Equaliv Óleo De Cártamo

Outro suplemento que aposta no óleo de cártamo é o Equaliv, que entrega fórmula rica em ômega 9. Esse é um importante ácido graxo monoinsaturado e que contribui para a melhora do metabolismo, além do ácido graxo poli-instaurado, ômega 6. O produto possui 60 cápsulas e, segundo o fabricante, é necessário ingerir até quatro por dia, sendo duas no almoço e duas no jantar.

Principais características:

  • Embalagem com 60 cápsulas em gel
  • Fórmula rica em ómega 6 e 9
  • Consumo diário de quatro cápsulas por dia

Óleo De Cártamo Max Titanium

Por fim, o último suplemento com óleo de cártamo que vamos indicar é o da Max Titanium. Esse produto consiste em um composto, com elevado índice de ômega-6 (ácido linoleico, 70%) e também ômega-9 (ácido oléico, 20%). A sugestão de uso do fabricante é de duas cápsulas diárias, que é o equivalente a 2.000 mg do componente.

Principais características:

  1. Embalagem com 120 cápsulas em gel
  2. Fórmula rica em ómega 6 e 9
  3. Consumo diário de quatro cápsulas por dia

Notícias relacionadas: