Indivíduo segurando uma porção de glutamina sobre a embalagem do produto

Melhor glutamina em 2021: veja a lista com as melhores opções do suplemento

Buscando a melhor glutamina para tomar? Confira a nossa seleção e acerte na escolha!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A glutamina é um dos suplementos alimentares mais presentes na rotina de atletas e praticantes de musculação. Capaz de promover e manter a hipertrofia, o aminoácido é o grande responsável por melhorar o desempenho nos treinos. Além disso, a adição da melhor glutamina à sua dieta ajuda a fortalecer o sistema imunológico e aumentar a resistência muscular.

Embora seja uma substância produzida pelo nosso organismo, a taxa da glutamina pode diminuir após exercícios físicos intensos - exigindo a suplementação. Mas, se você não sabe como escolher o produto certo para manter os músculos e prevenir complicações, nós podemos te ajudar. Com a ajuda da especialista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela), que é nutricionista, te mostramos todas as informações sobre o assunto, incluindo opções de gluminatina para comprar em 2021.

Homem adicionando glutamina ao shake em cima de mesa de madeira
<em>A glutamina pode ser consumida e misturada com água ou outro tipo de bebida saudável. Saiba os seus benefícios e qual a melhor glutamina para você! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)</em>

O que é glutamina?

Mulher caucasiana botando medida desejada de glutamina em seu skoop
<em>A glutamina é um suplemento alimentar responsável pela recuperação dos músculos e fortalecimento do sistema imunológico (Imagem: Reprodução/Shutterstock)&nbsp;</em>

A glutamina nada mais é do que um aminoácido sintetizado e produzido pelo próprio organismo. Também conhecida como l-gluamina e glutamine, a substância representa 61% do tecido muscular esquelético e é um dos principais componentes das proteínas dos seres vivos. Na prática, a glutamina é feita por meio da conversão de outro aminoácido, o ácido glutâmico, e consiste em 19% de nitrogênio.

Justamente por isso, ela é o principal responsável pelo transporte primário par as células musculares. Embora esteja presente no nosso organismo, a glutamina também pode ser encontrada em diferentes alimentos, como iogurtes, peixes e ovos, e através dos suplementos.

Principais benefícios da glutamina

Mulher consumindo a mistura de glutamina com outra bebida
<em>A glutamina </em>é funcional e benéfico ao corpo, além de potencializar a rotina de exercícios<em> físicas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)&nbsp;</em>

Antes de buscar a melhor glutamina para você, é importante entender como essa substância age no organismo. De maneira simples, ela é sinônimo de fonte de energia para as células dos músculos, proporcionando uma melhora de desempenho durante os treinos. Outra vantagem garantido pelo uso da glutamina é o fortalecimento do sistema imunológico. Isso porque a substância regula a resposta imune de IgA, que é um anticorpo importante no ataque de vírus e bactérias.

Outro benefício desse aminoácido é a prevenção da degradação do músculo causada pelos exercícios intensos. O resultado é um ganho de massa muscular tanto para os iniciantes na academia quanto para os veteranos. Além disso, a glutamina também pode melhorar o metabolismo e limitar os desejos por açúcar, favorecendo o emagrecimento e o tratamento de diabetes, respectivamente. Ainda assim, é importante lembrar que a suplementação deve ser acompanhamento por um nutricionista.

Qual é a melhor glutamina?

Glutamina em pó em recipientes e despejada sobre uma mesa
<em>Veja a seleção com as melhores opções de glutamina do mercado em 2021 (Imagem: Reprodução/Shutterstock) </em>

Com tantas opções de glutamina no mercado, escolher a ideal para você está longe de ser uma tarefa fácil. Por isso, antes de mais nada, é preciso estar atento à alguns requisitos. O primeiro deles, segundo a nutricionista, é procurar um profissional para entender se a suplementação é realmente necessária. Em seguida, sob orientação, lembrar de alguns critérios.

"Deve-se levar em consideração o tipo de glutamina, ou seja, se é uma composição pura ou hidrolisada. Junto a isso, verifique se os ingredientes estão de acordo com a proposta (quanto menos ingredientes e aditivos, melhor)", reforça Bruna.

A nutricionista também lembra de sempre procurar pelo selo de aprovação da ANVISA, de pesquisar sobre a relevância da marca no mercado e a composição do produto. "A gramatura por porção é outro ponto relevante. Importante observar para estar de acordo com o planejamento alimentar", lembra.

Além disso, lembre-se que a glutamina pode ser encontrada em três formatos: pó, cápsula ou sachê. A primeira opção tende a ser mais durável, enquanto as duas últimas mais práticas. existe em dois formatos: em pó ou em cápsulas. Considerando esses e outros fatores, selecionamos as melhores opções de glutamina no mercado. Veja abaixo:

1. Glutamina Isofort Ultra

A glutamina Isofort Ultra é produzida à base de proteína isolada e hidrolisada do soro de leite. Isso significa que o produto é ideal para praticantes de atividade física com objetivo de aumentar e recuperar a massa muscular. Na sua fórmula, é possível encontrar outros suplementos, como a creatina, que estimula o desempenho físico durante treinos de curta duração e alta intensidade.

Um dos diferenciais dessa glutamina são as opções de sabores que incluem baunilha e cacau. De acordo com a fabricante, o produto apresenta 26g de proteína, 2.000 mg de glutamina, 3.000 mg de creatina, 120 µg Cromo e 7,0 mg de Zinco por porção. Sendo assim, além melhor o desempenho físico, essa glutamina ajuda na formação de músculo, acelera o metabolismo e contribui para manutenção de cabelo, pele e unhas.

2. Glutamina Powder Probiótica

É impossível falar de melhores glutaminas sem citar a L-Glutamine, da Probiótica. Trazendo a versão mais pura do aminoácido, ela é o combustível necessário para o desenvolvimento do seu treino. Em sua composição, também é possível encontrar uma grande quantidade de nitrogênio, que é sintetizado nas células de músculo para crescimento.

Outro destaque desse produto é a sua durabilidade. Para utilizá-lo, basta um copo de água ou de sua bebida preferida e uma colher de chá (5g) dessa glutamina. Se você investe na suplementação mensal, por exemplo, o produto é uma excelente opção.

3. Glutamina Nutrify

A glutamina Nutrify é a escolha certa para quem busca um suplemento natural. Isso porque, em sua composição, o seu único ingrediente é a L-glutamina pura. Sim, isso mesmo! O produto não possui quantidades significativas de carboidratos, gorduras ou sódio. Na prática, ela garante uma extrema pureza e absoração elevada.

De acordo com alguns consumidores, a glutamina da Nutrify apresenta uma coloração mais clara e não costuma causar pelotas ao ser misturada. Uma das possíveis justificativas para esse benefício é o processo de ultrafiltragem do produto. Quanto ao sabor, ele é neutro e permite que a glutimaa seja adicionada à shakes, smoothies e até mesmo junto com a vitamina C pela manhã.

4. Glutamina L-G Max Titanium

Quando se trata de glutamina, a Max Nutrition é umas marcas nacionais mais conhecidas entre os usuários. A L-G, por exemplo, é uma das opções que oferecem o melhor custo-benefício do mercado. Isso porque, apesar do preço acessível, o item mantém altos níveis de glutamina dentro das células, garantindo um bom resultado.

No mercado, essa glutamina é encontrada em dois tamanhos diferentes: 150g e 300g. Mas, independente da sua escolha, os benefícios são sempre os mesmos. Além de fortalecer o sistema imunológico, ela promete melhorar a recuperação muscular e a reprimir a degradação dos músculos. Outra vantagem dessa glutamina é a prevenção do overtraining, caracterizado pelo fadiga extrema causada por treinos com pesos.

5. Glutamina L-Glutamine Black Skull USA

Outra excelente opção de glutamina é a L-Glutamine, da marca Black Skull USA. Feita com o aminoácido puro, ela é a solução para quem busca disposição e condicionamento para os treinos. Uma das vantanges dessa glutamina é a sua atuação direta na regulação do metabolismo. O resultado é a perda de gordura combinado ao tão sonhado ganho de massa magra.

Com apenas 5g por dose de glutamina, é possível também turbinar o sistema imunológico e combate o catabolismo muscular. Vale ressaltar que esse produto não apresenta sabor e pode ser misturado à qualquer bebida. Apesar do custo baixo, a sua embalagem oferece apenas 300g de suplemento - o que pode ser um problema para quem busca uma suplementação mensal.

6. Glutamina Exel com Vitamina C

Diferente de outras opções de glutamina do nosso ranking, esse oferece dose extra de fortalecimento para o sistema imunológico. Isso tudo graças à sua fórmula com ácido ascórbico, a famosa vitamina C. Além dela, também estão presentes em sua composição a L-glutamina e a palatinose, um carboidrato que oferece energia de forma constante por mais tempo.

Disponível na versão em pó e em embalagem de 1kg, essa glutamina é conhecida por promover uma rápida recuperação e máximo crescimento muscular. No entanto, é importante lembrar que o produto deve ser aliado à dieta balanceada e exercícios físicos para um bom resultado.

7. Glutamina Nutrisana

Não são só os humanos que podem se beneficiar pelo uso da glutamina, os animais também. Por isso, a última sugestão da nossa lista é um produto voltado para cães, gatos, aves, mustelídeos, répteis, roedores e afins. A glutamina Nutrisana é um suplemento líquido com alta concentração do aminoácido e com a combinação de 29 nutrientes essenciais. O produto também traz aminoácidos de cadeia ramificada, como valina, leucina, isoleucina e maltodextrina em grandes doses. Essa combinação garante o suporte necessário para nutrir o animal em momentos específicos, como gestação, treinamento e lactação. Antes de adquirí-lo, vale consultar um médico veterinário de sua confiança para garantir o uso adequado.