Ômega 3: benefícios do suplemento
Veja o que você precisa saber sobre o consumo e os benefícios do ômega 3
O ômega 3 é um lipídio da família das gorduras poli-insaturadas, consideradas "gorduras boas". Um dos benefícios do ômega 3 é ajudar a reduzir os níveis do "colesterol ruim" no sangue e, consequentemente, diminuir os riscos de doenças cardiovasculares. Essa é uma substância que não é produzida pelo organismo, mas precisa ser consumida, seja via alimentação ou suplementação.
Ele pode ser encontrado em alimentos como salmão, atum e sardinha, assim como em oleaginosas e sementes. O ômega 3 também pode ser consumido em forma de cápsulas de suplementos, vendidas em farmácias, drogarias e lojas de nutrição. Na hora da compra, entretanto, é fundamental prestar atenção se o produto cumpre alguns pré-requisitos que garantem a qualidade do suplemento.
O ideal é se manter atento à concentração de DHA/EPA e se o produto é livre de metais pesados. E assim como qualquer outra substância, o ômega 3 não deve ser consumido sem a orientação de um profissional pois, se utilizado de forma incorreta, pode oferecer riscos à saúde. A quantidade recomendada, portanto, levará em consideração as necessidades nutricionais de cada indivíduo. Quer saber quais são os benefícios do ômega 3? Veja aqui!
Novamente, não se esqueça: é fundamental consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.
Está interessado em saber qual é o melhor ômega 3? Explore já o nosso artigo com os melhores ômega 3 de 2021!
Ômega 3: benefícios para o organismo
No, o ômega 3 traz benefícios para a saúde, cérebro, fígado, cabelo, pele, e mais. Confira:
- Auxilia nos processos mentais, na cognição (inteligência, de modo geral) e função neuroprotetora (proteção dos neurônios), melhorando o aprendizado e memória;
- Em crianças, atua no desenvolvimento psicomotor e na prevenção de problemas, como o déficit de atenção (hiperatividade);
- Em idosos, ajuda a amenizar o declínio natural das funções do cérebro;
- Age na diminuição dos níveis de LDL e triglicerídeos (considerados tipos de gorduras "nocivas" ao organismo). Da mesma forma, melhora os níveis do HDL ("gordura boa");
- Apresenta efeito anti-inflamatório;
- Em obesos, minimiza o processo inflamatório que leva ao acúmulo de gordura;
- É indicado para dores articulares e para a recuperação muscular após treinos intensos.
Nesse artigo, você conseguirá entender um pouco mais sobre o que é, para que serve, quais os tipos e como tomar ômega 3.
Ômega 3: benefícios para a saúde
Os benefícios do ômega 3 para a saúde são inúmeros, já que ele é multifuncional, ou seja, atua em diversos processos no nosso organismo.
O ômega 3 é anti-inflamatório, protege o sistema imunológico, apresenta propriedades anticoagulantes, previne doenças autoimunes e ajuda na saúde cerebral.
Ômega 3: benefícios para o cérebro
Como cerca de 60% do cérebro é constituído por gordura, o ômega 3 é um nutriente importante para garantir o funcionamento das funções cerebrais. Níveis elevados de ômega 3 estão relacionados à melhora da aprendizagem e à aceleração das respostas cerebrais.
O suplemento protege as células do cérebro, levando a um aumento de substâncias responsáveis pelas emoções, pelo humor e pelo bem-estar, como a serotonina, dopamina e noradrenalina.
Ômega 3: benefícios para o fígado
O ômega 3 também ajuda a melhorar o grau da esteatose hepática não-alcoólica, doença que envolve o acúmulo de gordura no fígado.
E como o suplemento apresenta ação anti-inflamatória, ele também ajuda a reduzir os triglicérides.
Ômega 3: benefícios para o cabelo
O consumo frequente de ômega 3 ajuda a proteger o couro cabeludo da radiação solar e, também, reduz as chances de possíveis inflamações na região.
O nutriente ainda é eficaz no controle da queda de cabelo e ativação da circulação sanguínea no couro cabeludo.
Os ácidos graxos presentes no ômega 3 nutrem os folículos, tornando os cabelos mais fortes e saudáveis, e seus efeitos antioxidantes podem evitar o envelhecimento dos fios.
Ômega 3: benefícios para a pele
Por fim, o ômega 3 também auxilia no tratamento e na prevenção de doenças de pele como psoríase, acne e alergias. Ele é capaz de diminuir a inflamação celular em todas as camadas da pele, reduzindo a vermelhidão, as rugas e a perda de tônus muscular.
Além disso, o suplemento influencia na produção de colágeno, uma proteína que oferece mais elasticidade e brilho à pele.
E não se esqueça de conferir a nossa lista com 10 opções de ômega 3 para você!
Veja mais: