Quer começar na corrida? Veja 5 dicas de motivação para correr

Sair da zona de conforto e reconstruir o condicionamento físico pode ser desestimulante; confira 5 dicas de motivação para correr

Rafa Arlotta Colunista

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Seja pelo momento atual em que o mundo está vivendo, por motivos de férias ou por escassez de tempo, a falta de motivação para praticar um exercício físico pode ter feito você dar uma pausa ou diminuído a sua vontade de sair para correr. Mas, eu sei que, assim como eu, você também é um corredor apaixonado por este esporte. A gente pode até se afastar por um momento, mas, no fundo, o nosso sentimento não muda.

Se a sua corrida ficou guardada no armário junto com a sua roupa e o seu par de tênis, este artigo é para você! Hoje, eu vou trazer 5 dicas de motivação para correr. Então, já prepare o seu smartwatch e "simbora" conquistar alguns quilômetros!

Conheça mais sobre a colunista Rafa Arlotta (@rafaarlotta):

Já garantiu o seu tênis para corrida? Neste artigo, nós listamos os melhores modelos de 2021!

O início ou o recomeço

Qualquer início ou recomeço deve vir acompanhado de cuidados. Correr é uma jornada repleta de desafios e pontos de atenção.

Se você estava parado, voltar às pistas não será fácil, principalmente se você veio de alguma lesão durante a corrida.

Avaliar como o seu corpo está te dirá se você está apto para voltar. Portanto, não deixe de procurar um profissional e fazer uma avaliação física.

A corrida é repleta de desafios e pontos de atenção (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A corrida é repleta de desafios e pontos de atenção (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

"Estou apto, mas não tenho tempo". Arranje!

Para a maioria de nós, dar os primeiros passos é bem difícil. Rotinas atribuladas de estudo ou trabalho nos fazem sentir que não há tempo para a corrida.

No entanto, o que você precisa ter em mente é que correr não é um "hobbie". Correr é uma atividade física.

Nosso corpo é como uma máquina: parada, enferruja. Por isso, movimentar o corpo é extremamente necessário, tanto para a nossa saúde física quanto mental.

Os benefícios da corrida

Agora, é importante enender alguns dos benefícios da corrida:

  • Para a saúde física: Corredores regulares têm menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, a corrida ajuda a prevenir muitos tipos de câncer, incluindo o de mama, cólon e pulmão.
  • Para a saúde mental: Estudos científicos já comprovaram a relação da corrida com a redução dos sintomas de ansiedade e estresse. Isso tudo por conta da produção de substâncias geradoras de prazer/euforia, como a endorfina, por exemplo, e sua ação analgésica e relaxante.
A corrida traz benefícios para a saúde física e mental (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A corrida traz benefícios para a saúde física e mental (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

É hora de se mexer!

Bom, já vimos que o recomeço deve vir atrelado à cautela, e que, estando apto, a falta de tempo não pode ser desculpa para a falta de autocuidado.

Convencido a correr? Hora de se mexer! Ok, eu sei que você está desmotivado. Mas, com a atitude certa, nós vamos mudar isso!

E eu comecei o artigo dizendo que iria te ajudar. Então, anote aí: 5 dicas de motivação para correr!

#Dica 1: Planeje-se

Antes de pirar com todos os seus afazeres, planeje-os com antecedência. Você pode usar um planner, mas, se preferir, faça escreva uma lista de tarefas de casa, do trabalho e/ou estudo.

Coloque as tarefas por ordem de prioridade e distribua-as pela semana. Lembre-se: você também é uma prioridade! Sem saúde física ou mental nada do resto acontece. Tendo isso em mente, não haverá atropelamento por falta de planejamento.

Cheque as suas prioridades diariamente. E não tenha pressa! Você sabe que todas as tarefas têm dia e hora para serem executadas.

#Dica 2: Equipe-se

Não há quem não se anime em praticar um esporte quando há um equipamento novinho para poder usar. Que tal verificar se o seu tênis de corrida ainda está em bom estado? Talvez seja a hora de investir em um par novo. Ou quem sabe uma bermuda ou uma camisa? Essa é uma dica que sempre me motiva nos recomeços.

#Dica 3: Escolha uma playlist

Você pode encontrar muitas playlists na internet para te dar a motivação para correr. A música torna tudo mais fácil!

Veja algumas dicas para turbinara corrida! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja algumas dicas para turbinara corrida! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

#Dica 4: Trace um objetivo

Traçar objetivos ajuda na construção (ou reconstrução) do hábito de treinar regularmente. Além disso, reforça a nossa disciplina e foco nos primeiros momentos de readaptação. Ter uma meta pode acender em nós aquela vontade de nos superar e de querer sair da zona de conforto.

#Dica 5: Mude a forma de encarar

Sair da zona de conforto, como a própria expressão diz, é desconfortável. Mas, que tal mudar a forma de encarar isso? Transformando essa ocasião na sua mente como "o momento de colocar em prática ações para realizar os meus" pode tirar o peso dessa atividade.

O prazer pela corrida deve falar mais alto

Perder a preguiça, sair da zona de conforto, construir ou reconstruir o condicionamento físico pode ser um pouco desestimulante, pois não é fácil. E demanda tempo. No entanto, com paciência e dicas como essas, deixando o prazer pela corrida falar mais alto, você não ficará mais desmotivado para correr!

Veja mais sobre o universo da corrida: