Logo Zoom
Logo Zoom

Ter um aparelho de ar-condicionado é uma ótima solução para os dias de calor frequentes! Mas quando esse aparelho dá algum problema, a primeira pergunta que surge é: será que fazer a manutenção de ar-condicionado é algo muito difícil?

Se você também tem essa dúvida, você chegou ao lugar certo! Confira abaixo as 5 dicas que preparamos para você fazer a manutenção de ar-condicionado sem mistério. Vamos lá?

Não sabe escolher o melhor ar-condicionado para a sua casa? A gente te conta o que deve ser levado em consideração na hora da compra

Dica #1 para manutenção de ar-condicionado: limpe os filtros periodicamente

Limpar o filtro com frequência é determinante na manutenção de ar-condicionado, já que esses dois itens estão relacionados. O excesso de poeira no eletrodoméstico pode fazer com que o canal de circulação de ar seja obstruído e, consequentemente, o aparelho perca a capacidade de resfriamento.

Por isso, dê atenção a essa etapa e limpe os filtros do seu ar-condicionado a cada 15 ou 20 dias com o auxílio de uma escova macia. Na parte externa, basta usar um pano macio com sabão neutro. Lembre-se e não usar álcool ou produtos abrasivos. Nunca use o ar-condicionado sem o filtro.

Fazer a manutenção de ar-condicionado é garantia de maior durabilidade (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Dica #2 para manutenção de ar-condicionado: confira as conexões do seu aparelho

Uma forma de evitar possíveis problemas é conferir se está tudo certo com o seu ar-condicionado. Checar as conexões, flanges e demais ligações permite que você identifique um possível vazamento de água e até mesmo ruídos que podem aparecer com o tempo. Além disso, confira o estado das peças metálicas e tubulações. Conferir os detalhes também é uma forma de manutenção de ar-condicionado. É importante lembrar de não conectar seu aparelho a benjamins ou extensões, além de danificar o aparelho, pode causar um curto-circuito.

Conheça os melhores modelos de ar-condicionado split para comprar em 2021

Outra área importante para limpar na hora de fazer a manutenção de ar-condicionado é a das serpentinas. Elas são responsáveis pelo pela climatização do seu aparelho. Quando a sujeira acumula nesta área, podem surgir mofo, fungos e outros contaminantes prejudiciais à saúde.

Para fazer a limpeza da área das serpentinas, direcione um jato de água com baixa pressão no sentido inverso das peças. Tome muito cuidado para não danificar o seu aparelho.

Higienize as serpentinas do seu ar-condicionado (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Um hábito muito comum é o uso do ar-condicionado com portas e janelas abertas. Por conta da corrente de ar quente e a alta circulação de ar no ambiente, o eletrodoméstico precisará trabalhar com mais intensidade e isso irá prejudicar sua vida útil, ocasionando um desgaste mais rápido que o normal. Além, é claro, de um maior gasto de energia. Ninguém quer isso, não é mesmo? Portanto, se atentar a esse detalhe também é uma forma de manutenção de ar-condicionado, já que você consegue prevenir problemas futuros e prolongar a vida útil do seu aparelho.

Caso você esteja inseguro de fazer a manutenção de ar-condicionado ou não saiba ao certo o que fazer, procure a ajuda de um profissional. A pessoa especializada será capaz de identificar potenciais riscos de falhas no aparelho e futuros problemas.

Já pensou em refrescar dois cômodos ao mesmo tempo com apenas um ar-condicionado? Conheça aqui os aparelhos Multi-Split

Leia também:

Leia mais sobre
Publicidade