Logo Zoom
Logo Zoom

Se você está querendo comprar uma TV nova, mas está em dúvida de qual modelo comprar por não ter certeza do que se trata a sigla HDR, você chegou ao lugar certo. É comum se confundir com abreviações como HDR10, HDR10+, SDR, que aparecem nas fichas técnicas da televisão — por isso, vamos explicar todos esses conceitos para você.

Muitos se perguntam se de fato faz diferença ter uma TV com HDR e a resposta é: sim! O HDR pode fazer uma televisão ter imagens de cores mais vivas e fortes, e regular o brilho para que cenas escuras tenham um preto profundo e próximo do real.

E você pode conferir o valor do HDR, por exemplo, com estas duas televisões:

TV com HDR melhor custo-benefício:

TV com HDR top de linha:

Continue lendo para entender melhor a tecnologia por trás do HDR e a sua importância!

Na dúvida entre comprar uma TV Samsung ou LG? Leia nosso comparativo!

Entenda o que é o HDR e como ele pode melhorar a qualidade da imagem da sua TV (Foto: Samsung)

O que é HDR?

A sigla HDR significa “High Dynamic Range”, que significa “alto alcance dinâmico” na tradução literal. De forma objetiva, o HDR é responsável pela quantidade de cores que cada pixel pode assumir. Esse formato é capaz de deixar a imagem do televisor com excelente resultado de brilho e contraste, já que as imagens ficam com cores mais vivas, os tons mais claros possuem mais brilho, e os tons pretos, mais contraste. O resultado são imagens mais realistas e uma melhor experiência para o espectador!

Para que as imagens sejam reproduzidas em HDR, há um detalhe: os conteúdos (filmes, séries e outros programas) devem ser gravados com câmeras compatíveis com esse recurso. Atualmente no Brasil, os canais de TV, tanto abertos quanto pagos, não oferecem esse formato. Mas não se desanime! As plataformas de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video, oferecem HDR em várias produções para você assistir.

Apesar de ser encontrado majoritariamente em televisores 4K, o HDR também está disponível em alguns modelos mais simples, como na LG LQ620BPSB e na Samsung T5300.

Quer adquirir uma TV Samsung na Black Friday? Conheça os modelos que valem a pena comprar

SDR vs HDR: qual a diferença?

O SDR (sigla para “Standard Dynamic Range”, algo como alcance dinâmico padrão em português) era a principal tecnologia para colorização de telas de gerações anteriores e está sendo substituído pelo HDR, porque ele é capaz de reproduzir maior volume de cores, além de exibir o brilho de maneira mais precisa.

Na prática, em comparação com o SDR, o HDR entrega imagens com tons mais próximos da realidade, além de exibir detalhes mesmo de áreas mais escuras, como sombras ou cenas à noite.

Na questão técnica, a principal diferença entre as duas tecnologias é a maneira como elas transmitem as informações da imagem para a televisão. O HDR é mais preciso porque emite uma espécie de lista de instruções (como o nível exato de brilho e as tonalidades específicas de cada cor) para que o conteúdo seja exibido na televisão.

Enquanto isso, o SDR não trabalha com dados tão precisos assim, funcionando apenas com indicações mais vagas, como porcentagens de cor, por exemplo — daí o motivo para esta tecnologia não resultar em imagens com grandes detalhes ou brilho adequado em todos os displays.

Entenda como funciona a diferença entre HDR e SDR (Foto: Shutterstock)

Usuários mais atentos e exigentes podem notar uma diferença de qualidade de imagem ao exibir um conteúdo originalmente SDR em uma tela HDR — em geral, os visuais parecem mais desbotados, como se a saturação estivesse baixa.

Em casos como esse, a opção é desativar o HDR (se possível) ou regular manualmente o brilho da tela. A linha de TVs Neo QLED da Samsung tem modelos com um processador exclusivo que converte conteúdos em SDR para HDR, que regula automaticamente o nível de brilho e cores.

Entenda a diferença entre brilho, contraste e resolução de TVs neste artigo.

Qual o melhor tipo de HDR?

Se você está em busca de uma smart TV, provavelmente já se perdeu na sopa de letrinhas das mil e uma categorias de HDR no mercado. Para simplificar, os tipos mais comuns são: HDR10, HDR10+ e o Dolby Vision (não estranhe o nome diferente; este é o padrão de HDR desenvolvido pela Dolby).

Dos três, o HDR10 traz a tecnologia mais básica e costuma estar presente em qualquer TV 4K. Já alguns modelos podem ter suporte tanto para o HDR10+ quanto para o Dolby Vision.

TV com HDR10:

TV com HDR10+:

TV com Dolby Vision:

Qual a diferença entre HDR10+ e HDR10?

Apesar do nome parecido, há algumas diferenças entre o HDR10+ e HDR10. Uma grande vantagem do HDR10+ (e que também está presente no Dolby Vision) é o uso de metadados dinâmicos, a tal da lista de instruções fornecida pelo HDR à TV.

Como o HDR10 usa dados estáticos, ele apenas orienta o nível de cor, brilho, contraste etc para a duração total do conteúdo, o que pode resultar em momentos escuros ou luminosos demais. Já o HDR10+ e o Dolby Vision têm tecnologia suficiente para ir ajustando os níveis de acordo com cada cena, o que permite uma experiência mais calibrada e detalhada de imagem.

O Dolby Vision e HDR10+ também ultrapassam o HDR10 no quesito profundidade de cor. Ambas tecnologias podem exibir tonalidades diversas da mesma cor para imagens mais detalhadas e profundas, como no caso de paisagens verdes ou do por do sol.

Não é bem possível indicar que um tipo de HDR é melhor do que o outro, já que cada um apresenta diferentes vantagens, e muitas vezes seu desempenho depende do conteúdo exibido.

LED, QLED, OLED e LCD: aprenda as diferenças entre cada tipo de tela de TV.

Aproveite para tirar suas dúvidas sobre os diferentes tipos de HDR existentes no mercado (Foto: Philips)

O que é melhor: 4K ou HDR?

Em meio a tanto jargão de fichas técnicas de TVs, é comum confundir alguns termos. Apesar de muita gente achar que 4K e HDR são conceitos que andam de mãos dadas, essas duas especificações não se relacionam muito. Ambas referem à imagem da TV, mas de formas bastante diferentes, então nem podem ser comparadas desse modo.

O 4K é uma resolução de imagem. Também conhecido como Ultra HD, ele entrega cenas nítidas e com ótima definição, quase igual à nossa visão de olho. Isso acontece porque ele exibe 3840×2160 pixels no display da TV, ou seja, quatro vezes mais do que o HD.

Já o HDR é uma tecnologia de melhoria de imagem, então seu funcionamento independe da resolução. Assim, uma smart TV pode ser 4K e não necessariamente oferecer suporte ao HDR, enquanto outros modelos podem ter esta tecnologia sem tal resolução de imagem.

É este o caso, por exemplo, da Samsung The Frame 2023. A televisão de 32 polegadas tem resolução Full HD (inferior ao 4K), mas sua ficha técnica conta com suporte para HDR.

Não pare por aqui! Confira nosso guia de tecnologias de TV e entenda mais especificações!

Compre com a ajuda do Zoom e economize sempre!

Pronto para comprar sua TV com HDR? Dê uma olhada nas ofertas do Zoom e aproveite para ganhar dinheiro de volta com a sua compra com o nosso cashback! Se você quiser economizar ainda mais, configure um Alerta de Preço para descobrir quando a TV estiver à venda no valor ideal para você.