Black Friday
Logo Zoom
Logo Zoom

"Corrida, para mim, é uma conversa com a gente mesma. Quanto mais eu corro, mais me descubro". É assim que Rafa Arlotta (@rafaarlotta), publicitária e corredora, define o esporte que mudou sua vida. E a afirmação não é exagero, viu? Foi por meio da corrida que ela saiu do sedentarismo e da obesidade, eliminou 34kg e passou a desenvolver uma relação saudável com a atividade física que já dura 8 anos. Só que essa história com o esporte, na verdade, começou lá na adolescência - e passou por algumas idas e vindas até que Rafa realmente se encontrasse na corrida. Quer saber como foi essa virada de chave?

Convidamos a influenciadora fitness para contar um pouco da sua trajetória e o que motivou a escolha em abraçar a corrida de rua. E pra quem é ansioso, a gente deixa um spoiler: a maternidade teve tudo a ver com essa decisão! Continue lendo a matéria para acompanhar a entrevista e aproveite um bônus: uma lista de itens que Rafa indica para quem quer apostar nesse esporte.

Quer começar na corrida? Clique aqui para ver 5 dicas de motivação da Rafa Arlotta!

Primeiro contato com a corrida na adolescência: "o intuito era perder peso"

A corrida entrou na vida de Rafa Arlotta por meio da mãe, ex-corredora (Foto: Arquivo Pessoal)

Ainda na infância, Rafa chegou a experimentar 'um pouco de tudo' do mundo dos esportes por incentivo da mãe. Ela conta que fez parte de times de vôlei, handebol e até basquete, mesmo com a pouca altura - hoje, ela mede 1,50cm. "Não riam… eu compensava a altura com muito entusiasmo", brinca a influenciadora.

A corrida mesmo só chegou na vida da publicitária lá na adolescência, por influência também da mãe, que era corredora. "Mas naquela época, assim como na infância, essas atividades entraram na minha vida com outro sentido. Mais nova com intuito de 'gastar' energia, e adolescente com o objetivo de perder peso", destaca. O emagrecimento, por sinal, era o que guiava Rafa. Atividades físicas, nessa época, eram só um meio para esse fim.

"A minha relação com esporte e alimentação saudável não era boa. Malhava e me alimentava bem única e exclusivamente para perder peso e, quando conseguia isso, parava e ganhava tudo de novo", explica.

Pouco depois, a rotina corporativa já começou a fazer parte da vida da influenciadora. Com as longas jornadas de trabalho, sempre sentada, ela já não conseguia manter o padrão estético que gostaria. Além disso, encontrar tempo ou disposição para uma atividade parecia impossível. "Estudava muito, trabalhava muito. Isso tomava todo meu tempo. A comida era meu lugar de conforto e minha melhor amiga. Com ela eu comemorava as conquistas e chorava com as derrotas. O peso foi aumentando e a saúde perdendo espaço", detalha.

A virada de chave: de sedentária à amante da corrida

Rafa conta que a sua relação com o esporte só começou a mudar depois da maternidade. Isso porque, com o nascimento da filha, em 2013, foi preciso diminuir o ritmo. Foi nesse momento que ela conseguiu olhar pra si mesma e perceber que já não se reconhecia - mas longe de ser apenas por causa dos quilos a mais. Na verdade, o que Rafa não via era uma mulher da qual pudesse se orgulhar. E então, ao lado da sua filha, um momento específico marcou a virada de chave:

"Foi um dia que, ao fazer um barulhinho com a boca, vi minha filha de 3 meses repetir e tive um estalo: 'ela vai fazer e ser tudo que eu faço e sou. Serei sua referência. Mas como ser referência para alguém, se eu nem mesmo sei quem sou. Se não me orgulho de como estava vivendo?' Foi então que resolvi mudar", conta.
A maternidade despertou o desejo por mudar de vida em Rafa Arlotta (Foto: Arquivo Pessoal)

Quando viu que era a hora da mudança, Rafa decidiu voltar à corrida - dessa vez, a motivação era diferente. "A corrida entrou na minha rotina não mais para perder peso, mas para ganhar vida. Era o momento em que eu podia ser eu, sem ser a mãe, a esposa ou a empresária. Mas a Rafa", detalha a corredora.

"Assim, à medida que eu corria, mas me conhecia, mas gostava de mim e mais queria me conhecer… nunca mais parei de correr", reflete.

O início no esporte: a evolução por meio dos pequenos desafios a cada corrida

Rafa começou a corrida aos poucos até chegar às maratonas (Foto: Arquivo Pessoal)

O começo no esporte - e a mudança de vida, como um todo - foi aos poucos. Rafa explica que a corrida entrou devagar na rotina e, no começo, a influenciadora andava mais do que realmente corria. A intenção era respeitar seu próprio tempo, mas buscando constantemente por um desempenho melhor do que no dia anterior.

"Sempre tive um perfil de gostar de desafios, de me desafiar. Então, se um dia eu tivesse corrido 500m, no outro eu queria 600m. E assim fui evoluindo. Mas, por ter me apaixonado pelo esporte e pelo que ele fazia comigo, a corrida tomou uma dimensão muito grande. Fui querendo mais e mais", relembra.

Dica da Rafa: se você está começando no esporte e costuma correr até 5km, a influenciadora indica o uso do Nike Revolution 5! Já conhece esse tênis? Ele tem um bom amortecimento, com entressola de espuma macia que garante uma passada macia e estável - ideal para iniciantes na corrida completarem seus primeiros quilômetros!

E a evolução da Rafa continuou. Para conseguir continuar nesse caminho, ela procurou primeiro pela ajuda de profissionais das academias. A intenção era aderir ao fortalecimento muscular, muito importante para corredores a fim de prevenir lesões pelo impacto da corrida. "A primeira meta era correr 2,5km, depois 5km, 7,5k - que era a volta na Lagoa Rodrigues de Freitas, no Rio de Janeiro - e, enfim, os 10km. À medida que minha performance foi dando saltos, fui me interessando mais por tirar o máximo de mim", detalha.

Foi só depois de 2 anos, em 2015, que Rafa buscou a ajuda de um treinador especializado em corrida. Dessa vez, o foco era melhorar nos 10km que já tinha conseguido alcançar, mas ainda sem foco na participação de provas. "A corrida era algo tão pessoal que eu queria os resultados para mim mesma", explica. A vontade de competir, na verdade, só surgiu depois do convite para uma prova em 2016. Segundo a corredora, bastou a primeira participação para se apaixonar de vez pelas competições.

Dica da Rafa: se você já evoluiu nas corridas e precisa de um bom tênis para treinos, a indicação da corredora é o Nike Air Zoom Pegasus 38. A parte de trás desse calçado conta com um amortecimento extra que é ideal para correr no asfalto. Além disso, a unidade Zoom Air posicionada mais próxima do pé ajuda a dar mais impulso e agilidade a cada passo.

E assim foi: depois dos 10km, Rafa - que é movida a desafios - logo pulou para provas de 16km e, em seguida, para 21km. E as maratonas? Essas só chegaram em 2018, quando ela cogitou participar da primeira das cinco que já realizou. "Hoje maratonas são minha paixão, apesar de continuar nas distâncias menores - já completei mais de 100 provas", contabiliza.

Dica da Rafa: quer se aventurar nas maratonas e não sabe por onde começar? Então, o conselho da influenciadora é apostar num tênis como o Vaporfly Next %, da Nike. Ele conta com amortecimento ágil e sustentação segura - dois fatores fundamentais para que você consiga dar seu máximo nas provas. O modelo é um dos favoritos da Rafa, e não é à toa: sabia que ele oferece o maior amortecimento reativo da Nike Running até o momento? Vale dar uma chance.

Mas, por que a corrida?

Rafa já coleciona diversos troféus e medalhas de corridas (Foto: Arquivo Pessoal)

Em meio a tantas opções de atividade física, o que fez da corrida a escolha perfeita? Para a corredora, a resposta é simples: o autoconhecimento que esse esporte permite a cada passada e a cada quilômetro alcançado. "Quanto mais eu corro, mais me descubro. Mais encontro em mim força e equilíbrio para lidar com tudo nas diversas áreas na minha vida, seja trabalho, casa, casamento ou com a minha filha", destaca.

"Na corrida, aprendi a reconhecer minhas qualidades. Gostando mais e acreditando mais em mim, consegui ir mais longe - e não só na corrida. Isso, a meu ver, é o esporte trabalhando em prol não só de saúde física, mas do equilíbrio e da saúde mental", enfatiza.

O objetivo com a corrida, segundo a influenciadora, é justamente esse: saúde do corpo e da mente. É essa busca constante, além do amor pelo esporte, que tiram Rafa da cama logo cedo para correr todos os dias - seja em São Paulo, onde mora atualmente, ou no Rio, sua cidade natal. E ela compartilha tudo sobre essa rotina nas suas redes para os mais de 50 mil seguidores! "Busco me conhecer, me desafiar a trazer a tona a Rafa forte, capaz e íntegra e acordá-la para as batalhas diárias", finaliza.

Bônus: Rafa indica 2 itens extras para quem quer mergulhar na corrida

Se inspirou com a história da corredora? Se você quer começar a apostar na corrida, alguns itens vão facilitar bastante não só o seu desempenho, mas o monitoramento dos avanços na atividade. Rafa, que sabe bem o quanto esses aliados fazem a diferença, indicou alguns itens para além do clássico tênis de corrida. Veja só a lista e aproveite para garantir os melhores preços aqui no site:

1. Smartwatch: Garmin Forerunner 235

Um smartwatch pode ser decisivo para acompanhar sua evolução na corrida - especialmente na transição de iniciante para experiente no esporte. Com esse modelo da Garmin Forerunner 235, indicado pela Rafa, dá para acompanhar o pace (ritmo médio por km) em tempo real juntamente com a distância e o tempo total de corrida.

Ele também tem um sensor óptico que mede a frequência cardíaca 24h por dia e ajuda a rastrear outras atividades, oferecendo contagem diária de passos, distância, calorias e qualidade do sono.

Prós e contras do smartwatch Garmin Forerunner 235:

  • Não é o modelo mais avançado da marca, mas oferece um bom acompanhamento nas corridas;
  • É mais indicado para atletas experientes, mas pode ser adquirido logo no início da vida no esporte para quem pretende se aperfeiçoar;
  • Pede um investimento alto;
  • O modelo é compatível com satélites GPS e GLONASS, o que permite localizar a posição do corredor de maneira rápida e precisa - seja numa floresta ou na cidade.

2. Roupas de performance: Camiseta de corrida Authen

Junto com o tênis, as roupas de performance fazem toda diferença no seu desempenho na corrida, sabia? Para Rafa, as melhores escolhas nesse sentido estão em peças como a camiseta de corrida Authen. Ela é ideal para treinos diários e intensos de corrida, garantindo que você se projeta do sol através do FPS presente no tecido e, de quebra, deixando uma sensação confortável apesar do suor - tudo graças ao Sistema True Dry para rápida evaporação do suor.

Prós e contras da camiseta de corrida Authen:

  • Seu tecido conta com microfibras que facilita a ventilação e previne odores
  • Tem uma modelagem acinturada, justa porém não colada no corpo;
  • Recorte frontal que desenha e afina a silhueta do corpo;
  • Bloqueia mais de 97% dos raios UVA e UVB, garantindo mais proteção na corrida de rua
Publicidade