Ar-condicionado LG Dual Inverter Voice branco instalado em parede branca

O que é Dual Inverter? Entenda como ar-condicionado da LG funciona

Linha de ar-condicionado promete economizar energia e tem versões de 9.000, 12.000, 18.000 e 36.000 BTUs

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

A linha de ar-condicionado Dual Inverter da LG chegou ao Brasil no final de 2018 e hoje faz parte dos modelos mais desejados pelos consumidores. Sua tecnologia é um passo à frente do tradicional Inverter, famosa por ajudar a economizar na conta de luz. Com isso, os Dual Inverter têm a promessa de serem os aparelhos mais econômicos do mercado, podendo poupar até 70% de energia elétrica.

O ar-condicionado Dual Inverter tem versões de 9.000, 12.000, 18.000 e 36.000 BTUs. Se você está em busca de um ar-condicionado econômico, explicamos nesse artigo tudo sobre os modelos Dual Inverter e o que a tecnologia significa. De como funcionam aos benefícios e preço, tire suas dúvidas a seguir.

Cool, Heat e Dry: entenda essas e outras funções do ar-condicionado

Ar-condicionado LG Dual Inverter Voice instalado em parede de tijolos com escritos da divulgação do modelo na imagem
Descubra abaixo como funciona e quais os benefícios do ar-condicionado Dual Inverter (Imagem: Divulgação/LG)

Ar-condicionado Dual Inverter: o que é e como funciona

A tecnologia de ar-condicionado Dual Inverter é um avanço em relação ao tradicional Inverter. Na nova geração, o compressor ganhou mais eficácia. Seu rotor duplo diminui muito o número de partidas, o que promete garantir maior estabilidade e reduzindo a vibração.

Com esse compressor rotativo duplo, o aparelho consegue controlar a temperatura de forma gradual até chegar àquela desejada. Nesse processo, ele usa menos energia quando comparado aos modelos tradicionais. Além do resfriamento – ou aquecimento, no caso de modelos quente/frio - mais eficaz, a tecnologia faz com que o ruído do aparelho seja reduzido.

Com todas essas características, o Dual Inverter pode oferecer uma economia de até 70% na conta de energia elétrica. Vale destacar que a fabricante garante um funcionamento eficaz em temperaturas de até 52°C.

Veja também 3 funções do seu ar-condicionado que ajudam a economizar energia no verão

Vantagens do Dual Inverter: economia de energia é um dos benefícios

A economia de energia é a principal vantagem do ar-condicionado Dual Inverter. Segundo a LG, esses modelos são 70% mais econômico quando comparados a aparelhos tradicionais. A eficiência no controle da temperatura por meio do funcionamento do compressor com rotor duplo é outro fator positivo. Ele consegue aumentar a refrigeração no ambiente até 40% mais rápido e ainda evita picos de tensão.

Um dos aparelhos mais silenciosos do mercado por causa da vibração reduzida do compressor e do ventilador de baixo atrito, ele se destaca ainda mais pelos modelos inteligentes. O LG Dual Inverter Voice pode ser controlado pelo smartphone, basta baixar o app LG ThinQ na Play Store ou App Store. A outra opção é o comando de voz pela Alexa ou assistente do Google, que permite configurar o aparelho de forma descomplicada e ágil.

Compressor Dual Inverter em fundo cinza com os escritos "Até 70% de economia de energia" e "Refrigeração até 40% mais rápida" ao lado
O compressor Dual Inverter economiza energia, refrigera mais rápido e é mais silencioso (Imagem: Divulgação/LG)

Dual inverter x inverter: qual é a diferença?

As tecnologias fazem a diferença quando o mais importante é economizar energia elétrica. O ar-condicionado Dual Inverter é uma evolução do Inverter, que já revolucionou o mercado com seus recursos. Por isso, mesmo com preços mais elevados, ele é hoje uma opção melhor de compra por sua maior eficiência.

Os dois modelos funcionam a partir da maior eficácia do compressor, que não desliga quando a temperatura ideal é alcançada, só fica em uma frequência de giro mais lenta. Esse processo gradual, que evita picos de tensão, é o que deixa o equipamento mais econômico. É aqui que está a grande diferença entre os modelos: enquanto o Inverter tem uma economia de 30% em relação a aparelhos tradicionais, no Dual Inverter esse percentual aumenta para 70%. Isso porque ele utiliza um rotor duplo aliado a uma versão mais avançada dos motores.

Modelos de ar-condicionado Dual Inverter LG

A linha de ar-condicionado Dual Inverter 9.000 BTUs a 36.000 BTUs, seja o modelo frio ou quente/frio, tem funções variadas que a torna uma das mais interessantes do mercado. Com a função Autocleaning, os aparelhos conseguem reduzir 99,9% das bactérias, enquanto que o Confort Sleep equilibra a temperatura do cômodo durante a noite. Já a Jet Dry funciona como um desumidificador que deixa o ambiente mais fresco.

A vane (peça horizontal móvel que sobe e desce) tem seis posicionamentos diferentes para uma melhor distribuição de ar. O modelo Voice oferece comando de voz pelo Google assistente, Alexa ou controle pelo app LGThinQ. Seu compressor ainda tem 10 anos de garantia e a serpentina de cobre é revestida com material anticorrosão.

Abaixo, veja as vitrines dos modelos com os respectivos BTUs:

LG Dual Inverter Voice 9.000 BTUs

Ar-condicionado Dual Inverter 12.000 BTUs

Ar-condicionado Dual Inverter quente/frio 18.000 BTUs

Ar-condicionado Dual Inverter LG 24.000 BTUs

Dual Inverter Voice 36.000 BTUs