Itens do kit musculação como halteres e kettlebell no chão da sala

Kit musculação: 9 equipamentos indispensáveis para malhar em casa

Está começando a malhar ou já é avançado nos treinos? Nossa lista vai te ajudar a montar o seu kit musculação ideal!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você ainda não sabe como montar o seu kit musculação em casa, não se preocupe: nós te ajudamos a reunir os itens essenciais para começar a treinar. Sabia que é possível fazer um hit, exercício de cardio, yoga, pilates e tantas outras modalidades esportivas com poucos equipamentos? Na prática, não é necessário encher a casa de aparelhos - basta selecionar aqueles que se complementam e te ajudam no resultado final.

E agora, quer saber como escolher esses itens para o seu kit musculação? Separamos uma lista com os produtos indispensáveis - e, nela, mostraremos todos os benefícios de cada um, junto com suas características. Ah, e não se esqueça de conferir o seu orçamento e espaço disponível em casa para acomodar os itens antes de comprar os equipamentos, viu? Aproveite!

Se você ainda não sabe qual exercício fazer em casa, confira mais sobre a modalidade HIIT e se inspire!

1. Kettlebell 24kg de ferro

O kettlebell é um dos itens essenciais para montar o seu kit musculação, sabia? Isso porque o equipamento ajuda tanto na perda de peso como também no ganho de massa muscular - além de ser muito versátil, podendo ser usado em diferentes exercícios para membros inferiores e superiores. O item é feito de ferro fundido e, portanto, para conservá-lo por mais tempo, é ideal manter longe de lugares úmidos.

É possível encontrar o kettlebell em diferentes pesos, dos mais leves aos mais pesados. Aqui, como se trata de um equipamento de 24kg, fica a dica: antes de comprá-lo é necessário avaliar o seu rendimento e capacidade muscular para evitar acidentes e fraturas, ok? Se o equipamento for muito pesado para o seu corpo, você pode avaliar outros kettebells com pesos inferiores para comprar.

Características do item de musculação:

  • Material: ferro fundido
  • Peso: 24 Kg
  • Cor: preto
  • Funções: para ganho de massa muscular e perda de peso

2. Halter Sextavado Pintado 9Kg

Para quem deseja montar o kit musculação em casa, o halter sextavado é outro item indispensável - especialmente se o foco é o ganho de massa muscular. Optando por uma versão como a indicada aqui na matéria você ainda aproveita algumas vantagens, viu? Esse halter em questão é feito de ferro cinzento, é resistente à água, fungos e ataque químico.

Importante lembrar que a principal função do halter é exercitar os músculos dos membros superiores, mas ele também pode auxiliar na melhora da sua potência muscular, ou te ajudar a direcionar a sua força de forma correta - isso sem contar que também oferece estabilidade nos exercícios de solo. Lembre-se de que, com o avanço do seu treino de força, é ideal trocar o halter por um outro mais pesado.

Características do item de musculação:

  • Material: ferro cinzento
  • Peso: 9kg
  • Cor: preto
  • Funções: intensifica a potência muscular, ensina o corpo a direcionar força, dá estabilidade nos exercícios de solo
  • Resistente à água, fungos, ataque químico, anti-chama, dielétrico e intemperismo

3. TRX Fita Treino Suspenso

O kit de fita para treino suspenso é ideal para quem deseja treinar em casa com versatilidade. O item tem 12cm de altura, 17cm de largura e 20cm de comprimento - ou seja, dá para ser usado tranquilamente em um espaço como varanda ou quintal, de preferência ao ar livre.

A fita é ideal para um treino de força funcional, treino desportivo, treino indoor, de flexibilidade e até de reabilitação. Legal, né? Com a fita TRX você pode realizar diferentes tipos de exercício - e o mais legal, usando o próprio peso do corpo, por exemplo, para fazer flexões no ar.

Características do item de musculação:

  • Dimensões: altura 12,0 cm, largura 17,0 cm, comprimento 20,0 cm

4. Bolas de peso de treino

As bolas de peso de treino, também conhecidas como bolas tonificadoras ou medicinais, são excelentes itens para turbinar o seu treino. Esse kit perfeito para musculação vem com 5 bolas, sendo 1 de 3kg, 1 de 5kg, 1 de 6kg, 1 de 8kg e 1 de 10kg.

Cada bola é feita de borracha natural, com acabamento antiderrapante e com o diâmetro de 22 cm - o que ajuda a dar mais estabilidade, garantindo que elas não escorreguem durante o treino. Além disso, graças a essa característica, elas podem ser usadas no solo e na piscina.

O kit pode ser utilizado no arremesso ao chão, mas não deve ser usado para quiques. O item é ideal para quem deseja fazer treinamento de força, exercícios cardiovasculares ou para quem está passando por um processo de reabilitação física.

Características do item de musculação:

  • Material: borracha natural
  • Pesos: 1 de 3Kg, 1 de 5Kg, 1 de 6Kg, 1 de 8Kg, 1 de 10Kg
  • Diâmetro: 22 cm
  • Acabamento antiderrapante

5. Caneleiras

Para quem busca o fortalecimento muscular, o kit de caneleiras precisa entrar na lista e compor o kit musculação em casa. Nesse combo, é possível comprar 1 par de caneleiras de 7Kg e 8Kg. Elas são produzidas em lona marítima e duram por bastante tempo - e o melhor é que o item é fácil de armazenar e de higienizar.

Importante lembrar que a caneleira é ideal para realizar exercícios com foco em fortalecer os membros inferiores (tanto das pernas, quanto das coxas, glúteos e panturrilhas), como também do abdômen e dos membros superiores. Assim como os halteres, as anilhas devem ser trocadas por versões mais pesadas à medida que você for se desenvolvendo na musculação.

Características do item de musculação:

  • Material: lona marítima
  • Peso: 1 par de 7Kg e 8Kg

6. Mini Band Dagg Pro Faixa Elástica e Garrafa Térmica Dagg Attack

Essa dupla de musculação é ideal para quem quer deseja treinar e se manter hidratado. Nele, é possível comprar 3 mini bands e mais uma garrafa térmica - dois produtos bem interessantes para complementar os treinos. A garrafinha de água é o clássico não pode faltar - afinal, a hidratação faz toda diferença no ganho de massa magra com a musculação. Nessa versão, a garrafa é feita de inox - ou seja, bem mais resistente - e armazena até 500ml.

Já as mini bands são aliadas do treino de força, substituindo os halteres e caneleireas. Na prática, elas são produzidas em látex - o que ajuda a deixá-las mais elásticas para a realização do exercício. Com este kit, você consegue treinar com uso de força leve (espessura de 0,60 mm), moderado (0,85 mm) e forte (0,95 mm), de acordo com a mini faixa escolhida.

Características do item de musculação:

  • Material do mini band: látex
  • Quantidade do produto: 3
  • Dimensão: 30 cm de comprimento, circunferência de 60 cm e 5 cm de altura
  • Material da garrafa térmica: inox
  • Capacidade da garrafa: 500 ml

7. Kit anilhas com barras de supino

Kit de anilhas de ferro
Confira detalhes do kit anilhas com barras de supino para montar o seu kit de musculação (Imagem: Divulgação)

O kit de anilhas com barras de supino é mais uma recomendação para montar a sua mini academia em casa. Isso porque, com um kit como esse, não é necessário comprar vários tipos de halter - basta montar a sua combinação com o peso ideal de anilhas na barra para cada exercício antes de realizá-lo. Nunca é demais reforçar que anilhas ajudam a desenvolver e melhorar a potência dos treinos, a resistência e a força muscular, viu?

Confira aqui as melhores ofertas do kit anilhas com barras de supino!

Características do item de musculação:

  • 1 barra de tubo oca de 120cm; 2 barras de tubo oca de 40cm; 6 presilhas;
  • 4 anilhas de ferro fundido de 2Kg; 4 anilhas de ferro fundido de 3Kg
  • Material: ferro fundido
  • Diâmetro: 31mm
  • Cor: preto

8. Colchonete de ginástica

Pilha de colchonetes de ginástica azul
O colchonete de ginástica auxilia nos exercícios (Imagem: Divulgação)

Parece só mais um detalhe, mas acredite: o colchonete de ginástica é ideal para fazer exercícios com mais comodidade. Ao invés de deitar no chão e correr o risco de causar danos à coluna, o equipamento pode ser usado para oferecer mais conforto nos treinos - especialmente durante abdominais e exercícios de apoio.

De preferência para escolher um colchonete ou tapete de ginástica que seja feito em espuma com capa de napa impermeável - assim, ele não sofrerá alterações caso tenha contato com a água. Além disso, uma boa sugestão de dimensão é 90cm x 40cm x 3cm.

Quer encontrar um modelo com essas características? Confira aqui as melhores ofertas do colchonete de ginástica!

Características do item de musculação:

  • Material: espuma com capa de napa impermeável
  • Dimensão: 90cm x 40cm x 3 cm
  • Cor: azul

9. Banco de Musculação Regulável Kikos BR 508

Banco de supino Kikos
O banco de musculação ajuda nos exercícios de abdominal (Foto: Divulgação)

O banco de musculação é o item mais caro da lista, mas necessário para deixar o seu kit musculação completo. O Kikos BR 508 é feito em estrutura de aço e possui assento e encosto acolchoados e revestidos - o que garante mais conforto na realização de exercícios como supino, por exemplo. Além disso, o item conta com 4 pés de apoio que garantem mais estabilidade.

É importante observar se o seu banco de musculação é reto ou reclinável antes de compra-lo, viu? O modelo em destaque, por exemplo, possui declínio de -15%. Esse item também consegue garantir uma boa amplitude dos exercícios por conta da sua largura. Para quem quer garanti-lo, basta acessar a página com as ofertas do produto.

Confira aqui as melhores ofertas de banco de musculação regulável Kikos BR 508!

Características do item de musculação:

  • Material: estrutura em aço e assento e encosto acolchoados e revestidos
  • Dimensão: espaço físico (CxLxA): 125cm x 60cm x 107cm
  • 4 pés de apoio

Agora que você já conferiu os melhores itens para montar o seu kit musculação, que tal ver outros conteúdos sobre exercícios físicos?