Notebook Avell é bom? Conheça prós e contras da marca brasileira
Veja quais são as principais vantagens e desvantagens da fabricante brasileira
Entre as várias marcas de notebooks que vendem seus aparelhos aqui no Brasil, temos a Avell, uma representante totalmente brasileira. Por não ser tão conhecida como as concorrentes, muitos consumidores acabam ficando na dúvida se o notebook Avell é bom, e por isso o Zoom preparou um artigo completo para te contar mais sobre essa marca.
A Avell tem o foco em notebooks de alto nível, seja para aqueles que precisam rodar softwares pesados no trabalho ou para quem gosta de jogar. Veja a seguir mais detalhes sobre a empresa, sua história, vantagens e desvantagens, linha de notebooks e descubra se notebook Avell é bom.
Avell: origem da fabricante
A Avell é uma marca totalmente brasileira, fundada em 2000 por Emerson Salomão. A empresa foi fundada com o propósito de fabricar notebooks de alto desempenho, seja para softwares pesados ou mesmo para jogos. Atualmente a fabricante expandiu seu negócio em outros países e já conta com faturamentos milionários todos os anos.
A empresa tem a filosofia de sempre buscar a inovação, oferecendo o que há de melhor em hardware para os consumidores. Isso inclui processadores de última geração, placas de vídeo de alto nível, acabamento robusto e telas de excelente qualidade. É válido destacar que a Avell tem fábrica em Manaus e oferece garantia de 12 meses em seus notebooks.
Avell: nota no Reclame Aqui
O Reclame Aqui é um famoso site em que consumidores podem fazer reclamações sobre seus produtos e são respondidos diretamente pelas marcas, que tentam resolver os seus problemas. Na data da publicação desta matéria, em abril de 2021, a Avell possui a nota 8,9, que é considerada excelente! Esse é um bom indício de que notebook Avell é bom.
Ao todo foram 158 reclamações feitas, sendo que a empresa respondeu todas delas. O índice de solução das reclamações é de 91,8%, e cerca de 81% dos consumidores que reclamaram voltariam a comprar outros produtos da marca.
Avell: linha de notebooks
Atualmente a Avell está trabalhando com a linha de notebook LIV, que significa “Liberdade, Inovação e Versatilidade”. Os aparelhos chegam com processadores de 10ª geração da Intel e diversas configurações, que envolvem diferentes placas de vídeo, tamanho de telas e outros quesitos relacionados ao hardware dos notebooks. É possível que a CPU das máquinas seja atualizada em breve com o lançamento da 11ª geração de processadores Intel.
Os notebooks são divididos em séries, sendo elas: A40, A52, A62, C62 e C65. Os modelos da linha “C” se destacam por terem telas maiores e placas de vídeo RTX, enquanto os da linha A, em sua grande parte, possuem placas de vídeo GTX (apesar de o A62 ter sua versão com a RTX).
Todos os modelos possuem construção robusta, com chassis feitos de alumínio e designs compactos. Eles também variam entre as cores preto e prata e já chegam com o Windows 10 de fábrica. É válido destacar que todos os notebooks Avell possuem opções de customização em suas configurações. Veja abaixo suas características em hardware.
Avell A40 LIV
Entre os modelos da Avell, esse é o mais “básico”. Ele possui processador AMD Ryzen 5 3500U e placa de vídeo Geforce MX250, um modelo de entrada com 2 GB de memória VRAM. O A40 LIV é um notebook leve, que possui tela Full HD de 14 polegadas e pesa pouco mais de 1kg. Ele já chega com SSD NVMe instalado de fábrica. A memória RAM varia entre 8GB, 16GB e 32GB, a depender da configuração escolhida.
O Avell A52 é para os que buscam uma opção “intermediária”. Ele possui o processador i5 10300H, que, apesar de não ser o mais potente que a fabricante tem em seus notebooks, já consegue rodar uma boa gama de programas e jogos pesados. Esse notebook Avell usa a placa de vídeo i5 10300H e tem uma tela de 15,6 polegadas, com resolução Full HD e 120 Hz de taxa de atualização.
ttps://www.zoom.com.br/notebook/notebook-avell-a52-liv-intel-core-i5-10300h-15-6-16gb-ssd-256-gb-geforce-gtx-1650-10-geracao?_lc=88&searchterm=avell
O Avell A62 LIOV é o que tem configurações mais variadas. Todos usam o processador i7 10750H, um chip superpotente voltado para uso em programas e jogos pesados. As telas são de 15,6 polegadas com resolução Full HD, mas a taxa de atualização pode variar entre 60Hz, 120Hz e 144Hz, dependendo da versão escolhida.
Outra mudança importante é nas placas de vídeo, que podem ser a GTX 1650 Ti (4GB de VRAM) ou a RTX 2060 (6GB VRAM). Os notebooks também podem ser comprados em duas cores: preto ou prata. Todos já chegam com SSD NVMe de fábrica e memória RAM que varia entre 8GB, 16GB e 32GB, a depender da configuração escolhida.
Avell C62
Os notebooks C62 são para aqueles que procuram telas maiores, mais especificamente de 17,3 polegadas. Todos os modelos possuem resolução Full HD, 144Hz de taxa de atualização e cobrem um espectro de cores de 100% sRGB, ótimo para quem trabalha com edição de fotos, vídeos e precisa de uma fidelidade maior na imagem.
Todos os aparelhos dessa linha usam o processador i7 10750H, o mesmo da linha A62. As placas de vídeo variam entre a GTX 1650 (4GB VRAM) ou a RTX 2060 (6GB VRAM), por isso o usuário pode escolher se deseja um notebook mais “parrudo” ou com uma configuração mais “light” (nos padrões da empresa). Esses modelos também já possuem SSD NVMe de fábrica e memória RAM que vai de 8GB a 32GB, dependendo da versão escolhida.
Avell C65
Os modelos da linha c65 são os mais potentes que a empresa tem a oferecer. Eles também possuem tela de 17,3 polegadas e resolução Full HD, porém com 240Hz de taxa de atualização. Outra diferença é na placa de vídeo, que aqui é a RTX 2070 Super (8GB VRAM).
Os notebooks usam o processador i7 10750H, mas existe uma versão ainda mais potente, equipado com um i9 10980HK e gabinete de liga de magnésio. Esse é o aparelho com melhor hardware que a Avell vende atualmente, e, consequentemente, o mais caro.
Avell: vantagens e desvantagens
Vantagens:
- Notebooks com configurações muito potentes
- Construção e acabamento de qualidade
- Aparelhos com processadores de última geração
- Marca brasileira com garantia de 12 meses
Desvantagens:
- Todos os modelos são caros
- Sem opções para quem busca um notebook básico
- Muitos modelos sem disponibilidade no site da fabricante
Conclusão: notebook Avell é bom?
Não há dúvidas que a Avell é uma excelente fabricante de notebooks e mostra isso na potência dos seus aparelhos. Se você busca opções com hardware de última geração e que consigam rodar os programas e jogos mais pesados do mercado, com certeza achará alguma opção entre o catálogo da empresa brasileira.
O maior ponto negativo da Avell é o alto preço dos seus notebooks, que é até justificável considerando suas configurações. No entanto, isso acaba tornando a marca uma opção apenas para aqueles consumidores que precisam de notebooks superpotentes e estão dispostos a pagar um bom dinheiro por isso.
Se a Avell não te agradou, veja o nosso artigo com as principais marcas de notebooks que vendem aqui no Brasil!