TV Samsung TU7000: vale a pena comprar esse modelo 4K?
TV Samsung TU7000 é lançamento de 2020 da marca e traz o novo processador Crystal UHD

A Samsung apresentou nesse ano, 2020, a sua nova geração de TVs 4K composta pelas linhas QLED, Crystal UHD e modelos de 32 e 43 polegadas. A linha Crystal chegou ao mercado para suceder a famosa RU7100, modelo que fez muito sucesso no ano passado aqui, no Zoom.
Disponível em seis tamanhos de tela, a Samsung TU7000 é a TV 4K mais barata hoje da marca sul-coreana, ganhando por pouco da sua irmã mais velha, a Samsung TU8000, que chega com preço aproximado e traz recursos que não estão presentes na TU7000, como inteligência artificial, Modo Game, e comando de voz.
Dito isso, já podemos adiantar que hoje em dia não vale a pena adquirir a TU7000, pelos recursos inteligentes que ela não oferece e que já são encontrados em modelos também de entrada e com bom custo-benefício, como na Samsung TU8000 e até mesmo na LG UN7310. Para entender com mais calma esses pontos, continue com a gente!
Leia também: Melhor TV 4K custo-benefício em 2020: Samsung e LG dominam o ranking
Prós:
- Conexão Bluetooth
- Controle Remoto Único
Contras:
- Não tem inteligência artificial
- Não tem suporte à assistente virtuais
Ficha técnica da TV Samsung TU7000:
- Ano de lançamento: 2020
- Tamanhos: 43" | 50" | 55" | 58" | 65" | 70"
- Tela: LED VA com resolução 4K
- Processador: Crystal UHD
- Frequência nativa: 60 Hz
- Inteligência artificial: Não
- Controle remoto inteligente: Sim
- Áudio: 20W RMS - Dolby Digital Plus
- Conexões: 2x HDMI | 1x USB 2.0 | 1x LAN
- Extras: Wi-Fi, Conversor digital integrado e Bluetooth 4.2
- Sistema operacional: Tizen

Design
TV com bordas infinitas e visual livre de cabos
A parte estética da TU7000 tende a agradar bastante aos consumidores mais exigentes, tudo porque seu visual sofisticado e discreto vai combinar com qualquer ambiente. Considerada uma das telas mais finas da categoria 4K de entrada, de acordo com a fabricante, ela não vem com bordas aparentes, capaz de proporcionar maior imersão ao conteúdo, já que o display fica em evidência, dando a sensação que você está praticamente participando das cenas.

E para acabar com aquela bagunça de cabos espalhados pela casa, os aparelhos vêm com canaletas traseiras que tem o objetivo de organizar os fios, exceto na versão de 43 polegadas. O televisor apresenta um bom acabamento na cor cinza escuro e dispõe de dois pés laterais em forma de V.
Seu Controle Remoto Único é capaz de comandar todos os dispositivos conectados ao televisor via entrada HDMI ou Bluetooth, como console, home theater e TV Box, por exemplo. O design é minimalista, com poucos botões a fim de facilitar o manuseio e traz teclas de atalho para os canais Netflix, Prime Video e Globoplay.

Através desse controle único também é possível comandar a TV à cabo. O ponto negativo, aqui, é que como ele não vem com botões numéricos e nem comando de voz, então, para chegar ao canal desejado, é preciso passar um por um, o que pode tornar a experiência um pouco complicada para o usuário.
Imagem
Processador eficiente converte o conteúdo para 4K
O processador Crystal UHD, que dá nome à linha e é lançamento da marca, realiza upscaling, ou seja, consegue otimizar e reproduzir qualquer conteúdo filmado em resolução inferior o mais próximo do 4K de maneira bem mais precisa, quando comparado com o processador da RU7100. Outro ponto interessante é o painel 100% RGB, ou seja, ele utiliza o vermelho, o verde e o azul como cores principais para criar as outras, fazendo com que as imagens fiquem mais nítidas, sem subpixel branco - deixando as imagens mais fieis à realidade.

Seu display VA entrega contraste mais afiado, o que é característica desse tipo de painel, que consegue reproduzir os tons escuros com intensidade de maneira uniforme. Essa tela, inclusive, costuma ter menor tempo de resposta menor entre o joystick e o jogo, sendo indicada para quem curte jogar videogame. Sua exibição é mais proveitosa em ambientes com pouca iluminação, pois desse modo os olhos conseguem capturar melhor as nuances em cada cena.
Por outro lado, o campo de visão aqui é limitado já que esse tipo de tela favorece apenas a vista frontal, ao contrário do IPS, que privilegia todos os ângulos.
Sua taxa de atualização de 60 Hz pode alcançar 120 Hz com a tecnologia Clear Motion Rate, que confere mais fluidez e suavidade na projeção das cenas mais movimentadas, com as de eventos esportivos e jogos eletrônicos, por exemplo. Dessa maneira a transmissão fica livre de arrastos ou borrões de imagens que comprometeriam a experiência.
Com resolução 4K de 3840 x 2160 pixels, esse televisor conta com HDR (High Dynamic Range) e suporte os formatos HDR 10+ e HLG, que fornecem tons claros e escuros mais equilibrados, garantindo imagem de alta qualidade.
Desempenho
Plataforma Tizen está mais rápida e intuitiva
Exclusivo da marca, o sistema operacional Tizen vem com os aplicativos mais famosos do momento pré-instalados e em sua loja há apps de diversas categorias para download.
Aqui você desfruta dos principais serviços em streaming como Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV, Spotify, YouTube e muito mais, além disso, pode checar suas redes sociais de maneira bem prática.
A interface do sistema é rápida e inteligente, inclusive, traz sugestões personalizadas de conteúdo com base na sua navegação e ações recentes. É possível acessar qualquer site da internet através do browser.
Conexões
Bluetooth torna a experiência de conectividade mais completa
Em termos de conectividade a smart TV Samsung dispõe de poucas entradas e vale observar que mesmo os modelos mais simples costumam chegar com maior número de conexões.
Há uma porta USB para pen drive ou HD externo e duas entradas HDMI para plugar o videogame ou home theater, por exemplo. Também tem uma entrada de RF para TV a cabo e uma para TV digital, além de uma saída de áudio digital óptica. A conexão com a internet pode ser estabelecida via cabo pela porta LAN (Ethernet) ou através do Wi-Fi integrado.
E se quiser transferir de forma simples seus jogos, músicas, fotos, entre outros arquivos, é só ativar a função Bluetooth. Inclusive, é possível parear caixas de som, teclado, fones de ouvido, entre outros dispositivos.
Áudio
Som dentro dos padrões de uma TV básica
O sistema de sonoro Dolby Digital Plus com 20 watts de potência é satisfatório para ambientes pequenos e médios e essa capacidade de som está presente na maioria das TVs 4K de entrada.
Agora, se achar necessário um volume ainda mais turbinado, uma boa solução é conectar uma soundbar, que vai atender bem suas necessidades.
Recursos extras
TV Samsung TU7000 é econômica e vem com recurso Tap View
A TV TU7000 tem o recurso Tap View que permite espelhar a tela do celular Android com um simples toque ao aproximar o aparelho do televisor, facilitando o compartilhamento de fotos, vídeos e aplicativos. Além desse meio, é possível, também, conectar smartphones iOS de forma rápida e prática, graças ao Apple Air Play 2.

Outra vantagem é seu “Sensor Ecológico”, capaz de ajustar o brilho da tela automaticamente de acordo com a iluminação do ambiente, resultando em maior economia de energia, que varia de acordo com o tamanho da tela. Esse modelo carrega o Selo Procel A de eficiência energética.
Custo-benefício
Vale a pena comprar a TV Samsung TU7000?
Como vimos no decorrer desse artigo, a TU700 foi lançada esse ano e tem preço acessível, porém peca por não trazer recursos essenciais presentes na maioria das TVs mais modernas, mesmo as de entrada, como inteligência artificial, comando de voz e integração com dispositivos IoT, além do Modo Game para otimizar a plataforma para jogos.
Pelo pouco que oferece poderia ser mais barata, pois se compararmos com a TU8000, que entrega mais por preço similar, a primeira apresenta desvantagem. Ou seja, vale a pena acompanhar nosso Histórico de Preços e considerar optar pela versão mais completa.
Leia também: