Você já deve ter escutado falar que uma câmera digital com zoom óptico sempre será melhor que a que possui somente zoom digital, mas será que isso é totalmente verdade? É e não é.

Realmente o zoom óptico aproxima a imagem sem causar nenhuma distorção, o que não ocorre com o zoom digital. Mesmo assim vale comparar os dois tipos de zoom e perceber que muitas vezes você pode escolher o zoom digital da câmera digital sem errar.

Como funciona o zoom na câmera?

As lentes com capacidade de zoom óptico aproximam as imagens através de um jogo de lentes internas da câmera digital. Em função disso, a imagem resultante tem menos probabilidade de ser distorcida e tremida, ou seja, ela é aproximada de maneira real.

Já a máquina fotográfica com zoom digital processa a imagem em um software interno, que simula a aproximação. Portanto é, na verdade, uma ampliação da imagem e não uma aproximação. Com isso, as imagens perdem em definição (não importa a resolução da máquina, se é uma câmera 10MP ou uma câmera 16MP, por exemplo) e, normalmente, saem tremidas.

E a qualidade das câmeras, como fica?

As vantagens do zoom óptico sobre o zoom digital são várias. Para começar, a imagem obtida sempre usará a totalidade do sensor, então a resolução real das imagens será sempre a mesma sem nenhuma distorção. Por não ser um fenômeno óptico, as imagens obtidas pela câmera digital com zoom digital perdem muito da luz obtida na foto.

Para não dizer que a câmera digital com zoom digital perde para a câmera com zoom óptico em todos os quesitos, vale lembrar que alguns fatores podem favorecer a primeira opção.

O primeiro deles é o preço, já que é muito mais barato incluir um programa pronto em uma câmera do que produzir todos os mecanismos necessários para o bom funcionamento do zoom. Além disso, você deve pensar quando realmente irá precisar de um zoom.

Se a sua câmera digital será usada apenas em festas ou reuniões de amigos, um zoom óptico muito grande pode virar apenas um atributo desnecessário, que encarecerá o preço final da sua câmera. Por outro lado, se você vive viajando, fotografando paisagens, e não quer perder nenhum detalhe de objetos mais distantes, o zoom óptico será um recurso bem útil. Nesse caso, fique de olho em modelos de câmera superzoom, que oferecem um zoom óptico potente, acima de 20x.

Alcance das câmeras digitais

À primeira vista, o zoom óptico sempre parece ser menor do que o digital. Na maioria das câmeras compactas vemos este tipo de zoom chegar, em média, a "5x" (aumenta em cinco vezes), mas pode ser até maior, enquanto o zoom digital facilmente é encontrado na casa das 10x (aumenta em 10 vezes).

    Já nas câmeras semiprofissionais, você pode encontrar modelos com zoom óptico bem mais poderosos.

    Vale lembrar que, independente de quantas vezes o zoom digital seja maior, o óptico sempre ganhará na qualidade final da foto, pois, como dissemos, ele não distorce a imagem no momento da aproximação.

    A julgar pelas explicações anteriores, procure uma máquina fotográfica que tenha o máximo de zoom óptico e o zoom digital razoável, assim você estará preparado para mandar bem na hora do click com os dois recursos.

    Concluindo: zoom óptico x zoom digital

    Se tanto zoom óptico quanto digital têm vantagens e desvantagens, escolher entre eles é uma questão bastante pessoal. Se a sua necessidade é ter um equipamento leve, barato e versátil, a câmera digital com zoom digital pode até ser uma opção, já que ele não vai te deixar na mão para tirar fotos simples, como fotos do dia a dia, que são publicadas nas redes sociais.

    Em situações de viagem ou fotos profissionais, entretanto, a câmera digital com zoom óptico é muito mais apropriada. Proporciona melhores imagens, aproveitamento real do sensor e uma variedade de efeitos comuns às lentes profissionais.

    Vale lembrar que a maioria das câmeras digitais disponíveis no mercado já possuem as duas opções de zoom, deixando você tranquilo para utilizar o recurso que precisar no momento certo.