Logo Zoom
Logo Zoom

Na busca pelo melhor bebedouro para gatos? A água é fundamental para a saúde dos gatinhos. No entanto, na maioria dos casos, os gatos não costumam beber a quantidade necessária de água por dia, o que pode trazer malefícios como problemas renais e urinários.

Para evitar isso, é importante disponibilizar alguns modelos de bebedouro para gatos nos cômodos da sua casa ou apartamento. E lembre-se: o bebedouro precisa ter água fresca disponível sempre.

Outra estratégia interessante para aumentar o interesse dos gatos pela hidratação é utilizar uma fonte para gatos. Isso porque os felinos têm mais atração pela água corrente do que pela água parada. Não é uma regra, mas é possível que você já tenha se deparado com o seu gatinho bebendo água do chuveiro ou da torneira, não é mesmo?

Vai adotar um gatinho? Veja tudo que precisa ter em um enxoval para gato. Mas se a adoção for de um cachorro, veja tudo para um enxoval para cachorro completo.

Veja como escolher e qual o melhor bebedouro para gatos (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como selecionamos os nossos produtos

A lista a seguir foi foi elaborada com cuidado pela nossa equipe de especialistas, garantindo que você encontre as melhores opções de compra com segurança e satisfação. Ela leva em conta fatores como popularidade, relevância, avaliação dos usuários e preço.

Confira abaixo as melhores opções de bebedouro ou fonte para gatos:

Fonte de água para gato Petlon

A Fonte de água para gato Petlon é uma excelente opção para caso o seu gato não beba muita água. Ele possui indicador de quantidade para 2 litros e filtro purificador localizado no centro do reservatório. Além disso, a fonte mantém a água no reservatório, evitando que seu gato fique sem.

Os gatinhos são mais propensos a beber água corrente do que água parada, e essa é uma ótima maneira de fazer com que eles se hidratem.

Vale ressaltar que existe uma grande variedade de fonte para gato no mercado, e elas podem variar entre cores e formatos. Normalmente, a opção em plástico acaba sendo um pouco perigosa, já que, em alguns casos, ela pode liberar substâncias tóxicas ou acumular bactérias em suas ranhuras.

O ideal é optar por modelos com filtros, como esta. Para isso, é preciso estar atento ao prazo em que o filtro deve ser trocado para que a água fique limpa. A fonte de água para gato traz como pontos positivos o interesse dos bichanos e o fato de a água estar sempre limpa e fresca.

Já como ponto negativo aparece a necessidade de o bebedouro para gatos estar ligado à rede elétrica, apesar do consumo ser baixíssimo mesmo ao deixar sempre ligado. Por fim, a fonte pode ser usada por gatos de todos os portes e idades.

Bebedouro para gatos tradicional Carry On Pet

O bebedouro para gatos Carry On Pet é um bom exemplo de modelo mais tradicional. No caso deste, ele possui o tamanho médio, e o formato redondo padrão. Além disso, ele é construído em aluminio, mas os bebedouros de maneira geral podem ser produzido em plástico, vidro, porcelana ou inox.

O bebedouro para gatos tradicional pode ficar em qualquer lugar, já que não depende de instalação elétrica ou hidráulica. Como principais pontos positivos, o bebedouro para gato tradicional traz preço baixo, facilidade de encontrar e praticidade na hora de limpar.

Já como pontos negativos estão a necessidade de substituição (em especial, os de plástico e alumínio, que criam ranhuras e, por isso, podem abrigar germes) e o fato de que os gatos podem não se interessar tanto pelo modelo. Ele pode ser utilizado por gatinhos de todos os portes e idades.

Bebedouro para gatos automático Plast Pet

O bebedouro para gatos automático da Plast Pet é um modelo que está ganhando popularidade pela praticidade. Ele possui um design moderno e vem com um filtro de carvão ativado, para manter a água sempre limpinha. Além disso, ele conta com uma capacidade máxima de 2 litros.

Bebedouros automáticos podem ser encontrados em versões de galão, fonte e "lambe-lambe". Além disso, o bebedouro para gato automático pode ser elétrico ou até mesmo inteligente. E também podem ser usados por felinos de todos os portes e idades.

Sua praticidade é seu ponto positivo, já que, com ele, você não vai precisar se preocupar com a troca de água.

Bebedouro para gatos elevado Gato Alto

O bebedouro para gatos elevado Gato Alto é um modelo versátil, podendo também ser utilizado como comedouro elevado, inclusive para cães. No caso dos felinos, trata-se do modelo ideal para gatos idosos ou com problemas digestivos, ósseos ou articulares. No entanto, ele também é uma ótima opção para gatinhos saudáveis, pois esse tipo de pote de água previne que eles venham a ter qualquer tipo de distúrbio.

Seu principal ponto positivo é a qualidade de vida para o animal, pois, com o bebedouro para gato elevado, o esôfago fica alinhado ao estômago, evitando refluxos e posições desconfortáveis que fazem mal ao felino.

Bebedouro para gatos ergonômico

O bebedouro para gatos ergonômico leva em conta o porte do pet (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O bebedouro para gatos ergonômico leva em conta as individualidades do animal, como o porte, por exemplo. É uma opção que regula a altura para o seu gatinho, prevenindo e combatendo problemas digestivos, ósseos e articulares. Alguns modelos também ajustam a largura, já que os felinos não gostam de encostar os bigodes nas bordas.

Como levam em consideração características próprias dos gatinhos, esse tipo de pote de água é indicado para todos os gatos, de portes e idades diferentes, sendo esse o maior ponto positivo desse modelo. Já como ponto negativo está o preço mais alto e o fato de não se adaptar tão bem para gatos de portes diferentes que vivem na mesma casa.

Buscando conforto para o seu gato? Confira aqui algumas ofertas de bebedouro para gato ergonômico!

Qual é a altura ideal do bebedouro para gatos?

A altura ideal do bebedouro para gatos é no início do peito ou dos cotovelos (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A altura ideal do bebedouro ou fonte para gatos é no início do peito ou dos cotovelos. Nessa posição, o esôfago fica alinhado ao estômago, diminuindo as chances de problemas digestivos. Quando o gato bebe água abaixado, ele comprime o estômago e força as articulações, o que é desconfortável e pode trazer problemas de saúde.

Já quando ele bebe água em pé, com o bebedouro no chão, o estômago fica mais alto que o esôfago, gerando refluxos e outros problemas digestivos. Para ajudar, existem bebedouros elevados, com altura regulável. Gatos idosos se beneficiam com o uso desse tipo de bebedouro, pois eles já não têm as estruturas óssea e articulares preservadas.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a largura do bebedouro, já que os bichanos podem perder o interesse pela hidratação se os bigodes tocarem a água. Portanto, para escolher o bebedouro para gatos ideal, considere sempre o porte, a raça e a idade do seu gato.

Onde se deve colocar o bebedouro ou fonte para gatos?

O bebedouro para gatos deve ser colocado longe do comedouro (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Gatos são conhecidos por sua higiene e, por isso, os bebedouros para gatos devem ser colocados longe da caixa de areia. Além disso, é importante que a água do bebedouro esteja sempre limpa, pois os felinos são exigentes quanto a isso. Potes de água transparentes podem ajudar, já que permitem que eles vejam que ela está realmente limpa.

Outra estratégia é não manter o bebedouro próximo ao comedouro, pois o cheiro da ração pode confundir o gato quanto à limpeza da água. Além disso, é interessante posicionar o bebedouro para gatos em locais em que felino se sinta confortável, de forma a evitar lugares barulhentos, como perto da máquina de lavar, por exemplo.

O bebedouro para gatos também precisa estar localizado em um cômodo arejado e ao abrigo do sol para que a água esteja, além de limpa, fresquinha. Também é fundamental ter bebedouros em diversos espaços da casa, principalmente se o seu gato tem algum problema urinário ou não bebe muita água.

Qual o melhor pote de água para gatos?

O bebedouro para gatos precisa ser adequado ao porte do felino (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A primeira coisa que devemos levar em consideração na hora de comprar um bebedouro para gatos é o tamanho correto do produto. Gatos costumam beber, em média, de 30 a 50ml de água por quilo corporal. Um pote de água para um gato de 5kg, por exemplo, deve ter, no mínimo, 300ml de capacidade.

Também é importante lembrar de fazer a troca da água diariamente e a limpeza do bebedouro uma vez por semana. Outro ponto a se prestar atenção é o material do pote de água. Devemos evitar bebedouros plásticos e de alumínio, pois eles podem liberar substâncias nocivas ou acumular bactérias e microrganismos em suas ranhuras.

Como já falamos antes, uma ótima opção são as fontes de água para gatos, pois os felinos têm preferência por água corrente. Elas fazem, inclusive, com que eles bebam até cinco vezes mais água que nos bebedouros tradicionais, evitando problemas urinários e renais.

Como escolher fonte para gatos?

Comece escolhendo o material. Dê preferência para cerâmica ou inox. São as mais resistentes e não liberam substâncias tóxicas. Fique atento a altura da fonte, escolhendo uma da altura do cotovelo do gato.

O tamanho e capacidade (no mínimo 500ml) também são importantes. Por fim, verifique a presença de recursos extras, como filtro, ajuste de intensidade e funcionamento por aproximação.

Por que ter uma fonte para o gato?

Como falamos antes, os gatos não bebem muita água, o que pode causar sérios problemas urinários e renais. Mas este problema é minimizado com o uso das fontes para gatos, chegando a aumentar em até cinco vezes o seu consumo de água, quando comparado aos bebedouros comuns. Isso se dá pelo maior interesse dos gatos em água corrente.

Como saber se uma fonte é boa ou ruim?

Para saber se uma fonte é boa ou ruim, devemos ter atenção com alguns fatores. Primeiro o material, devendo evitar fontes feitas de plástico e alumínio. Estes materiais tem baixa durabilidade e dispensam resíduos tóxicos na água. Fontes muito baixas ou altas também são ruins para o seu gato.

A capacidade também faz diferença, de forma que fontes para gatos com menos de 500ml devem ser evitadas. Por fim, devemos fugir de fontes muito barulhentas, já que os gatos se incomodam com ruídos, e modelos com alto consumo de luz.

Garanta preço baixo no Zoom

Agora que já escolheu o melhor tipo de bebedouro para gatos, conheça dicas para comprá-lo pelo melhor preço. Aqui no Busca você pode usar o Histórico de Preço, para acompanhar as variações de preço do produto nos últimos seis meses.

Outro recurso de destaque é o Alerta de Preço. Com ele, você escolhe um valor que acha justo pagar pelo produto, e quando este valor for atingido, nós te avisamos. Não é incrível? Saiba como usar abaixo:

E não para por aí! No Zoom, você não fica na mão. Em caso de dúvidas, conte com um dos nossos especialistas. Eles estarão à disposição para tirar todas as suas dúvidas antes da compra, e ainda ajudar com aquela dica de ouro para economizar. Confira mais no vídeo abaixo: