Zoom indica em Celular e Smartphone

Xiaomi Mi 8 Lite vs Moto G6 Plus: veja qual celular tem melhor custo/benefício

Android quase puro ou interface exclusiva? Tela com ou sem notch? Veja essas e outras diferenças.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

De um lado, temos a Motorola, marca já consolidada no mercado de smartphones no Brasil e que viu seus lançamentos de 2018 (Moto G6, Moto G6 Plus e Moto G6 Play) ficarem entre os preferidos do ano na categoria de intermediários e intermediários premium.

Do outro lado, a Xiaomi, fabricante chinesa que, mesmo sem representação oficial no país, chama cada vez mais a atenção do público brasileiro, com modelos de fichas técnicas e faixas de preços bem competitivas, como o Mi 8 Lite, por exemplo.

Entre os modelos intermediários premiums das fabricantes, aqueles que não chegam a ser tops de linha, mas já contam com recursos bem interessantes, podemos destacar o Xiaomi Mi Lite e o Moto G6 Plus.

Será que o celular chinês desbanca um dos queridinhos do público da Motorola? Veja o comparativo e faça a sua escolha!

Xiaomi Mi 8 LiteXiaomi Mi 8 LiteMoto G6 PlusMoto G6 Plus
Data de lançamento
Setembro de 2018 Maio de 2018
Tamanho da Tela
6,26 polegadas 5,99 polegadas
Resolução da Tela
Full HD+ (2280 x 1080 pixels) 19:9 Full HD+ (2160 x 1080 pixels) 18:9
Processador
Qualcomm Snapdragon 660 (Octa-core Até 2,2 GHz) Qualcomm Snapdragon 630 (Octa-core Até 2,2 GHz)
Memória RAM
4 GB ou 6 GB 4 GB
Armazenamento
64 GB ou 128 GB 64 GB
Memória expansível
Sim (Entrada Híbrida) Sim (Até 256 GB)
Câmera traseira
Dupla: 12 MP (f/1.9) + 5 MP Dupla: 12 MP (f/1.7) + 5 MP
Câmera frontal
24 MP (f/2.0) 8 MP (f/2.2)
Filma em
4K @ 30 fps 4K @ 30 fps
Bateria
3.350 mAh 3.200 mAh
Dual chip
Sim Sim
Acesso à Internet
4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0 e NFC
Sistema operacional
Android 8 Oreo + MIUI Android 8 Oreo
Leitor de digitais
Sim Sim
Reconhecimento Facial
Não Não
TV Digital
Não Sim
Dimensões
156,4 x 75,8 x 7,5 mm 159,9 x 75,5 x 7,99 mm
Peso
169 g 165 g
Ver ofertas Ver ofertas

Xiaomi Mi 8 Lite tem melhor processador e opção com mais armazenamento e memória RAM

Xiaomi Mi 8 Lite vs Moto G6 Plus

Já começamos com um ponto para a Xiaomi, já que o processador Snapdragon 660, um octa-core de 2,2GHz, do Mi 8 Lite tem melhor desempenho que o Snapdragon 630 do smartphone Motorola.

Além disso, o Xiaomi Mi 8 Lite tem duas versões, uma com RAM de 4GB e armazenamento de 64GB, e a turbinada, com 128GB de armazenamento e 6GB de RAM, bem próximo de um top de linha e suficiente até para rodar alguns games pesados. 

O Moto G6 Plus tem versão única de 4GB de RAM de 64GB de armazenamento, o que também não é nada ruim. Se o seu objetivo é ter boa velocidade de trabalho em aplicativos variados e bem usados no dia a dia, como redes sociais, apps de fotos e vídeos ou filmes e séries em streaming, essa configuração é mais do que suficiente. Mas pode engasgar um pouco em jogos muito complexos.

A entrada para cartão de memória e o slot para segundo chip estão disponíveis nos dois modelos, mas o Xiaomi Mi 8 Lite tem entrada híbrida, ou seja, você só pode usar uma das duas alternativas. No Motorola, você pode colocar o segundo chip e o cartão ao mesmo tempo.

Android em versão quase pura ou interface da Xiaomi?

Xiaomi Mi 8 Lite vs Moto G6 Plus

Outra grande diferença entre os modelos está no sistema operacional. Os dois trabalham com o Android 8 (Oreo), mas em versões bem diferentes.

No Xiaomi Mi 8 Lite, o Android 8 (Oreo) funciona com a “cobertura” da interface exclusiva da marca, o MIUI. Com isso, você vai ter um visual bem diferente de outros smartphones Google, além de aplicativos pré-instalados da marca, como calendário, notas e sistema de segurança da Xiaomi.

A própria navegação também fica diferente, com sistema de controle por gestos na tela, bem parecido com os dos iPhone X e modelos seguintes da Apple.

A Motorola pegou o caminho oposto e optou por uma versão quase pura do sistema Google, ou seja, com poucas alterações e aplicativos extras pré-instalados. Algumas dessas alterações são bem legais, e também permitem alguns recursos de navegação por gestos, graças ao Leitor de Digitais Multifunções e ao Moto Ações.

Mas, no geral, seu visual e recursos de navegação e aplicativos são bem dentro dos padrões Google, uma opção bem legal para quem quer uma boa integração com as funções da empresa.

Boa definição de tela no Moto G6 Plus e no Xiaomi Mi 8 Lite

Xiaomi Mi 8 Lite vs Moto G6 Plus

Você se incomoda muito com o notch de tela? Pois essa uma das principais diferenças entre as telas dos aparelhos.

Considerando alguns modelos da mesma categoria, o Moto G6 Plus tem visual mais conservador. Sem o notch, as bordas ao redor da tela de 5,99” ficaram um pouco mais perceptíveis, e o formato de 18:9 já é menos visto em modelos intermediários premium, que optam pelo mais amplo 19:9.

De qualquer forma, o modelo oferece boa imersão e qualidade de imagem bem satisfatória com a definição Full HD+, com 2160x1080 pixels e bons resultados de cores e contrastes. Para aproveitar a boa tela, o modelo tem acesso à TV Digital.

O Xiaomi seguiu a tendência das telas com notch, o que permite bordas bem mais fininhas em todos os lados do visor. Assim, sua tela ficou um pouco maior, com 6,26”, de melhor resolução, com 2280x1080 pixels e com formato amplo de 19:9.

Com esses fatores, e também boa nitidez em cores e detalhes, o modelo leva a melhor na imersão. Desde que, claro, o notch não tenha muita importância para você.

Smartphones Motorola e Xiaomi com câmeras parecidas

Xiaomi Mi 8 Lite vs Moto G6 Plus

Tanto o Xiaomi Mi 8 Lite, quanto o Moto G6 Plus têm câmeras duplas traseiras com lente principal de 12MP e lente secundária de 5MP. Ou seja, dois smartphones com Modo Retrato.

Mas o Moto G6 Plus tem melhor captura de luz ambiente, o que quer dizer que as fotos noturnas ou em espaços com pouca iluminação saem mais nítidas, com formas e cores melhor definidas. O modelo também aposta em vários efeitos, como cor em destaque ou objeto em preto e branco e alterações no fundo da foto.

Os resultados são bem legais, principalmente dentro da categoria de smartphones intermediários. Os vídeos podem ser feitos em 4K @ 30 quadros por segundo, câmera lenta e Time Lapse.

O Xiaomi também não faz feio nas fotos, principalmente em espaços bem iluminados, e aposta em recursos de otimização através da Inteligência Artificial em busca dos melhores cliques, além de alguns efeitos de edição.

Assim como o G6 Plus, ele também pode fazer vídeos em 4K @ 30 fps e câmera lenta. E, claro, você também pode fazer boas fotos noturnas e com pouca luz, mas talvez elas não apresentem os mesmos níveis de nitidez e detalhes do Moto G6 Plus.

Na câmera frontal, a vantagem muda de lado, já que a lente de 24MP faz fotos bem mais claras e com melhor resolução do que a câmera frontal de 8MP do G6 Plus, inclusive em ambientes com menos luz natural.

Moto G6 Plus vem com carregador rápido da Motorola

Xiaomi Mi 8 Lite vs Moto G6 Plus

Em relação à duração da bateria, o Xiaomi Mi 8 Lite e o Moto G6 Plus mostram desempenhos bem parecidos, quase um empate técnico. Os dois modelos devem aguentar bem um dia inteiro longe da tomada, com acessos frequentes aos aplicativos, navegação e reprodução ocasional de vídeos.

Da mesma maneira, ambos são compatíveis com sistemas de carregamento rápido e, nesse caso, o Xiaomi até se sai um pouco melhor, alcançando 52% da carga em 30 minutos, segundo os resultados de testes divulgados.

Mas, então, qual a vantagem do Moto G6 Plus? Bem, ele já vem com o carregador rápido Turbo Power da Motorola, enquanto, com o Mi 8 Lite, ele deve ser comprado separadamente. Com o Turbo Power, o G6 Plus fica com 100% de carga em cerca de duas horas.

Xiaomi não tem garantia da marca no Brasil

Xiaomi Mi 8 Lite vs Moto G6 Plus

Aqui entra outro ponto bem importante. Apesar da Xiaomi estar retornando ao Brasil, o Mi 8 Lite não contam com garantia ou assistência técnica especializada da marca.

Ou seja, caso você tenha algum problema, não pode recorrer à Xiaomi. Uma opção é comprar a garantia oferecida pela loja revendedora dos aparelhos importados, mas isso não tem nenhuma ligação com a fabricante, além de representar um custo extra.

Já os aparelhos da Motorola não têm esse problema, já que os seus modelos têm assistência técnica e garantia no Brasil.

Qual o melhor: Xiaomi Mi 8 Lite ou Moto G6 Plus?

O Xiaomi Mi 8 Lite saiu na frente em alguns pontos importantes, como desempenho, qualidade de imagem na tela e até selfies, além de apresentar uma versão turbinada.

Vale saber se você se dispõe a gastar um pouco mais por essas vantagens, já que o modelo costuma apresentar preços um pouco mais altos que o modelo da Motorola. Também é importante considerar se vale a pena abrir mão de garantia e se você quer dar uma chance para a interface MIUI.

Já quem prefere navegar pelo sistema da Google com seu visual original, ou quase, tem no Moto G6 Plus a melhor opção.

O modelo apresenta desempenho muito bom no dia a dia, além de caprichar nas fotos e efeitos da câmera traseira dupla. A tela pode ser um pouco mais simples, é verdade, mas já vem pronta para acessar a TV Digital.

Compare os preços:

 

 

Confira nossas análises em vídeo:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone