Logo Zoom
Logo Zoom

Um notebook esquentando nunca é um bom sinal. Em primeiro lugar porque o calor é inimigo da alta performance. Em segundo, porque o calor excessivo pode reduzir a vida útil do aparelho.

É natural que um aparelho esquente enquanto está sendo usado, afinal, ele usa eletricidade e resistência, uma combinação que gera calor. Isso acontece com a sua TV, seu celular, o videogame e, é claro, o notebook.

No entanto, há situações que fogem do normal. Com o decorrer do tempo e da frequência de uso, esse problema pode aumentar ainda mais.

A boa notícia é que com algumas medidas é possível minimizar e até resolver de vez essa falha, aumentar a vida útil de funcionamento do aparelho e dispensar gastos com uma manutenção corretiva.

Uma das dicas abaixo deve resolver a questão. E, se chegou a hora de trocar o notebook, apresentamos também cinco indicações do nosso especialista para comprar em 2024. Confira!!!

Indicação do especialista de melhor notebook custo-benefício: Dell Vostro 7620

Se você está precisando de um novo notebook, fique atento às especificações. Escolha um modelo com componentes recentes e com a capacidade de acordo com as suas necessidades de usuário. Isso vai fazer com que o investimento esteja muito mais adequado à realidade.

O Dell Vostro 7620 é a primeira indicação do nosso especialista porque atende bem quase todos os tipos de usuários. Isso porque ele tem um processador moderno (i7 de 12ª geração), uma boa placa de vídeo (RTX 3050) e um conjunto ótimo de memórias (16GB de RAM e 512GB para o armazenamento SSD). A tela é Full HD, de 16 polegadas.

Com essas especificações, esse é um modelo bom para os estudos, o trabalho, encara programas mais pesados, vai bem em filmes e séries e dá até para encarar games.

O preço é um pouco pesado, mas o Dell Vostro é um modelo de alta versatilidade. Contudo, se você não precisa de tanto poder de fogo, pode economizar uma boa quantia.

  • Saiba em detalhes como fazer a melhor compra no nosso guia de compras de notebook.

Notebooks que você vai conhecer neste conteúdo:

  • Notebook custo-benefício: Dell Vostro 7620
  • Notebook para o trabalho: Samsung Galaxy Book2 NP550XED-KF3BR
  • Notebook para os estudos: Asus VivoBook GO E1504FA-NJ836W
  • Notebook para os games: Acer Predator Triton 300 SE PT316-51S-72XA
  • Notebook de alto rendimento: Dell Alienware M16 AM161280W

Dicas para quando o notebook está esquentando

Um notebook esquentando perde desempenho e pode ser uma dor de cabeça para o usuário (Foto: Shutterstock)

Tomada na medida certa

Alguns notebooks acabam gerando mais aquecimento quando estão conectados a uma tomada. Por isso, quando não estiver usando o aparelho, deixe-o sempre carregando. Assim, na hora do uso, você pode evitar a tomada.

Desconectar os periféricos desnecessários também ajuda a melhorar o resfriamento. Evite também levar o notebook para lá e para cá sem antes desligá-lo.

Faxine as entradas e saídas de ar

A limpeza pode ser feita por um usuário comum com o uso de pincéis ou cotonetes no dia a dia para tirar o pó e as demais sujeiras. Panos e tecidos que não soltam fiapos também podem servir. Não é necessário usar produtos abrasivos e de multiuso.

Aliás, aqui entra uma outra dica: se você vai usar o notebook na cama, sobre um travesseiro, assegure-se de que as saídas de ar não estão sendo obstruídas.

Cuidados para desligar corretamente o notebook aumentam a vida útil do dispositivo (Foto: Shutterstock)

Manutenção preventiva elimina problemas

Em uma manutenção preventiva, um técnico profissional poderá fazer uma desmontagem total do notebook, limpeza da placa-mãe, memória, processador, cooler e dissipador de calor e uma substituição da pasta térmica.

  • Veja mais detalhes no nosso artigo que explica o que é pasta térmica.

Encontre uma ferramenta certeira

Existem aplicativos que têm a funcionalidade de monitorar a temperatura do notebook. Uma ferramenta útil e gratuita para essa tarefa é o HWMonitor, que disponibiliza detalhes sobre o funcionamento como as rotações dos coolers, sem muita complicação.

Uma análise mais completa no hardware é possível com outro app: o HWiNFO. Quando você detectar um notebook esquentando muito com esses apps, poderá usar as outras dicas citadas para diminuir a temperatura do seu dispositivo.

Manutenção preventiva especializada é eficaz para solucionar superaquecimento de notebook (Foto: Shutterstock)

Coolers externos podem ser muito úteis

Os coolers são excelentes acessórios para prolongar a vida útil do notebook e impedir o superaquecimento, pois aumentam a capacidade de resfriamento. Existem produtos de diversos tamanhos para se adaptarem à sua necessidade de portabilidade.

  • Saiba mais sobre esse dispositivo e quais são os melhores coolers para notebooks.

Procure ajuda especializada

Na maior parte das vezes, arregaçar as mangas, pegar uma chave de fenda, e partir pessoalmente para uma tentativa de solucionar o superaquecimento pode até agravar o problema.

Os notebooks são máquinas modernas e compactas. Abrir o gabinete sem o conhecimento necessário pode não ser a melhor maneira de lidar com o problema. Um técnico pode fazer isso por você com muito mais segurança.

A vida útil de um notebook varia conforme o uso e a qualidade do equipamento. Em média, espera-se que ele funcione eficientemente por aproximadamente 3 a 5 anos antes de necessitar de atualizações ou substituições devido ao desgaste tecnológico.

Se o notebook está esquentando, pode ser a hora da troca. E como a gente não te deixa na mão, se liga em mais indicações do nosso especialista!

  • E veja também quais são os melhores notebooks para comprar!

Notebook para o trabalho: Samsung Galaxy Book2 NP550XED-KF3BR

Com um processador i5 de 12ª geração, 8GB de RAM, a tendência é de que o dispositivo seja rápido e confiável até mesmo para quem precisa de muitas janelas abertas ao mesmo tempo.

O armazenamento de 512GB é bem razoável para quem tem a necessidade de guardar muitas informações no SSD. Boa pedida para aumentar a produtividade.

  • Conheça modelos de notebooks perfeitos para diferentes tipos de profissionais.

Notebook para os estudos: Asus VivoBook GO E1504FA-NJ836W

O peso do Asus VivoBook GO, de 1,63Kg não é um incômodo para quem precisa ir de casa para a escola, ida e volta, com o notebook na mochila. Além disso, ele tem um processador Ryzen 5 da série 7000, rápido e moderno.

As memórias RAM de 8GB e SSD de 512GB estão na medida para os estudos. A tela Full HD oferece boa experiência para estudar e para ver filmes e séries depois das aulas.

  • Melhor notebook para a faculdade? Escolha o seu!

Notebook para os games: Acer Predator Triton 300 SE PT316-51S-72XA

A tela desse notebook tem resolução WQXGA, de 2560x1600 pixels, uma qualidade bem acima do Full HD é perfeita para games. As especificações também não deixam nada a desejar, com o um chip i7 de 12ª geração, GPU RTX 3060, 16GB de RAM e SSD de 512GB.

Se o seu atual notebook gamer está esquentando muito, considere essa opção, que tem muita qualidade visual e processamento para encarar até jogos mais modernos.

  • Veja quais são as melhores opções de notebook gamer para cada perfil de usuário.

Notebook de alto rendimento: Dell Alienware M16 AM161280W

Esse é um dos modelos mais poderosos da atualidade, suficiente para encarar qualquer tarefa, por mais pesada que seja. O processador, um i9 de 13ª geração, e a placa de vídeo, estão entre os melhores do mercado atual.

As memórias RAM de 32GB e SSD de 1TB garantem confiabilidade e muito espaço para o armazenamento. E esse Alienware ainda tem tela QHD+ de alta resolução (2560x1600 pixels).

  • Conheça outros modelos de alto desempenho na nossa lista de notebooks rápidos e poderosos

Conheça mais listas de compra e encontre o notebook perfeito:

Notebook que não esquenta e com cashback? É no Zoom!

O Zoom não apenas conta com uma equipe de especialistas para as melhores dicas, mas também oferece seu próprio sistema de cashback.

Assim, além de localizar os melhores preços, você recebe dinheiro de volta em muitas de nossas promoções. Para entender melhor, visite a página do Cashback Zoom e assista ao vídeo abaixo!

Leia mais sobreInfo+
Publicidade