Logo Zoom
Logo Zoom

Saber como escolher travesseiro é algo que pode melhorar muito o seu bem estar e disposição para realizar todas as atividades do dia a dia. Para você ter uma ideia, usar um travesseiro não adequado para o seu corpo pode trazer uma série de prejuízos como insônia, dores de cabeça, na coluna e adormecimento dos braços e mãos. Ou seja: o acessório ajuda - e muito - na busca por uma boa noite de sono.

Se você não sabe como escolher travesseiro, hoje o Zoom vai te ajudar: aqui embaixo nós reunimos algumas dicas simples que vão ser muito úteis no momento em que você precisar trocar o seu. Dá uma olhada!

Como escolher travesseiro com base na posição que você dorme

Escolha o travesseiro ideal para a sua posição de sono e garanta uma noite de sono confortável (Foto: Shutterstock)

Uma das principais e mais simples maneiras de escolher um travesseiro é de acordo com a posição como você dorme. Para garantir a melhor sustentação da cabeça e da coluna, existe um modelo indicado para cada uma delas. Dá uma olhada:

Como escolher travesseiro para quem dorme de lado

De acordo com os especialistas, a posição mais recomendada para dormir é de lado. Dessa forma, a coluna se mantém alinhada e você garante a melhor circulação do sangue.

Neste caso, o travesseiro deve ter uma altura que se encaixe perfeitamente entre o colchão e a cabeça, de forma que o ângulo entre o ombro e o pescoço seja de 90º. Essa angulação proporciona o alinhamento ideal da coluna vertebral. Além disso, também é legal colocar um travesseiro entre as pernas, que devem ficar dobradas (Mas atenção: não é recomendado flexionar demais as pernas até ficar em posição fetal porque ela pode prejudicar a coluna).

Como escolher travesseiro para quem dorme de costas

Esta não é a posição ideal para dormir, mas também não é a pior. Quem dorme de costas ou de barriga para cima pode ser mais propenso a problemas de apneia e ronco e, além disso, não mantém as curvas da coluna em sua posição natural.

Se você dorme nesta posição, também é importante usar dois travesseiro com altura baixa ou média. O primeiro, na cabeça, deve ser usado para ocupar o espaço entre a cervical e a nuca, impedindo que o pescoço fique tensionado. O segundo travesseiro, por sua vez, deve ser colocado embaixo dos joelhos semiflexionados. Isso vai trazer descanso e apoio para a região lombar.

Como escolher travesseiro para quem dorme de bruços

Muitas pessoas só conseguem dormir de bruços, mas, infelizmente, esta é a pior posição de todas, pois força a musculatura do pescoço e coloca muita pressão na coluna e na lombar. O recomendado mesmo é tentar dormir em uma das posições mencionadas acima. Ainda assim, se você não consegue dormir de outro jeito, o ideal é escolher travesseiros bem baixos.

Para amenizar os efeitos da posição na hora de dormir, um travesseiro deve apoiar a cabeça e o outro deve ficar sob o abdômen, mais ou menos perto da curvatura da cintura.

Vai comprar um travesseiro nas próximas semanas? Dá uma olhada nos modelos mais indicados para 2021!

Como escolher travesseiro de acordo com o tipo

Além depois de saber qual é a altura ideal de travesseiro de acordo com a forma como você dorme, você vai precisar escolher o tipo ideal para ajudar na sua noite de sono. Aqui embaixo, nós listamos os principais encontrados no mercado:

  • Contour Pillow: esse travesseiro é de espuma e tem um formato anatômico, que pode se adaptar a diferentes necessidades e formas de dormir. Por ser desenvolvido usando um modelo padrão como base, a adaptação a ele pode ser mais difícil.
  • Espuma de Poliuretano: esse tipo de travesseiro é indicado para quem mora em locais quentes, porque geralmente fica numa temperatura mais baixa que a do corpo e é lavável. Além disso, ele pode ser encontrado em diferentes alturas e densidades.
  • Flocos de espuma: é dos tipos de travesseiro mais comuns e, portanto, mais barato. Ele não é antialérgico e, com o tempo, vai ficando mais fino. Esse modelo deve ser trocado, em média, a cada dois anos pode ser encontrado em diferentes alturas e densidades.
  • Nasa: esse tipo de travesseiro ganhou esse nome pois usa uma espuma viscoelástica que se molda ao nosso corpo e é usada pela própria Agência Espacial Norte-Americana. Muito confortável, ele tem vida útil mais longa e também pode ser encontrados em diferentes tamanhos e alturas.
  • Natural de Látex: essa versão, por sua vez, conta com vários furos que proporcionam uma melhor circulação interna do ar, dando mais frescor. Além disso, ele também é lavável e encontrado em diferentes tamanhos.
  • Pena de Ganso: esse é um dos mais caros e confortáveis, mas tem a desvantagem de ceder com o tempo por causa do peso da cabeça. Nesse momento, ele cria um buraco no meio que prejudica a coluna e pode causar dor. Por isso, se essa for a sua escolha, preste atenção e não deixe passar o momento de troca dos travesseiros.

Leia Mais: