Mulher segurando celular com código sendo exibido na tela

Como descobrir o IMEI do celular

O IMEI é uma identificação única de cada celular. Saiba como descobrir o IMEI do seu smartphone

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Você já deve ter ouvido falar em IMEI do celular, certo? Essas quatro letrinhas nada mais são do que a identificação única de cada aparelho. Traduzindo, seria a impressão digital de uma pessoa: cada um tem a sua e nenhuma é igual a outra. Mas como descobrir o IMEI do celular? E se você perdeu o aparelho ou foi roubado, como verificar o IMEI do celular sem tê-lo em mãos? Calma que vamos explicar tudo pra você!

Primeiro, vale entender o que significa a sigla IMEI: International Mobile Equipment Identity. Traduzindo para um bom português: Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Nada mais é do que um código formado por quatro grupos de números, muito importante para combater fraudes, ainda mais quando você compra um celular usado. Com o número do IMEI, é possível verificar se o aparelho está impedido, descobrir se é irregular ou, ainda, se está bloqueado, que pode ser o caso de alguns celulares comprados no exterior. Vale lembrar que celulares que utilizam mais de um cartão SIM possuem um IMEI para cada chip.

Caso você venha tendo problemas com seu aparelho, você também pode descobrir se o seu celular foi clonado. No caso de você possuir um iPhone, aproveite e veja se ele é original.

Como ver o IMEI se o celular estiver com você:

  • A maneira mais fácil é ligar do seu celular para *#06#. Imediatamente irá aparecer na tela o IMEI. São 15 números
  • Em aparelhos Android: acessar o ícone “Configurações” e, em seguida, clicar em “Sobre o telefone”. Pronto, o número do IMEI aparecerá
  • Em aparelhos iOS: acessar o ícone de “Ajustes”, clicar em “Geral” e na sequência em “Sobre”. O número do IMEI estará junto com outras especificações do aparelho
  • Em alguns celulares que possuem a parte de trás destacável, você pode encontrar o IMEI na etiqueta colada na bateria
  • Da mesma forma, outros celulares trazem o IMEI no adesivo colado na bandeja do cartão SIM

Como ver o IMEI se o celular foi perdido ou roubado:

  • A primeira opção é verificar se você guardou a caixa do aparelho. Normalmente o número do IMEI vem escrito em uma etiqueta.
  • Em aparelhos Android, o usuário pode entrar no site “Encontre meu dispositivo” e realizar o login com a conta Google – a mesma utilizada no celular perdido ou roubado. No lado esquerdo da tela, é só você encontrar o seu celular e clicar no ícone de informações para consultar o IMEI
  • Já se seu aparelho for um iPhone (iOS), acesse o site “Apple ID” com seu ID Apple, encontre seu aparelho em “Dispositivos” e pronto, você descobrirá seu IMEI

O que fazer com o IMEI em mãos?

Agora sim! Com o IMEI em mãos, você pode acessar o site da Anatel e clicar em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”. É só inserir o número do IMEI e verificar o status. Para sua segurança, em caso de perda, roubo ou furto do celular, você pode ligar para a sua operadora e, com o número do IMEI, pedir o bloqueio do seu aparelho. Caso você consiga recuperá-lo, você pode entrar em contato novamente com a operadora para reativar o IMEI.

Se apesar de tudo isso você ainda quiser adotar mais medidas de segurança, veja como resetar seu aparelho Samsung ou como recuperar sua senha do iCloud.

Se você está à procura de um smartphone novo, confira uma lista com os celulares mais vendidos no Buscapé. Aproveite, veja as funcionalidades, o custo-benefício e compare cinco modelos que separamos para você:

Xiaomi Redmi Note 10S

Samsung Galaxy A52s 5G

Samsung Galaxy S20 FE (Exynos 990)

Apple iPhone 11

Apple iPhone 13

Com o aparelho novo, podem surgir algumas dúvidas técnicas. Veja algumas dicas se você estiver tendo problemas para conectar o Bluethooth no seu aparelho e como descobrir a senha do Wi-Fi.

Ferramentas do Buscapé

Se você não quer perder uma boa oportunidade para comprar um celular novo e no melhor preço, saiba como instalar a extensão para navegador do Buscapé. Com ela, você pode utilizar o Cashback e economizar na compra de outro produto. Conheça também a ferramenta Histórico de Preços. Você monitora e fica por dentro da variação de preço dos produtos, e ainda pode criar um Alerta de Preço para receber as melhores ofertas e ser notificado quando o produto estiver no valor que você pode pagar.

O Buscapé ainda tem cupons de desconto para te ajudar na hora de decidir sua compra. E você ainda pode tirar suas dúvidas sobre os produtos desejados com nossos especialistas Buscapé.