Zoom indica em Celular e Smartphone

Pocophone F1 vs Xiaomi Mi 8 Lite: um embate entre celulares da Xiaomi

Enquanto o Pocophone F1 aposta no desempenho, Xiaomi Mi 8 Lite tem ótimo custo/benefício

Pocophone F1 vs Xiaomi Mi 8 Lite
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A fabricante chinesa Xiaomi ganhou a atenção do público pelos seus smartphones com recursos bem interessantes que costumam apresentar faixas de preços mais amigáveis do que outras marcas já estabelecidas no Brasil.

O Pocophone F1 é um dos modelos avançados da Xiaomi, que tem como objetivo oferecer um celular poderoso para games com preço mais baixo. Já o Xiaomi Mi 8 Lite é um intermediário premium que aparece como alternativa mais simples, e mais em conta, ao Mi 8, top de linha da fabricante chinesa.

Apesar das diferentes categorias, esses smartphones Xiaomi apresentam algumas semelhanças, como tela grande e boas câmeras duplas. Descubra qual o melhor celular para você Pocophone F1 ou Xiaomi Mi 8 Lite.

Xiaomi Pocophone F1Xiaomi Pocophone F1Xiaomi Mi 8 LiteXiaomi Mi 8 Lite
Tela
6,18 polegadas Full HD+ (2246 x 1080 pixels) 18,7:9 6,26 polegadas Full HD+ (2280 x 1080 pixels) 19:9
Processador
Qualcomm Snapdragon 845 (Octa-core Até 2,8 GHz) Qualcomm Snapdragon 660 (Octa-core Até 2,2 GHz)
Memória RAM
6GB 4GB ou 6GB
Armazenamento
64GB ou 128GB 64GB ou 128GB
Aceita cartão de memória
Sim (Entrada Híbrida) Sim (Entrada Híbrida)
Conectividade
4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Dual chip
Sim Sim
Leitor de impressões digitais
Sim Sim
Reconhecimento facial
Sim Não
Câmera traseira
Dupla: 12MP (f/1.9) + 5MP Dupla: 12MP (f/1.9) + 5MP
Câmera frontal
20MP (f/2.0) 24MP (f/2.0)
Filma em
4K @ 30 fps 4K @ 30 fps
Bateria
4.000 mAh 3.350 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura)
155,5 x 75,2 x 8,8 mm 156,4 x 75,8 x 7,5 mm
Peso
182 gramas 169 gramas
Sistema operacional de fábrica
Android 8 (Oreo ) + MIUI for POCO Android 8 (Oreo ) + MIUI
Ver ofertas Ver ofertas

Pocophone F1 sai (bem) na frente no desempenho

Com processador Qualcomm Snapdragon 660, o Xiaomi Mi 8 Lite garante desempenho muito bom, suficiente até para alguns jogos e tarefas mais exigentes. Principalmente se a gente considerar a versão turbinada do modelo, que tem memória RAM de 6 GB e armazenamento de 128 GB. A outra opção apresenta memória RAM de 4 GB e armazenamento de 64 GB, dentro do esperado de um smartphone intermediário de sua categoria.

Assim, o Xiaomi Mi 8 Lite vai se sair bem na maior parte das tarefas e aplicativos, mesmo aquelas um pouco mais exigentes, como sites e redes sociais com feed muito carregados ou apps de edição de vídeos e fotos cheios e filtros e efeitos.

Xiaomi Pocophone F1 Processador

Mas é difícil competir com o Snapdragon 845, um dos processadores mais poderosos da Qualcomm que aparece no Pocophone F1. Para garantir desempenho ainda melhor em jogos, o modelo conta com a tecnologia LiquidCool, que ajuda a manter a estabilidade dos jogos, que exigem mais do processador e por períodos maiores de tempo.

O modelo também tem duas versões, com armazenamento de 64 GB e de 128 GB, mas ambas com memória RAM de 6GB. Ou seja, se você quer um smartphone realmente poderoso, o Pocophone F1 é a melhor escolha.

Em qualquer uma das opções, você pode colocar um segundo chip ou cartão de memória na entrada híbrida.

Xiaomi Mi 8 Lite tem estrutura em vidro

Xiaomi Mi 8 Lite Design

Embora ainda se encaixe na categoria de intermediários, o Xiaomi Mi 8 Lite tem estrutura digna dos tops de linha, com formas sutis e traseira em vidro nas cores preto e azul.

No caminho oposto, o Pocophone F1 é um top de linha com estrutura mais simples, já que é construído em plástico, talvez como uma tentativa de manter os custos do aparelho mais baixos, sem abrir mão de desempenho. As cores disponíveis são preto, azul e vermelho.

Modelos apresentam qualidade de imagem semelhantes

Xiaomi Mi 8 Tela

Como a tela OLED é exclusividade do Mi 8, versão mais avançada, o Mi 8 Lite ficou com tela IPS LCD de 2,26 polegadas de definição Full HD+ com 2280x1080 pixels e formato de 19:9. Isso quer dizer que o Xiaomi Mi 8 Lite garante imagens bem ricas em cores, detalhes e contraste, além de formato amplo que favorece a exibição de conteúdos em vídeo, já que acompanha as telas de cinemas, TVs e notebooks. Com isso, as imagens são exibidas sem cortes laterais ou alterações no dimensionamento.

Não é muito diferente do Pocophone F1, que também tem tela IPS LCD, mas com 6,18 polegadas, definição Full HD de 2246x1080 pixels e formato de 18,7:9, também bem amplo e mais alongado. Podemos declarar um empate técnico.

Ah, importante notar que os dois celulares Xiaomi fazem uso notch de tela, aquele polêmico entalhe no alto do visor que guarda alguns sensores dos aparelhos. Tem quem não goste do visual, mas ainda é uma das maneiras mais usadas de deixar a tela mais ampla, sem alterar as dimensões do celular.

Como alternativa, ambos os smartphones oferecem um recurso de tela que “esconde” o notch, dando a impressão de que a borda superior é um pouco maior. Com isso, o visor perde um pouco o formato amplo, mas nada que atrapalhe a imersão em filmes e jogos.

Pocophone F1 tem versão exclusiva da MIUI

Pocophone F1 Android

Assim como outros smartphones Xiaomi, o Pocophone F1 e o Mi 8 Lite rodam a interface desenvolvida pela fabricante, a MIUI. Ela trabalha junto com o sistema operacional, que é o Android 8 (Oreo) nos dois modelos, que apresentam algumas alterações visuais e sistema de gerenciamento de aplicativos e arquivos diferentes de outros smartphones Android, além de recursos extras exclusivos, como habilitação de navegação por gestos e aquela opção de camuflar o notch.

A diferença é que o Pocophone F1 teve uma versão da MIUI desenvolvida especialmente para ele, chamada MIUI for POCO. Segundo a Xiaomi, a MIUI for POCO é mais leve e rápida do que a interface dos demais modelos da marca, e recebe upgrades regulares do Google. Outra vantagem é que seu visual é bem mais próximo do Android original.

Com isso, o modelo é uma alternativa melhor para quem tem receio de experimentar a interface da MIUI e prefere ficar mais próximo ao que já espera de um celular Android, além de ter navegação mais fluída.

Vale notar que, tanto o Pocophone F1, quanto o Xiaomi Mi 8 Lite saem de fábrica com o sistema operacional Android 8, mas já têm atualizações previstas para o Android 9 (Pie).

Ainda no campo dos recursos extras, só o Pocophone tem desbloqueio por reconhecimento facial infravermelho, além do leitor de impressões digitais, que também está disponível no Mi 8 Lite.

Xiaomi Mi 8 Lite tem câmera frontal mais evoluída

As câmeras duplas traseiras do Xiaomi Mi 8 Lite e do Pocophone F1 são bem parecidas. A lente principal tem 12 MP e abertura focal de f/1.9, boa captura de luz ambiente que ajuda a fazer fotos noturnas com bom nível de nitidez, além de resultados com alto nível de cores, contrastes e detalhes, principalmente em espaços abertos. A lente secundária, de 5 MP, permite as fotos em Modo Retrato, que também têm bom resultado.

Os vídeos podem ser feitos em definição 4K (2160 pixels) a 30 quadros por segundo nos dois modelos, que também fazem gravação em câmera lenta com definição Full HD (1080 pixels) a 120 quadros por segundo.

A câmera frontal é um pouco mais evoluída no Xiaomi Mi 8 Lite, que vai fazer fotos mais ricas com sua lente de 24MP e abertura de f/2.0, suficiente até algumas selfies satisfatórias em espaços com pouca luz. Mas a câmera frontal do Pocophone F1 também não decepciona com seus 20 MP e f/2.0.

Por meio do processamento de imagens, os dois modelos podem fazer selfies em Modo Retrato, mesmo sem uma lente auxiliar nas câmeras frontais.

Xiaomi Mi 8 Lite Bateria

Bateria poderosa no Pocophone F1

Para justificar seu status de celular bom para jogos pesados, a Xiaomi percebeu que devia apostar em mais do que poder de processamento no Pocophone F1. Assim, ele ganhou bateria poderosa de 4.000 mAh, suficiente para segurar longos períodos de atividades de maior consumo de energia, como games e reprodução de vídeos. Mais uma vantagem desse modelo.

Mas vale notar que, com 3.350 mAh, o Xiaomi Mi 8 Lite também se sai muito bem. Seu processador Snapdragon 660 é conhecido pela boa eficiência energética e o smartphone não vai ter problemas em aguentar até o fim do dia longe das tomadas, mesmo com uso mais intenso.

Ambos são compatíveis com o sistema de carregamento rápido da Xiaomi, o Quick Charge 3.0. Mas o acessório só acompanha o Pocophone F1. Quem optar pelo Mi 8 Lite, vai precisar fazer uma compra extra se quiser o recurso.

Smartphones Xiaomi não têm garantia no Brasil

Esse alerta vale para qualquer celular Xiaomi. Como a marca não tem representação oficial no Brasil, seus aparelhos não contam com garantia de fábrica ou assistência técnica autorizada. Então, caso você tenha algum problema com o smartphone, não será possível receber auxílio da fabricante.

Qual celular chinês comprar: Pocophone F1 ou Xiaomi Mi 8 Lite?

Cada um dos smartphones Xiaomi apostam em vantagens diferentes. O Xiaomi Mi 8 Lite tem uma das melhores relações custo/benefício do mercado de sua geração, garantindo excelente desempenho nas tarefas mais usadas, como navegação em sites, redes sociais e reprodução de vídeos. Sua tela grande oferece alta qualidade de imagem, as câmeras fazem fotos bem legais dentro da categoria e o visual não fica devendo aos tops de linha.

Com custo um pouco mais alto, mas nem perto dos modelos avançados de outras marcas, o Pocophone F1 oferece desempenho poderoso até na execução de games pesados e bateria de longa duração. O modelo também não abriu mão de câmeras de qualidade e tela com ótima qualidade de imagem.

Confira as ofertas do Xiaomi Pocophone F1 e Xiaomi Mi 8 Lite:

 

 

 

Conheça o nosso canal, o /deumzoom:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone