Carnaval e inovações tecnológicas: relembre grandes momentos
Drones, telas de LED, robôs e muito mais: escolas de samba inovam e abusam de tecnologias nos desfiles. Relembre os momentos mais marcantes!

A tecnologia está mais presente no Carnaval do que parece. As escolas de samba costumam usar diversos artifícios para encantar o público na Avenida e tornar suas apresentações um verdadeiro espetáculo. Entre as situações mais inusitadas e também inovadoras que já aconteceram nos desfiles, estão um drone sobrevoando a Marquês de Sapucaí (o sambódromo do Rio de Janeiro), um "homem voador" e até mesmo telas de LED sendo usadas das mais diversas formas.
Carnaval em casa: veja todas as dicas para animar seu feriado em 2021
Este ano, não teremos folia de rua, nem em sambódromos, no Carnaval, por conta da pandemia da Covid-19. Para matar a saudade, nós do Zoom resolvemos relembrar as situações em que a tecnologia roubou a cena nos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e, em alguns casos, em São Paulo também, nos anos anteriores.
Para você que já está com saudades de pular carnaval, nós selecionamos 5 recursos da Alexa que vão animar seu feriado. Se você vai aproveitar esse período em casa para descansar ou até mesmo festejar, não deixe de conferir nossas listas com itens para curtir o carnaval na piscina ou para fazer um churrasco com a família. Veja também nossa seleção com as melhores caixas de som para curtir a folia em casa e os games mais divertidos para jogar no feriado.
Óculos de LED da Império de Casa Verde
Em 2012, a Império de Casa Verde fez um passeio pela história da visão em seu enredo, falando desde a descoberta do vidro até a criação dos óculos e lentes. Na época, o LED ainda não era uma aposta frequente nos desfiles durante o carnaval, e a escola inovou em seu quarto carro alegórico, chamado "Visão útil e fashion".

A alegoria homenageava os artistas que usavam óculos, como Cartola e Rita Lee. No entanto, o destaque foi para as três esculturas gigantes que estavam no centro do carro. Cada uma delas utilizava óculos feitos com telas de LED que exibiam diversas imagens. A tecnologia é muito presente nas telas de TVs (confira as melhores marcas para comprar e as mais vendidas do Zoom em janeiro).
Leia mais - Smart TV: como escolher a TV certa para comprar?
Carro alegórico de LED do Salgueiro
Em 2013, foi a vez do Salgueiro levar o LED para a avenida. Com um enredo sobre "Fama", a escola aproveitou a tecnologia em dois carros alegóricos. Um deles chamou a atenção por utilizar 200 metros quadrados de LED ao redor do carro. A alegoria trazia uma grande máquina fotográfica e seguranças que tentavam impedir os paparazzi de fotografar as celebridades. Os painéis exibiam imagens dos integrantes da escola. De acordo com o diretor de carnaval Dudu Azevedo, foram gastos R$ 60 mil em lâmpadas de LED para o carro.

O sucesso dos LEDs foi tanto que, em 2015, o Salgueiro repetiu a tecnologia. Dessa vez, a agremiação falou sobre a história da culinária mineira e levou uma manta de LED para a performance da comissão de frente. O tecido se transformava conforme a apresentação e virava até mesmo a bandeira da escola. As telas de LED, OLED ou AMOLED também estão presentes em celulares e já falamos sobre isso nesse artigo.
Em 2014, com um enredo sobre a história do Rio de Janeiro, a Portela inovou ao levar um drone para a avenida. A escola de samba usou a tecnologia para fazer a águia, que é o símbolo da agremiação, voar na Sapucaí pela primeira vez. Com 4,5 kg, o drone escolhido foi semelhante ao modelo usado pela Marinha do Brasil, mas personalizado em formato de águia. Ele fazia parte da comissão de frente e sobrevoou toda a avenida para "saudar" o público.

Leia também: Sony lança o Airpeak, seu primeiro drone para filmagens profissionais
No mesmo ano, a escola também usou a tecnologia para iluminação, sonorização e articulação dos carros alegóricos. Já no ano seguinte, em 2015, os drones voltaram à avenida, mas em versão menor. A escola lançou 450 águias-drone para o público como uma recordação do desfile. O Zoom tem ofertas de drone. Quer saber mais? Veja aqui.
Padre Cícero "voador" na União Ilha
Em 2019, a comissão de frente da União da Ilha roubou a cena com um "padre voador" no meio da avenida. Com um enredo lúdico sobre o Ceará, a escola levou um homem interpretando Padre Cícero, o Padim Ciço. Ele saía de dentro da alegoria voando, mas de pé em cima de um equipamento, que era um misto de drone com aeronave. O dispositivo voava por cerca de 12 metros de altura e retornava para o carro alegórico, fazendo a alegria de quem estava na Sapucaí.

Rosas de Ouro com robôs e realidade aumentada
Em 2020, a Rosas de Ouro trouxe um enredo sobre tecnologia e, como não poderia ser diferente, abusou de diversas inovações durante o desfile. A escola adotou um robô ROXP4 como mascote, e ele apareceu em diversos momentos durante o espetáculo: na comissão de frente, em uma das alas e em um carro alegórico.
Veja também - Melhor aspirador robô custo-benefício: veja 4 opções
Já a bateria veio com uma fantasia chamada "Código para o futuro", que homenageava a Internet 5G. A roupa tinha um código de barras que poderia ser lido por um aplicativo e mostrava todo o conteúdo do carnaval da escola. Além disso, algumas fantasias usadas no desfile também tinham chips para ajudar a escola a rastrear os componentes e organizar a evolução do desfile.

O público que estava acompanhando o desfile no Anhembi teve a oportunidade de ver um sexto carro alegórico por meio de tecnologia de realidade aumentada, usando um aplicativo para celular. A quarta alegoria também tinha uma "passista virtual" que poderia ser vista apenas pelo app. Para garantir uma conexão de qualidade e boa experiência para as pessoas presentes, a Rosas de Ouro criou ainda uma tecnologia de banda móvel em nuvem.