Logo Zoom
Logo Zoom

Você já pesquisou na internet a menção MacBook preço? Quem já fez isso certamente levou um susto daqueles ao comparar os resultados, não é mesmo? Não é de hoje que os dispositivos da Apple demonstram um valor bem mais elevado do que seus concorrentes. Mas, qual o real motivo? Eis a grande questão!

Embora o valor do Macbook possa soar absurdo, não podemos ser totalmente injustos. O fato é que as diferentes versões dos modelos entregam especificações até mesmo absurdas. Só para fazer um breve spoiler do que abordaremos nesse guia, os modelos mais ‘em conta’ com M1 Pro e M1 Max, por exemplo, incluem 64GB de memória unificada. Entretanto, a história toda demanda bem mais informações e é sobre elas que vamos falar agora!

MacBook: preço se justifica nas configurações?

O preço do MacBook é o menor atrativo, embora suas configurações atendam usuários realmente exigentes (Foto: Shutterstock)

Na verdade, o preço do MacBook não é, nem de longe o primeiro atrativo entregue aos consumidores. Quanto a isso, provavelmente quase todos nós temos um acordo. Mas, não se trata apenas de ser um item caro, de forma geral, até porque se analisarmos as configurações dá para aceitar – em partes!

Uma das maiores vantagens em adquirir um dos dispositivos da linha desenvolvida pela marca da maçã é a excelente conectividade com outros aparelhos Apple. Mas, isso não é uma restrição, já que é totalmente possível usar o notebook com aparelhos de marcas diferentes.

Além disso, são dispositivos que atingem um nível de excelência para quem trabalha com ferramentas de edição, audiovisual e design. Aqui, podemos ainda dar o devido destaque para o nicho de computação gráfica.

Outro fator que está sempre na ponta da língua de quem defende esses dispositivos é a sua durabilidade – de fato, isso é inquestionável. As otimizações de sistema possibilitam que os processadores e placas assumam uma ótima função por pouco mais de cinco anos.

Há ainda um sistema operacional mais enxuto, ou seja, tanto o processador como a placa de vídeo entregam performance superior quando comparado aos dispositivos que trabalham com Windows, por exemplo. Isso tudo justifica os valores exorbitantes? A resposta é: depende! Até porque, tanto a capacidade desses dispositivos como o próprio valor devem ser algo avaliado de forma singular.

  • Se você não conhece muito bem parâmetros e componentes, o Zoom não te deixa na mão! Confira nossos artigos que explicam o que é o SSD, o que é o sistema operacional, como saber qual é o modelo do seu atual notebook e o nosso guia completo sobre como escolher o seu próximo notebook. Com mais informação, sua compra será muito mais consciente!

Preço e especificações do MacBook Air

O preço do MacBook Air é mais em conta se comparado a outras versões mais robustas da Apple (Foto: Shutterstock)

A melhor maneira de entender os resultados obtidos em buscas que tenham a menção 'MacBook preço’ é exemplificar, concorda? Por isso, resolvemos fazer uma avaliação breve a respeito do MacBook Air, considerando suas especificações e, claro, valor de mercado, que você pode conferir na vitrine do produto que vamos mostrar mais abaixo.

Aqui, é importante deixar claro que trata-se da versão com configurações mais básicas em relação às demais. Ela dispõe de processador M1, RAM de 8GB e entrega sua placa de vídeo onboard. Vale ainda destacar o SSD de 256GB e tela de 13,3 polegadas.

Mas, porque esse preço Macbook é tão alto se é o modelo mais “simples”? Primeiro, vamos elencar os prós:

· Ele é extremamente fino e portátil, portanto, uma excelente pedida para quem prioriza a mobilidade em um dispositivo. Quanto a isso, sem dúvidas, o modelo ganha muitos pontos!

  • Dificilmente você verá alguém se queixar que esse notebook travou. O chip M1 dá conta do recado mesmo para quem realizar multitarefas e recorre ao uso de programas pesados.
  • O sistema operacional é intuitivo. Pode ser quem passou boa parte da vida usando o Windows estranhe um pouco no começo, mas tudo é resolvido com um breve período de adaptação.
  • A tela é um dos fatores que mais impressiona no MacBook Air. Quem curte uma tela mais escurecida também poderá se beneficiar bastante do modo noturno também.
  • A bateria também não deixa a desejar e pode até mesmo superar um dia inteiro de trabalho longe da tomada.

Quanto aos pontos negativos, não é exagero dizer que eles são quase nulos – mas existem! Um deles é a conectividade limitada, principalmente pela ausência de HDMI e DisplayPort. Portanto, ele conta apenas com USB-C. É um problema absurdo? Novamente, depende do próprio usuário e como ele deseja usar seu dispositivo ao longo dos anos.

Preço e especificações do MacBook Pro

O MacBook Pro M1 2021 é o modelo mais recente e conta com especificações realmente avançadas (Foto: Shutterstock)

Se a gente falou das especificações e preço do MacBook Air, logicamente precisamos falar também da versão Pro. Como já fica praticamente implícito, ele tem características superiores em relação aos modelos anterior. Aqui, nós vamos falar do MacBook Pro M1 2021, que é a versão mais recente da marca.

Ele conta com uma tela de retina de 14,2 polegadas, RAM de 16GB e SSD de 512GB, ou seja, o dobro do modelo anterior. O chip M1 também marca presença nesta versão. Ele também entrega chip M1 e apresenta um notch bem parecido com a câmera presente no iPhone (que ocupa o lugar da webcam).

Qual o preço do MacBook nos EUA?

O preço do MacBook nos EUA parece menor, mas é importante converter para a realidade da nossa moeda (Foto: Shutterstock)

O preço do MacBook nos EUA vai depender do modelo em si. Mas, antes de levar isso como base, é sempre importante considerar a oscilação do Dólar frente ao Real. Até porque já tivemos períodos de alta e, recentemente, uma queda. Mas, mesmo essa “queda” ainda deixa claro que todos os produtos do nicho tecnológico se manterão elevados por aqui.

Em outubro de 2022, o valor do MacBook Pro de 16 polegadas (M1 Pro básico) é de US$ 2.499. Esse modelo dispõe de 16GB de RAM e SSD 512GB. Já a versão mais completa com 32GB de RAM e SSD de 8TB estava no valor de US$ 3.499. Os preços são do site da própria Apple nos Estados Unidos e, é claro, você pode encontrar os produtos um pouco mais caros ou baratos em outras plataformas de venda.

Um dado interessante: países emergentes, como Turquia e Índia, por exemplo, possuem preços bem próximos aos praticados no Brasil, ou seja, os produtos da marca são os mais caros do mundo. Na ponta oposta, temos os Estados Unidos com os menores preços, acompanhado de perto por Japão e Hong Kong. (Fonte da informação: Exame)

E aí? Vale a pena?

É aquilo: um grande “depende”! Pagar o preço MacBook Air pode sim doer no bolso, mas é uma questão bem particular. Diante de todas as vantagens que já listamos e até mesmo perfil de usuário, é um dispositivo que certamente não irá desapontar.

Mas, se você é um usuário que não precisa de um dispositivo focado em recursos tão potentes e não tem objeção por outros sistemas operacionais, pode ser interessante comparar com outros modelos. O fato é que comprar um notebook nos últimos tempos vai exigir sim do orçamento, justamente pela alta do dólar, inflação e ainda questões políticas internacionais.

Conheça o Cashback Zoom!

Essa é uma ferramenta para tornar a compra do seu Macbook (ou qualquer outra que você fizer aqui no Zoom) bem mais vantajosa. Com o nosso cashback, parte do dinheiro investido volta para a sua conta digital e pode até ser revertido para a sua conta bancária.

Curtiu a ideia? Conheça a nossa página especial para tirar todas as dúvidas sobre o Cashback Zoom, veja o vídeo abaixo para saber mais e não perca as vantagens dessa ferramenta desenvolvida especialmente para você!