Samsung Book E30 vs Essentials E30: qual notebook comprar em 2020?

Notebooks são parecidos, mas têm processador Intel Core i3 de diferentes gerações e mudanças pontuais em design.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O Book E30 e o Essentials E30 são dois notebooks de entrada da Samsung à venda no mercado brasileiro. Anunciados recentemente pela fabricante sul-coreana, a linha Book se destaca pela presença de um design moderno e bordas infinitas. Além disso, também houve a adição da décima geração dos processadores Intel Core i3, sendo os sucessores diretos da linha Essentials.

Por se tratar de dois dispositivos muito parecidos e com preço semelhante, o consumidor pode ficar em dúvida sobre qual notebook comprar. Pensando nisso, o Zoom preparou um artigo que compara os dispositivos e que busca te ajudar na hora da escolha. Confira nas linhas a seguir mais detalhes sobre os notebooks e veja qual o ideal para você.

Leia também: Melhor notebook Samsung em 2020: veja qual modelo comprar

Produto indisponível

Produto indisponível

Linha
Book
Essentials
Modelo
E30
E30
Tamanho da tela
15,6 polegadas
15,6 polegadas
Resolução da tela
Full HD (1920 x 1080 pixels)
Full HD (1920 x 1080 pixels)
Modelo do processador
Intel Core i3 10110U
 Intel Core i3 7020U
Clock do processador
2,1 GHz
2,3 GHz
Núcleos do processador
2
2
Memória RAM
4 GB DDR4
4 GB DDR4
Armazenamento
HD de 1 TB
HD de 1 TB
Slot M.2 para SSD
Sim
Sim
Placa de vídeo
Intel UHD Graphics 620 (integrada)
Intel UHD Graphics 620 (integrada)
Bateria
43 Wh
43 Wh
Portas USB

1x USB 3.0

1x USB 2.0

1x USB-C

1x USB 3.0

2x USB 2.0

Portas de vídeo
HDMI
HDMI
Portas de áudio
1x combo (fone e microfone)
1x combo (fone e microfone)
Portas de rede
1x RJ45 (Ethernet)
1x RJ45 (Ethernet)
Entrada para cartão SD
Sim (Micro SD)
Não
Conexões sem fio

Wi- Fi

Bluetooth

Wi- Fi

Bluetooth

Teclado retroiluminado
Não
Não
Tela sensível ao toque
Não
Não
Dimensões (L x P x A)
35,9 x 24,2 x 1,89 cm
37,7 x 24,9 x 1,9 cm
Peso
1,9 quilo aproximadamente
1,9 quilo aproximadamente
Sistema operacional
Windows 10 Home
Windows 10 Home
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Design e construção

Samsung Book E30 chega com visual mais moderno

Uma das principais mudanças implementadas pela Samsung no lançamento da linha Book foi no design. Os novos modelos agora contam com aspecto mais moderno, retangular e segue a tendência de bordas infinitas, já disponibilizadas por outras marcas. Essa mudança oferece ao usuário uma maior imersão durante o uso e também deixa o dispositivo mais compacto.

De acordo com a Samsung, o Book E30 é levemente menor que o Essentials E30, facilitando no transporte em malas e mochilas, além disso houve a inclusão de uma entrada USB-C. No e-commerce brasileiro, a fabricante oferece o Essentials na cor cinza e branco. Já a linha Book é vendida na cor prata, e também na cor branca.

Samsung E30 possui bordas arredondadas, diferentemente da linha Book. (Foto: Divulgação/Samsung)
Samsung E30 possui bordas arredondadas, diferentemente da linha Book. (Foto: Divulgação/Samsung)

Tela

Full HD de 15,6 polegadas nos dois notebooks

Apesar do aspecto visual ter mudado, a tela dos dispositivo é a mesma. Com um display de LED de 15,6 polegadas, a Samsung manteve a resolução Full HD (1920 x 1080) em seus notebooks de entrada. Além disso, a marca ainda oferece o recurso de display antirreflexivo. Essa característica ajuda na exibição e visualização da tela em ambientes com bastante luminosidade.

Desempenho

O processador de décima geração do Book E30 sai na frente

Um dos pontos principais na análise de notebooks é a questão do desempenho. Com processador Intel Core i3 de sétima geração, o Samsung Essentials E30 ficou defasado em relação a dispositivos de outras marcas. Por conta disso, a linha Book conta agora com a família Intel Core da décima geração, oferecendo um desempenho muito superior e também novas possibilidades em relação a jogos e programas de edição.

No geral, os dois notebooks são semelhantes. Tanto o Essentials quanto o Book E30 possuem 4 GB de memória RAM e placa de vídeo integrada Intel UHD Graphics 620. Essas configurações podem decepcionar consumidores mais exigentes. Porém, é possível aumentar a RAM por conta dos slots disponíveis oferecidos pela fabricante.

Samsung Book E30 tem visual moderno. (Foto: Divulgação/Samsung)
Samsung Book E30 tem visual moderno. (Foto: Divulgação/Samsung)

Armazenamento

Ambos contam com HD de 1 TB e possibilidade de instalar um SSD

No armazenamento também não houve mudanças. Os dois aparelhos possuem HD com capacidade de 1 TB, que deve ser suficiente para armazenamento de arquivos e instalação de jogos. Porém, a falta de um SSD de fábrica pode deixar o sistema operacional um pouco mais lento. Pensando nisso, a Samsung também disponibiliza um slot M.2 para quem decidir por dar um upgrade e comprar um SSD separadamente.

Bateria

A bateria é igual nos dois modelos

Apesar das poucas informações divulgadas pela Samsung na questão da autonomia de bateria. O consumidor não pode esperar por mudanças significativas nesse ponto. De acordo com a marca, os dois notebooks possuem bateria com células de 43 Wh. Apesar de ser um número bastante subjetivo, pelo Book E30 contam com processador mais potente, é esperado uma autonomia um pouco menor.

Novos notebooks da linha Book possuem bateria semelhante aos Essentials (Foto: Divulgação/Samsung)
Novos notebooks da linha Book possuem bateria semelhante aos Essentials (Foto: Divulgação/Samsung)

Custo-benefício

O Book E30 pode sair mais caro, mas ele também é mais atualizado

Com especificações bastante parecidas e com algumas mudanças pontuais, a Samsung atualizou seus dispositivos para tentar seguir o padrão de mercado. Por possuir um preço pouco mais alto do que seu antecessor, é possível dizer que o Book E30 tem sim o melhor custo-benefício entre os dois dispositivos.

As atualizações no design e no processador - que agora é de última geração -, podem valer a pena já que essas características permitem que o usuário deixe de trocar o dispositivo em um curto período de tempo. Isso não acontece com o Essentials E30 em razão de seu Core i3 ser de sétima geração.

Veredito

Qual é o melhor notebook Samsung com Intel Core i3?

Por se tratar de uma atualização na linha de notebooks, a escolha por comprar o Book E30 pode valer a pena aos usuários que desejam um dispositivo com desempenho mais atualizado e design moderno. Entretanto, não é possível afirmar que essa diferença é notável a ponto de trocar um pelo outro.

Por possuir armazenamento e quantidade de memória RAM iguais e diferença nenhuma na autonomia de bateria, o usuário que se sentir confortável com seu Essentials E30 talvez sinta necessidade de realizar essa troca, pagando um preço mais alto pela atualização.

Compare preços

Leia também: