Zoom indica em Câmera Digital

Câmeras para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes também curtem tirar foto! Saiba como comprar uma câmera digital para eles.

Câmera para crianças e adolescentes
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Aniversário, Natal ou qualquer outra data normalmente relacionada a presentes são uma ótima oportunidade para ajudar os mais jovens a iniciar sua paixão pela fotografia, ao presenteá-los com uma câmera digital.

A câmera digital – ou acessórios para os que já têm o equipamento básico – são uma boa pedida, mas escolher o modelo ideal pode ser bastante complicado. Para facilitar, aqui vão algumas dicas.

Como comprar a câmera certa para crianças?

As necessidades e expectativas de uma criança de 8 ou 9 anos são bem diferentes das de um adolescente de 15, que já tem um conhecimento maior e não vê a fotografia apenas como uma diversão. Por isso, ao escolher uma câmera digital para uma faixa etária menor, vale a pena entender um pouco mais sobre o que cada um quer explorar.

Para os mais novos, quanto mais simples o aparelho, melhor. Muitos controles, botões e peças externas podem dificultar o uso da câmera digital e acabar desestimulando a criança em relação à fotografia.

Por isso, busque uma câmera digital infantil ou câmeras compactas bem básicas. Muitas delas até possuem temáticas de desenhos animados ou filmes.

A melhor máquina fotográfica para adolescentes

Já adolescentes têm ideias próprias e esta criatividade natural da idade pode ser utilizada como estímulo para boas fotos.

Câmeras compactas para você escolher

Se o presente for o primeiro contato entre a fotografia e o jovem, uma câmera digital compacta será uma boa escolha. E opções não faltam desse tipo de máquina fotográfica: você pode escolher, por exemplo, modelos que contam com um design diferenciado ou até mesmo uma câmera com Wi-Fi, para o adolescente publicar suas fotos nas redes sociais.

Quem utiliza o celular como câmera no dia a dia ou já possui uma câmera digital simples pode receber melhor um equipamento com funções um pouco mais avançadas ou acessórios que facilitam o uso, como uma câmera com visor frontal, ideal para fazer autorretratos.

Outra coisa que deve ser considerada é o preço a ser pago pelo equipamento. Ainda que um adolescente saiba manusear uma câmera digital com facilidade, não existe razão – com raras exceções – para que ele utilize um equipamento muito caro, comumente associado a profissionais, como no caso das câmeras DSLR.

Naturalmente, isso não significa impedir que um jovem tenha uma máquina fotográfica mais avançada, como algumas câmeras semiprofissionais.

Com todas essas dicas, você faz a escolha certa e garante que a criança ou o adolescente tenha a câmera digital certa em mãos para ótimos registros.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital