Samsung TU8000 vs Samsung Q60T: qual a melhor TV 4K da marca?

Confira as principais diferenças entre as TVs 4K 2020 da Samsung

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Assim como acontece todo ano, em 2020 não poderia ser diferente: a Samsung apresentou os aparelhos que entraram para seu portfólio, com diversas opções. Porém, dois modelos em especial vêm chamando atenção do público, a Samsung TU8000, da linha Crystal UHD, e a Samsung Q60T, da família QLED.

Ambos modelos 4K, o destaque mesmo fica por conta da TU8000, modelo de entrada da marca e que chega, pela primeira vez, com alguns recursos que antes eram vistos apenas nas TVs QLED, como Modo Game, inteligência artificial, Modo Ambiente e comando de voz. Porém, apesar de ter todos esses recursos, a Q60T ainda assim consegue sair na frente, principalmente por conta do display, que traz cores mais vivas e realistas - graças à tecnologia QLED, que dá nome à linha.

Continue com a gente e confira, com mais detalhes, os pontos que fazem com a Samsung Q60T vença a batalha contra a Samsung TU8000.

Leia também:

Produto indisponível

Produto indisponível

Ano de lançamento
2020
2020
Tela
LED VA, de 50", 55", 65" 75" e 82 polegadas
QLED, de 50" e 55 polegadas
Resolução
4K
4K
Frequência
60 Hz
60 Hz
Design
Bordas infinitas, espessura fina e visual livre de cabos
Bordas infinitas, espessura fina e visual livre de cabos
Áudio
20 Watts RMS - Dolby Digital Plus 
20 Watts RMS - Dolby Digital Plus 
Bluetooth
Sim
Sim
Comando de voz
Sim
Sim
Espelhamento de tela
Sim
Sim
Wi-fi integrado
Sim
Sim
HDMI
3
3
USB
2
2
Ethernet
Sim
Sim
AV
Sim
Sim
Consumo
145 W
135 W
Dimensões (modelo 50" com base)
1116.8 x 719.1 x 250.2 mm
1116.4 x 720.5 x 243.3 mm
Peso
11,6 kg
13,1 kg
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Tela

Samsung Q60T chega com display QLED, formada por pontos quânticos

A Samsung TU8000, TV 4K de entrada da marca, chega com processador Crystal UHD, que promete entregar cores mais vibrantes e ainda realiza upscaling: conteúdos filmados em resoluções baixas vão ser otimizados e reproduzidos o mais próximo do 4K.

Esse aparelho utiliza painel 100% RGB, ou seja, oferece o 4K real, sem subpixel branco para comprometer a capacidade de transmissão. Essa é uma boa escolha para quem deseja uma televisão com tela grande e que além de tudo seja boa e barata. Esse modelo está disponível em cinco tamanhos de tela: 50", 55", 65", 75" e 82 polegadas.

Entenda: Como saber se a TV é 4K?

Já a sua adversária, a Samsung Q60T, passa a frente quando o assunto é qualidade de imagem, apesar de também ser considerada um modelo de entrada quando estamos falando da linha QLED.

Seu display QLED emprega a tecnologia de pontos quânticos: a tela é formada por uma camada de pequenas partículas que medem entre 2 e 10 nanômetros, aproximadamente, e que são capazes de gerar 100% do volume das cores, de acordo com a fabricante. Isso resulta em uma reprodução com maior variação cromática, tons realistas e brilho intenso. E trabalhando ao lado do processador Quantum Lite, as imagens ganham alta nitidez e definição.

Tela de pontos quânticos reproduz ampla gama de cores (Foto: Divulgação/ Samsung)
Tela de pontos quânticos reproduz ampla gama de cores (Foto: Divulgação/ Samsung)

A Q60T chega em apenas duas vezes, de 50" e 55 polegadas, e tem garantia de 10 anos contra o efeito Burn-in, isto é, manchas que podem surgir ao decorrer dos anos devido a reprodução de paisagens estáticas por longos períodos.

Leia também: Efeito Burn-In: o que é e como resolver o problema nas TVs

Tanto a TU8000 quanto a Q60T têm resolução 4K de 3840 x 2160 pixels e contam com painel VA, cujas principais características são o contraste de alto nível e o baixo tempo de resposta - tons mais intensos do preto e boa desenvoltura para reproduzir cenas de bastante movimento são ganhos desse tipo de tela.

O HDR (High Dynamic Range) também está presente nas duas TVs Samsung, que suportam os formatos HDR 10+ e HLG. Ambas chegam com frequência nativa de 60 Hz e simulam até 120 Hz com o Clear Motion Rate, que contribui para melhorar a performance da TV durante as cenas de rápida transição, como em jogos de videogame ou filmes de ação, por exemplo - os frames são atualizados com maior fluidez e suavidade.

HDR equilibra os níveis de brilho e contraste da paisagem (Foto: Divulgação/ Samsung)
HDR equilibra os níveis de brilho e contraste da paisagem (Foto: Divulgação/ Samsung)

De acordo com o índice de qualidade de imagem adotado pela própria fabricante, conhecido como PQI (Picture Quality Index), a TU800 atingiu 2.100 pontos, enquanto a Q60T pontuou 3.100, revelando melhor desempenho. Por isso, nesse quesito essa TV QLED sai na frente com ampla vantagem.

Design

Samsung TU8000 e Q60T chegam sem bordas aparentes e com visual livre de cabos

TU8000 é a TV 4K com a tela mais fina da categoria (Foto: Divulgação/ Samsung)
TU8000 é a TV 4K com a tela mais fina da categoria (Foto: Divulgação/ Samsung)

Esteticamente os dois modelos são semelhantes e seguem o conceito design sem limites, isto é, contam com três bordas infinitas, duas nas laterais e uma na parte superior, com o intuito de deixar a tela em evidência para dar enfoque ao conteúdo e promover mais imersão.

Ambas dispõem de pés slim em formato de V nas laterais para sustentar a estrutura.

Smart TVs trazem canaletas para organizar os fios (Foto: Divulgação/ Samsung)
Smart TVs trazem canaletas para organizar os fios (Foto: Divulgação/ Samsung)

É possível, ainda, fixar o aparelho na parede ou painel, mas para isso será necessário comprar os acessórios de instalação separadamente. Outro ponto positivo é que agora não é necessário mais se preocupar com aquela bagunça de cabos espalhados pela casa, pois ambas as TVs vêm com canaletas na parte traseira para esconder os fios e manter o ambiente organizado.

A moldura de fina espessura sem bordas aparentes confere um aspecto mais elegante e moderno aos equipamentos, que estão cada vez mais estreitos e sofisticados para ajudar a compor a decoração do ambiente.

Desempenho

Samsung Q60T e TU8000 chegam com múltiplos assistentes

O Tizen, sistema operacional exclusivo da marca, vem instalado em todas as smart TVs Samsung. Sua interface é baseada no Linux e é intuitiva, fácil de navegar e funciona sem travamentos. Em sua plataforma estão disponíveis os aplicativos mais famosos como YouTube, Amazon Prime Video, Netflix, Globo Play, HBO GO, Hulu, Spotify, entre outros disponíveis para download.

A grande novidade nas TVs 2020 da marca é que além de interagir em português com a assistente pessoal da fabricante, a Bixby, é possível, também, conversar com a Alexa, da Amazon. Através de ambas você pode pedir para trocar de canal, aumentar o volume, localizar apps, consultar a previsão do tempo, a situação do trânsito, informar a hora certa e muito mais. Basta acionar o microfone embutido no controle remoto e começar a falar.

TVs Samsung suportam as assistentes Bixby e Alexa (Foto: Divulgação/ Samsung)
TVs Samsung suportam as assistentes Bixby e Alexa (Foto: Divulgação/ Samsung)

Ao baixar o app SmartThings você consegue gerenciar uma central de automação e sincronizar dispositivos inteligentes, como ar-condicionado, aspirador de pó e geladeira, por exemplo, com o intuito de criar uma rotina de funcionamento para a casa.

Leia também: Automação residencial: saiba o que é uma casa inteligente

Conexões

Controle Remoto Único e Wi-Fi dual-band presente nas duas TVs Samsung

As TVs Samsung utilizam o Controle Remoto Único, que é capaz de comandar todos os dispositivos conectados ao televisor via entrada HDMI ou Bluetooth, como consoles ou notebooks, por exemplo.

Em termos de conectividade, esses modelos carregam quase as mesmas funções, exceto a Multi Tela, que somente a Q60T oferece. Esse recurso possibilita dividir a tela em duas, sendo que de um lado você consegue ver um jogo de futebol, por exemplo, e do outro você espelha o smartphone Android, ao mesmo tempo.

Q60T possibilita dividir a tela em duas com a função Multi Tela (Foto: Divulgação/ Samsung)
Q60T possibilita dividir a tela em duas com a função Multi Tela (Foto: Divulgação/ Samsung)

Tanto a TU8000 quanto a Q60T chegam com três portas HDMI, duas entradas USB, para pen drives ou HDs externos, por exemplo, além de uma entrada composto, uma RF para TV a cabo e saída de áudio digital óptica.

Outro ponto em comum é a opção de estabelecer conexão com a internet via cabo pela porta Ethernet (LAN) ou através do Wi-Fi integrado dual-band (2.4GHz e 5GHz). Inclusive, é possível parear caixas de som ou fones de ouvido com o Bluetooth 4.2 e ainda transferir fotos, áudios, vídeos e aplicativos de dispositivos móveis diretamente para o televisor.

Com a tecnologia Tap View, o espelhamento de conteúdo do smartphone Android é feito com apenas o toque do aparelho na borda da televisão. Outra função com a mesma finalidade é a conexão DLNA (Digital Living Network Alliance). E para os usuários de Apple, ambas as TVs chegam com Air Play 2.

Confira: Como o conectar iPhone na TV Samsung

Áudio

Ambas TVs Samsung chegam com som nítido de alta definição

A qualidade sonora é similar em ambos os televisores, que carregam o sistema Dolby Digital Plus com 20 watts de potência e dois canais. Essa configuração está dentro dos padrões para um equipamento de entrada.

O som é satisfatório para a maioria dos usuários que tendem a instalar a TV em recintos pequenos e médios, mas se achar necessário ampliar a capacidade de áudio, basta utilizar uma soundbar ou home theater, por exemplo.

Veja: Qual deve ser a distância entre TV e sofá?

Extras

TV Samsung TU8000 e Q60T são boas opções para jogos

Ao conectar o console, imediatamente o Modo Game é ativado tanto na TV TU8000 quanto na Q60T, o que faz desses modelos uma ótima escolha para os fãs de games que não querem estar tanto em modelos premium.

De acordo com a fabricante, os aparelhos apresentam baixo input lag, ou seja, são equipados com plataforma responsiva para rodar jogos sem engasgos ou travamentos. Sem falar que seu sistema otimiza a exposição da luz em cenas mais escuras para exibir a melhor imagem.

Outro recurso bem interessante presente em ambas é o Modo Ambiente, que em stand by transforma a televisão em um belo mural de fotos, cujas imagens são selecionas de sua galeria pessoal. A moldura fina que faz o equipamento parecer um quadro, conferindo mais originalidade a decoração do recinto.

No Modo Galeria as TVs Samsung se transformam em mural (Foto: Divulgação/ Samsung)
No Modo Galeria as TVs Samsung se transformam em mural (Foto: Divulgação/ Samsung)

Os dois modelos são equipados com um Sensor Ecológico, capaz de regular o brilho da tela automaticamente conforme a iluminação do local, o que consequentemente vai te ajudar a economizar na conta de energia.

Custo-benefício

TU8000 vs Q60T: qual a melhor smart TV Samsung 4K?

Como podemos observar no decorrer desse comparativo de ficha técnica, a Samsung TU8000 e a Samsung Q60T vêm equipada com os mesmos recursos, com exceção do Multi Tela, que está disponível apenas na TV QLED.

A grande diferença entre os dois modelos está na qualidade de imagem, que é superior na Q60T, pois sua tecnologia de pontos quânticos é mais avançada, o que justifica seu preço ser um pouco maior. Portanto, a Q60T vence essa disputa.

TV Samsung TU8000

TV Samsung Q60T