Galaxy J5 ou Zenfone 5? Encontre o smartphone com mais vantagens para você

Smartphones com bom custo/benefício! Galaxy J5 ou Zenfone 5? Escolha.

Galaxy J5 ou Zenfone 5? Encontre o smartphone com mais vantagens para você
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Você está pensando em comprar um smartphone com vários recursos legais, mas sem precisar investir alto em um top de linha? Ótimo! Aqui, você vai conferir um comparativo entre o Galaxy J5 e o Zenfone 5. Assim, você descobre o melhor smartphone para você.

Produto indisponível

Produto indisponível

Tela
5" com resolução HD
5" com resolução HD
Processador
Qualcomm Snapdragon 410 quad core de 1.2GHz 
Intel Atom Z2560 dual core de 1.6GHz
Memória RAM
1.5GB
2GB
Armazenamento
16GB
16GB
Aceita cartão de memória
Sim (até 128GB)
Sim (até 64GB)
Acesso à internet
4G, 3G e Wi-Fi
4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip
Sim
Sim
Câmera frontal
5MP
2MP
Câmera traseira
13MP
8MP
Filma em
Full HD
Full HD
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Telas com 5 polegadas e resolução HD

Quando o assunto é tamanho de tela, os dois smartphones contam com 5 polegadas. Apesar de a resolução dos aparelhos não ser Full HD, e sim HD, eles oferecem boa qualidade de imagem.

A tela do Galaxy J5 ganhou a tecnologia Super AMOLED, que garante imagens mais nítidas. Já a tela do Zenfone 5 tem a tecnologia IPS, que além de aprimorar a qualidade das imagens, ainda possibilita um maior ângulo de visão.

No desempenho, empate técnico!

Você já viu que, no tamanho de tela, tudo igual: 5 polegadas e resolução HD. Chegando agora ao desempenho, você vai perceber que o smartphone da Asus e o smartphone da Samsung continuam lado a lado, então a disputa promete ser boa.

O Galaxy J5 conta com processador quad core Qualcomm Snapdragon 410, com velocidade de 1.2GHz, e memória RAM de 1.5GHZ. Já o Zenfone 5 tem processador dual core Intel Atom Z2560, com velocidade de 1.6GHz, e memória RAM um pouco mais potente, de 2GB.

Com essas especificações, os smartphones conseguem rodar até apps mais pesados com fluidez. Só não vale achar que estamos falando de smartphones top de linha, tá? Não, não é isso. Aqui temos dois smartphones intermediários, então pode ser que em alguns aplicativos, ou mesmo durante a multitarefa, o aparelho trave.

Em testes de benchmarks (testes que analisam a performance de smartphones), o Zenfone 5 conseguiu se sair um pouco melhor. Mas a diferença é bem pouca. Sendo assim, se você levar para o dia a dia, podemos considerar que tivemos, aqui, um empate técnico.

Os dois smartphones contam com memória interna de 16GB. Essa capacidade é boa, mas os aparelhos ainda são compatíveis com cartão de memória. Enquanto o Zenfone 5 aceita cartão microSD de até 64GB, o Galaxy J5 foi além, e permite expandir a capacidade, via cartão microSD, para até 128GB.

Smartphones dual chip. E o Galaxy J5 ainda tem 4G!

Para quem gosta da ideia de aproveitar as promoções de diferentes operadoras, aqui temos dois smartphones dual chip. Mas se você quiser ainda mais tecnologia, ponto para o Galaxy J5! Além do 3G e do Wi-Fi, você ainda encontra nesse smartphone a tecnologia 4G, que garante um acesso mais rápido à internet. Já o Zenfone 5 fica devendo o 4G, e tem somente Wi-Fi e 3G.

E o Galaxy J5 ainda se destaca na hora da foto

Outra vantagem do Galaxy J5 é que ele vem com câmeras eficientes, assim você pode mandar bem na hora do click. A câmera traseira tem 13MP e abertura de f/1.9, que determina a quantidade da luz que entra na câmera e possibilita fotografar até mesmo em ambientes com baixa luminosidade. Para filmar, a câmera traseira faz vídeos em Full HD.

Câmera Galaxy J5

E se curte a ideia de ter um bom smartphone para selfies, seja para fazer autorretratos e postar no Facebook ou juntar os amigos para fazer uma foto divertida, o Galaxy J5 tem câmera frontal de 5MP com flash.

Enquanto isso, o Zenfone 5 tem câmera traseira de 8MP e abertura de f/2.0. Mas lembre-se disto: quanto maior for esse número, menor é abertura. Sendo assim, além do Galaxy J5 ter maior resolução, ainda sai ganhando na abertura. Mas, para o dia a dia, a câmera do Zenfone 5 pode ser boa, claro. E vale lembrar que, assim como o smartphone da Samsung, também filma em Full HD.

Já na câmera frontal, o smartphone da Asus fica em desvantagem. No Zenfone 5, a câmera para selfies conta com resolução de apenas 2MP. Se você levar em conta que várias fabricantes de celulares têm investido pesado em câmeras frontais, já que faz tempo que as selfies tomaram conta do pedaço, pode ser que 2MP de resolução não seja um grande destaque para você.

Leia também: Galaxy J5 vs Moto G 3ª Geração: compare esses smartphones intermediários

E aí, já decidiu qual o melhor smartphone para você?

Como deu para perceber, aqui temos dois smartphones semelhantes em vários pontos. Enquanto os smartphones da Samsung já são bastante tradicionais, a Asus apresenta, com o Zenfone 5, também uma boa opção para quem quer um smartphone com vários recursos bem úteis, mas sem precisar investir alto na hora da compra.

Se no desempenho deu empate técnico, com o Zenfone 5 se saindo um pouco melhor em testes de benchmark, o Galaxy J5 destaca-se em vários outros pontos: é um celular com 4G e ainda é mais eficiente para a hora das fotos.

Mas os dois smartphones podem agradar, claro. Para quem quer um smartphone de qualidade e preço atrativo, vale a pena ficar de olho nesses celulares.

Confira os preços Galaxy J5 e o Zenfone 5:

Leia também: Galaxy J5 2016 vs Galaxy J5 2015: descubra o que mudou