Galaxy J6 vs Galaxy A10: o que muda entre os celulares Samsung?
Menos de um ano separa os lançamentos dos dois celulares da Samsung , o Galaxy J6 , de maio de 2018, e o Galaxy A10 , de abril de 2019. Mesmo assim, os dois smartphones têm várias diferenças em suas fichas técnicas e cada uma delas pode fazer a diferença na hora de decidir qual é o melhor para o seu dia a dia. Ambos os

Menos de um ano separa os lançamentos dos dois celulares da Samsung, o Galaxy J6, de maio de 2018, e o Galaxy A10, de abril de 2019. Mesmo assim, os dois smartphones têm várias diferenças em suas fichas técnicas e cada uma delas pode fazer a diferença na hora de decidir qual é o melhor para o seu dia a dia.
Ambos os telefones são considerados básicos, ou seja, são indicados para tarefas mais simples, como execução de aplicativos leves, redes sociais, e-mails e navegação pela internet. Usuários que buscam por esse tipo de aparelho deverão avaliar pontos como tamanho da tela, duração da bateria e câmeras para determinar o vencedor dessa disputa.
Para te ajudar a fazer a melhor escolha, o Zoom preparou um comparativo de especificações entre o Galaxy J6 e o Galaxy A10. Acompanhe nas linhas a seguir.
Leia também: Os Melhores Celulares e Smartphones em 2019
Tela e design: Galaxy A10 tem visual moderno e display mais imersivo

Uma tela grande melhora bastante a experiência com fotos e vídeos, e o Galaxy A10 entrega bem essa função. Seu display tem 6,2 polegadas, mas peca um pouco na resolução HD+ (1520 x 720 pixels) e na tecnologia, que é TFT (menos econômica). Apesar disso, as bordas finas ajudam a sensação de imersão aos vídeos.
Já o Galaxy J6 tem tela Super AMOLED, conhecida por suas cores vivas e contrastes intensos. O tamanho é menor: são 5,6 polegadas e resolução também HD+. Mais antigo, esse modelo tem design datado, com bordas maiores.
Sem dúvida, no quesito tela e experiência para reproduzir conteúdo audiovisual, o A10 leva uma considerável vantagem. Ele tem três opções de cores: preto, azul e vermelho; já o Galaxy J6 está disponível em preto e roxo.

No quesito desempenho, a vantagem continua com o Galaxy A10, embora a diferença não seja tão grande neste aspecto. Ambos os celulares contam com 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento, entretanto o processador do Galaxy J6 é um modelo mais antigo. Há ainda uma versão especial do Galaxy J6 com 64 GB de armazenamento, para quem precisa de mais espaço para arquivos.
O A10 tem o chip Exynos 7884 (octa-core de até 1,6 GHz) e o J6 usa o Exynos 7870 (octa-core de até 1,6 GHz). A grande questão é a eficiência energética, o Exynos 7884 usa a tecnologia big.LITTLE, que permite alternar entre os núcleos para otimizar desempenho e aumentar a vida útil da bateria.
Outra diferença entre o Galaxy A10 e o J6 é a versão do Android. Enquanto o J6 vem de fábrica com a versão 8 (Oreo), o oponente tem a versão 9 (Pie). Além disso, como a linha Galaxy J foi descontinuada pela Samsung, é possível que o J6 deixe de receber atualizações em breve.
Estes não são os aparelhos ideais para quem quer espera muito em termos fotográficos, mas eles atendem bem a quem quer registros simples do dia a dia. Em tempos de câmera dupla, tripla e até quádrupla, ambos têm apenas um sensor traseiro e um dianteiro.
No caso do Galaxy A10, o conjunto tem câmeras de 13 MP e 5 MP, com abertura de lente f/1.9 e f/2.0, respectivamente. Essas especificações devem garantir resultados satisfatórios durante o dia, com boa iluminação. Mas em locais escuros e durante a noite, é possível que o usuário se depare com muito ruído e fotos de baixa qualidade.

O Galaxy J6 tem também uma câmera traseira de 13 MP (f/1.9), mas o sensor de selfies sai na frente com resolução de 8 MP e abertura maior (f/1.9), que deve possibilitar autorretratos melhores quando as condições de iluminação não forem as melhores.
Os dois smartphones filmam com a resolução máxima Full HD (1080p). Isso representa uma desvantagem para eles em relação a outros aparelhos encontrados no mercado, já com a capacidade de filmar em 4K, como o Moto G7 Play.
Biometria: Galaxy J6 tem leitor de digitais, recurso ausente no Galaxy A10
O leitor de impressões digitais é um meio seguro e prático de desbloquear seu smartphone. No entanto, a tecnologia não está presente no Galaxy A10. O modelo conta apenas com reconhecimento facial 2D, que é considerado menos seguro.
Já o Galaxy J6 conta com reconhecimento facial e leitor de digitais, posicionado na parte traseira do smartphone. A localização não é das mais práticas, mas foi a solução encontrada pela Samsung para dar maior aproveitamento à tela, na época de seu lançamento, quando o famoso notch ainda não era comum entre os celulares mais básicos.

O Galaxy A10 sai na frente quando o assunto é autonomia de bateria, já que tem capacidade para 3.400 mAh, contra 3.000 mAh do J6. O processador mais eficiente do Galaxy A10 também tem impacto nesse quesito.
A Samsung estima que o Galaxy A10 aguente até 19 horas com o uso do 4G. Já para o J6, as estimativas da fabricante são de 12 horas nas mesmas condições.
Galaxy J6 vs Galaxy A10: qual celular Samsung tem o melhor custo-benefício?
Como você deve ter notado, as diferenças entre as especificações do Galaxy A10 e do Galaxy J6 são pequenas, mas quase sempre pendem para o primeiro modelo. Tanto o visual quanto o desempenho do Galaxy A10 são mais modernos, colaborando para seduzir um consumidor cada vez mais exigente com os detalhes.
Em relação ao custo-benefício, a vitória também é do Galaxy A10. Com preço na faixa dos R$ 600, o smartphone é indicado para gastar pouco. O Galaxy J6 ultrapassa os R$ 700, o que o deixa em desvantagem, já que há modelos mais interessantes por esse valor, como o Moto G7 Play, que tem processador mais veloz e câmeras melhores.
Leia também:
- Como funciona o leitor de impressão digital do celular?
- Como mudar o nome de usuário no Instagram?
- Como baixar músicas no Spotify?
Mais sobre o /deumzoom:
