Entenda antes de comprar em Travesseiro

Como escolher travesseiro

Aprenda a descobrir qual o tipo de travesseiro é ideal para você e tenha noites de sono magníficas!

como escolher travesseiro
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Uma boa noite de sono é fundamental para o nosso bem estar e também para termos disposição para realizar todas as nossas atividades diárias. E algo que nos ajuda bastante a dormir melhor é o travesseiro correto.

Para você ter uma ideia, usar um travesseiro não adequado para o seu corpo pode trazer uma série de prejuízos, como insônia, dores de cabeça, na coluna e adormecimento dos braços e mãos, apenas para citar alguns.

Para te ajudar a escolher o travesseiro ideal, nós, aqui do Zoom, reunimos algumas dicas simples, pensando em diversos perfis. Preparado!? Então anota aí:


Leia também: Melhores Travesseiros Para Dormir

Com base na posição que você dorme

A escolha do travesseiro ideal depende de diversos fatores. E um deles, talvez o principal, seja a posição que você dorme. Cada posição exige um tipo de travesseiro diferente.

Se você dorme de lado...

Como escolher Travesseiro passos

De acordo com os especialistas, dormir de lado é a posição mais recomendada. Nesta posição a coluna se mantém alinhada e você mantém uma melhor circulação do sangue. Se você dorme nesta posição, parabéns!

Neste caso, o travesseiro deve ter uma altura que se encaixe perfeitamente entre o colchão e a cabeça, de forma que o ângulo entre o ombro e o pescoço seja de 90º. Essa angulação proporciona o alinhamento ideal da coluna vertebral.

Além disso, é legal também um travesseiro entre as pernas, que deverão estar semiflexionadas (como na imagem acima).

Mas atenção: você não deve flexionar demais as pernas, na chamada posição fetal, pois esta flexão maior pode prejudicar a coluna.

Se você dorme de costas...

Como escolher Travesseiro passo a passo

Esta não é a posição ideal para dormir, mas também não é a pior. Dormir de costas, ou de barriga para cima, não mantém as curvas da coluna e pode ser mais propícia para problemas de apneia e ronco.

Se você dorme nesta posição, também é importante usar dois travesseiros, mas desta vez com altura baixa ou média.

Na cabeça, ele vai ser útil para ocupar o espaço entre a cervical e a nuca, impedindo que o pescoço fique tensionado.

O segundo travesseiro deve ir embaixo dos joelhos, que também devem estar semiflexionados. Isso vai trazer descanso e apoio para a região lombar.

Se você dorme de bruços...

Como escolher Travesseiro terceiro passo

Muitas pessoas só conseguem dormir de bruços, mas, infelizmente, esta é a pior posição de todas, pois força a musculatura do pescoço e coloca muita pressão na coluna e na lombar. O recomendado mesmo é tentar dormir em uma das posições mencionadas acima. Mas, se você não consegue dormir de outro jeito, você deve escolher travesseiros bem baixos.

Um travesseiro deve apoiar a cabeça e o outro deve ficar sob o abdômen, mais ou menos perto da curvatura da cintura. Assim você diminui os efeitos nocivos desta posição.

Tipos e densidades dos travesseiros

Como escolher Travesseiro quarto passo

Você deve ficar atento também ao tipo de travesseiro. Existem diversos materiais do quais eles são feitos e também diferentes densidades, ou seja, macio, médio ou firme.

Veja abaixo os principais tipos encontrados no mercado:

Contour pillow: esse tipo de travesseiro é anatômico, mas é desenvolvido a partir de um modelo padrão, ou seja, pode ser que não se adeque a você.

Espuma de poliuretano: esse tipo de travesseiro conta com maior ventilação e geralmente fica numa temperatura abaixo do corpo. Outra vantagem é que ele é lavável.

Flocos de espuma: é dos tipos mais comuns e, portanto, mais barato. Ele não é antialérgico e, com o tempo, ele vai ficando mais fino. Portanto, você deve trocar a cada 2 anos, em média.

Nasa: ele ganhou esse nome pois usa uma espuma viscoelástica que se molda ao nosso corpo e é usada pela própria Agência Espacial Norte-Americana.

Natural de látex: ele conta com vários furos que proporcionam uma melhor circulação interna do ar, dando mais frescor. Além disso, ele também é lavável.

Pena de ganso: esse é um do mais caos e mais confortáveis, mas que tem a desvantagem de ceder com o tempo, devido ao peso da cabeça, deixando um buraco no meio que prejudica a coluna e pode resultar em dor.

Curtiu a nossa seleção? Agora é só escolher o melhor para você e dormir com os anjinhos!


Leia também: Dicas para comprar uma cama box

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!