Melhor tinta de cabelo de 2021: 7 opções para comprar

Saiba quais são as melhores opções de tinta de cabelo e como escolher a ideal para você

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Quem já tentou sabe que as melhores tintas de cabelo podem deixar o visual bem moderno e jogar a autoestima nas alturas. Seja com uma mudança radical, como deixar os cabelos vermelhos, ou algo mais discreto, como clarear levemente os fios, pintar as madeixas sempre faz a diferença. No entanto, para que essa transformação seja positiva, é importante escolher a tinta de cabelo ideal, ou seja, aquela que oferece bons resultados e menos danos aos fios.

A tinta de cabelo é uma solução para mudar o look de forma prática e sem gastar muito. Mas, para alcançar o resultado esperado, é preciso investir em um produto de qualidade. Atualmente, a tinta de cabelo é formulada com agentes protetores que reduzem os danos, trazem componentes que dão brilho e aumentam a durabilidade da cor, além de contar com dezenas de tons e nuances. Quer entender como funcionam as tintas de cabelo mais procuradas na internet? Dê um Zoom e confira!

Leia também: Melhor tonalizante de 2021: 10 opções para comprar

Veja a nossa seleção das melhores tintas de cabelo de 2021! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja a nossa seleção das melhores tintas de cabelo de 2021! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como escolhemos as melhores tintas de cabelo para comprar em 2021?

O critério para escolher as melhores tintas de cabelo de 2021 se deu com base nos produtos que se destacaram entre os usuários em 2020. Entre eles, selecionamos as tintas de cabelo de marcas conhecidas no mercado, com boas avaliações e bem recomendados por profissionais da área. Além disso, a opinião de quem já fez uso de um produto pode ajudar com informações que não constam na embalagem. Conheça!

Veja mais: Tintura e tonalizante: qual a diferença entre tintura e tonalizante?

Como escolher a cor certa para o cabelo?

Entenda como escolher a cor da sua tinta de cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda como escolher a cor da sua tinta de cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Confusa com as numerações nas caixinhas de tinta de cabelo? Vamos explicar como esse sistema de numeração funciona! O primeiro número indica a cor base da tinta de cabelo. É o que os profissionais chamam de "altura da cor". Os tons são representados dos mais escuros aos mais claros, em ordem crescente: o número 1 é preto azulado e, o 12, loiro platinado, com tons de castanho e loiro entre eles.

Se uma tinta de cabelo vier apenas com um número (por exemplo, loiro 7 ou 7), significa que ela apresenta uma cor homogênea, sem nuances de outros tons. Já os números seguintes, que vêm depois do ponto, indicam os reflexos ou nuances da cor. São os tons que se revelam quando o cabelo é exposto ao sol, por exemplo. A escala que guia essas nuances é a seguinte:

  • 0 - Sem reflexos ou nuances; cor homogênea
  • 1 - Acinzentado / Azulado
  • 2 - Irisado (violeta)
  • 3 - Dourado
  • 4 - Acobreado
  • 5 - Acaju
  • 6 - Avermelhado
  • 7 - Esverdeado (oliva)

Exemplificando: a tinta de cabelo 7.4 seria um loiro médio acobreado. Já a 7.43 um loiro acobreado com reflexos dourados. Se os números depois do ponto se repetem, significa que a cor possui reflexos intensos daquela tonalidade. Por exemplo, a tintura 7.44 é um loiro com reflexos acobreados bem intensos. Se o mesmo número se repete antes e depois do ponto, significa que a cor é homogênea e intensa. A tinta de cabelo 6.66 é um vermelho intenso, por exemplo.

Atenção! Cada fabricante elabora sua própria cartela de cores e combinações com fórmulas diferentes. Portanto, tonalidades com números próximos podem variar de acordo com a marca da tinta de cabelo. Também é fundamental lembrar que nem todas as nuances serão fabricadas por todas as marcas. Às vezes, poucas marcas terão a nuance de cor que você procura.

Qual a tinta que menos agride o cabelo?

Veja como escolher a sua tinta de cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja como escolher a sua tinta de cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Além de garantir a cor perfeita, é importante que a tinta de cabelo mantenha os fios saudáveis após o uso. Para isso, o ideal é investir em produtos que têm ingredientes hidratantes, restauradores e nutritivos na composição. Esses são alguns dos componentes benéficos para o cabelo presentes nas fórmulas de tintas no mercado. Fique de olho nos rótulos!

  • Queratina ou Cistina: Proteínas que mantêm o fio resistente e restauram a fibra capilar. Evitam a quebra;
  • Óleo de Argan, de Coco ou Manteiga de Karité: Agentes naturais que nutrem e encorpam os fios;
  • Geleia Real: Deixa os fios mais nutridos e brilhosos;
  • Aloe Vera: Hidrata profundamente, acalma a pele do couro cabeludo, estimula o crescimento dos fios e reduz a queda capilar;
  • Ceramidas: Uma espécie de gordura natural do corpo humano que reveste e ajuda na proteção do cabelo e da pele. Elas devolvem maciez e brilho aos fios.

Agora, sim, vamos às melhores opções de tinta de cabelo disponíveis no mercado em 2021!

1. Tinta de cabelo L'Oréal Imédia Excellence Creme

A Imédia Excellence Creme é uma tinta de cabelo L'Oréal com tripla proteção

L'Oréal Imédia Excellence Creme (Imagem: Divulgação/L'Oréal)
L'Oréal Imédia Excellence Creme (Imagem: Divulgação/L'Oréal)

A L'Oréal é consagrada no mercado da beleza em mais de 130 países, especialmente por seus produtos para cabelo. A tinta de cabelo L'Oréal Imédia Excellence Creme é formulada com a tecnologia Tripla Proteção, três agentes que protegem e tratam os fios durante a coloração:

  • a pró-keratina, proteína que reconstrói e fortalece a fibra capilar, evitando a quebra;
  • a ceramida, que restaura a maciez e camada protetora do fio;
  • e o Ionéne G, substância que protege o fio e alinha as fibras capilares, dando um aspecto tratado e brilhoso ao cabelo.

Essa tinta de cabelo L'Oréal ainda inclui um sistema de tratamento pós-coloração: o shampoo, que possui ph balanceado e limpa e protege o couro cabeludo; e o condicionador, que nutre e sela as fibras capilares, deixando os fios macios e a cor brilhante.

Veja aqui as melhores ofertas da tinta de cabelo L'Oréal Imédia Excellence Creme!

2. Tinta de cabelo Embelleze Maxton

A Maxton é uma tinta de cabelo Embelleze com variedade de cores

Embelleze Maxton (Imagem: Divulgação/Embelleze)
Embelleze Maxton (Imagem: Divulgação/Embelleze)

A Embelleze é conhecida pelos produtos acessíveis e desenvolvidos especialmente para as brasileiras. Hoje, a marca já está presente em mais de 30 países, mas ainda mantém um dos preços mais competitivos do mercado. A tinta de cabelo Embelleze Maxton está disponível inclusive em cores fantasia, como lilás, azul e pêssego.

Essa tinta de cabelo Maxton é formulada com tecnologia Max Plex, que protege os fios, além de conter componentes hidratantes e nutritivos que tratam o cabelo durante a coloração.

Confira aqui as melhores ofertas de tinta de cabelo Embelleze Maxton!

3. Tinta de cabelo Niely Cor&Ton

A Cor&Ton é uma tinta de cabelo Niely com valor acessível

Niely Cor&Ton (Imagem: Divulgação/Niely)
Niely Cor&Ton (Imagem: Divulgação/Niely)

Outra marca brasileira que cresce cada vez mais no mercado, a Niely investiu no Filtro UV, que protege os cabelos dos raios ultravioleta, como diferencial da fórmula da tinta de cabelo Niely Cor&Ton.

O kit de coloração dessa tinta de cabelo Niely ainda vem com sachê de creme de tratamento com queratina e vitamina D-panthenol para restaurar os fios após o processo de tintura. O D-panthenol deixa os cabelos hidratados e reduz o frizz e as pontas duplas.

Veja aqui as melhores ofertas da tinta de cabelo Niely Cor&Ton!

4. Tinta de cabelo Wella Koleston

A Koleston é uma tinta de cabelo Wella com resultado profissional

Wella Koleston (Imagem: Divulgação/Wella)
Wella Koleston (Imagem: Divulgação/Wella)

A alemã Wella é queridinha dos salões no mundo todo, e sua linha de tinta de cabelo Wella Koleston oferece resultados profissionais na sua casa.

O kit de coloração dessa tinta de cabelo Wella, que incluiu tinta e creme de tratamento, foi desenvolvido com a tecnologia Tratamento Gloss. Composta por óleos hidratantes, a fórmula realça os sinais de um cabelo saudável: luminoso, macio, sedoso, forte, hidratado, fácil de pentear e com cor vibrante.

Confira aqui as melhores ofertas da tinta de cabelo Koleston Wella!

5. Tinta de cabelo Schwarzkopf Igora Royal

A Igora Royal é uma tinta de cabelo Schwarzkopf com cores intensas

Schwarzkopf Igora Royal (Imagem: Divulgação/Schwarzkopf)
Schwarzkopf Igora Royal (Imagem: Divulgação/Schwarzkopf)

Não se assuste com o nome difícil! Pode parecer novidade, mas a marca alemã Schwarzkopf está há 120 anos no mercado e é cada vez mais reconhecida mundialmente por seus produtos inovadores.

O kit de tinta de cabelo Schwarzkopf Igora Royal une tecnologia de proteção e coloração para resultados profissionais. A tintura é formulada à base de óleos nobres, o que facilita a penetração dos pigmentos na fibra dos fios e garante uma cor mais intensa e amplificada.

Veja aqui as melhores ofertas da tinta de cabelo Schwarzkopft Igora Royal!

6. Tinta de cabelo L'Oréal Casting Creme Gloss

A Casting Creme Gloss é uma tinta de cabelo L'Oréal para cabelos brilhosos

L'Oréal Casting Creme Gloss (Imagem: Divulgação/L'Oréal)
L'Oréal Casting Creme Gloss (Imagem: Divulgação/L'Oréal)

Mais um produto de excelência da L'Oréal, a tinta de cabelo L'Oréal Casting Creme Gloss realça ou transforma a cor dos cabelos sem comprometer a saúde dos fios. O condicionador que compõe o kit de coloração dessa tinta de cabelo contém geleia real, um composto de ingredientes naturais que deixa os fios mais saudáveis.

A fórmula dessa tinta de cabelo L'Oréal proporciona ótima cobertura dos brancos, dura até 28 lavagens e nutre intensamente os fios. Após a aplicação, a superfície dos fios fica até quatro vezes mais brilhosa.

Confira aqui as melhores ofertas da tinta de cabelo L'Oréal Casting Creme Gloss!

7. Tinta de cabelo Keraton Hard Colors

A Hard Colors é uma tinta de cabelo Keraton com cores extravagantes

Keraton Hard Colors (Imagem: Divulgação/Keraton)
Keraton Hard Colors (Imagem: Divulgação/Keraton)

Se você já curte cores fantasia ou está a fim de experimentar sem se comprometer, a tinta de cabelo Keraton Hard Colors, da marca brasileira Kert, é uma ótima aposta. Sua fórmula com cistina, a parte nobre da queratina, reconstrói e trata os fios durante a coloração.

Para que o resultado seja uma cor intensa, essa tinta de cabelo Keraton deve ser aplicada sobre cabelos descoloridos entre os tons 10 e 12. Sobre cabelos pigmentados, o efeito da cor é mais discreto, mas ainda traz vida pro visual.

Veja aqui as melhores ofertas da tinta de cabelo Keraton Hard Colors!

Dê um Zoom e aproveite para conferir todas as nossas ofertas de tinta de cabelo!

Dicas de cuidados com o cabelo

Depois de usar a tinta de cabelo, cuide dos fios!

Confira algumas dicas de cuidados com o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira algumas dicas de cuidados com o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Por mais tecnológica, suave e repleta de ingredientes benéficos que seja a fórmula da coloração, a tinta de cabelo pode agredir os fios. Por isso, é importante tratar após colorir. Aqui estão alguns hábitos simples que você pode incluir na sua rotina de cuidados e que vão fazer a maior diferença na saúde do seu cabelo:

  • Use produtos próprios para cabelos tingidos: Shampoos, condicionadores e outros produtos específicos para cabelos coloridos mantêm a cor vibrante por mais tempo e repõem substâncias que os cabelos tingidos perdem mais facilmente; Hidrate: Cabelos naturais já perdem água diariamente. Como os cabelos tingidos podem ficar mais fragilizados, a tendência é que percam hidratação ainda mais facilmente. O ideal é hidratar com creme adequado até 3 vezes na semana;
  • Faça cronograma capilar: Além da hidratação, a nutrição e a reconstrução são tratamentos essenciais para manter o cabelo plenamente saudável. Alterne esses tratamentos de acordo com a necessidade dos seus fios: cabelos frágeis e quebradiços precisam de reconstrução, e cabelos opacos e sem vida, que estão perdendo volume, precisam ser nutridos;
  • Use óleos capilares: Os melhores óleos capilares são compostos por nutrientes que recuperam a saúde do cabelo. Use no dia a dia após lavar os fios para finalização. Se for usar prancha, secador ou babyliss, procure óleos que atuem como protetores térmicos e aplique antes de expor os fios ao calor intenso dos aparelhos. À noite, uma vez por semana, faça tratamento de umectação: aplique uma quantidade generosa de óleo no comprimento e nas pontas dos fios, durma e lave o cabelo na manhã seguinte. Funciona como uma nutrição e hidratação intensa.
  • Atenção! Evite produtos com silicone e parabenos na fórmula. Com o tempo, esses ingredientes acumulam nos fios e impedem que os agentes nutritivos e hidratantes penetrem na fibra, deixando os cabelos fracos e opacos. Cuidando bem, seus cabelos tingidos ficarão sempre deslumbrantes!

Leia também: