Logo Zoom
Logo Zoom

Em 2020, muitas pessoas tiveram que se adaptar ao home office. Apesar de ser uma prática já adotada por muitas empresas, devido à pandemia do coronavírus, o trabalho remoto se tornou uma realidade forçada para a maioria dos trabalhadores. O problema é que muitas pessoas não contam um ambiente adaptado para a prática em casa.

Pensando em ajudar você a montar o home office perfeito, o Zoom preparou um guia que traz indicações dos melhores notebooks, impressoras, teclados, mouses e outros equipamentos, assim como dicas para montar um escritório completo em casa. Confia, nas linhas a seguir.

Leia também: Como comprar notebook? Veja dicas e saiba escolher o melhor modelo

O Zoom te ensina a montar o home office ideal para você (New Africa/Shutterstock)

Conheça o canal do Zoom no YouTube:

O que significa “home office”?

A tradução de home office significa “escritório em casa”. Também chamado de trabalho remoto ou teletrabalho, esta é a prática das pessoas fazerem as suas atividades profissionais diretamente do lar, sem precisar se deslocar até o local de trabalho. Devido ao risco do contágio da COVID-19 em, 2020, a maioria das empresas adotou a sistema, com o objetivo de preservar os seus colaboradores e evitar com que a doença se espalhe.

Algumas vantagens do home office são a redução dos custos, inclusive com o transporte, e a flexibilidade de horário. Entre as desvantagens estão a falta da rotina com os amigos de trabalho, a possibilidade de um excesso de trabalho e dores na coluna, caso não tenha uma cadeira de escritório, por exemplo. Outro problema é a falta de equipamentos adequado, como notebooks lentos.

Conheça nossos artigos e fique por dentro dos melhores produtos, guias de compra, lançamentos e mais!

É preciso ter organização no home office. (Foto: Shutterstock/Creative Lab)

Como trabalhar de home office?

O ideal é que você providencie um local específico de trabalho na sua casa, mesmo que seja um espaço de home office pequeno. Locais como quarto devem ser evitados, pois, podem ocorrer algumas distrações, além da tentação de se trabalhar na cama, o que não é recomendado.

Também é preciso organizar a sua rotina de forma que os afazeres de casa não atrapalhem a sua rotina de trabalho. Defina horários para acordar, almoçar e encerrar o expediente, além de pequenas pausas para descansar os olhos e se esticar. Para isso, você também pode contar com a ajuda de aparelhos quem oferecem  assistentes pessoais como a Alexa e a Google Assistente.

O ideal é manter uma rotina no home office (gpointstudio/Shutterstock)

Como montar o home office ideal?

Em primeiro lugar, é preciso que você tenha espaço para colocar todos os seus aparelhos, ou seja, investir em uma boa escrivaninha é um bom começo. Também é necessário ter uma cadeira confortável para evitar dores nas costas e equipamentos com boas especificações para não sofrer com travamentos e lentidão durante o trabalho remoto. Para isso, o Zoom separou uma lista com dicas de eletrônicos e móveis que você pode comprar.

Cadeira para home office

Como dissemos logo acima, você pode investir em uma cadeira gamer para ter mais conforto, mas sabemos que esses modelos são bem caros. Para economizar, vale escolher uma cadeira normal de escritório do tipo “presidente”. Essa categoria conta com altura e braços ajustáveis e apoio para a cabeça. A cadeira de escritório da ANM é uma boa opção ergonômica para longas sessões de trabalho.

Mesa para home office

A mesa Kudara é simples, mas funcional. Ela é bastante resistente, por conta dos suportes de aço, e aguenta até 15 quilos no tampo de MDP que imita madeira. O estilo industrial é minimalista e combina facilmente com outras decorações. A desvantagem é que ela não conta com gavetas ou portas para guardar documentos.

Uma boa mesa e cadeira são essenciais no home office. (Foto: Shutterstock/Aquarius Studio)

Notebook

Independente de qual seja a sua rotina de trabalho, é interessante buscar notebooks com SSD, pois a peça faz com que o laptop execute as tarefas em uma maior velocidade e não consome tanta energia, isso sem fazer ruídos.

Caso você trabalhe utilizando ferramentas básicas do dia a dia, como Pacote Office e Internet, opções com Intel Core i3 ou i5 e memória RAM de 4 GB ou mais já irão satisfazer as suas necessidades e possuem um com custo-benefício. Confira abaixo nossas indicações:

Se você trabalha com edição de imagens, vídeos e programas mais pesados, será preciso uma configuração mais potente. Modelos com Intel Core i7 ou i9, placa de vídeo dedicadas e 8 GB de memória RAM ou mais são ideais para essas tarefas. Confira abaixo as nossas recomendações:

Leia também:

Desktop (computador de mesa)

Caso você prefira trabalhar em um desktop, nós do Zoom te damos diversas dicas de como escolher as peças ideais e montar o PC ideal para a sua rotina de trabalho. Explicamos todos os detalhes e ensinamos a escolher componentes como processador, placa-mãe, memória RAM, SSD, fonte de alimentação e placa de vídeo para você não errar na hora da compra.

Para trabalhar com design ou edição de vídeo, é recomendado usar um monitor dedicado. (Foto: Shutterstock/DC Studio)

Monitores

Montando um PC ou apenas para usar como uma segunda tela para o notebook, o monitor é um componente importante para o home office. Na hora de escolher um, é necessário conferir se o equipamento tem a resolução certa, como HD, Full HD, 4K e 8K, é compatível com a sua placa de vídeo e as entradas do seu notebook ou PC. Marcas como Samsung, Acer e AOC são boas opções. Confira abaixo alguns modelos:

Impressoras e multifuncionais

Se você precisa escanear e enviar documentos com frequência, ou até mesmo apenas imprimir arquivos, será necessário ter uma impressora no seu home office. No mercado existem opções com jato de tinta, que são recomendadas para pouco volume de impressão, tanque de tinta, que são indicadas para quem precisa de um volume maior de impressão, e a laser, que têm um custo de manutenção maior e imprimem em maior volume. Confira abaixo algumas opções:

Leia também:

Teclados

Quanto aos teclados, os modelos mais populares do mercado são os simples, que contam com os recursos tradicionais, como o teclado numérico e teclas de atalho. Porém, é importante destacar que os melhores para o home office são os modelos ergonômicos. Esse tipo de teclado possui um apoio que eleva as mãos e teclas curvas que garantem maior conforto para longas horas de digitação. Confira abaixo algumas opções:

Mouses

O mouse é o periférico que controla todas as funções do computador. Para trabalho, os mais indicados são os modelos tradicionais, e existem dois tipos de modelo: os mouses com fio e sem fio. Ambos possuem as mesmas funcionalidades, o que muda é a ausência do fio, que evita uma possível bagunça na sua escrivaninha. Confira abaixo algumas opções:

Roteadores Wi-Fi

Para ter sinal estável de Internet enquanto trabalha, é preciso investir em um roteador que suporte alta velocidade, tenha um bom número de antenas e que seja dual-band, de preferência. Assim, você não terá problema com frequências incompatíveis ou sinal instável no home office. Confira as nossas indicações:

Leia também:

Leia também: