Notebook desligando sozinho: o que fazer?
Tutorial sobre as principais causas e como resolver um notebook desligando sozinho

O notebook é uma ferramenta essencial no dia a dia de muitas pessoas. Há quem opte por um ao invés do tradicional computador de mesa para poupar espaço em casa. Em tempos de home office, tornou-se imprescindível e não pode apresentar falhas. Mas e se está o notebook desligando sozinho, o que fazer?
Leia também: Notebook para trabalho: modelos para comprar em 2021
São vários os motivos possíveis e vamos listar os principais para evitar uma visita indesejada na assistência técnica. Lembrando que se nenhum dos passos funcionar, você precisa procurar o atendimento autorizado da fabricante do seu notebook.

Bateria e Fonte
Bateria viciada ou fonte com mau contato são problemas comuns que fazem com que fique o notebook desligando sozinho. Teste primeiro mexer nos cabos da fonte para verificar se o LED da bateria acende e apaga. Caso haja essa oscilação, você sabe que o problema está aí e pode comprar outra fonte ou apenas o cabo destacável que liga a fonte na tomada, dependendo da situação.

A bateria pode estar viciada ou com mau contato e fazendo o notebook desligar sozinho. Nesse caso desconecte a bateria e deixe o notebook ligado apenas pela fonte e verifique se ele se mantém estável. Assim, é possível saber se a bateria está viciada ou com mau contato. Em alguns modelos de notebook é precisa desconectar o dock da bateria para conseguir removê-la.

Em notebooks gamer existe um problema que a fonte não consegue suprir a demanda de carga necessária em jogos. Nesse caso é preciso levar para uma assistência técnica para testes, pois provavelmente a troca da fonte é necessária.
Sujeira
Alimentos caídos no teclado podem acabar entrando pelo vão das teclas e comprometendo o funcionamento do notebook e causando o desligamento repentino. Além disso, a poeira pode entrar pelas saídas de ar e acabar obstruindo a circulação do calor ou até mesmo obstruir o funcionamento de algum componente do hardware, o que acaba gerando o problema do próximo tópico. É recomendado levar o notebook para um atendimento autorizado efetuar a limpeza.

Superaquecimento
Processador, placa de vídeo e a placa-mãe operam em uma grande intensidade e a temperatura desses componentes podem se elevar ao ponto de desligar o notebook. É essencial o pleno funcionamento das ventoinhas, e o acúmulo de sujeira nessas peças pode dificultar o funcionamento e acabar sobreaquecendo o notebook. Uma solução para o superaquecimento é adquirir uma base refrigerada que vai auxiliar a diminuir a temperatura da máquina.

Confira as melhores ofertas de base refrigerada para notebook no Zoom!
O problema pode ser que é a tela está desligando e não o notebook inteiro. O display pode estar ficando preto, mas com o sistema funcionando normalmente. Nesse caso, basta verificar se quando a tela se apaga as luzes do power continuam acesas.
HD com mau funcionamento
Notebook desligando sozinho pode ter estar com defeito no hardware, especificamente no disco rígido. Quando o armazenamento está quase cheio (mais de 80% do espaço ocupado) o HD pode apresentar falhas causando no desligamento repentino do aparelho.
O HD é um componente mecânico que possui partes móveis que se apresentarem mau funcionamento podem podem abalar o sistema como um todo, porque se a leitura de um arquivo essencial para o funcionamento do notebook for comprometida, ele desligará.
O SSD não é mecânico, mas também pode apresentar problemas. Caso você tenha SSD no seu computador, tente reconectá-lo verificar se não estava mal encaixado. É possível escanear o HD para saber se ele está apresentando algum problema seguindo os passos abaixo:
Passo 1. No explorador de arquivos, clique com o botão direito na unidade indicativa do seu HD e depois em "Propriedades";

Passo 2. Clique na aba "Ferramentas" e na sequência em "Verificar".

Memória RAM
Sem a memória RAM o computador nem liga, já que ela é responsável por guardar as informações temporárias. Caso a memória esteja com algum problema pode ocasionar no desligamento repentino do notebook.
Para verificar se o problema reside nessa peça, retire um dos pentes de memória RAM (caso seu notebook tenha dual channel). Se ele funcionar depois disso, significa que está na hora de trocar o pente de memória.
Caso tenha apenas uma memória no seu notebook, é possível que ela esteja mal encaixada e causando o desligamento. Tente encaixar novamente para ver se resolve. Outra forma é verificar pelo próprio Windows se há alguma problema no funcionamento da memória RAM.
Passo 1. Na barra de pesquisa do Windows ou no Painel de Controle, pesquise "memória" e abra o "Diagnóstico de Memória do Windows";

Passo 2. Escolha se quer reiniciar imediatamente o computador para verificação do windows da memória RAM ou se quer aguardar para que o procedimento seja feito na próxima vez que o Windows iniciar.

Vírus
Algum malware pode contaminar o seu computador portátil e ocasionar desligamentos indesejados. Mantenha sempre seu notebook protegido com um software de antivírus confiável e faça sempre uma varredura de rotina para manter o computador protegido de ameaças externas.
Assistência Técnica
Explicamos o que você pode fazer em casa antes de procurar um profissional. Caso nada disso resolva, o indicado é buscar a assistência técnica autorizada da fabricante do seu notebook para resolver o problema. Seguem os suportes das principais fabricantes.
- https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support
- https://www.meupositivo.com.br/setor-publico/suporte-tecnico/canais-de-atendimento
- https://support.lenovo.com/br/pt
- https://www.dell.com/support/incidents-online/pt-br/contactus/dynamic
- https://www.samsung.com/br/support/
- https://support.apple.com/pt-br/mac/macbook
- https://www.compaq.com.br/suporte-tecnico
Conheça o canal do Zoom no YouTube:
