Logo Zoom
Logo Zoom

Muito bem buscados aqui dentro do Zoom, a Samsung TU7000 é uma TV 4K de entrada e lançamento desse ano, 2020, que chegou para bater de frente com outros modelos de aparelhos de 43 polegadas, como a TCL S6500, que faz bastante sucesso aqui dentro há vários meses, principalmente em sua versão de 32 polegadas.

Dito isso, resolvemos montar uma batalha entre essas duas TVs de 43 polegadas. E já podemos adiantar que, apesar da Samsung TU7000 ser mais recente e vir com resolução 4K, a S6500, da TCL, entrega mais recursos e tecnologias modernas, por um preço ainda mais em conta, como inteligência artificial e comando de voz. Inclusive, a versão menor ganhou o posto de melhor TV de 32 polegadas de 2020, e sua versão de 43 polegadas se encontra também entre as melhores do ano.

Continue com a gente e confira com mais detalhes as diferenças entre a Samsung TU7000 e a TCL S6500. Vamos lá!

Leia também:

Tela

Samsung TU7000 sai na frente com tela Crystal 4K

Bom, começamos nossa batalha entre essas TVs de 43 polegadas falando do quesito tela. Com seis alternativas de tamanho de tela, a Samsung TU7000 chama a atenção, pois pode ser encontrada nas versões de 43", 50", 55", 58", 65" e 70 polegadas. Enquanto isso, a TCL S6500 chega em apenas trê tamanhos: 32", 40" e 43 polegadas.

Outro ponto de destaque da TV Samsung é a tela 4K, de 3840 x 2160 pixels, resolução esta que não é muito encontrada em modelos menores, como de 43 polegadas. Porém, para as suas versões maiores, o 4K de fato é o ideal. Apesar de em displays pequenos a resolução grande não afetar tanto, provavelmente ela vai conseguir trazer mais detalhes às imagens reproduzidas, sendo uma ótima opção para assistir a séries e filmes, ou até mesmo para jogar videogame, por exemplo.

Já a TCL chega com resolução Full HD, de 1920 x 768 pixels nos tamanhos de 40" e 43", e HD de 1366 x 768 na versão de 32 polegadas. Em ambos o modelo é possível assistir à cenas com detalhes, mas a imagem da Samsung pode ser ainda mais minuciosa.

Processador Crystal faz upscaling do conteúdo para 4K (Foto: Divulgação/ Samsung)

Embora a S6500 tenha processador de quatro núcleos e HDR (High Dynamic Range) para otimizar as cenas e aprimorar os níveis de brilho e contraste, a fim de entregar uma transmissão de qualidade, a TU7000 reproduz imagens melhores que a sua rival com a ajuda de seu novo processador Crystal UHD, capaz de converter o conteúdo gravado em formato inferior o mais próximo do 4K.

Além disso, a TV da Samsung chega com HDR ativo e suporta os formatos HDR 10+ e HLG, responsáveis por produzir cenas com cores mais vivas e realistas. Por ter painel VA, seu contraste é eficiente e o tempo de resposta entre as cenas costuma ser baixo e, por isso, é considerado um bom equipamento para quem curte jogar, mas não precisa de uma TV top de linha.

Leia também: Melhor TV para games em 2020: LG CX lidera ranking

Ambas as TVs utilizam o sistema de cores RGB, que utiliza o vermelho, verde e azul para formar as cores e assegurar tons mais fiéis, e vêm com frequência nativa de 60 Hz, configuração que está presente na maioria dos modelos de entrada. Porém, a TU7000 chega com o recurso Clear Motion Rate, que é capaz simular uma taxa de atualização de 120Hz, no intuito de reproduzir as cenas de intenso movimento sem arrastos ou borrões de imagens.

Design

TCL tem corpo slim e Samsung bordas infinitas

Com bordas infinitas, a TU7000 adota o design sem limites (Foto: Divulgação/ Samsung)

Considerada como uma das telas mais finas da categoria de TVs 4K de entrada, de acordo com a marca, a TU7000 chega com dimensões (LxAxP) de 963.9 x 682.9 x 200.5 mm, com suporte, em seu tamanho de 43 polegadas. Ela ainda chega com a famosa borda infinita, conceito muito utilizado pela Samsung para falar das telas de seus smartphones, fazendo com que o usuário tenha maior imersão no conteúdo que está sendo reproduzido.

Além disso, ela também tem o design com canaletas para esconder os cabos e evitar que eles fiquem espalhados, com o objetivo de manter o ambiente mais organizado. Porém, vale observar que as canaletas só acompanham a versão de 50 polegadas em diante, ok? Em geral, seu acabamento é bom e segue a tendência design sem limites, dos televisores mais modernos e atuais, que prezam por uma tela cada vez mais fina.

Tanto a S6500 quanto a TU7000 capricharam no visual e adotaram uma aparência mais enxuta, com moldura sóbria e duas bases laterais em formato de V para sustentar a estrutura. Há opção de fixar os aparelhos na parede ou painel, pois ambos já chegam com furos no padrão Vesa, contudo, os itens de instalação são comprados à parte.

TCL S6500 apresenta moldura slim com bordas discretas (Foto: Divulgação/ TCL)

A TV TCL possui um visual parecido e medidas (LxAxP) de 970 x 622 x 184 mm, ou seja, seu corpo é mais sutil, com poucos milímetros de diferença. Mas suas bordas, apesar de discretas, não são tão finas como as de sua adversária, que exibe uma design mais elegante.

Desempenho

TCL S6500 chega com inteligência artificial e comando de voz

O sistema operacional é um dos atributos mais importantes para se avaliar antes de comprar uma smart TV, pois além de possibilitar o acesso à internet, o tipo de plataforma indica como será sua experiência durante a utilização.

No caso do sistema operacionais das TVs em questão, tanto o Tizen quanto o Android TV são ótimos e possuem uma série de aplicativos como  Netflix, YouTube, Globoplay, HBO, entre outros. A plataforma da Samsung ganha vantagem por um ter um catálogo mais extenso de apps, sendo possível baixar Twitch, Facebook e Twitter. Ambas as plataformas são bem fáceis de manusear, principalmente para os usuários de celulares Android, já que a navegação é bem parecida.

A grande diferença no quesito desempenho é a otimização desses sistemas operacionais. A TCL S6500, por exemplo, chega equipada com inteligência artificial e comando de voz, que promove a interação com a TV através da Google Assistente.

Ou seja, com essa assistente pessoal é possível realizar inúmeras tarefas só com o comando por voz, como aumentar e diminuir o volume, trocar de canal, localizar aplicativos, pesquisar informações - como "Qual a previsão do tempo amanhã?" - e controlar outros aparelhos inteligentes - desde que também tenham acesso à Google Assistente. Para iniciar a conversa, basta apertar o botão com bolinhas coloridas do controle remoto e dizer: Ok, Google!

Android TV vem recheada de aplicativos e faz reconhecimento de voz (Foto: Divulgação/ TCL)

No painel de controle é possível configurar os dispositivos inteligentes como pipoqueira, ar- condicionado, máquina de lavar, entre outros compatíveis com essa tecnologia. Dá até para criar modelos de operação, pois você pode falar "Ok Google, hora do cinema", e a assistente vai apagar as luzes, ligar a pipoqueira e abrir a Netflix, por exemplo. Outro destaque dessa smart TV TCL é o Chromecast integrado, capaz de transmitir vídeos, jogos e aplicativos do smartphone Android ou iOS diretamente na tela da TV.

Já o sistema Tizen, da Samsung, não conta com recursos inteligentes. Apesar de ser um lançamento desse ano, a marca optou por deixa esse modelo mais básico, tendo como destaque apenas o processador Crystal UHD, que utiliza inteligência artificial apenas para melhorar e otimizar as imagens que vão ser reproduzidas. Porém, a TU7000 tem uma irmã mais velha que está fazendo bastante sucesso, que é a TU8000, e que chega com comando de voz e inteligência artificial, mas seu menor tamanho é 50 polegadas.

Conectividade

Samsung TU7000 chega com controle remoto único

Com o intuito de ter tudo em um mesmo lugar, a Samsung TU7000 chega com o famoso Controle Remoto Único da marca, capaz de comandar todos os aparelhos conectados ao televisor através das portas HDMI e USB e do Bluetooth 4.2. Sendo assim, não é necessário ficar com diversos controles espalhados pela casa, pois tudo fica concentrado num único dispositivo.

Ambas as TVs trazem uma entrada USB, duas portas HDMI para home theater ou TV Box, por exemplo, além de uma porta Ethernet (LAN) para estabelecer a conexão com a internet via cabo ou, se quiser, utilize o Wi-Fi integrado. Elas ainda vêm com as conexões padrão, uma entrada RF para TV a cabo, uma RF para TV digital e uma saída de áudio digital óptica.

Controle remoto da TU7000 é compatível com vários aparelhos (Foto: Divulgação/ Samsung)

A TCL S6500 dispõe de uma entrada de composto AV e uma saída para fone de ouvido. Também oferece Bluetooth para transferir arquivos ou parear caixas de som, por exemplo. Seu controle remoto com microfone integrado traz botões de atalho para os canais da Netflix e Globoplay. Um detalhe interessante é que todas as portas desse equipamento se concentram na lateral para facilitar o acesso.

Um recurso interessante da TU7000 é o espelhamento de tela por aproximação, chamado Tap View. Com ele ativado, basta encostar celular Android no painel para ver e compartilhar o conteúdo automaticamente em seu monitor.

Entenda: Como conectar o celular na TV Samsung?

Na TU7000 o espelhamento de tela é feito por aproximação (Foto: Divulgação/ Samsung)

Áudio

Samsung TU7000 tem melhor som de entrada

A TV TU7000 carrega sistema sonoro Dolby Digital Plus com 20 watts de potência. Essa configuração é recorrente em televisores de entrada, que costumam oferecer um som satisfatório capaz de ressoar bem em recintos pequenos e médios.

A TV S6500 dispõe de dois alto-falantes de 8 watts RMS cada, o que talvez te faça pensar em adquirir uma soundbar para potencializar o áudio, se considerar baixo. Mas como esse modelo é indicado para ambientes menores, o volume está dentro do padrão esperado.

Entenda: Qual deve ser a distância entre TV e sofá?

Custo-benefício

TV Samsung TU7000 ou TV TCL S6500: qual a melhor televisão?

Por ser um modelo de 2020, a Samsung TU7000 poderia vir com mais recursos, pois oferece apenas o básico, em comparação com a TCL S6500. Por isso, na nossa opinião, a TCL vence essa batalha por ter mais recursos tecnológicos, como inteligência artificial e comando de voz, além de ótimo custo-benefício.

Por mais que a TU7000 seja uma TV 4k e saia na frente no quesito imagem, isso pode não ser um ponto forte de decisão, a não ser que você preze pelo máximo da qualidade de imagem.

  •        Smart TV Samsung TU7000
  •        Smart TV TCL S6500