Cercado para cachorro: entenda para que serve e veja os principais modelos
Entenda a utilidade do recurso e veja qual o melhor cercado para cachorro para o seu pet

Durante a pandemia do novo coronavírus, o home office se transformou em realidade e, com isso, o convívio entre tutores e cachorros aumentou. Passar um tempo com o cãozinho é uma delícia, mas, por outro lado, é preciso aprender a lidar com a interferência do pet nas tarefas do dia a dia. E é aí que entra o cercado para cachorro.
O cercado para cachorro é um recurso utilizado para limitar o espaço do animal doméstico ou evitar que ele acesse lugares perigosos. De metal, madeira, plástico ou tecido, ele pode ser útil para manter o cão em um local reservado, sendo usado até mesmo ao longo do adestramento, para que o pet aprenda a fazer as necessidades no tapete higiênico.
Leia também: Tapete higiênico para cachorro: vale a pena comprar?

Além disso, o cercado para cachorro também pode ser levado para viagens, de forma a evitar que o cão fuja por alguma brecha. Ele ainda serve para separar animais, caso você seja tutor de mais um cachorro ou de um gato. Mas, lembre-se: o recurso deve ser utilizado de maneira correta para evitar traumas. Por isso, associar o uso do item com petiscos ou carinho ajuda o cãozinho a se sentir mais relaxado.
Para escolher o melhor cercado para cachorro, é importante avaliar sua utilidade no dia a dia. Por exemplo, para manter o animal em um espaço restrito, o modelo de grades com portão é o ideal. No entanto, para proteger os filhotes e mantê-los à vista, o cercadinho é mais recomendado.
- A medida de 70cm de altura por 80cm de largura é suficiente para restringir a passagem de cachorros de raças grandes, como Golden Retriever, Labrador e Pastor Alemão;
- Alguns modelos de cercado para cachorro são extensíveis e dobráveis, para caso tutor deseje restringir a passagem por uma área maior. Uma das medidas mais comuns desse modelo de cercado para cachorro é 90cm de altura por 2m de comprimento.
Quer saber qual é o melhor cercado para o seu cachorro? Dê um Zoom e confira as opções para o seu pet!
Veja mais: O que é preciso para viajar com um cachorro?
Cercado para cachorro grande
A grade com portão é um tipo de cercado para cachorro grande

Limitar o espaço de um cachorro grande e forte é uma tarefa complicada, né? Felizmente, existem cercados desenvolvidos especialmente para eles. As grades com portões embutidos são um modelo de cercado para cachorro grande feito de metal e revestido com tinta lavável.
Vantagens:
- O cercado para cachorro grande pode ser fixado apenas com a pressão entre portais de madeira, plástico, metal, pedras e outros materiais, sem a necessidade de furar a parede para isso;
- A medida do fixador é ajustável para se adaptar à largura do portal;
- Possui revestimento nas pontas para evitar que o animal se machuque;
- O portão abre e fecha para os dois lados para facilitar a passagem das pessoas, e traz travas de segurança para evitar que crianças abram;
- Não enferruja.
Desvantagens:
- A maioria desses modelos não possui peças de reposição específicas para caso quebrem;
- Os modelos de metal são mais resistentes, mas mais pesados para transportar.
Confira aqui as melhores ofertas de cercado para cachorro grande!
O cercado montável ou berçário é um tipo de cercado para cachorro pequeno

Para cachorros pequenos ou filhotes, além do modelo de grade com portão, há a opção de cercados montáveis ou berçários. Esse cercado para cachorro pequeno pode ser quadrado, hexagonal ou em formato de tenda. Ele costuma ser feito de metal, madeira ou tecido.
Vantagens:
- Não depende de um vão ou portal para ser instalado. É possível armar o cercadinho em qualquer lugar, até mesmo ao ar livre;
- É dobrável e pode ser transportado facilmente;
- O cachorro permanece no mesmo ambiente que o tutor.
Desvantagens:
- Por criar um espaço ainda mais restrito, o ideal é que o cachorro fique dentro do cercado por pouco tempo, para que não fique estressado;
- O modelo de tecido pode absorver odores e ficar manchado. Portanto, o ideal é lavar com alguma frequência, dependendo do uso;
- O modelo de madeira pode ficar danificado com a umidade e é o mais complicado de instalar, já que a montagem demanda ferramentas.
Veja aqui as melhores ofertas de cercado para cachorro pequeno!
O que colocar no cercado para cachorro?
É importante deixar o espaço do cercado para cachorro confortável e acolhedor

Algumas raças de cachorro lidam melhor com restrições. Já outras, mais impertinentes e sociáveis, podem resistir ao isolamento, mesmo que temporário. Nesse sentido, é importante ter cuidado no uso do cercado para cachorro para evitar traumas ao pet.
Para que o cachorro se adapte mais facilmente ao cercado, o ideal é criar um ambiente acolhedor no espaço. Deixe tudo que é familiar ao alcance do animal para que ele se sinta confortável: comedouro e bebedouro, brinquedos, caminha e tapete higiênico.
Cuidados com o cercado para cachorro
É fundamental prestar atenção na higiene do cercado para cachorro

Para prolongar a duração do cercado para cachorro, o ideal é evitar molhar os modelos de madeira e metal, ainda que os de metal geralmente sejam resistentes à ferrugem. Um pano úmido costuma ser o suficiente para higienizá-los.
Além disso, tenha cuidado ao manusear os modelos dobráveis, que costumam ser mais frágeis. Com os modelos de tecido, o principal cuidado é evitar o atrito com a superfície ou lavagens agressivas à maquina para que não rasguem.
E não se esqueça: nada de deixar o pet por muito tempo no cercadinho. Ele pode se sentir abandonado e ficar estressado. É fundamental que o cãozinho seja livre e pratique exercícios físicos!