Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 5Z vs Galaxy Note 8: qual celular comprar?

Veja as principais diferenças entre os smartphones avançados!

Zenfone 5Z vs Galaxy Note 8
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O smartphone Zenfone 5Z foi apresentado pela Asus como seu top de linha, mas será que ele consegue fazer frente aos modelos avançados da Samsung?

Fizemos um comparativo completo entre o smartphone Asus e o Samsung Galaxy Note 8, que, mesmo após o lançamento do Galaxy Note 9, ainda se apresenta como um dos melhores smartphones avançados disponíveis.

Então, quer poder de processamento, telas bem trabalhadas, boas câmeras e alguns recursos extras? Escolha qual é melhor: Zenfone 5Z ou Galaxy Note 8.


Leia também: Os Melhores Celulares para Assistir Netflix Offline

 

Zenfone 5Z

Zenfone 5Z

Galaxy Note 8

Galaxy Note 8

Tela 6,2 polegadas Full HD+ (2246 x 1080 pixels) Super IPS+ com proporção 19:9 6,3 polegadas Quad HD+ (2960 x 1440 pixels) Super AMOLED com proporção 18:5,9
Processador Qualcomm Snapdragon 845 octa-core de até 2,8GHz Samsung Exynos 8895 octa-core de até 2,3GHz
Memória RAM 4GB, 6GB ou 8GB 6GB
Armazenamento 64GB, 128GB ou 256GB 64GB ou 128GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de até 2TB Sim, microSD de até 400GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0 NFC e USB Tipo-C 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0 NFC e USB Tipo-C
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Caneta S Pen Não Sim
Reconhecimento facial Sim Sim
Reconhecimento de íris Não Sim
Proteção contra água e poeira Não Sim
Câmera traseira 12MP (f/1.8) + 8MP grande angular (f/2.0) 12MP (f/1.7) + 12MP (f/2.4)
Câmera frontal 8MP (f/2.0) 8MP (f/1.7)
Filma em 4K 4K e Câmera lenta
Bateria 3.300 mAh 3.300 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 153 x 75,6 x 7,7 mm 162 x 76,4 x 8,6 mm
Peso 165 gramas 195 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 8.1 (Oreo) Android 7 (Nougat)

Note 8 é melhor celular para filmes e jogos

O Zenfone 5Z tem como um de seus destaques o display de 6,2" Full HD+, com resolução de 2246x1080 pixels e proporção de 19:9, que ocupa quase a parte frontal inteira do aparelho. De fato, é uma tela bem legal para curtir filmes e jogos com boa imersão e definição de cores e detalhes.

Galaxy Note 8 Tela

Mas não foi suficiente para bater a tela do Galaxy Note 8, que oferece uma experiência de imagens mais completa.

Só um tantinho maior (com 6,3"), ela sai na frente com a ótima resolução Quad HD+, com 2960x1440 pixels e proporção de 18,5:9 que ocupa borda a borda do celular, ou seja, a famosa tela infinita da Samsung.

Tamanho do Zenfone 5Z pode agradar mais

Apesar da pouca diferença do tamanho de tela, o Zenfone 5Z é consideravelmente menor e mais leve do que o Galaxy Note 8, com peso de 165 gramas contra parrudos 195 gramas do smartphone Samsung.

Tudo bem que o visual do Note 8 chama atenção, mas aqui vale decidir se o tamanho de tela e o design valem mais do que o conforto do Zenfone 5Z para quem tem mãos pequenas ou prefere digitar com uma só mão, além de ser mais fácil em caber em bolsos da roupa, bolsa ou mochila.

Zenfone %Z Tela

Dois smartphones com alto desempenho

O Zenfone 5Z tem processador Qualcomm Snapdragon 845, um octa-core de até 2,8GHz conhecido por ter um dos desempenhos mais altos em smartphones. Já a memória RAM fica em 4GB (com armazenamento de 64GB), 6GB (armazenamento de 128GB) ou 8GB (armazenamento de 256GB), já que a Asus lançou diferentes versões para o mesmo aparelho.

De qualquer forma, é certo que o Zenfone 5Z não terá problemas em trabalhar com tarefas ou jogos pesados, sem pecar na velocidade de trabalho, mas é claro que os modelos com 6GB ou 8GB vão se sair melhor.

Já o Samsung Galaxy Note 8 tem o processador Exynos 8895, um octa-core de até 2,3GHz e também entre os mais poderosos usados pela marca. Em versão única, sua memória RAM tem excelentes 6GB e o armazenamento pode ser de 64GB ou 128GB, de acordo com a versão escolhida.

Pode ter certeza de que essa configuração também será suficiente para trabalhar com qualquer tarefa que você quiser.

Ou seja, se a sua prioridade é alto desempenho, suficiente para rodar jogos pesados, inclusive, o Samsung Galaxy Note e o Zenfone Z5 não vão decepcionar, pode ficar tranquilo.

Zenfone 5Z IA

Ah, sim, todos eles aceitam cartão de memória ou um segundo chip no slot extra, com uma famosa, e nem sempre querida, entrada híbrida (dois chips ou um chip + cartão de memória).

Já o sistema operacional é mais atualizado no Zenfone 5Z, com Android 8 (Oreo), enquanto o Note 8 vem com o Android 7 (Nougat) de fábrica.

Inteligência artificial do Zenfone vs Spen do Note 8

Com um poder de processamento tão parecido, os recursos extras do Zenfone 5Z e do Galaxy Note 8 podem ser os responsáveis pela escolha do melhor celular top de linha.

No Zenfone 5Z, a aposta é na Inteligência Artificial, que tem sua atuação bem aplicada nas câmeras (já chegamos lá) e em outros pontos bem legais e úteis no dia a dia.

Entre eles o processamento, em que ela reconhece quais ações pedem mais força e colocam em ação o modo AI Boost para otimizar o desempenho, e na bateria, ajudando o aparelho a chegar vivo até a próxima carga ao reconhecer os padrões de gasto e recarga de energia.

Caneta S Pen Galaxy Note 8

Já o ponto forte do Note 8, como esperado de um modelo da linha Galaxy Note, é o uso da caneta SPen, que ajuda na navegação e em diferentes tarefas na tela ampla do aparelho, como seleção inteligente de texto e imagem, escrita na tela (mesmo quando bloqueada), criação de notas e lembretes, criação de mensagens animadas e até tradução de textos.

Quem costuma fazer utilização intensa do smartphone para trabalhar, estudar ou na organização do dia a dia, deve pensar com carinho no Galaxy Note 8 com a SPen, já que ela pode ser realmente bem prática e tem ótima precisão em anotações, desenhos e seleção de texto. Mas, se esse não é o seu caso, fica como mais um recurso legal do modelo.

Galaxy Note 8 ganha a briga do melhor celular para fotos

Além do desempenho, a qualidade das câmeras é outro ponto que tem grande peso na hora de comprar um smartphone.

E, nesse quesito, o Galaxy Note 8 leva a melhor com a câmera dupla formada por duas lentes de 12MP, uma grande angular com abertura focal de f/1.7; garantindo a boa captura e enquadramento amplo das fotos noturnas e em ambientes escuros, e uma teleobjetiva de abertura f/2.4, oferecendo a possibilidade de colocar o fundo desfocado, tipo o Modo Retrato.

Outros recursos incluem estabilização óptica de imagem, balanço de branco e vídeos em 4K ou câmera lenta.

Galaxy Note 8 Câmera

O Zenfone 5Z também tem câmera dupla, com lente de 12MP de f/1.8 e uma grande angular de 8MP e f/2.0. A Asus também apostou no bom aproveitamento da Inteligência Artificial nas câmeras, que pode reconhecer até 16 tipos diferentes de cenários e fazer os ajustes automáticos mais indicados para o melhor resultado em cada uma delas, além de imagens com efeitos de fundo e vídeos em 4K.

Mas os sensores do smartphone da Samsung garantem um melhor resultado, inclusive nas selfies com a câmera frontal, que apesar de ter os mesmo 8MP do Zenfone 5Z, tira fotos mais nítidas por ter uma abertura focal menor.

Maior duração da bateria fica com o smartphone Asus Zenfone 5Z

Os dois modelos têm capacidade de bateria de 3.300mAh, mas a duração fica melhor no Zenfone 5Z, já que sua tela tem menor gasto de energia, enquanto a tela Quad HD+ do Note 8 não permite o mesmo aproveitamento.

Junto a isso, os recursos de inteligência artificial que ajudam o Zenfone 5Z a entender seus hábitos de utilização do aparelho e, assim, preservar a bateria também se mostram uma vantagem do modelo. Ponto para a Asus.

Qual smartphone comprar: Galaxy Note 8 ou Zenfone 5Z?

Esse é um daqueles casos em que o ideal é você analisar suas prioridades e hábitos de navegação no smartphone.

Quem usa o smartphone em atividades profissionais e precisa de recursos mais práticos e completos nesse sentido, tem na SPen e no poder de fogo do Galaxy Note 8 ótimos aliados, que podem deixar algumas ações bem mais práticas.

Se o foco for buscar maior imersão de tela ou câmeras mais avançados, o smartphone Samsung também é mais indicado.

Mas o Zenfone 5Z é uma ótima alternativa para quem procura por alto desempenho, seja nas tarefas do dia a dia ou ao rodar aplicativos e jogos pesados, além de câmeras legais e boa experiência na imagem de tela, mas não faz questão das possibilidades de navegação mais avançadas do Note 8, ou, claro, prefere um celular que caiba na mão.

Confira as ofertas do Zenfone 5Z e Galaxy Note 8:





Confira o nosso vídeo:

Leia também: Os Melhores Celulares e Smartphones

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone