LG OLED C9 vs Samsung QLED Q95T: qual a melhor smart TV?

Ambos os modelos top de linha reproduzem imagens de qualidade; confira mais detalhes.

Yulli DiasEditor(a)

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

Em meio a tantas novidades no mercado de televisão ultimamente, escolhemos duas TVs top de linha para um duelo de tecnologias: a LG C9, lançada em 2019, e a Samsung Q95T, anunciada este ano.

Ambos os modelos trazem o melhor da tecnologia presente no mercado até o momento e, por isso, os preços são mais salgados, já que são aparelhos voltados para quem quer altíssima qualidade de imagem, processadores inteligentes, diferentes recursos e economia na conta de luz.

A C9, como falamos acima, é um modelo que foi lançado ano passado e, para nós aqui, do Zoom, ela ganhou o troféu de melhor smart TV de 2019. Ou seja, para desbancar a campeã, é preciso ter muito potencial. A Samsung, anunciada este ano, é o aparelho mais completo da linha QLED da marca, e por isto foi a escolhida para este duelo.

Leia também: Review LG C9: vale a pena comprar esta smart TV OLED?

Podemos adiantar que, como as duas TVs são muito parecidas tanto em tecnologias quanto em qualidade de imagem, a escolha fica por conta das preferências, de fato. Como muitos já sabem, a LG costuma trazer cenas mais próximas à realidade, enquanto a Samsung tem uma saturação maior, então entrega cores mais vivas e brilhantes.

Vamos lá?

Produto indisponível

Produto indisponível

Lançamento
2019
2020
Tamanhos da tela
55, 65 e 77 polegadas
55 e 65 polegadas
Tela
OLED 4K
QLED 4K
Frequência
120Hz
120Hz
Design
Slim com bordas ultra finas
Borda infinita
Áudio
40W
60W
Bluetooth
Sim
Sim
Comando de voz
Google Assistente e Alexa
Bixby e Alexa
Espelhamento de tela
Sim
Sim
Wi-Fi Integrado
Sim
Sim
HDMI
04 entradas
04 entradas
USB
3 entradas
2 entradas
Ethernet
Sim
Sim
AV
Sim
Sim
Consumo
210 W
357 W
Dimensões (modelo 55")
(LxPxA)122.8 cm x 25.1 cm x 73.8 cm
(LxPxA) 122.76 cm x 23.55 cm x 79.48 cm
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Tela

LG C9 e Samsung Q95T trazem altíssima qualidade de imagem

Começando pela tela, as duas smart TVs chegam com resolução 4K, quatro vezes maior que a Full HD. Mas, logo de cara já temos uma diferença.

A C9, da LG, chega com tela OLED, que é considerada a evolução da LED, e traz alguns benefícios ao usuário. O primeiro é o famoso “preto profundo”, ou seja, esta TV é capaz de reproduzir o preto puro, e não aquele tom acinzentado que vemos em outros aparelhos. Além disso, as imagens tem melhor contraste, brilho e ângulo de visão, sendo possível assistir à diferentes conteúdos sem precisar estar exatamente em frente a TV.

Por esta tecnologia OLED não precisar de retroiluminação, é possível ter telas mais flexíveis e finas, quase da espessura de um papel.

Em comparação com uma LG com tela LED, a imagem da OLED realmente impressiona, reproduzindo cores mais vivas e muito mais detalhe. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)
Em comparação com uma LG com tela LED, a imagem da OLED realmente impressiona, reproduzindo cores mais vivas e muito mais detalhe. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)

Outro ponto interessante desta TV LG é a tecnologia 4K Cinema HDR, em que a imagem e o som são bem fiéis à visão do produtor, ou seja, você vai ter uma experiência de cinema dentro de casa.

A C9 chega com em três tamanhos: 55, 65 e 77 polegadas, enquanto a Samsung vem com apenas dois: 55 e 65 polegadas.

Leia também: QLED vs OLED: qual é a melhor tecnologia de tela atualmente?

Já a Samsung utiliza uma tecnologia de pontos quânticos, a QLED, capaz de formar as imagens da tela com base na iluminação do painel. Com ela, é possível ter cenas mais vibrantes e mais precisas. A diferença desta Q95T para a C9 é que, neste caso, as telas não conseguem ser tão finas e acabam pesando um pouco mais o aparelho. Aqui o preto também é visto mais próximo da realidade.

Tela da Samsung Q95T tem tecnologia QLED e resolução 4K. (Imagem: Divulgação/Samsung)
Tela da Samsung Q95T tem tecnologia QLED e resolução 4K. (Imagem: Divulgação/Samsung)

Um assunto que é muito falado quando adquirimos telas assim, com preto profundo, é o burn-in, aquelas manchas que podem acontecer na tela quando a imagem fica pausada muito tempo em uma mesma cena. Isso pode acontecer principalmente quando se joga bastante nestas telas, já que algumas cenas ficam repetidas. E para que isto não seja um problema para os consumidores, a marca sul-coreana tem uma garantia de 10 anos contra o efeito burn-in - ponto para a Samsung!

Design

Samsung Q95T e LG C9 apresentam design slim e moderno

Começando pela C9, as bordas aqui praticamente não aparecem, e como o display consegue ficar muito escuro graças a tecnologia OLED, em diversos momentos, principalmente em cenas com fundo preto, parece que a parte da frente do aparelho é todo tela.

Além disso, a finura do display chega até a espantar. É praticamente da espessura de uma folha de papel, e dá para perceber bem a flexibilidade que a tela OLED proporciona ao aparelho. Apesar disso tudo, não quer dizer que ela é tão leve. Quando testei a C9 de 55 polegadas, precisei pedir ajuda para fazer a montagem correta, mas nada também muito assustador.

Design da C9 impressiona pela finura da tela. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)
Design da C9 impressiona pela finura da tela. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)

O design é bem minimalista e sofisticado, contendo uma gestão de cabos na parte de trás da TV para que seja possível organizar todos os cabos e não deixá-los soltos ao lado do aparelho.

Partindo para a Samsung Q95T temos aqui a famosa “tela infinita”, denominação que ficou conhecida na maioria dos smartphones da Samsung, por ocupar toda a tela da frente. Mas, neste caso, é possível que a sensação não seja a mesma da C9, visto que as pequenas bordas ao redor da tela são cinzas, então pode ocorrer de se destacarem ao reproduzir diversos conteúdos, como acontece no caso da Samsung Q800T, QLED 8K da marca lançada em 2020 que estamos testando.

Leia também: Samsung Q800T: confira as primeiras impressões da TV 8K 2020 da marca

A espessura é slim e este aparelho da Samsung também traz um design moderno. A cor é mais acinzentada, ao contrário da C9 que chega toda em preto, e ela vem com um fio conector praticamente transparente, o One Connect, capaz de ligar a TV tanto a energia quanto a outros aparelhos. Ela também vem com o suporte de parede No-Gap, que permite uma instalação bem prática, rápida e fácil, não deixando quase nenhum espaço entre o aparelho e a parede.

Samsung traz um design sofisticado para a tela da Q95T. (Imagem: Divulgação/Samsung)
Samsung traz um design sofisticado para a tela da Q95T. (Imagem: Divulgação/Samsung)

Desempenho

Para os gamers, LG C9 é uma ótima opção

Quando falamos em TVs top de linha esperamos o maior desempenho proposto, certo? E estas duas aqui não deixam a desejar.

A Samsung QLED tem um processador Quantum 4K muito rápido e inteligente, e chega com sensor de luminosidade que adapta automaticamente o brilho da imagem de acordo com o ambiente que o aparelho está inserido.

Há também o upscale para 4K com inteligência artificial que, ao detectar imagens de menor resolução, imediatamente aprimora o conteúdo para que a experiência seja mais próxima à resolução 4K. Além disso, ela também vem com o Quantum HDR, capaz de entregar uma alta intensidade de brilho e detalhes, que muitas vezes ficavam escondidos em imagens ou muito claras ou muito escuras.

A marca sul-coreana finalmente colocou dois assistentes pessoais para trabalhar na TV, sendo o portfólio de 2020 o primeiro a trazer não só a Bixby, como também a Alexa. Ambas conseguem mexer na televisão, ou seja, é só pedir para aumentar ou diminuir o volume e passar o canal, por exemplo, que elas são capazes de fazer isso. Um único ponto aqui é que, até o momento, a Bixby ainda não consegue entender português.

Já a C9 chega com processador inteligente α9 de 2ª Geração com Inteligência Artificial - Deep Learning, capaz de reconhecer suas preferências ao longo do tempo e otimizar os conteúdos para a melhor experiência. Além disso, ele consegue otimizar a velocidade de gráficos e do processamento para melhorar tecnologias antigas, fazendo com que imagens com o máximo do detalhe e som personalizado entrem em ação.

Este modelo, como conhecido da marca, já vem com as assistentes pessoais Google Assistente e Alexa, e ambas conseguem mexer na televisão também sem muitos problemas. Aqui, vale destacar só que tanto na TV da Samsung quanto na da LG os comandos de voz são feitos através do controle remoto.

Para os gamers de plantão, a C9 chega com tempo de resposta de 1 ms e HDMI 2.1, que colaboram para a jogatina ficar mais fluida e sem travamentos. Além disso, podemos destacar aqui também a frequência de 120Hz, que vai evitar que borrões apareçam em cenas muito rápidas de ação, por exemplo. Esta frequência também é encontrada na Samsung Q95T.

Leia também: Melhor TV para games em 2020: confira 5 opções para comprar

Conexões

LG C9 leva vantagem com mais conexões e controle Smart Magic

A Samsung Q95T vem com o famoso controle remoto único da marca, que reconhece todos os dispositivos que estão conectado à suas portas HDMI e, com isso, consegue controlá-los. O mais legal, aqui, é que você consegue comandar a TV a Cabo, como a Net, por exemplo, através do controle da marca. Ou seja, não precisa se preocupar em ter vários controles ativos.

Controle remoto único da Samsung consegue comandar todos os aparelhos conectados as portas HDMI. (Imagem: Divulgação/Samsung)
Controle remoto único da Samsung consegue comandar todos os aparelhos conectados as portas HDMI. (Imagem: Divulgação/Samsung)

O único ponto ruim deste controle remoto único, com a minha experiência ao testar a Samsung TU8000 e a Q800T é que se você está na TV a cabo, por exemplo, e quer mudar o canal, você só tem duas opções: ou falar com alguma das assistentes pessoais qual canal você quer ou então passar um por um, visto que o controle não vem com números. Ah, e vale lembrar: ele vem com um botão específico para falar com as assistentes.

Já o controle remoto da LG C9 é o Smart Magic e, para quem já acompanha a marca, sabe que em alguns modelos ele não vem junto, certo? Bom, pode ficar tranquilo que este não é o caso da C9. Com relação ao da Samsung, este controle da LG leva vantagem por ter os botões numéricos, que facilitam bastante a usabilidade principalmente quando é para mexer na TV a cabo.

Smart Magic, da LG, tem botão para comando voz, Netflix e Amazon Prime. (Imagem: Yulli DIas/Zoom)
Smart Magic, da LG, tem botão para comando voz, Netflix e Amazon Prime. (Imagem: Yulli DIas/Zoom)

Além disso, com o foco em maior facilidade para o usuário, este controle consegue simular um mouse na tela, e você precisa apenas mexer a mão com o mouse e parar onde quiser, ao contrário do da Samsung, em que você precisa fazer tudo só com os botões. Ele também vem com microfone integrado, para falar com as assistentes pessoais.

Quando falamos de conexões, as duas smart TVs chegam com 4 entradas HDMI e Bluetooth, mas quando falamos de USB o modelo da LG leva vantagem pois tem 3 entradas, enquanto o aparelho da Samsung tem apenas 2, o que era esperado um pouco mais, visto que é um modelo top de linha da marca. Ambas têm entrada para conexão de internet (LAN), além de wifi.

Vale ressaltar aqui, ainda, que os dois modelos conseguem se conectar tanto com celulares Android quanto iOS. E um ponto legal por parte da Samsung é a função “Tap View”, em que é possível apenas encostar o smartphone - desde que seja Android - na TV que automaticamente os conteúdos já vão ser espelhados.

E não para por aí. Com a Q95T é possível assistir dois conteúdos ao mesmo tempo, graças à função “Multi Tela”. Ou seja, de um lado da tela você pode assistir séries e filmes, e do outro olhar o twitter, por exemplo.

Samsung traz a função Multi Tela nesta smart TV top de linha. (Imagem: Divulgação/Samsung)
Samsung traz a função Multi Tela nesta smart TV top de linha. (Imagem: Divulgação/Samsung)

Áudio

Samsung Q95T ganha em potência de áudio

Em ambos os modelos a tecnologia de áudio é de ponta, mas existem algumas diferenças. A Samsung Q95T, por exemplo, vem com uma potência de 60W, distribuídos em 4.2.2 canais, enquanto a TV da LG chega com 40W distribuídos em 2.2 canais.

Apesar do valor abaixo, posso dizer que o áudio da C9 não vai decepcionar. Ela vem também com virtual surround que é capaz de chegar a 5.1 canais, e consegue dar uma experiência mais completa.

A Samsung, como se não bastasse trazer uma potência alta, ainda vem com a função “Sincronia Sonora”, em que a soundbar conectada ao televisor soma com os alto-falantes, trabalhando em sincronia para ter um som ainda mais potente.

Recurso "Som em Movimento" da Samsung faz com que o alto-falantes acompanhem a movimentação da cena. (Imagem: Reprodução/Samsung)
Recurso "Som em Movimento" da Samsung faz com que o alto-falantes acompanhem a movimentação da cena. (Imagem: Reprodução/Samsung)

E para os fãs de games ou filmes de ação, a Samsung também traz o “Som em Movimento”, em que os alto-falantes espalhados pela tela acompanham o movimento das cenas, deixando a experiência o mais próxima possível do cinema.

Extras

C9 vem com Modo Galeria e Samsung Q95T com Modo Ambiente

Ambos os modelos foram pensados para não serem apenas aparelhos de televisão, mas sim para comporem a sala ou qualquer outro ambiente que estejam inseridos. E, por isso, tanto a Samsung quanto a LG pensaram em alternativas para deixar o aparelho o mais próximo possível de uma obra de arte.

A LG trouxe na C9 o Modo Galeria, que reproduz diferentes fotografias, acompanhadas de música, e atualizadas a cada estação pelo TripAdvisor, de acordo com a marca. Ou seja, ao invés de deixar a TV no stand-by, você pode colocá-la no Modo Galeria e exibir diversas obras de arte para compor o design do ambiente.

Modo Galeria, da LG, mostra diversas fotografias para transformar o aparelho em uma quase obra de arte. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)
Modo Galeria, da LG, mostra diversas fotografias para transformar o aparelho em uma quase obra de arte. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)

Já a Samsung vai além. Com o Modo Ambiente 3.0 você consegue mostrar fotografias e texturas pré-definidas pelo modelo, e ainda é possível tirar uma foto da parede onde a QLED está instalada e projetar na TV, para que ela se adeque e fique parecendo parte do ambiente. Bem legal, não acha?

Custo-benefício

LG OLED C9 vs Samsung QLED Q95T: afinal, quem leva a melhor nesta batalha?

Sem dúvidas os dois modelos apresentados aqui são ótimas opções e vão atender muito bem quem procura por alta tecnologia de imagem e processamento. As smart TVs chegam com alguns diferenciais, e isto ajuda a entender para que tipo de público cada uma é voltada.

Então, para quem curte jogar, prefere um modelo com usabilidade mais simplificada e com mais opções de tamanho, a LG C9 é uma ótima opção. Mas, se você prefere mais qualidade de áudio e recursos extras, então a Samsung Q95T é a TV ideal.

Confira preços da LG OLED C9:

55"

65"

77"

Confira preços da Samsung Q95T:

55"

65"