Entenda antes de comprar em Livros

Como fazer Bullet Journal?

Criar um bullet journal é uma maneira eficiente de organizar tarefas, exercer a criatividade e controlar a ansiedade.

como fazer bullet journal
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

O bullet journal é uma importante ferramenta de organização, pois se trata de um caderno que serve para fazer anotações sobre compromissos e afazeres. Além disso, ele costuma ser muito bonito e funciona como terapia para pessoas mais ansiosas.

Se você gosta de papelaria, quer se planejar melhor no dia a dia e não sabe como começar um bullet journal, confira o nosso guia para criar o seu!

Leia também: Os Melhores Livros de Fantasia

1. Escolha o caderno perfeito

Escolher o caderno ideal para fazer bullet journal é importante para que você fique mais motivado a usá-lo. É preciso que ele se adeque às suas necessidades e gostos. Por isso, compre um BuJo (como eles também são chamados) que seja bonito, verifique o número de folhas e se elas têm linhas ou não.

Se você costuma escrever muito, modelos com maior número de páginas são indicados. Com relação às linhas, muitas pessoas usam o bullet journal para colar imagens e desenhar; neste caso, é melhor que as folhas não tenham linhas. Já se você pretende só fazer anotações curtas, vai se beneficiar de um modelo com pauta.

2. Organize-se por cor

Essa é uma das principais dicas para bullet journal. Uma das formas mais práticas de usá-lo é utilizando canetas coloridas para identificar diferentes tipos de tarefas. Por exemplo, tarefas da faculdade de verde, compromissos pessoais de vermelho, afazeres em casa de roxo e assim por diante.

Dessa forma, além de ser muito mais prático de organizar o seu bullet journal, ele ainda ficará mais bonito.

3. Use as canetas corretas

O ideal é que a gramatura das folhas do planner seja de 90 gramas. Caso seja menor, você só poderá usar canetas esferográficas e de gel, pois qualquer outra caneta pode causar vazamento de tinta para as outras folhas.

Se as folhas do seu planner forem de 90 ou mais gramas, pode usar tranquilamente canetas fine line, stabilo, marca texto e canetinha. Em geral, elas são usadas para decorar as páginas. Abuse da criatividade para fazer desenhos e pintar com preferir!

4. Use caligrafia para decorar

O nome dado a técnicas de criar uma caligrafia bonita e decorativa é lettering. Se você tem facilidade em fazer uma letra bonita, pode utilizar lettering no seu bullet journal, sobretudo para dar destaque a título de seções, meses do ano e datas importantes.

Use caligrafias diferentes para decorar seu Bullet Journal

Na internet, é possível encontrar muitos tutoriais de como escrever dessa forma, com fontes para bullet journal muito bonitas e, com frequência, fáceis de copiar.

Para isso, você pode usar caneta pincel, canetinha de ponta grossa, e até mesmo uma caneta esferográfica de ponta fina.

5. Crie o hábito de anotar

Muitas pessoas têm dificuldade em anotar seus compromissos todos os dias. A verdade é que o único jeito de superar isso é criando o hábito de usar o BuJo sempre que for necessário, ou de escrever nele uma vez por dia.

Para isso, você pode definir um horário fixo para usá-lo. Após alguns dias, você vai notar que já incorporou escrever no bullet journal como parte da sua rotina, e que já não é mais difícil lembrar-se de fazer isso.

Crie o hábito de anotar no Bullet Journal

6. Procure inspirações

O bullet journal está muito na moda em outros países, e a internet está cheia de imagens de BuJos muito bonitos. Aproveite redes como o Pinterest e o Instagram para pegar inspirações para o seu.

Lembre-se de que eles são só uma ideia, e que você não precisa fazer exatamente igual a outra pessoa. Procure dar seu estilo pessoal ao seu bullet journal na hora de decorá-lo.

Inspiração para Bullet Journal

Se você gostou deste artigo, que tal conferir agora a nossa lista com os melhores livros para ler em 2018?

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros