Logo Zoom
Logo Zoom

Menos de um ano separa os lançamentos dos dois celulares da Samsung, o Galaxy J6, de maio de 2018, e o Galaxy A10, de abril de 2019. Mesmo assim, os dois smartphones têm várias diferenças em suas fichas técnicas e cada uma delas pode fazer a diferença na hora de decidir qual é o melhor para o seu dia a dia.

Ambos os telefones são considerados básicos, ou seja, são indicados para tarefas mais simples, como execução de aplicativos leves, redes sociais, e-mails e navegação pela internet. Usuários que buscam por esse tipo de aparelho deverão avaliar pontos como tamanho da tela, duração da bateria e câmeras para determinar o vencedor dessa disputa.

Para te ajudar a fazer a melhor escolha, o Zoom preparou um comparativo de especificações entre o Galaxy J6 e o Galaxy A10. Acompanhe nas linhas a seguir.

Leia também: Os Melhores Celulares e Smartphones em 2019

Tela e design: Galaxy A10 tem visual moderno e display mais imersivo

Galaxy A10 tem tela de 6,2 polegadas - Foto: Reprodução/Shutterstock


Uma tela grande melhora bastante a experiência com fotos e vídeos, e o Galaxy A10 entrega bem essa função. Seu display tem 6,2 polegadas, mas peca um pouco na resolução HD+ (1520 x 720 pixels) e na tecnologia, que é TFT (menos econômica). Apesar disso, as bordas finas ajudam a sensação de imersão aos vídeos.

Já o Galaxy J6 tem tela Super AMOLED, conhecida por suas cores vivas e contrastes intensos. O tamanho é menor: são 5,6 polegadas e resolução também HD+. Mais antigo, esse modelo tem design datado, com bordas maiores.

Sem dúvida, no quesito tela e experiência para reproduzir conteúdo audiovisual, o A10 leva uma considerável vantagem. Ele tem três opções de cores: preto, azul e vermelho; já o Galaxy J6 está disponível em preto e roxo.

Desempenho: Galaxy A10 e J6 são indicados para tarefas básicas

Galaxy J6 tem versões com 32 GB ou 64 GB de armazenamento - Foto: Divulgação/Samsung


No quesito desempenho, a vantagem continua com o Galaxy A10, embora a diferença não seja tão grande neste aspecto. Ambos os celulares contam com 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento, entretanto o processador do Galaxy J6 é um modelo mais antigo. Há ainda uma versão especial do Galaxy J6 com 64 GB de armazenamento, para quem precisa de mais espaço para arquivos.

O A10 tem o chip Exynos 7884 (octa-core de até 1,6 GHz) e o J6 usa o Exynos 7870 (octa-core de até 1,6 GHz). A grande questão é a eficiência energética, o Exynos 7884 usa a tecnologia big.LITTLE, que permite alternar entre os núcleos para otimizar desempenho e aumentar a vida útil da bateria.

Outra diferença entre o Galaxy A10 e o J6 é a versão do Android. Enquanto o J6 vem de fábrica com a versão 8 (Oreo), o oponente tem a versão 9 (Pie). Além disso, como a linha Galaxy J foi descontinuada pela Samsung, é possível que o J6 deixe de receber atualizações em breve.

No duelo das câmeras, vitória do J6

Estes não são os aparelhos ideais para quem quer espera muito em termos fotográficos, mas eles atendem bem a quem quer registros simples do dia a dia. Em tempos de câmera dupla, tripla e até quádrupla, ambos têm apenas um sensor traseiro e um dianteiro.

No caso do Galaxy A10, o conjunto tem câmeras de 13 MP e 5 MP, com abertura de lente f/1.9 e f/2.0, respectivamente. Essas especificações devem garantir resultados satisfatórios durante o dia, com boa iluminação. Mas em locais escuros e durante a noite, é possível que o usuário se depare com muito ruído e fotos de baixa qualidade.

Galaxy J6 leva vantagem em câmera frontal - Foto: Divulgação/Samsung


O Galaxy J6 tem também uma câmera traseira de 13 MP (f/1.9), mas o sensor de selfies sai na frente com resolução de 8 MP e abertura maior (f/1.9), que deve possibilitar autorretratos melhores quando as condições de iluminação não forem as melhores.

Os dois smartphones filmam com a resolução máxima Full HD (1080p). Isso representa uma desvantagem para eles em relação a outros aparelhos encontrados no mercado, já com a capacidade de filmar em 4K, como o Moto G7 Play.

Biometria: Galaxy J6 tem leitor de digitais, recurso ausente no Galaxy A10

O leitor de impressões digitais é um meio seguro e prático de desbloquear seu smartphone. No entanto, a tecnologia não está presente no Galaxy A10. O modelo conta apenas com reconhecimento facial 2D, que é considerado menos seguro.

Já o Galaxy J6 conta com reconhecimento facial e leitor de digitais, posicionado na parte traseira do smartphone. A localização não é das mais práticas, mas foi a solução encontrada pela Samsung para dar maior aproveitamento à tela, na época de seu lançamento, quando o famoso notch ainda não era comum entre os celulares mais básicos.

Galaxy A10 promete maior autonomia de bateria

Galaxy A10 tem melhor autonomia de bateria - Foto: Reprodução/Shutterstock


O Galaxy A10 sai na frente quando o assunto é autonomia de bateria, já que tem capacidade para 3.400 mAh, contra 3.000 mAh do J6. O processador mais eficiente do Galaxy A10 também tem impacto nesse quesito.

A Samsung estima que o Galaxy A10 aguente até 19 horas com o uso do 4G. Já para o J6, as estimativas da fabricante são de 12 horas nas mesmas condições.

Galaxy J6 vs Galaxy A10: qual celular Samsung tem o melhor custo-benefício?

Como você deve ter notado, as diferenças entre as especificações do Galaxy A10 e do Galaxy J6 são pequenas, mas quase sempre pendem para o primeiro modelo. Tanto o visual quanto o desempenho do Galaxy A10 são mais modernos, colaborando para seduzir um consumidor cada vez mais exigente com os detalhes.

Em relação ao custo-benefício, a vitória também é do Galaxy A10. Com preço na faixa dos R$ 600, o smartphone é indicado para gastar pouco. O Galaxy J6 ultrapassa os R$ 700, o que o deixa em desvantagem, já que há modelos mais interessantes por esse valor, como o Moto G7 Play, que tem processador mais veloz e câmeras melhores.

Encontre os melhores preços para o Galaxy J6 e para o Galaxy A10 no Zoom:


Leia também:


Mais sobre o /deumzoom: