Ar-condicionado split branco instalado em parede branca com mulher apontando um controle remoto para o aparelho

As linhas Samsung Wind Free e LG Dual Inverter de ar-condicionado são umas das melhores à venda no Brasil. Os modelos das fabricantes, além de bem avaliados pelos consumidores, prometem ser econômicos e pensarem menos da conta de luz. Inclusive, eles fazem parte da nossa lista de melhores aparelhos de ar-condicionado inverter de 2021. Mas qual deles é o melhor?

Para te ajudar a escolher entre os produtos das duas linhas, vamos comparar as fichas técnicas do LG Dual Inverter Voice e o Samsung WindFree Inverter Plus com Inteligência Artificial. Apresentaremos todas as características de seus modelos quente/frio com 12.000 BTUs, que são ideiais para ambientes de até 20 metros quadrados. Mas vale lembrar que ambas as linhas apresentam outros aparelhos com recursos variados e capacidades que vão de 9.000 BTUs até 36.000 BTUs.

Leia também: veja opções de ar-condicionado barato com melhor custo-benefício

Ar-condicionado Samsung Wind Free de frente em fundo azul com o escrito "WindFree - O clima perfeito e sem vento"
Samsung Wind Free é o ar-condicionado mais moderno da marca. Saiba, a seguir, se ele é melhor que o concorrente LG Dual Inverter Voice (Imagem: Divulgação/Samsung)

Samsung Wind Free

  • Quantidade de BTUs: 12.000
  • Tipo de aparelho: split
  • Ideal para ambientes de 15 a 20m²
  • Tipo de ciclo: frio e quente e frio
  • Voltagem: 220V
  • Inverter: sim
  • Compatível com assistentes virtuais: sim
  • Selo Procel A em eficiente energética: sim

LG Dual Inverter Voice

  • Quantidade de BTUs: 12.000
  • Tipo de aparelho: split
  • Ideal para ambientes de 15 a 20m²
  • Tipo de ciclo: quente e frio
  • Voltagem: 220V
  • Inverter: sim
  • Compatível com assistentes virtuais: sim
  • Selo Procel A em eficiente energética: sim

No design, LG Dual Inverter Voice sai na frente com versão em inox

Ar-condicionado LG Dual Inverter Voice de inox instalado em parede cinza
LG Dual Inverter Voice tem versão em inox (Imagem: Divulgação/LG)

O LG Dual Inverter Voice e o Samsung Wind Free são splits bem parecidos. O LG tem linhas mais arredondadas e harmônicas e sua vane – a peça que sobe e desce direcionando o jato de ar – tem seis posicionamentos. Ele tem tampa inferior removível e maior espaço para os tubos. Já a Samsung destaca que o design modular simples e peso leve de seu aparelho facilita a instalação do aparelho, reduzindo em até 45% o tempo no processo de colocá-lo na parede.

O LG é mais estreito e fino, com 30,7cm de altura e 18,9cm de profundidade, enquando o Samsung tem 54,8cm e 26,5cm. Em relação à largura, também há uma significativa diferença, dessa vez mais vantajosa para o Samsung, que tem 72cm. Já o LG precisa de um espaço maior para seus 83,7cm de largura.

Quantidade de BTUs: Dual Inverter tem mais opções que o Samsung Wind Free

Aqui vamos falar das linhas das fabricantes, e não dos modelos específicos. O LG Dual Inverter Voice tem oito modelos diferentes, sendo seis deles do tipo Voice. O Samsung Wind Free está disponível em seis versões, só que apenas uma apresenta Inteligência Artificial. Em relação à capacidade, o Dual Inverter oferece aparelhos desde 9.000 BTUs, aos poderosos com 36.000 BTUs, passando por 12.000, 14.000 (portátil), 18.000 e 24.000 BTUs. Já os modelos Samsung chegam só até 24.000 BTUs, estando disponíveis também em 9.000, 12.000, 18.000 e 22.000 BTUs.

Recursos e funções: Samsung Wind Free impressiona com tecnologia livre de vento

O Samsung Wind Free Inverter e o LG Dual Inverter Voice são aparelhos de ar-condicionado com recursos tecnológicos avançados. Além de praticidade e conforto, eles oferecem uma grande redução de consumo de energia elétrica.

No caso das tecnologias Inverter e Dual Inverter, a segunda é, atualmente, a mais vantajosa. Nos aparelhos LG, a redução de partidas do compressor traz uma economia de 70% de energia. Além disso, o resfriamento ou aquecimento é até 40% mais rápido, o ruído é reduzido e há maior estabilidade no funcionamento.

Motor Dual Inverter em fundo cinza com os escritos "Até 70% de economia de energia" e "Refrigeração até 40% mais rápida"
Motor Dual Inverter economiza energia e tem funcionamento silencioso (Imagem: Divulgação/LG)

Se o LG ganha eficácia por ser Dual Inverter, o Samsung impressiona com a tecnologia Wind Free, que oferece um conforto térmico sem aquele vento desagradável em cima de você. Isso porque o ar é espalhado através de 23 mil microssaídas. Além disso, quando esse modo é acionado, o aparelho opera consumindo o mínimo, mantendo a temperatura desejada sem desligar e ligar toda hora. Isso pode gerar até 77% de economia se comparado a modelos convencionais da marca.

Samsung WindFree demonstrando como funciona a tecnologia livre de vento
A tecnologia WindFree distribui o ar de maneira uniforme através de pequena saídas (Imagem: Divulgação/Samsung)

Entre as funções, a AI Auto Cooling da Samsung otimiza automaticamente os vários modos, analisando as condições do cômodo e se baseando na temperatura preferida. Dessa forma, ele alterna para o modo mais apropriado para garantir as condições ideais. O Fast Cooling, que resfria ambientes 43% mais rápido, e o Good Sleep, que cria o clima ideal para dormir, também são recursos de destaque do Samsung.

No LG, a tecnologia Jet Dry desumidifica o ambiente, mantendo-o fresco e seco. Já a função Auto-cleaning evita a formação de bactérias e mofo no interior do aparelho. A Confort Sleep, o equivalente da Good Sleep no Samsung, garante o conforto térmico durante o sono, com o ajuste de quatro diferentes funções automáticas em um clique.

Extras: Dual Inverter Voice tem assistentes virtuais compatíveis

Aparelhos munidos de Inteligência Artificial, o Samsung Wind Free e o LG Dual Inverter Voice têm conectividade Wi-Fi ativadas pelos aplicativos exclusivos das marcas ou pelo Google Assistente ou Amazon Alexa.

Com o app LG ThinQ, o ar-condicionado pode ser monitorado e controlado – incluindo limpeza de filtros e controle de consumo de energia - de maneira remota. Para acionar as funções pelo comando de voz pelo smartphone, você pode baixar os aplicativos do Google ou da Amazon, conforme preferir.

Samsung Wind Free ou LG Dual Inverter Voice: qual vale mais a pena?

Os aparelhos analisados têm uma boa diferença de preço no mercado. O LG Dual Inverter Voice custa, em média, R$ 2.500, enquanto o Samsung é mais caro, com preços por volta de R$ 3.300. Por isso vale a pena analisar todos os recursos e funções oferecidos antes de decidir por um dos modelos.

O LG se destaca pela tecnologia Dual Inverter, que promove uma economia de energia elétrica de até 70% em relação a modelos tradicionais. Para quem precisa reduzir a conta de luz, ele é o melhor ar-condicionado. Já o Samsung inova com a tecnologia Wind Free, que evita o jato de vento concentrado, diluindo a refrigeração ou aquecimento por meio das microssaídas de ar. Essa característica pode ser muito benéfica para pessoas mais sensíveis ou com alergias crônicas.

Veja melhores preços para o Samsung Wind Free

Veja melhores ofertas do LG Dual Inverter Voice