Decoração de Natal 2020: como decorar a guirlanda de Natal?
Preparamos algumas dicas de decoração para você se atentar na hora de decorar a sua guirlanda de porta

O Natal está chegando e, com ele, a ansiedade para decorar a casa. Além da árvore de Natal, outro enfeite é utilizado nas residências para alimentar o espírito natalino. A guirlanda é um acessório de porta de entrada utilizado durante o período do Natal. Ela pode aparecer com galhos secos, festões, flores, feltro e EVA, sendo decorada com adornos como fitas, bolas, frutas e pinhas, por exemplo.
É possível encontrar guirlandas decoradas ou fazer criações artesanais. Para decorar uma guirlanda de Natal, será preciso criatividade e materiais que podem até ser reaproveitados dos enfeites da árvore natalina. Além disso, você também pode fugir dos tradicionais tons de verde e vermelho, apostando em guirlandas coloridas ou feitas peças diferenciadas. Dê um Zoom e veja como decorar a sua guirlanda de Natal!
Leia também: Decoração de Natal 2020: como montar a árvore de Natal?

Qual é o significado da guirlanda de Natal?
A guirlanda de Natal é um adorno que representa a sorte
A guirlanda de Natal é um símbolo que representa a sorte. Seu formato em círculo representa o movimento solar, ou seja, um novo ciclo. O adorno que começou a ser utilizado em Roma, pois os romanos acreditavam que o ramo trazia saúde.
À época, ela era colocada nas portas das casas para dar "boas-vindas" e proteger contra a má-sorte.
Como decorar a guirlanda de Natal?
Você pode decorar a sua guirlanda de porta com festão, bolas de Natal, flores, e mais!
A guirlanda de Natal pode se transformar em um detalhe superespecial da decoração da sua residência, seja ela um apartamento pequeno ou uma casa maior. Para decorá-la, você pode adquirir alguns materiais específicos, dependendo do estilo da sua guirlanda, ou aproveitar objetos próprios, que já existem no seu lar. Confira algumas opções para fazer em casa:
Guirlanda de festão
A guirlanda de festão é uma das mais tradicionais. Para decorá-la, o ideal é adquirir uma guirlanda de palha. dois festões de dois metros e enfeites de Natal variados. Também será necessário utilizar cola quente, tesoura, alicate e cordão.
Na verdade, esse é o material básico para você decorar qualquer tipo de guirlanda. É possível encontrar festões na cor verde, mas dá para inovar utilizando festões coloridos, dourados ou prateados, por exemplo.
Guirlanda de galhos secos
A guirlanda de galhos secos é uma forma de deixar a guirlanda de Natal com um ar rústico. Nesse caso, o ideal é decorá-la com pequenas pinhas, tecidos recortados, laços, ramos e bolas de Natal em tons neutros ou terrosos.
Dá para perceber que esse tipo de guirlanda natalina traz uma estética bem específica, mais aconchegante, minimalista e sofisticada. No entanto, nada impede que você use e abuse da sua criatividade na hora de compor essa decoração.
Guirlanda de flores
A guirlanda de flores é capaz de deixar o ambiente mais romântico e, é claro, acolhedor. Dependendo do tipo da flor e do arranjo, é possível combinar essa guirlanda natalina com diferentes cômodos e decorações.
Nesse caso, você pode utilizar tanto flores reais quanto plantas artificiais. Caso você opte por flores reais, lembre-se que possivelmente você conseguirá usá-las somente durante o período do Natal. As flores artificiais, por outro lado, já são reutilizáveis.
Guirlanda de feltro
A guirlanda de feltro é outra entre as mais utilizadas na decoração de Natal. Isso porque o feltro serve para confeccionar enfeites natalinos. Portanto, dá para utilizá-lo para criar enfeites tanto para a árvore quanto para a guirlanda.
Normalmente, essa guirlanda é decorada com árvores, folhas, estrelas, doces e papai Noel em feltro. Mas, uma outra sugestão para utilizar esse material é decorar a porta de casa com bolinhas de feltro. Essa é uma versão de guirlanda moderna e divertida.
Guirlanda com bolas de Natal
A guirlanda com bolas, assim como a guirlanda de feltro, também é uma guirlanda que reaproveita os materiais utilizados para decorar a árvore de Natal. Nesse caso, é possível montar uma guirlanda somente com bolas de Natal.
Na guirlanda com bolas de Natal, você pode utilizar bolas vermelhas, douradas, prateadas ou coloridas, de diferentes tamanhos e texturas. E ainda dá para aproveitar aquelas bolas que você já não quer mais usar na decoração da árvore.
Guirlanda de EVA
A guirlanda de EVA é uma forma barata, simples e criativa de decorar o seu lar para o Natal. Esse material é versátil e usado na criação dos mais diversos artesanatos. Você pode até chamar o seu filho para te ajudar a decorar com EVA.
O EVA pode ser encontrado em várias cores, com brilho ou sem. A guirlanda com EVA é uma ótima opção para fazer criações temáticas, por exemplo, já que esse tipo de peça permite que você decore sem limites.
Guirlanda com pinhas
A guirlanda com pinhas costuma ser feita com uma base de festão. Ela dá um ar tradicional e, ao mesmo tempo, chique para a decoração natalina. É possível enfeitá-la com ramos, laços e até mesmo pisca-pisca.
Além disso, você pode comprar as pinhas, usá-las na árvore de Natal e ainda pintá-las com spray para que elas fiquem da cor que você desejar. A guirlanda de pinhas combina bastante com uma decoração rústica, de madeira.
Guirlanda de balas
A guirlanda de balas é uma opção divertida e que dá para fazer com aquelas balas cujas embalagens imitam a aparência de um morango. É possível incrementar a decoração dessa peça com um papai Noel, um boneco de neve e, é claro, um laço para finalizar.
É possível colocar a guirlanda de Natal na porta de entrada ou decorando a mesa de jantar

A guirlanda de Natal pode ser colocada na porta de casa ou até mesmo como um detalhe na mesa de jantar. Geralmente, ela é posicionada na porta de entrada da residência, de forma a anunciar a chegada do Natal e recepcionando os familiares e convidados.
Se você tiver uma lareira em casa, também é interessante decorá-la com uma guirlanda acima. Ela é um item que chama atenção. Portanto, independentemente se ela for uma guirlanda de porta ou de mesa, o ideal é manter a unidade na decoração natalina.
Leia também: