Entenda antes de comprar em Câmera Digital

O que é zoom óptico?

Fotos aproximadas, mas sem perder a qualidade. Saiba tudo sobre o zoom óptico da câmera digital.

Zoom óptico
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Muitas vezes não é possível chegar tão perto do que se deseja fotografar. Um show de música, um passeio pela praia ou até mesmo uma ida ao zoológico são bons exemplos nos quais um bom zoom se faz mais do que necessário. Quando você for comprar uma câmera digital, lembre-se de que o zoom óptico é o que tem melhor qualidade.

A importância do zoom óptico nas câmeras digitais

Uma máquina fotográfica munida de um bom zoom óptico é capaz de aproximar tão bem que é como se levasse a imagem até você, sem a perda de qualidade. Entre os modelos de câmeras compactas, a maior parte dessas máquinas contam com zoom óptico que varia entre 3x e 5x, ou seja: amplia o tamanho da imagem em até 3 vezes ou 5 vezes).

Preços de câmeras superzoom

Geralmente, esta medida do zoom óptico é o suficiente para que pequenos detalhes possam ser capturados na maior parte do tempo, mas há quem queira ainda mais. Por isso, algumas câmeras semiprofissionais apresentam o chamado superzoom.

Uma câmera superzoom permite que o objeto fotografado seja aproximado 20, 30 ou até mais vezes, sem que haja perda perceptível na qualidade da imagem. Vale lembrar, ainda, que até uma câmera digital para o dia a dia pode vir com um zoom potente, já que é possível encontrar câmeras compactas com zoom óptico superior a 20x, por exemplo.

A maioria das pessoas pode achar o recurso do zoom óptico interessante, mas pode acabar ficando de lado no dia a dia. Quem está à procura de praticidade e a possibilidade de registrar sem grandes complicações seus melhores momentos, pode contar com um zoom mais básico, como o de 5x, comum na maior parte das câmeras digitais compactas.

Saiba usar o zoom óptico corretamente

Para não ter problemas na hora do click com a sua máquina fotográfica, é bom lembrar que quanto maior o nível de aproximação utilizado, também é maior a chance de ter fotos tremidas.

Uma dica é utilizar grandes aproximações apenas quando a câmera digital permanecer imóvel ou apoiado em alguma superfície fixa. Não é à toa que algumas pessoas acabam descobrindo as vantagens oferecidas pelo uso de um bom tripé, equipamento relativamente barato e que pode melhorar bastante a qualidade das imagens capturadas com zoom óptico.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital