Zoom indica em Smart TV Box

Chromecast 2 vs Chromecast 3: qual a melhor versão do dongle do Google?

Diferentes gerações do Chromecast apostam em funcionalidades parecidas e poucas mudanças.

Chromecast
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

O Chromecast é um dos Smart TV Box mais populares atualmente. O pequeno dongle do Google “transforma” uma TV sem internet em Smart TV, com auxílio de um smartphone ou outro dispositivo como um notebook.

No Brasil, é possível encontrar o Chromecast 2 e o Chromecast 3 com facilidade e até por faixas de preços bem semelhantes. Mas quais as diferenças entre as duas gerações lançadas pelo Google?

Bem, na verdade as mudanças entre o modelo de 2015 e a versão de 2018 são bem sutis, e o Chromecast segue com as mesmas principais funções e configurações.

Descubra as diferenças e escolha o melhor Chromecast para turbinar a sua TV:

Chromecast 2Chromecast 2Chromecast 3Chromecast 3
Lançamento
Setembro de 2015 Outubro de 2018
Resolução máxima
1080 pixels @ 30 fps 1080 pixels @ 60 fps
Wi-Fi
Wi-Fi Dual Band 802.11 b/g/n/ac Wi-Fi Dual Band 802.11 b/g/n/ac
Outras conexões
HDMI, USB/Micro USB, Bluetooth HDMI, USB/Micro USB, Bluetooth
Dimensões
51,9 mm x 51,9 mm x 13,59 mm 51,81 mm x 51,9 mm x 13,8 mm
Peso
39 gramas 40 gramas
Ver ofertas Ver ofertas

Poucas alterações no visual

O formato em disco apresentado pelo Chromecast 2 voltou na geração seguinte, assim como as dimensões, bem parecidas.

Mas isso está longe de ser uma má notícia, já que o aparelho tem design bem funcional, fácil de conectar até nas entradas traseiras da TV sem precisar arrastar o aparelho.

Para não dizer que nada mudou, o Chromecast 3 tem acabamento fosco e logo do Google mais discreta no meio do disco. Detalhes.

Qualidade de imagem e desempenho ganharam um leve upgrade

Pode-se dizer que aqui estão as principais evoluções do Chromecast 3 em relação ao modelo anterior.

Ambos podem reproduzir vídeos em alta definição Full HD, mas a geração mais nova ganha pontos ao alcançar 1080 pixels em 60 frames por segundo, enquanto o Chromecast 2 fica em 1080 pixels a 30 frames por segundo.

Se você usa uma TV Full HD, é uma vantagem legal, já que as imagens ficam mais fluidas. Agora, em TVs HD, o resultado vai ser o mesmo.

Além disso, segundo o Google, o Chromecast 3 também ganhou melhorias no processador, com desempenho 15% mais rápido do que o apresentado pelo Chromecast 2. Uma mudança pequena que, sinceramente, representa poucos segundos a menos de espera no carregamento dos vídeos.

Para quem está se perguntando “e o 4K?”, fica o aviso: por enquanto, apenas o modelo Chromecast Ultra é compatível com a imagem em Ultra Definição.

Sem mudanças nas conexões, mas tudo bem

O Chromecast 2 já garantia todas as conexões necessárias para cumprir bem o objetivo do aparelho, então é uma boa notícia que nada tenha mudado no modelo seguinte.

As duas versões contam com Wi-Fi Dual Band compatível com os padrões 802.11 b/g/n/ac, em frequências de 2,4 Ghz e 5 GHz. A conexão com o smartphone é realizada por meio do Bluetooth.

Para conectar o Chromecast na TV, você deve usar uma das portas HDMI do aparelho, enquanto a alimentação de energia pode ser por meio de uma porta USB da própria TV ou pela tomada.

Todos os cabos de conexão acompanham o Chromecast, inclusive um adaptador USB/Micro USB e o cabo HDMI para encaixe na TV.

ChromecastO Chromecast depende de um celular ou notebook para funcionar / Divulgação

Compatibilidade do Chromecast

Diferente de concorrentes como o Apple TV, o Chromecast depende de um dispositivo conectado na mesma rede Wi-Fi para funcionar, como smartphone ou notebook. Isso torna sua utilização super simples, com configuração intuitiva em poucos passos.

Assim, você pode até levar o Chromecast em viagens e ver filmes e séries em qualquer lugar com internet Wi-Fi disponível (e com uma TV com porta HDMI, claro).

A versatilidade é outro ponto forte das duas gerações do Smart Box do Google, compatíveis com sistemas operacionais Android, iOS (dos iPhones e iPads), Windows e MacOS.

Entre os muitos aplicativos compatíveis, estão os mais buscados Netflix, Youtube, HBO Go, Globo Play, Spotify e Deezer.

É pouco provável que seu aplicativo de streaming preferido não possa ser usado, além de alguns games e até recursos de espelhamento de tela. Nada disso muda entre o Chromecast 2 e o Chromecast 3.

Chromecast 2 ou Chromecast 3: qual o melhor?

Na verdade, eles são bem parecidos. Tudo bem que o Chromecast 3 leva uma pequena vantagem pelos vídeos Full HD @ 60 fps, ou até pelo desempenho um pouquinho melhor. Se você já tem um Chromecast 2, não precisa se preocupar em comprar a versão mais atualizada.

Agora, caso você vá comprar seu primeiro Chromecast ou ainda tenha a primeira geração do aparelho, vale investir no Chromecast 3, até porque os valores entre as duas edições não costumam ser muito diferentes.

Compare os preços do Chromecast 2 e Chromecast 3:

 

Quer ler mais sobre TVs e Smart TVs? Chega mais e conheça a nossa página dedicada ao assunto!

Saiba mais:

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em smart tv box