Carregando ofertas com cashback...

O que é RPG de mesa? Essa é uma expressão que faz referência aos clássicos, os chamados “RPGs originais”. A sigla “RPG” quer dizer “Role Playing Game”, ou “jogo de interpretação de papéis”.

A versão em mesa é como este tipo de game se originou, utilizando dados, papel, livros e algo para fazer anotações, como canetas ou lápis.

Neste game os jogadores participam de um grande exercício de imaginação, vivendo aventuras que se passam em suas cabeças, mas normalmente em uma mesa, com um grupo de amigos – o número de pessoas pode variar.

O RPG de mesa se popularizou nos anos 80. De lá para cá ganhamos diversas versões. Existem os chamados “sistemas”, que são um conjunto de regras, que ditam como o jogo deve funcionar. Cada sistema possui seu próprio universo, regras, personagens e por aí vai.

Leia o guia a seguir e entenda melhor do que se trata o RPG de mesa.

RPG de mesa X RPG de videogame: dados, papéis, regras

Existem diferenças entre RPGs de mesa e RPGs de videogame. Os dois, em sua natureza principal, são bem parecidos. Há jogos que são guiados por suas histórias e, dentro deles, os jogadores interpretam papéis e vivem as vidas de seus heróis.

Porém, no RPG de videogame há uma história pré-definida, personagens pré-definidos e há, principalmente, toda a parte visual. Em um RPG de mesa o visual fica por conta da imaginação do jogador, e de suas criações no papel.

Imagem do jogo Baldur’s Gate 3 com personagens principais.
Baldur’s Gate 3 é um dos RPGs de videogame mais populares do momento (Foto: Larian Studios)

Além disso, em um RPG de mesa existe a figura do “mestre”, um jogador que controla a aventura, narra para os jogadores e define seus caminhos. Nos videogames este mestre é uma inteligência artificial. No RPG de mesa, dados e regras definem regras. No videogame, também temos a participação do computador neste sentido.

Existem RPGs de mesa onde usamos mapas ou miniaturas, mas não são todos, e nem sempre é possível usar  em qualquer situação. Por isso é possível dizer que o RPG de mesa funciona apenas dentro da mente de quem participa jogando.

Publicidade

Sistemas mais comuns de RPG de mesa

Um sistema é um conjunto de regras em um RPG de mesa. Sistemas, normalmente, são oferecidos em livros, que trazem as regras completas de determinado mundo. Eles permitem que você jogue seguindo regras fixas e que isso deixe a experiência mais equilibrada.

Conheça os principais sistemas da atualidade dos RPGs:

Fate

Imagem de capa do livro Fate.
Sistema de Fate, o livro em RPG (Foto: Fred Hicks)

O sistema Fate é simples e direto ao ponto. Ele permite que você jogue com poucas regras e poucos dados. O Fate está disponível em diversos livros no Brasil, adaptando universos distintos, mas com as regras similares. Ainda assim, não é um RPG tão popular e é difícil encontrar jogadores.

Principal vantagem: fácil de aprender e com regras que podem ser modificadas

Principal desvantagem: não é tão popular

Vampiro

Capa do livro Vampiro RPG.
Vampiro é um RPG do Mundo das Trevas (Foto: WoD)

Quando falamos “Vampiro”, falamos também de World of Darkness. Este é um universo que engloba RPGs de Lobisomem, Mago e outras criaturas fantásticas. O mais comum, porém, é com Vampiro. Neste sistema vivemos na pele de imortais que sugam sangue para sobreviver. É um dos mais populares do momento.

Principal vantagem: sistema popular e com temática forte

Principal desvantagem: o livro mais recente não é muito elogiado

GURPS

Capa de edições antigas de GURPS.
GURPS é antigo, clássico e genérico (Foto: Steve Jackson Games)

GURPS é um dos RPGs mais clássicos de todos os tempos. Seu nome é uma sigla que diz Generic Universal RolePlaying System. Ou seja, este é um sistema que foi criado para ser genérico e permite ser jogado em qualquer universo. Seu grande problema é que, atualmente, não é oferecido oficialmente no Brasil em sua versão mais recente e é difícil de encontrar novas mesas.

Principal vantagem: popular e versátil

Principal desvantagem: não tem oficialmente no Brasil há algum tempo

Tormenta

Imagem de heroína do universo de Tormenta.
Tormenta se passa em um universo medieval (Foto: Jambô)

Tormenta é um sistema nacional próprio. Inicialmente ele foi criado para ser uma campanha em outros sistemas, mas ganhou força e se tornou o seu próprio. No mundo de Tormenta os jogadores vivem em um território de fantasia medieval, com deuses e diversas raças.

Principal vantagem: acessível e em português sempre, por ser brasileiro

Principal desvantagem: nem sempre é popular entre veteranos

Ordem Paranormal

Imagem dos personagens de Ordem Paranormal.
Ordem Paranormal foi sistema criado por Cellbit (Foto: Jambô)

Ordem Paranormal é outro sistema brasileiro, que fez fama graças ao youtuber Cellbit. Ele criou o sistema com base em suas aventuras narradas online, que ganharam milhões de visualizações. Apesar de ser versátil e temático, pode ser um sistema caro.

Principal vantagem: sempre muito popular e com bastante apelo

Principal desvantagem: costuma ser mais caro

Dungeons & Dragons

Imagem do livro do jogador de D&D com alguns dados em cima.
D&D é um dos principais e mais antigos sistemas de RPG de mesa (Foto: Lost in the Midwest / Shutterstock)

Dungeons & Dragons é o principal e um dos mais conhecidos sistemas de RPGs de todos os tempos. Muito do que existe hoje foi baseado nele.

Há diversas adaptações para outras mídias, como jogos eletrônicos, com Baldur’s Gate, animações, com Caverna do Dragão e até filmes para o cinema, como Dungeons & Dragons Honra entre Rebeldes.

É popular, ligeiramente acessível e com regras bem abrangentes para mundos de fantasia.

Principal vantagem: o mais popular de todos os tempos e bem acessível

Principal desvantagem: normalmente limitado ao seu próprio mundo de fantasia

RPGs online populares do momento

Além de RPG de mesa, hoje em dia existem outras formas de consumir este tipo de jogo – para além de apenas jogar. São as chamadas mesas online, com transmissões ao vivo, ou gravadas, de pessoas jogando RPG.

É possível que jogadores se reúnam para participar de uma mesa em um programa com bate-papo de voz e vídeo, como o Discord, ou transmitam suas partidas para que outras pessoas vejam, via Twitch. Mas outras mesas online se destacaram.

No Brasil, o maior exemplo é o Ordem Paranormal, já citado, do Cellbit. Começou como um projeto pequeno em 2020, ganhou proporções imensas e até hoje é transmitido, com novos conteúdos e spin-offs.

Há séries populares também no exterior, como a Dimension 20, transmitido pela Dropout, e a Critical Role, que é uma companhia especializada em transmitir os mais diversos RPGs para seu público. Também são ótimas formas de consumir RPG para ter mais intimidade com o jogo.

É uma sigla que significa Role Playing Game, ou Jogo de interpretação de papéis.

Para que serve um RPG?

É um jogo de interpretação de papéis onde pessoas podem se divertir.

Preciso de que para jogar RPG?

É necessário um grupo de pessoas, papel, dados, caneta e um livro de regras.

Como é um RPG medieval?

RPG medieval pode se passar em um mundo de fantasia, com dragões, fadas, elfos e outras criaturas.

Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade