Logo Zoom
Logo Zoom

Com o Natal já se aproximando, também se aproxima uma das épocas mais esperadas pelas famílias no ano: montar a árvore de Natal. Inclusive, a tradição diz que Novembro é o mês oficial de tirar a poeira dos enfeites natalinos. Além de ser o símbolo de uma das principais celebrações do ano, a árvore de Natal faz a diferença na decoração. Ela é o primeiro e mais importante objeto para deixar a sua casa preparada para o Natal.

Montar a árvore de Natal deve ser um momento prazeroso, capaz de acender o espírito natalino da família. Seja a árvore de Natal pequena ou grande, sintética ou natural, colorida ou tradicional, o importante é que você se divirta na hora de decorá-la. Para te ajudar a montar a árvore de Natal perfeita para você, preparamos um passo a passo e algumas dicas de decoração natalina. Dê um Zoom e confira!

Leia também: Decoração de Natal 2020: como decorar a guirlanda de Natal?

Veja como montar a árvore de Natal perfeita! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Qual é o dia de montar a árvore de Natal?

A data certa para montar a árvore de Natal costuma ser em Novembro

Em 2020, o dia para montar a árvore de Natal é 29 de novembro (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Segundo o calendário católico-cristão, o dia para a montagem no primeiro domingo do Advento. Esse período engloba as quatro semanas que antecedem o Natal, simbolizando a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Em 2020, essa data é o dia 29 de novembro.

Como montar a árvore de Natal?

Para montar a árvore de Natal, você vai precisar de enfeites, pisca-pisca, saia e festão

Conheça os itens que você vai precisar para montar a árvore de Natal (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para montar a árvore de Natal, você vai precisar, além da árvore, de enfeites, pisca-pisca, saia e, dependendo da sua árvore, festão. Confira quais são os itens básicos, porém, essenciais:

1. Árvore de Natal

Antes de qualquer coisa, é necessário escolher a sua árvore de Natal: natural, sintética, grande ou pequena? No Brasil, não é comum encontrarmos pinheiros para montar uma árvore de Natal natural. Além disso, por ser uma planta natural, é preciso molhá-lo, deixá-lo exposto ao sol e saber que ele não será reutilizável para o próximo ano.

Caso você opte por uma árvore de Natal sintética, o ideal é procurar aquelas com mais galhos e ramos possível, para esconder ao máximo o tronco. Outra vantagem da árvore de Natal sintética é que você pode encontrá-la em outras cores que não só a verde. As árvores de Natal coloridas se destacam no ambiente, além de fugirem do óbvio da decoração natalina.

Já a altura depende do espaço que você dispõe para colocar a sua árvore de Natal. E não pense que as árvores de Natal pequenas são dispensáveis! Elas podem dar um toque a mais para estantes, racks ou cômodas, por exemplo. Também não se esqueça que a árvore de Natal é um produto que deve durar por vários e vários anos. Por isso, escolha uma que apresente uma qualidade maior, mesmo que ela seja mais cara.

2. Enfeites

Na hora de escolher os enfeites para a sua árvore de Natal, é fundamental pensar no efeito que você quer causar com a sua decoração natalina. As árvores de Natal tradicionais trazem bolas, laços, pinhas, ursinhos, doces, anjos e estrelas nas cores vermelho, dourado, prata e branco. No entanto, você pode usar a sua criatividade e apostar em temáticas diferentes, com coloração diversificada.

O interessante é fazer com que a sua árvore de Natal combine com o restante dos objetos decorativos e não destoe do visual do cômodo. Se você quiser economizar com a decoração da árvore de Natal, você pode fazer ou repaginar os seus próprios enfeites em casa. Nesse caso, materiais como juta, feltro, barbante e patchwork vão deixar a sua árvore de Natal com outro visual.

Mas se você optar por comprar novos enfeites, dê preferência a bolas de tamanhos diversos: grandes, médias e pequenas. As grandes podem ficar na base da árvore, as médias, no meio, e as pequenas, em cima. Nesse momento, a dica é variar nas cores das bolas de tamanhos iguais. Para os outros adereços, basta colocá-los por toda a árvore de Natal. Os laços, inclusive, servem de coringa para cobrir buracos.

3. Pisca-Pisca

Quando você for comprar o pisca-pisca, lembre-se de que, quanto mais luzes, melhor o efeito dos enfeites e das cores na sua árvore de Natal. O ideal é que o pisca-pisca seja trançado os galhos para uma sensação de preenchimento. No entanto, se o orçamento estiver apertado, o ideal é espalhar as luzes pela árvore de Natal, mas sem perder a noção de uniformidade.

Luzes douradas dão um ar de elegância e sofisticação, além de uma impressão de acolhimento. Se você optar por luzes de LED, use bolas e enfeites coloridos, já que esse tipo de pisca-pisca dá à árvore de Natal um aspecto mais branco. Além disso, as luzes devem ser colocadas de baixo para cima. Dessa forma, você garante que as tomadas fiquem no chão, caso o pisca-pisca não seja alimentado por pilhas.

4. Saia

Por fim, o pé da árvore de Natal pode ser coberto por uma saia ou até mesmo por presentes. Isso faz com que a base não fique aparente. É um detalhe que faz toda a diferença, mesmo se a árvore de Natal estiver no chão. Se ela for uma árvore de Natal pequena, localizada em um aparador ou cômoda, a utilização de uma saia se faz ainda mais necessária.

5. Festão

Se a sua árvore de Natal ainda estiver magrinha, e você está sem ideias de como deixar a sua árvore de Natal cheia e distribuída, a dica é usar festão. Ele costuma ter a cor da árvore de Natal, sendo aramado ou não, e funciona para ajudá-la a aparentar mais robusta, sem buracos. O festão preenche o espaço entre os galhos, deixando a decoração natalina mais elegante.

Qual é a ordem para montar a árvore de Natal?

Preparamos um passo a passo para você montar a sua árvore de Natal

Confira o nosso passo a passo para montar uma árvore de Natal simples (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

No caso da árvore de Natal, é preciso se atentar à ordem para alcançar o melhor resultado possível. Vamos ao passo a passo de como montar a árvore de Natal perfeita:

  • 1. Monte a árvore de Natal, abra bem os galhos e escolha o melhor local para deixá-la;
  • 2. Coloque o pisca-pisca ligado, de baixo para cima, para visualizar o efeito com clareza;
  • 3. Passe para os enfeites maiores, distribuindo-os de baixo para cima. Se a árvore de Natal estiver posicionada próxima a uma parede, você não precisa decorá-la no ângulo em que ela não ficará em destaque;
  • 4. Na hora de acrescentar as bolas, pendure os cordões nos galhos e enrole-os até elas ficarem firmes;
  • 5. Adicione os enfeites menores, equilibrando as cores e preenchendo os espaços;
  • 6. Finalize com a estrela ou algum outro acessório especial na ponta da árvore de Natal;
  • 7. E não se esqueça de cobrir o pé da árvore de Natal com uma saia ou presentes;
  • 8. Ah, e vá observando o resultado de longe. Assim, você garante que a decoração natalina está ficando simétrica.

Como desmontar a árvore de Natal?

Siga a ordem contrária da montagem para desmontar a árvore de Natal

Entenda como desmontar a sua árvore de Natal da melhor forma (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Após o fim das celebrações natalinas, como desmontar a árvore de Natal? Armazenar a árvore e os enfeites é fundamental para que você consiga reaproveitar a decoração no próximo ano. Veja algumas dicas que preparamos:

  • 1. Na hora de desmontar, siga a ordem contrária da montagem. Comece retirando as bolas, os enfeites e o pisca-pisca, e só desencaixe e dobre os galhos com a árvore já limpa;
  • 2. Para não quebrar o pisca-pisca, enrole-o em alguma superfície circular, como um rolo de papelão, por exemplo;
  • 3. Assim como os enfeites, as bolas devem ser guardadas separadas por cor;
  • 4. Se os enfeites forem delicados, o ideal é armazená-los separados dos outros objetos de decoração;
  • 5. Os festões também devem ser guardados separados dos outros itens decorativos. Eles são frágeis e podem se enroscar em outros enfeites;
  • 6. O ideal é escrever ou etiquetar as caixas ou sacos em que você for guardar a decoração para facilitar o trabalho no próximo ano.

Inspire-se!

Confira algumas inspirações de árvore de Natal

Árvore de Natal vermelha (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Árvore de Natal vermelha (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Árvore de Natal vermelha (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Árvore de Natal branca (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Árvore de Natal colorida (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Árvore de Natal branca e vermelha (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Árvore de Natal dourada (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Árvore de Natal dourada e rosa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Árvore de Natal azul e rosa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Leia também: