Quarto de bebê completo: da babá eletrônica à decoração

Veja o que não pode faltar para você montar e decorar o quarto do seu filho

Letícia LamarcaEditor(a)

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

A chegada de um novo integrante na família é um momento de aprendizado. Nessas horas em que qualquer informação é uma grande novidade, começam a surgir dúvidas sobre como montar um quarto de bebê. É aí que mamães e papais de primeira viagem costumam se questionar sobre a segurança do bebê, a disposição dos móveis, a decoração do cômodo e, é claro, o que comprar para o quartinho da criança que está por vir. No fim das contas, um quarto de bebê precisa ser funcional e aconchegante tanto para o filho quanto para os pais.

Para montar um quarto de bebê completo, existem alguns móveis e itens de decoração indispensáveis. Escolher cada um deles pode ser uma atividade para lá de prazerosa, mas demanda um planejamento. Afinal, além de berço, cômoda, trocador, poltrona de amamentação, cadeira de balanço e babá eletrônica, você ainda terá que desembolsar uma quantia para o enxoval da criança. A fim de que você se planeje com calma, nós listamos tudo o que você precisará para construir o quartinho do seu bebê. Ao final do artigo, você também encontrará dicas sobre como usufruir do espaço e da mobília da melhor maneira possível. Dê um Zoom!

Conheça os nossos artigos e fique por dentro dos melhores produtos, guias de compra, lançamentos, e mais!

Confira tudo o que você precisa para montar um quarto de bebê! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira tudo o que você precisa para montar um quarto de bebê! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Berço

A escolha do berço de bebê é um dos passos mais importantes na hora de compor o quarto da criança. É no berço que o pequeno passará boa parte de seus primeiros meses de vida. Atualmente, existem diferentes modelos disponíveis para a compra desse item: o berço americano, o berço portátil, 3 em 1, com cômoda embutida ou até acopláveis à cama dos pais.

Para tomar uma decisão segura, alguns pontos são de extrema importância. É fundamental, por exemplo, analisar as dimensões do berço, suas grades de segurança e até a confiança em relação à marca em questão. Na hora de escolher o berço ideal, é importante verificar se ele é certificado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Além disso, algumas medidas de segurança devem ser levadas em consideração:

  • A grade lateral precisa ter espaçamento máximo de 6,5cm para evitar que o bebê insira a cabeça no vão;
  • A distância entre o estrado e as laterais não pode ultrapassar 2,5cm para não prender os pés ou as mãos da criança;
  • A altura do berço deve ser superior a 60cm;
  • As braçadeiras ou suportes, partes destacáveis ou pontiagudas, são dispensáveis ou devem ser protegidas, pois podem machucar o bebê;
  • As rodinhas precisam ter travas em, pelo menos, duas delas, para garantir estabilidade ao berço.

Ah, e não se esqueça de separar uma parte do orçamento para o colchão do berço, a saia e o babado do berço, a capa e o protetor do colchão, a fronha, o cobertor, o edredom, os travesseiros, o mosquiteiro e o móbile e brinquedos para o berço.

Leia também: Melhores berços de bebê de 2020: 7 modelos para comprar

Berço Americano

O berço americano é definido pela sua medida, de 1,30m de comprimento e 70cm de largura. É o tipo de berço mais escolhido pelas famílias justamente por ser maior que o berço nacional. Para montar o quarto do bebê, opte por um berço 3 em 1, ou seja, um berço reversível que, além de berço, vira uma minicama ou um sofá.

O Berço de Bebê Americano Henn Bala de Menta é ideal para isso, pois agrega praticidade, qualidade e beleza em um só produto. Ele é um berço com três estágios de regulagem de altura e vira uma minicama, de forma a acompanhar o crescimento da criança, podendo ser utilizado por mais tempo que um berço convencional.

Berço Portátil

Mesmo após escolher o berço americano que mais se adequa às suas necessidades, é interessante pensar em adquirir um berço portátil. Essa opção é ideal se você é um viajante frequente. Normalmente, esses modelos de berço abrem e fecham com facilidade, além de contarem com rodinhas nos pés.

Um ótimo produto é o Berço Portátil Burigotto Aconchego. Ele é um berço 2 em 1, podendo ser utilizado como um berço ou um cercadinho. Esse modelo da Burigotto é um dos mais conhecidos no mercado, traz regulagem de altura, mosquiteiro, trocador, porta-objetos e acompanha o bebê desde recém-nascido até 17kg.

Cômoda

Como as roupas e os acessórios do bebê são pequenos, é possível abrir mão do guarda-roupa e investir em uma cômoda infantil. Dessa forma, você consegue esperar para comprar um armário apenas quando o seu filho estiver mais crescido. A cômoda é um dos itens mais importantes do quartinh0 da criança. Isso porque ela pode ser usada para guardar a vestimenta e, de quebra, servir como um trocador.

Existem dois tipos de cômoda: a cômoda móvel e a cômoda fixa. No caso da cômoda móvel, com rodinhas, o ideal é optar por modelos com pés mais altos, para facilitar na limpeza do dia a dia. Independentemente se a cômoda for móvel ou fixa, é interessante pensar em produtos com mais compartimentos, principalmente se você decidiu não adquirir um guarda-roupa infantil.

Melhores ofertas no Zoom:

Cômoda Infantil Trocador Doce Sonho 4 Gavetas - Qmovi
Cômoda Infantil Trocador Doce Sonho 4 Gavetas - Qmovi
Cômoda Infantil Trocador Doce Sonho 4 Gavetas - Qmovi
Cômoda Infantil Trocador Doce Sonho 4 Gavetas - Qmovi
Cômoda Infantil Trocador Doce Sonho 4 Gavetas - Qmovi
Cômoda Infantil Trocador Doce Sonho 4 Gavetas - Qmovi

Trocador

Se você escolheu uma cômoda sem espaço para trocador, será necessário investir em um. O modelo mais buscado pelas mamães e pelos papais é o portátil. Esse tipo de trocador é prático, pois você consegue levá-lo para qualquer lugar. Um ponto importante é que o trocador deve ficar próximo ao berço, a fim de facilitar a rotina de quem estará cuidando do bebê.

Outra questão é o tamanho do trocador. As dimensões ideais são de 0,50cm de comprimento e 0,90cm de largura, considerando, ainda, uma altura de 90cm, caso o trocador não seja portátil. O ideal é que esse item seja feito em tecido impermeável e tenha uma borda de proteção, além de espaço para deixar todos os itens de higiene à mão.

Melhores ofertas no Zoom:

Trocador de Fraldas Portátil - Rosa
Trocador de Fraldas Portátil - Rosa
Trocador de Fraldas Para Bebês Kinder Bento Tecebem
Trocador de Fraldas Para Bebês Kinder Bento Tecebem
Trocador de Fraldas Para Bebês Kinder Nick Tecebem
Trocador de Fraldas Para Bebês Kinder Nick Tecebem

Poltrona de Amamentação

Outro item mais do que essencial no quarto de bebê é a poltrona de amamentação. Além de ser útil na hora da mamãe alimentar e se conectar ainda mais com o bebê, a poltrona compõe a decoração do ambiente. Ela precisa ser aconchegante, com braços e altura para que a mamãe se sinta confortável e consiga sentar e levantar sozinha. Uma ótima opção é uma poltrona de amamentação com balanço e puff.

Para além da poltrona de amamentação, é interessante colocar um banquinho para apoiar os pés, caso a poltrona não venha com puff. Ter uma mesa lateral também pode ser uma boa ideia, pois pode servir de apoio para a hora de amamentar, seja para colocar um copo d'água ou uma moringa, já que as mamães costumam sentir bastante sede quando estão amamentando.

Além disso, reunimos algumas dicas para escolher a melhor poltrona:

  • O encosto traseiro deve cobrir toda a área das costas da mamãe até a cabeça. Modelos mais estreitos facilitam o apoio do cotovelo, mas dê preferência aos com almofadas removíveis.
  • Caso você opte por um modelo mais largo, o ideal é comprar também uma almofada de amamentação.
  • O apoio lateral na altura da cabeça é ideal para dar mais segurança na hora que a mamãe for cochilar.
  • Poltronas de amamentação com puff proporcionam maior conforto e descanso para os pés. O puff deve ser da altura do assento ou ficar um pouco abaixo, de maneira que as pernas fiquem elevadas confortavelmente.
  • Evite poltronas muito grandes se o quarto do bebê for pequeno, pois as chances de o móvel incomodar na hora de deslocá-lo pelo cômodo são grandes.

Melhores ofertas no Zoom:

Poltrona de Amamentação Bianca com Balanço e Puff Fratello
Poltrona de Amamentação Bianca com Balanço e Puff Fratello
Poltrona De Amamentação com Balanço e Puff Manu Corino Branco-Tutu Decor
Poltrona De Amamentação com Balanço e Puff Manu Corino Branco-Tutu Decor
Poltrona de Amamentação Lívia com Balanço e Puff Fratello
Poltrona de Amamentação Lívia com Balanço e Puff Fratello

Cadeira de Balanço

A cadeira de balanço não é um item indispensável para o quarto do bebê, mas ela pode se tornar fundamental a longo prazo por alguns motivos. Além de acalmar a criança e proporcionar um sono mais tranquilo, a cadeira de descanso e balanço pode trazer outros recursos interessantes para estimular o pequeno. Se você for investir em uma, opte por um modelo compacto e portátil.

Hoje em dia, é possível encontrar cadeiras de balanço para bebê que vibram e tocam música a cadeiras de balanço que balançam sozinhas. Esse é o caso da Cadeira de Balanço Multikids Girafa, que se transforma até em uma cama portátil. Ela é uma cadeira de balanço vibratória que traz uma caixa de música com oito canções de ninar.

Leia também: Melhores cadeiras de balanço para bebê de 2020: 5 modelos para comprar

Melhores ofertas no Zoom:

Cadeira De Balanço Para Bebês 0-20 Kg Girafa Multikids Baby - BB364
Cadeira De Balanço Para Bebês 0-20 Kg Girafa Multikids Baby - BB364
Cadeira De Balanço Para Bebês 0-20 Kg Girafa Multikids Baby BB364
Cadeira De Balanço Para Bebês 0-20 Kg Girafa Multikids Baby BB364
Cadeira de Balanço para Bebês 0-20 kg Girafa, Multikids Baby, Laranja
Cadeira de Balanço para Bebês 0-20 kg Girafa, Multikids Baby, Laranja

Tapete de Atividades

O tapete para bebê também não é um item essencial para compor o quarto de bebê, mas é um adicional para que a criança fique mais confortável na hora da brincadeira. Um tapete de atividades para bebê, seja para ele brincar ou engatinhar, ajuda no desenvolvimento do pequeno, permitindo que ele ganhe autonomia em seus movimentos e melhore sua musculatura.

Se você está procurando por um tapete para bebê para o quartinho da criança, é importante considerar alguns aspectos, como seu material, espessura e funcionalidade, a frequência de uso e até mesmo a faixa etária do seu filho. Um dos modelos mais conhecidos do mercado é o Tapete para Bebê Chicco Musical da Floresta, que dispõe de oito melodias e sons correspondentes a cada animal.

Leia também: Melhores tapetes para bebê de 2020: 6 modelos para comprar

Melhores ofertas no Zoom:

Tapete Infantil Musical para bebê com Piano
Tapete Infantil Musical para bebê com Piano
Tapete Infantil Musical para bebê com Piano
Tapete Infantil Musical para bebê com Piano
Tapete Infantil Musical para bebê com Piano
Tapete Infantil Musical para bebê com Piano

Babá Eletrônica

Se existe uma coisa que os pais valorizam no decorrer dos primeiros meses de vida do bebê são os momentos de tranquilidade. Isso é algo que uma babá eletrônica pode ajudar. Manter-se sempre ligado à criança, mesmo na hora do sono, é algo primordial. E é nesse momento que contar com a melhor babá eletrônica no quarto do bebê faz toda a diferença.

Práticas, compactas e modernas, elas contam com inúmeros recursos e funções. Prova disso é que existem hoje babás eletrônicas com câmera e até mesmo babás eletrônicas com wi-fi. Entre as melhores babás eletrônicas atualmente está a Babá Eletrônica Motorola MBP48. Ela traz uma tela de duas polegadas, zoom digital, visor colorido, controle de volume e visão noturna. E, se por acaso, você estiver fora do alcance, ela soa um alarme para te alertar.

Leia também: Melhores babás eletrônicas de 2020: 7 opções para comprar

Papel de Parede

Agora que você já tem em mente quais são os principais móveis que devem compor o quarto do bebê, é hora de pensar nos detalhes que deixarão o ambiente com a sua cara ou a cara do seu filho – a começar pelo papel de parede ou adesivo decorativo. Como os olhos do bebê são sensíveis, o ideal é investir em papel de parede ou adesivo com cores neutras ou tons pasteis.

Dá para investir em papeis de parede com temas de animais ou flores para deixar o cômodo leve e divertido. Uma boa dica é combinar as cores e os tons do papel de parede ou do adesivo decorativo escolhido com as cores e os tons da parede, dos móveis, da cortina e de outros objetos de decoração, como quadrinhos e almofadas, por exemplo.

Melhores ofertas no Zoom:

Faixa Papel De Parede Adesivo Infantil Ovelinhas 100x15cm
Faixa Papel De Parede Adesivo Infantil Ovelinhas 100x15cm
Faixa Papel De Parede Adesivo Infantil Disney Bebê 100x15cm
Faixa Papel De Parede Adesivo Infantil Disney Bebê 100x15cm
Faixa Papel De Parede Adesivo Infantil Animais Coloridos 100x15cm
Faixa Papel De Parede Adesivo Infantil Animais Coloridos 100x15cm

Abajur, Cortinas e Cesto Organizador

Além dos móveis indispensáveis, alguns itens para o quarto de bebê também ajudam a facilitar a vida da família no dia a dia. Uma iluminação bem feita, por exemplo, pode transformar qualquer espaço. Ter um abajur ao lado da poltrona de amamentação, por exemplo, pode iluminar o cômodo e trazer mais aconchego. Seu uso auxilia os pais na rotina de cuidados com a criança, principalmente nas noites em claro.

As cortinas são importantes para prevenir a entrada de raios solares no quarto do bebê. No entanto, é preciso ter atenção na hora de comprar esse item decorativo. Opte por modelos que sejam facilmente higienizados, pois, normalmente, esses produtos acumulam bastante poeira, o que pode favorecer o surgimento de alergias na criança.

Não é necessário investir em armários e prateleiras para guardar os brinquedos do bebê, caso você não queira ou possa. Utilizar um cesto organizador faz com que os brinquedos fiquem fora do alcance da criança. Além disso, pais e mães podem ensinar os filhos a guardá-los, ajudando no desenvolvimento da organização e da disciplina. O cesto também pode compor a decoração do quarto do bebê.

Novamente, você não precisa investir em armários e prateleiras para guardar os brinquedos da criança. Além disso, utilizar um cesto faz com que os brinquedos fiquem ao alcance da criança. Assim, pais e mães podem ensiná-la a guardar tudo, o que ajuda no desenvolvimento da organização e disciplina.

Dicas para montar o quarto de bebê

Veja algumas dicas que podem te ajudar a planejar o quarto do bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja algumas dicas que podem te ajudar a planejar o quarto do bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Por fim, separamos algumas dicas essenciais para te ajudar a montar o quart odo seu bebê. Confira:

  • Tire as medidas do quarto para considerar o espaço do cômodo, e não se esqueça de verificar, também, as medidas dos móveis e, principalmente, a profundidade;
  • Escolha móveis funcionais, 2 em 1 ou 3 em 1, como um berço que vira uma minicama ou uma cômoda com espaço para trocador em cima. Você pode acabar gastando, mas economizará ainda mais no futuro;
  • Opte por uma decoração com peças leves e que possam ser facilmente trocadas ou adequadas no decorrer do crescimento e desenvolvimento da criança;
  • Tenha cuidado com a segurança. É melhor escolher móveis ergonômicos ou com certificados de segurança, além de não se esquecer de usar protetor para tomadas;
  • Verifique a disposição dos móveis, e estude os locais do ambiente onde bate o sol e correntes de ar, pois bebês possuem olhos sensíveis;
  • Anote aí! Um bom momento para começar a planejar o quarto do bebê é entre a 20 e a 24 semana da gravidez.

Leia também: