Samsung Q60T: conheça essa TV QLED 4K, modelo de entrada da marca

A TV Samsung Q60T é ideal para um público exigente, mas que abre mão de certas tecnologias

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A smart TV Samsung Q60T foi um dos lançamentos da fabricante sul-coreana em 2020 e tem chamado a atenção por ser o modelo de entrada da linha QLED. Isso significa que, embora ofereça uma qualidade de resolução 4K, além de pontos quânticos na tela que são capazes de se autoiluminarem e alcançarem cores mais profundas, pode haver certa limitação em algumas tecnologias, tornando o preço final mais acessível.

Apesar disso, o valor não necessariamente é baixo: um modelo de 55 polegadas pode custar cerca de R$ 3.499,00. O preço é similar ao de lançamentos da LG, mas ainda é acima de marcas intermediárias, como TCL e Philco, que podem apresentar valores mais competitivos. Um dos seus trunfos, porém, é que o modelo sucede outro, bastante conhecido no Brasil, a Samsung Q60 (2019).

Disponível em 50 e 55 polegadas, todas as versões da Q60T contam com inteligência artificial, compatível com assistentes inteligentes e permite comando de voz. O modelo também se destaca por oferecer um design sem limites e visual livre de cabos.

Para quem está interessado em conhecer mais detalhes da TV Samsung Q60T, o Zoom fez a análise da ficha técnica do produto. Apesar de não termos testado o aparelho, explicaremos em detalhes os principais recursos e funcionalidades, segundo as informações fornecidas pela fabricante. Continue a leitura!

Pontos positivos:

  • Tela QLED (pontos quânticos)
  • Resolução 4K
  • Sistema operacional Tizen
  • Suporte à assistentes inteligentes (Alexa e Bixby)
  • Comando de voz
  • Bluetooth

Pontos negativos:

  • Custo elevado

Ficha técnica da smart TV Samsung Q60T:

  • Tamanhos: 50” | 55”
  • Tipo de tela: QLED
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: Tizen
  • Frequência nativa: de 60 Hz
  • Conectividade: 3x HDMI | 2x USB | 1x Ethernet (LAN)
  • Potência de áudio: 20W RMS
  • Inteligência artificial: Sim
  • Comando de voz: Sim
  • Extras: Wi-Fi | Conversor Digital Integrado | Bluetooth

Saiba mais:

  • Samsung Q70T: TV 4K da marca tem Modo Game e frequência de 120Hz
  • TV Samsung Q95T, Q80T, Q70T e Q60T: veja as diferenças entre as QLED 4k 2020

Design

A Samsung Q60T tem visual sem bordas e livre de cabos

Uma imagem contendo quarto, cama

Descrição gerada automaticamente
A Samsung Q60T conta com um design de espessura slim, livre do visual com bordas ou fios aparentes (Imagem: Divulgação/Samsung)

Embora seja o modelo de entrada da linha QLED 2020 da Samsung, assim como os demais dispositivos, a Q60T conta com design sem limites e minimalista. O objetivo, segundo a fabricante, é dar destaque apenas ao que deve ser visto – que no caso é a tela e o conteúdo reproduzido – e garantir uma experiência ainda mais imersiva.

Uma imagem contendo foto, quarto, mesa

Descrição gerada automaticamente
O Modo Ambiente Foto permite que a tela seja preenchida pelas fotografias prediletas (Imagem: Divulgação/Samsung)

Além disso, essa smart TV também aposta em um visual livre de cabos, fazendo uso de canaletas projetadas especialmente para esconder os fios na traseira do aparelho. E, para quem deseja combinar a televisão com a decoração da casa, com o “Modo Ambiente Foto” é possível preencher a tela da com um mural de fotos.

Imagem

Smart TV com tela QLED e resolução 4K

Um dos diferenciais oferecidos pela TV Q60T é a tecnologia de pontos quânticos presente em sua tela. De acordo com a Samsung, os resultados são a alta qualidade de imagens e 100% do volume das cores – podendo, inclusive, alcançar o preto puro. Para isso acontecer, pequenas partículas condutoras são iluminadas individualmente durante a reprodução dos conteúdos.

A tela da Samsung Q60T usa uma tecnologia baseada em pontos quânticos (Imagem: Divulgação/Samsung)
A tela da Samsung Q60T usa uma tecnologia baseada em pontos quânticos (Imagem: Divulgação/Samsung)

Outro ponto positivo é a sua qualidade de imagem com resolução 4K (3840 x 2160 pixels), sendo quatro vezes superior que um modelo Full HD. Com isso, a Samsung Q60T é capaz de reproduzir imagens com mais detalhes e próximas da realidade. E se por acaso o conteúdo reproduzido tiver uma qualidade inferior, por meio do recurso chamado Upscale, essa televisão é capaz de otimizar e transformar imagens gravadas em resoluções menores o mais próximo do 4K.

Por fim, vale mencionar que a Samsung oferece dez anos de garantia contra Burn-in. Para quem não sabe, trata-se de manchas escuras ocasionadas por imagens estáticas (placares ou mapas de jogo, por exemplo) que foram reproduzidas por muito tempo.

Desempenho

Processador Quantum 4K Lite que garante uma melhor qualidade de imagem

Mais uma vez, se comparada com outros modelos 2020 da marca, a Samsung Q60T não dispõe do processador mais avançado. Em contrapartida, o Quantum 4K Lite é mais atualizado que o processador da antecessora, a Samsung Q60 (2019).

O processador dessa TV da Samsung reproduz os formatos HDR10+ e HLG e torna o brilho e contraste mais acentuados (Imagem: Divulgação/Samsung)
O processador dessa TV da Samsung reproduz os formatos HDR10+ e HLG e torna o brilho e contraste mais acentuados (Imagem: Divulgação/Samsung)

Entre os benefícios oferecidos por meio da inteligência artificial, essa tecnologia é capaz de reproduzir os formatos HDR10+ e HLG e tornar brilho e contraste mais acentuados. Outra funcionalidade interessante é que o aparelho é capaz de assimilar a luminosidade do ambiente e ajustar a tonalidade da imagem reproduzida. Legal, não é mesmo?

Conectividade

Samsung Q60T tem assistentes inteligentes e comando de voz

Uma imagem contendo pessoa, no interior, menino, criança

Descrição gerada automaticamente
Com um clique no controle remoto é possível comandar a Samsung Q60T com a voz (Imagem: Divulgação/TCL)

Com sistema operacional Tizen, desenvolvido pela Samsung, toda a linha QLED 4K 2020 conta com múltiplos assistentes pessoais. Desta maneira, é possível ter a Bixby, própria da marca, e a Alexa, da Amazon, integradas à Q60T. Outra vantagem é comandá-la por voz com o controle remoto único, que permite que os demais dispositivos compatíveis conectados à TV sejam reconhecidos e controlados também.

Em relação a conexão com outros dispositivos, a Q60T dispõe de três entradas HDMI, duas portas USB e entrada LAN para a conexão com a internet via cabo. Essa smart TV de 2020 também conta com Bluetooth, recurso que tem começado a se popularizar, e permite a conexão com aparelhos como notebooks, fones de ouvido, mouse, dentre outros.

Áudio

Dolby Digital Plus e dois canais de 20 W (RMS)

Um ponto forte dessa smart TV é a sua potência sonora. Embora inferior a alguns modelos mais avançados da linha, a Samsung Q60T conta com potência (RMS) de 20W e alto-falantes de 2 canais. Apesar disso, a mesma qualidade pode ser encontrada em modelos intermediários de outras marcas importantes, como LG e TCL, por exemplo.

Outro recurso que vale ser mencionado é o Dolby Digital Plus que aperfeiçoa a qualidade do áudio, garantindo um som mais dinâmico e com detalhes mais perceptíveis. Junto com a potência oferecida, uma boa experiência sonora é garantida – mas que pode ser melhorada com o uso de soundbar e home theater, vendidos separadamente.

Extras

Modo Game, Multi Tela e Tap View complementam a Samsung Q60T

A função Multi Tela divide o display entre o que está sendo exibido na Samsung Q60T e o que está sendo espelhado do celular (Imagem: Divulgação/Samsung)
A função Multi Tela divide o display entre o que está sendo exibido na Samsung Q60T e o que está sendo espelhado do celular (Imagem: Divulgação/Samsung)

Finalizando a análise da Samsung Q60T, outros três recursos extras merecem ser mencionados. Para começar, o Tap View possibilita o espelhamento de smartphone Android com a televisão, bastando apenas que haja um toque na borda da tela. Enquanto isso, a função Multi Tela possibilita a divisão do display entre o que está sendo exibido na TV e o que está sendo espelhado do celular.

Por fim, ainda que o dispositivo conte com um painel de 60 Hz de frequência nativa, que não torna essa televisão a mais indicada para jogos, o Modo Game garante que a 60T seja responsiva para rodar videogames. Compatível com as tecnologias FreeSync Premium, ALLM e Game Motion Plus, o tempo de resposta entre a cena reproduzida e o som, ou mesmo para comandos precisos, não sofrerão com desfoques ou atrasos.

Custo-benefício

Vale a pena comprar a TV Samsung Q60T?

Cumprindo a sua própria promessa, a Samsung Q60T sucede a Q60, de 2019, com boas atualizações e funcionalidades. Para quem busca a experiência prometida por uma televisão com pontos quânticos (QLED) e com resolução 4K, o modelo tem tudo para ser uma boa opção de compra, caso o usuário não demande tecnologias muito avançadas, mas busque por algo moderno e que não se tornará obsoleto rapidamente.

Vale mencionar, contudo, que esse televisor está disponível apenas nos tamanhos de 50 e 55 polegadas – não sendo ideal para quem busca por modelos maiores. Aos compradores que desejam versões maiores, a Q70T oferece opções superiores a 65 polegadas e tem funcionalidades similares.

Leia também:

  • Samsung TV Plus é o novo streaming da marca; confira mais detalhes
  • TV Samsung TU7000: vale a pena comprar esse modelo 4K?