Logo Zoom
Logo Zoom
Carregando ofertas com cashback...

O dia das mulheres é comemorado mundialmente no dia 8 de março - momento importante para frisar ainda mais o valor da mulher na sociedade, e da sua luta histórica por direitos iguais aos homens! Para celebrar esse dia em grande estilo e, ainda, exaltar mulheres atrizes, diretoras, cineastas e até personagens, nada melhor do que assistir um bom filme sobre feminismo ou que, de alguma forma, coloca uma luz diferente sobre as variadas lutas das mulheres ao longo do tempo pela igualdade.

Para te ajudar, montamos uma lista com 7 filmes "feministas", nessa linha de pensamento, e de acordo com as recomendações IMDb - site em que os internautas avaliam os filmes e séries após assistir. Confira!

Descubra os melhores filmes Netflix em 2021

7 - Enola Holmes

(Imagem: Reprodução Netflix/Zoom)

Em sétimo lugar, com uma pontuação de 6,6 no IMDb, temos o filme de ação de 2020 protagonizado por Millie Bobby Brown (Enola Holmes), conhecida também como a irmã mais nova do personagem Sherlock Holmes (Henry Cavill). Mais do que apenas irmã de um velho personagem já conhecido, Enola é uma personagem forte, misteriosa, aventureira e protagonista de sua própria história.

Quando a mãe de Enola e Sherlock desaparece, a menina começa uma investigação para descobrir o paradeiro dela, ao mesmo tempo, Enola precisa ir contra os desejos do seu outro irmão Mycroft (Sam Clafin), que deseja a qualquer custo mandá-la para um colégio interno de meninas. Mas, Enola mostra ser uma menina dona do seu próprio nariz e que não se deixa levar pelos interesses dos homens e de suas vontades. Então, ela embarca na aventura de encontrar sua mãe. No meio dessa jornada, Enola conhece um lorde fugitivo (Louis Partridge). Depois de conhecê-lo, a jovem passa a ter uma segunda missão na sua vida de investigadora: descobrir quem está atrás do jovem londrino.

Será que Enola consegue descobrir os dois mistérios de uma só vez? E onde estará sua mãe? Ela consegue reencontrá-la? E por que ela sumiu? Você descobrirá todas as respostas conferindo esse filme imperdível! O longa metragem tem um pouco mais de 2h de duração e está disponível na Netflix.

6 - Minha História

(Imagem: Reprodução Netflix/Zoom)

Becoming (Minha História) é um documentário de 2020 estrelado por Michelle Obama. O filme foi lançado no dia 6 de maio na Netflix, e mostra a turnê de Michelle Obama por 34 cidades nos Estados Unidos na divulgação do seu livro, que possui o mesmo nome do documentário.

Ao longo dos 8 anos de mandatos de Obama, ex-presidente dos EUA, Michelle mostrou ser muito mais do que só a esposa do presidente, ela teve forte presença política e social. Na obra, Michelle Obama retrata exatamente isso. O documentário retrata a história da jovem ainda pequena, em Chicago, o estudo em Princeton, depois o ingresso para a universidade de Harvard, o casamento com Obama, a depressão após um parto, as dificuldades e superações de uma mulher negra nos EUA e todos os bastidores dos momentos vividos na Casa Branca.

O filme é uma jornada emocionante, com 1 hora e 29 minutos de duração, disponível na Netflix e com uma pontuação de 6,8 no IMDb. Imperdível!

5 - Democracia em Vertigem

(Imagem: Reprodução Netflix/Zoom)

O documentário Democracia em Vertigem é comandado por uma diretora mulher, Petra Costa. Com uma pontuação de 7,2 no IMDb e indicado ao Oscar como melhor documentário, o filme retrata os bastidores da política brasileira, o impeachment da ex-presidente Dilma, os acontecimentos históricos na Câmara e no Palácio da Alvorada, as Jornadas de Junho de 2013, os protestos e manifestações, a prisão do ex-presidente Lula, além de retratar o passado dos pais militantes de Petra, assim como as ligações da família de sua mãe com a construtora Andrade Gutierrez.

Como o próprio nome diz, Petra quis mostrar que a democracia no Brasil está em perigo, com um olhar sensível para o cenário brasileiro. Se você deseja prestigiar uma cineasta mulher e com premiações, confira o filme, que tem 2 horas de duração, e está disponível na Netflix.

4 - Wonder Woman

(Imagem: Reprodução Warner Bros. Pictures/Zoom)

O filme de ação Wonder Woman (Mulher-Maravilha) de 2017, protagonizado por Diana Prince (Gal Gadot), é um dos filmes feministas Netflix que mais valem a pena assistir. A ex-miss, ex-recruta do exército de Israel, ex-modelo e ex-estudante de Direito foi recebida, no primeiro momento, com muita desconfiança por ser, até então, uma atriz dita como "inexperiente". Quebrando todos os preconceitos, a atriz revelou seu talento e deu vida à heroína do universo Warner. O longa metragem também é comandado pela primeira mulher, Patty Jenkins, à frente de um filme de super-heróis.

Com 2 horas e 21 minutos de duração, o filme conta a história da personagem Diana, uma mulher guerreira que nunca tinha saído da paradisíaca ilha onde era conhecida como princesa das Amazonas. A história de Diana muda quando um piloto americano surge em suas terras e avisa sobre um grande conflito no mundo. Diana deixa seu lar indo atrás de sua verdadeira missão no mundo.

O filme tem pontuação 7,4 no IMDb e está disponível na Netflix. Não faltam motivos para você conferir esse clássico!

(Imagem: Reprodução 20th Century Studios Brasil/Zoom)

Em terceiro lugar na nossa lista e com 2 horas de duração, Estrelas Além do Tempo é um filme de drama, que conta a história de um grupo de funcionárias negras em 1961, em plena Guerra Fria, nos Estados Unidos. Estrelado por um time de mulheres, como Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), o filme foi indicado ao Oscar em 2017 como melhor filme, melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante (Spencer).

A obra retrata dois cenários que se misturam: a corrida espacial dos Estados Unidos e a União Soviética e, ao mesmo tempo, a questão racial entre brancos e negros nos EUA. Dentro desse contexto, as amigas Katherine, Dorothy e Mary são três funcionárias que trabalham na NASA, mas que precisam exercer suas funções a parte, dia após dia, para mostrarem suas competências dentro de uma hierarquia machista e preconceituosa da época.

O longa metragem tem pontuação de 7,8 no IMDb e está disponível no Telecine Play. Confira!

2 - Pride and Prejudice

(Imagem: Reprodução Universal Studios/Zoom)

Na Inglaterra, em 1797, na virada do século 19, existe a família Bennet, com 5 meninas que foram criadas por uma mãe para irem à "luta" por um esposo, com o objetivo de garantir o futuro das jovens. Elizabeth Bennet (Keira Knightley), chamada carinhosamente de Lizzy por suas irmãs, não concorda com essa fixação de sua mãe, a jovem acredita que uma mulher nasceu para muitas outras coisas do que apenas se casar e formar uma família. Lizzy mostra ser uma jovem revolucionária para sua época.

O filme de drama tem mais de 2 horas de duração e retrata o cenário inglês daquela época, os bailes, os costumes e as paixões. Com a chegada do sr. Bingley (Simon Woods), as irmãs Bennet ficam animadas em conhecer o jovem rapaz. Jane (Rosamund Pike), a filha mais velha da família Bennet acaba se apaixonando pelos encantos de Bingley. O que ninguém espera é a chegada de outro rapaz, amigo de Bingley, o sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Dessa vez, Elizabeth fica com o coração balançado com o charme de Darcy, mas é incapaz de assumir a paixão. Será que Darcy corresponderá?

O longa metragem de 2005 é considerado um dos melhores filmes da Netflix e Amazon Prime Video (disponível nas plataformas), tem pontuação 7,8 no IMDb e promete aquecer os corações apaixonados.

1 - Histórias Cruzadas

(Imagem: Reprodução Universal Studios/Zoom)

No topo da lista está o filme Histórias Cruzadas de 2011. Com 2 horas e 26 minutos de duração, o longa metragem retrata a sociedade segregacionista dos Estados Unidos, na década de 60. O filme conta a história da jovem Skeeter (Emma Stone) que está determinada a tornar-se escritora. Para o seu primeiro livro, Skeeter resolve entrevistar mulheres negras da cidade, entre elas, Aibileen Clark (Viola Davis), que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria aspirante à escritora faz parte.

O filme retrata cenários de racismo e de uma aproximação de amizade quase impossível para a época: de uma mulher branca com uma mulher negra. Skeeter vai contra o que a sociedade dita na época, a jovem, uma das poucas sem marido, busca outros sonhos, como um futuro profissional e, ao embarcar nessa jornada, entende os absurdos cometidos por suas amigas socialites brancas.

Para ocupar o top do ranking, o filme é digno de uma alta nota, com 8,0 pelo IMDb. Ele está disponível no Telecine Play.

Você curte desenhos com protagonistas mulheres? Dê um Zoom e descubra os melhores filmes da Disney Plus.

Confira também: melhores filmes da Amazon Prime em 2021

O cinema em casa perfeito é composto por: pipoca, um sofá confortável, uma TV de alta resolução, um home theater e, claro, o grande protagonista: o filme! Mas, e aí? Já sabe qual filme vai assistir para celebrar o dia das mulheres?

** Atenção: Os filmes mencionados na lista estão sujeitos à remoção do catálogo da Netflix e Telecine Play.

Leia mais sobre
Carregando artigos...
Publicidade