RPG de mesa: o que é? Como jogar? Quais os melhores? Veja o guia!
Ensinamos tudo sobre como jogar RPG de mesa com seus amigos, incluindo opções online
O RPG de mesa, ou RPG de papel e caneta, é um jogo que lembra muito os clássicos jogos de tabuleiro, porém com possibilidades mais amplas. Do inglês, a sigla RPG significa "Role Playing Game", um jogo de interpretar papéis. Neste caso o jogador não é apenas um pino andando em casas de um tabuleiro, ele interpreta um personagem, com emoções, falas e habilidades enquanto atravessa um mundo fantástico. Ensinaremos aqui como jogar RPG de mesa.
Vale a pena fazer uma ressalva para que jogadores de videogame não confundam o RPG de Mesa com alguns dos melhores RPGs de videogame, como a série Final Fantasy, The Elder Scrolls ou Dragon Age. Estes são considerados RPGs eletrônicos, os quais às vezes têm algumas semelhanças com os combates do RPG de mesa, porém não possuem o principal que é a liberdade e interpretação.
Devido à sua natureza tão dinâmica, o RPG precisa de uma figura que a maioria dos jogos de tabuleiro não tem: o mestre de jogo. Essa pessoa age como um narrador que conta a história e um juiz que irá viabilizar as ideias dos jogadores de acordo com as regras permitidas pelo mundo em que estão jogando.
Sistemas de jogos de RPG de mesa
A primeira escolha que jogadores precisam definir é qual sistema irão jogar, pois há uma infinidade deles. Cada sistema é o seu próprio jogo, com seu próprio mundo e regras. Escolher o sistema seria uma decisão equivalente ao grupo decidir se pretende jogar Xadrez, Damas, Jogo da Vida ou Banco Imobiliário.
Alguns dos mais famosos sistemas de RPG são: Dungeons & Dragons, Vampiro: A Máscara, Cyberpunk 2020 (base de Cyberpunk 2077), O Chamado de Cthulhu, GURPS, Pathfinder, 3D&T, 7º Mar, Daemon, Deadlands, entre incontáveis outros. Não é preciso ficar intimidado com a quantidade de escolhas, basta utilizar o mais clássico como uma porta de entrada: Dungeons & Dragons, e depois explorar outros conforme achar interessante.
Cada sistema costuma ter seus próprios livros. Para começar a jogar é preciso ter um livro do Mestre, que ensinará as regras do mundo e de suas possibilidades para o mestre, e um livro do jogador, que ensinará aos jogadores quem eles podem ser e o que podem fazer nesse mundo. Em algumas ocasiões, o mesmo livro prepara tanto mestre quanto jogador.
Livros de RPG para comprar aqui no Zoom
Livros de RPG podem parecer caros quando comparados a outros livros, mas não tanto se comparados com jogos de tabuleiro. Alguns estão disponíveis também em formato digital mais barato e algumas vezes até ficam gratuitos em promoções ou quando já estão mais antigos. Alguns livros também funcionam como expansões, com novas classes, regras, aventuras, monstros e mais.
Criação de personagens
Uma vez que seja definido o sistema que o grupo irá jogar, ele oferecerá regras para a criação de personagens, afinal não faria sentido criar um bárbaro medieval em uma campanha futurista como Cyberpunk 2020 ou em investigação paranormal como O Chamado de Cthulhu.
Normalmente as fichas determinam desde funções gerais até mais específicas. Jogadores escolhem elementos como classes (bárbaros, magos, druidas), raças (humano, elfo, meio-orc), associações com grupos, seu passado, sua lista de itens e mais. Para saber exatamente como preenchê-las é preciso ver nas regras do sistema a seção de criação de personagens.
Em funções mais específicas, fichas costumam conter números, como sua força, velocidade, resistência, entre outros. Muitas vezes, o próprio jogador pode distribuir os pontos como achar melhor. As fichas também podem listar habilidades e poderes que seu personagem conhece, escolhidos por você ou associados a sua classe, raça e assim por diante.
Para que servem os dados de RPG de mesa?
Uma imagem constantemente associada aos jogadores de RPG são seus mirabolantes dados com múltiplas faces, mas afinal para que eles servem? Os dados são usados na maioria dos sistemas para adicionar aleatoriedade quando os jogadores decidem fazer algo, ou quando algo vai acontecer a eles, como tentar saltar sobre um abismo ou cair em uma armadilha.
Os dados são chamados pelo número de suas faces: D4, D6, D8, D10, D12, D20, entre outros. Algumas vezes é preciso rolar mais de um dado ou mais de uma vez, então fala-se coisas como "rolar 2D12", rolar 2 dados de 12 faces, ou "rolar 3d10", rolar 3 dados de 10 faces. Cada sistema pode utilizar dados diferentes como base e alguns nem mesmo utilizam dados. Eles também costumam ser utilizados para combate, normalmente para determinar se golpes foram acertados e quanto de dano causaram. Confira alguns dados a venda aqui no Zoom.
Em alguns sistemas com D20, o número 1 e o número 20 costumam ser associados à falha crítica e ao acerto crítico, respectivamente. Um jogador que tire 20 não apenas consegue fazer o que pretendia com maestria, mas supera em muito sua expectativa, como saltar o abismo com uma cambalhota ou causar o dobro de dano em um ataque. Já a falha crítica é a falha acima de todo erro, é como errar um golpe de espada e acertar a si mesmo ou um companheiro. Esses resultados costumam gerar as melhores histórias.
Usuários podem tornar sua experiência ainda mais rica visualmente com o uso de tabuleiros e miniaturas que ajudem a entender melhor as situações, como o posicionamento de personagens durante uma batalha. Algumas miniaturas podem ser encontradas aqui no Zoom com as principais classes do jogo.
Uma vez que o sistema tenha sido escolhido, os personagens tenham sido criados e os dados separados, o mestre pode começar a aventura. O mestre irá narrar uma introdução sobre onde os personagens estão, o que estão fazendo e provavelmente oferecer um mistério, ameaça ou outro tipo de problema para eles resolverem.
A partir daí o grupo decide como avançar em sua aventura com suas próprias ideias, o que investigar, para onde ir, com quem conversar, quais perguntas fazer e assim por diante. Ocasionalmente podem usar suas habilidades, como persuasão ou enganação, para descobrirem algo extra. Algumas vezes algo pode dar errado e o grupo acabar em uma briga inesperada.
Talvez alguns jogadores se lembrem do clássico desenho "Caverna do Dragão", o qual era baseado em Dungeons & Dragons. O personagem "Mestre dos Magos" era o próprio mestre do jogo, que surgia no início do episódio, indicava um mistério ou missão e deixava que seu grupo resolvesse por conta própria como encararia a situação.
A sessão de jogo pode durar quanto tempo os jogadores quiserem e pode se encerrar no mesmo dia ou continuar como uma aventura episódica, criando o que se chama de "campanha". A campanha pode ser usada para se referir à jornada contínua como um todo ou a arcos de história fechados durante os quais acontecem certos eventos conectados, como as temporadas de uma série.
Opções de RPG de mesa online
Apesar de o nome RPG de mesa indicar que é preferível realizar o jogo fisicamente, não é obrigatório que todos estejam no mesmo local e é possível jogar RPG de mesa online. Alguns grupos utilizam ferramentas como o Discord ( https://discord.com/ ) para se comunicar, mas há também ferramentas específicas como o Roll20 ( https://roll20.net/ ) para jogar online e o D&D Beyond ( https://www.dndbeyond.com/ ) para preparar suas partidas.