Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy A6 Plus vs Galaxy A8: descubra qual é o melhor celular da Samsung

Smartphones seguem a tendência de câmera dupla, mas especificações prometem desempenhos para perfis diferentes

Galaxy A6 Plus vs Galaxy A8
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Galaxy A6 Plus e o Galaxy A8 são celulares Samsung com lançamento em 2018. Apesar de pertencerem à mesma família de smartphones intermediários avançados da marca sul-coreana, os telefones diferem em preço e ficha técnica, e prometem agradar a públicos distintos.

Em comum, os modelos trazem memória RAM de 4 GB e armazenamento de 64 GB. No entanto, a posição da câmera dupla e o processador são diferentes em cada aparelho. Ainda não decidiu qual deles comprar? Leia a análise de especificações a seguir e descubra.

 

Leia também: Como rastrear um celular roubado

 

 

Galaxy A6 Plus

Galaxy A6 Plus

Galaxy A8

Galaxy A8

Tela 6 polegadas (18,5:9) Full HD + (2220 x 1080 pixels) Super AMOLED 5.6 polegadas (18,5:9) Full HD + (2220 x 1080 pixels) Super AMOLED
Processador Octa-core de até 1.8 GHz (Snapdragon 450) Octa-core de até 2.2 GHz (Exynos 7885)
Memória RAM 4GB 4GB
Armazenamento 64GB 64GB
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim (até 400GB) Sim (até 400GB)
Dual chip Sim Sim
Resistente à água e poeira Não especificado Sim (IP68)
Leitor digital Sim Sim
Câmera traseira Dupla de 16MP + 5MP (abertura f/1.7 e f/1.9) 16MP (abertura f/1.7)
Câmera frontal 24MP (abertura f/1.9) 16MP + 8MP (abertura f/1.9 e f/1.9)
Filma em Full HD (1080) a 30 tps UHD 4K (2160p) a 60 fps
Bateria 3.500 mAh 3.000 mAh

Ambos os modelos contam com tela alongada e bordas mínimas

O Galaxy A6 Plus e o Galaxy A8 têm display no formato 18,5:9 – mais alongado do que o tradicional 16:9. Essa característica, associada às bordas mínimas, faz com que a tela ocupe praticamente toda a parte frontal do dispositivo. O resultado é uma maior imersão para assistir a vídeos e executar jogos no celular.

Enquanto a tela do Galaxy A6 Plus tem 6 polegadas, a do A8 tem 5,6 polegadas. Já a resolução é a mesma: Full HD+ (2220 x 1080 pixels). Desse modo, o A8, por ser menor, concentra mais pixels por polegadas, e deve entregar também as imagens mais ricas em detalhes. Na prática, porém, a diferença não deve ser notável, e os dois aparelhos prometem um bom desempenho nesse quesito.

Galaxy A6 Plus ficha técnica

A tecnologia usada pela Samsung no painel dois telefones é a Super AMOLED, conhecida por suas cores vibrantes e um preto mais profundo.

Design premium marca presença nos dois celulares

A tendência de bordas finas aparece nos Galaxy A6 Plus e A8, conferindo um visual sofisticado aos telefones. Outra característica que marca presença é o leitor de impressão digital, localizado na parte traseira do aparelho, logo abaixo da câmera. O recurso confere maior segurança no desbloqueio de tela e também permite o uso do recurso Pasta Segura, que protege arquivos importantes e confidenciais com biometria.

O Galaxy A8 tem a certificação IP68, que garante resistência à submersão em até 1,50 metro de água limpa por até 30 minutos.

O A6 Plus tem opções de cores em dourado, prata e preto, enquanto o A8 está disponível em preto, dourado e ametista.

Galaxy A6 Plus cores

As dimensões do Galaxy A8 são 149,2 x 70,6 x 8,4 mm, e as do A6 Plus são ligeiramente maiores, por conta da tela: 160,2 x 75,7 x 7,9 mm.

Galaxy A8 tem processamento mais rápido

O Galaxy A6 Plus deve entregar desempenho inferior ao Galaxy A8, já que conta com um processador Snapdragon 450, de 8 núcleos a até 1,8 GHz. O chipset do A8 é mais potente, um Exynos 7885, também octa-core, mas com velocidade máxima de 2,2 GHz. Na prática, os componentes são indicados para usuários que buscam uma performance moderada.

Aliados à memória RAM de 4 GB, ambos os componentes devem executar de forma satisfatória as tarefas do dia a dia, como a navegação em redes sociais, como o Facebook e Instagram, conversas no WhatsApp e a reprodução de vídeos na Netflix. Porém, é possível que o A6 Plus encontre maior dificuldade para rodar dois apps ao mesmo tempo, e engasgue em jogos mais pesados.

Galaxy A8 2018 desempenho

Bastante espaço para arquivos nos Galaxy A6 Plus e A8

Tanto o Galaxy A6 Plus quanto o A8 trazem 64 GB internos para armazenar arquivos – vale lembrar que uma boa parte é destinada ao sistema operacional. No entanto, a quantidade deve ser suficiente para guardar fotos e apps com tranquilidade.

Para os usuários mais acumuladores, os telefones trazem entrada para cartão microSD de até 400 GB.

Câmera dupla para necessidades diferentes

O Galaxy A6 Plus tem o sistema dual camera na parte traseira. Os sensores são de 16 megapixels e 5 megapixels, o que deve entregar ótimos resultados em ambientes iluminados. A tecnologia possibilita fotos no Modo Retrato – aquele efeito que desfoca o fundo da imagem, deixando um objeto ou pessoa em destaque.

Já na parte da frente, há um sensor de 24 megapixels para selfies, que entrega fotos maiores, ideais para quem gosta de editar as imagens e adicionar filtros no Instagram. Os usuários também poderão tirar autorretratos com o fundo desfocado, porém, na câmera frontal, não há a opção de controlar o nível de desfoque, como na traseira.

Já no Galaxy A8, a câmera dupla é na frente, o que deve agradar aos apaixonados por selfies. Nesse modelo, o efeito de desfoque de fundo pode ser controlado de acordo com o gosto do usuário. O sensor principal tem 16 MP, e o auxiliar, 8 MP, que também tendem a proporcionar imagens em ótima qualidade. A câmera traseira tem 16 megapixels, que também não deve fica atrás em questão de performance.

Galaxy A8 camera

Em ambientes com pouca luz, ambos os celulares devem fazer um bom trabalho. O A6 Plus tem abertura de lente f/1.9 na câmera principal, um dos destaques do modelo. O A8 traz o mesmo número na câmera frontal, e uma abertura ainda maior na traseira: f/1.7, o que deve permitir a entrada de mais luz, favorecendo fotos em lugares escuros.

Galaxy A6 Plus tem Android atualizado

Apesar de ter sido lançado em 2018, o Galaxy A8 chega com com o sistema desatualizado, rodando o Android 7.1.1. A versão mais recente do sistema, o Android 8 Oreo, é esperada para o modelo, mas já vem de fábrica no A6 Plus. O Android O tem foco na otimização de bateria e na privacidade do usuário.

Vale ressaltar que o Google já anunciou o Android 9 P, voltado para recursos de inteligência artificial. O sistema ainda está em fase de testes, mas é provável que sua versão final chegue ao A6 Plus.

Galaxy A6 Plus sistema

Galaxy A8 e A6 Plus têm bateria que aguenta até o fim do dia

A bateria do Galaxy A6 Plus tem 3.500 mAh, contra 3.000 mAh do Galaxy A8. Os valores, no entanto, não devem entregar performances muito diferentes, ao considerarmos o gasto energético das telas e dos processadores. Segundo a Samsung, a carga do A8 dura até 14 horas com o uso de redes 4G, e a mesma estimativa foi feita pela fabricante para o A6 Plus.

Recursos extras: Bixby e Samsung Pay

Ambos os telefones são compatíveis com a assistente virtual da Samsung, a Bixby, que tem o objetivo de facilitar as tarefas diárias no smartphone. Diferentemente dos modelos da linha Galaxy S, o software não opera com comandos de voz nos A8 e A6 Plus, o que também dispensa o botão dedicado presente nos modelos mais caros.

O Samsung Pay, carteira virtual da fabricante, também está disponível nos dois aparelhos. O serviço permite realizar transações com o smartphone, cadastrando previamente um cartão de crédito, débito ou benefício, como alimentação ou refeição

Galaxy A6 Plus vs Galaxy A8: quem leva essa briga?

Antes de decidir qual modelo comprar, é importante entender qual o seu perfil de usuário. Pessoas que buscam por telefones maiores para assistir aos seus filmes e séries preferidos, podem encontrar uma boa opção no Galaxy A6 Plus. Apesar do menor poder de processamento, o telefone não deve fazer feio em atividades do dia a dia. A memória RAM também confere um fôlego a mais para multitarefa. O preço mais alto, porém, pode afastar quem deseja economizar.

Já quem preza por mais desempenho, e pretende usar o smartphone para executar jogos e apps mais pesados, pode ter uma melhor experiência com o Galaxy A8. O processador do telefone junto aos 4 GB de RAM devem entregar uma experiência fluida. Além disso, o telefone deve agradar os amantes de selfies, permitindo controlar o desfoque de fundo em autorretratos.

 

Veja ofertas do Galaxy A8 e Galaxy A6 Plus:

Confira o vídeo em nosso canal no YouTube:


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone