Notebook, smartwatch e celular Samsung em uma mesa de madeira

Pasta Segura Samsung: como funciona o recurso do ecossistema Galaxy

Saiba como proteger seus documentos mais sensíveis com o novo recurso de Pasta Segura Samsung

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Um recurso lançado para os computadores da Samsung, a Pasta Segura Samsung é uma forma de proteger documentos sensíveis, adicionando mais uma camada de proteção a eles. Lançado junto com o ultrafino Galaxy Book S, esse tipo de pasta exige autenticação por biometria ou por meio de uma nova senha.

Inclusive, nós fizemos um review completo do Galaxy Book S, o primeiro a integrar o ecossistema Galaxy, oferecendo mais conectividade com outros aparelhos da marca. Se quer saber mais sobre o primogênito da nova linha, veja o nosso review completo para saber tudo do Galaxy Book S.

Leia também:

Notebook Samsung aberto sobre mesa branca
A nova linha de notebooks Samsung contam com a Pasta Segura, que adiciona mais camadas de segurança aos seus documentos sensíveis (Fonte: Divulgação/Samsung)

O que é a Pasta Segura Samsung?

Um ambiente à parte que pode ser acessado direto do seu notebook, essa pasta tem uma camada adicional de proteção. Você pode criar uma senha exclusiva para ela, ou condicionar sua liberação apenas por biometria.

O leitor biométrico do Galaxy Book S fica botão de liga ou desliga, no canto esquerdo da parte inferior do notebook. Ele também pode ser usado para fazer login no Windows 10. A Pasta Segura Samsung é protegida por criptografia, então os dados contidos nela não há como desbloquear a Pasta Segura remotamente.

A funcionalidade é disparada assim que o usuário se desloga do computador, tornando o acesso mais difícil. Luciano Beraldo, gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil, declarou em nota à imprensa:

"Dentro do nosso propósito de desenvolver o Galaxy Book S como o equilíbrio perfeito entre conectividade, desempenho e mobilidade para as mais diversas rotinas, a segurança foi um fator considerado como prioridade. A Pasta Segura é uma função importante para se proteger de acessos não autorizados a informações confidenciais.”

Em quais notebooks a Pasta Segura Samsung está disponível?

No momento, apenas o Galaxy Book S conta com a funcionalidade, justamente por ser o notebook mais recente da marca. Além dele apenas os celulares Galaxy e tablets da linha como o Galaxy Tab S6 Lite contam com a Pasta Segura.

Porém, essa funcionalidade irá se estender à próxima linha de notebooks Samsung Galaxy: o Pro e Pro 360. Você pode conferir tudo sobre esses computadores que ainda vão chegar no mercado na cobertura que fizemos do evento online transmitido pela Samsung em abril de 2021.

Como usar a Pasta Segura Samsung?

Você tem um Galaxy Book S, mas ainda não sabe como usar a Pasta Segura da Samsung? Veja a seguir como incluir arquivos e, sempre que necessário removê-los. Vale lembrar que você pode inserir todo tipo de arquivo na Pasta Segura, como documentos, planilhas, fotos e vídeos.

Ao mesmo tempo, também pode recuperar fotos na Pasta Segura Samsung. Confira o passo a passo a seguir.

Passo 1. Ligue o computador e abra a barra de busca do Windows. Nela, busque pelo app Samsung Security e o abra.

Tela do aplicativo Samsung Security mostrando pasta segura Samsung
Você poderá configurar a Pasta Segura Samsung a partir de seu app de segurança digital (Fonte: Divulgação/Samsung)

Passo 2. Com o app aberto, defina uma senha para desbloquear sua Pasta Segura Samsung.

Tela de criação de senha para a pasta segura Samsung
Crie uma senha forte para a sua Pasta Segura Samsung (Fonte: Divulgação/Samsung)

Passo 3. Escolha qual pasta do seu notebook se tornará uma pasta segura e protegida por senha. Você também pode criar uma pasta nova.

Tela de escolha da pasta que receberá a camada extra de proteção da Samsung
Ao clicar no botão "Selecionar pasta", você poderá definir qual local no seu notebook ficará a sua pasta segura (Fonte: Divulgação/Samsung)

Passo 4. Com a pasta segura Samsung criada, vale mencionar que ela será ocultada por padrão. Para fazê-la aparecer, use a combinação de teclas Win+F12 e digite a sua senha. Para ocultá-la novamente e mantê-la a salvo de curiosos, basta apertar a mesmo sequência novamente.

Confirme a criação da pasta segura Samsung usando sua senha do Windows
Sua Pasta Segura Samsung só pode ser acessada ao usar a combinação de teclas "Win+F12" e digitando a senha que criou no passo 2 (Fonte: Divulgação/Samsung)

Confira também: