Logo Zoom
Logo Zoom

Apresentados pela Apple na terça-feira passada (08/03), o Mac Studio e o Studio Display são os novos desktop e monitor para Mac da empresa, respectivamente. Eles foram criados para oferecer ao usuário o que precisa para montar o estúdio dos sonhos. Já disponíveis para venda, eles têm previsão de chegar aos clientes a partir do dia 18 de março.

Com novo chip M1 Ultra e o M1 Max, o Mac Studio promete um incrível desempenho e conectividade expandida, além de um design compacto. Já o Studio Display, com sua ampla tela de Retina 5K de 27 polegadas, câmera avançada com Palco Central e áudio de alta-fidelidade, é um monitor de alto desempenho.

Abaixo, confira a análise da ficha técnica desses novos produtos. E para ler mais sobre produtos da Apple, temos os prós e contras do computador Apple, um review do Macbook Air M1 e uma análise de ficha técnica do Macbook Pro 2019.

Mac Studio

Design do Mac Studio

O Mac Studio tem um formato elegante que favorece a praticidade (Foto: Divulgação/Apple)

Reimaginando a aparência de um desktop de alto desempenho, o design do Mac Studio foi pensado para otimizar o desempenho de seus chips, levando a uma maior potência e capacidade em um formato elegante.

A fabricação do aparelho foi feita a partir de uma extrusão de alumínio, com uma estrutura quadrada de 19,7cm e 9,5cm de altura. O Mac Studio ocupa pouco espaço e cabe embaixo da maioria dos monitores, uma característica vantajosa para quem procura manter a organização da mesa.

O design térmico do Mac Studio proporciona um ótimo desempenho. Através do sistema exclusivo de ventoinhas bilaterais, canais de fluxo de ar meticulosamente posicionados e mais de quatro mil orifícios nas partes de trás e inferior do gabinete, o ar é direcionado através dos componentes internos e ajudam a resfriar os chips de alto desempenho. Além disso, o Mac Studio promete ser extremamente silencioso, devido à eficiência do chip da Apple.

Conexões do Mac Studio

O Mac Studio é compatível com diversas telas, incluindo TV 4K (Foto: Divulgação/Apple)

O Mac Studio tem quatro portas Thunderbolt 4 para monitores e aparelhos de alto desempenho, uma porta Ethernet de 10GB, duas portas USB-A, uma porta HDMI e uma entrada de áudio profissional para fones de ouvido de alta impedância ou caixas de som amplificadas externas. Wi-fi 6 e Bluetooth 5.0 também estão integrados.

Além destas conexões, o dispositivo tem, na parte da frente, duas portas USB-C para facilitar o acesso. Elas aceitam USB 3.0 de 10GB/s no M1 Max e Thunderbolt 4 de 40GB/s no M1 Ultra. Há também um slot para cartão SD. O Mac Studio é compatível com diversas telas, até quatro monitores Pro Display XDR, além de poder ser usado junto com TVs 4K.

Desempenho do Mac Studio

Com qualquer um dos chips, seja o M1 Max ou o M1 Ultra, o Mac Studio tem mais memória unificada do que qualquer outro modelo Mac e novos recursos. Para saber mais sobre o processador da Apple, confira nosso artigo sobre o processador M1.

O M1 Max é indicado para quem tem trabalhos criativos. O desempenho da sua CPU é 2,5 vezes maior que o iMac de 27 polegadas com processador de 10 núcleos. Ele também é mais rápido e 50% superior do que o processador Xeon de 16 núcleos do Mac Pro. Seus gráficos são até 3,4 vezes mais rápidos que o iMac de 27 polegadas e ele tem 3 vezes a velocidade do Mac Pro com placa gráfica mais popular. Além disso, sua transcodificação de vídeo é até 7,5 vezes mais rápida do que o iMac de 27 polegadas e até 3,7 vezes mais rápida do que o Mac Pro com 16 núcleos.

Já o M1 Ultra garante ser a mais nova evolução do chip da Apple, usando o M1 Max e incluindo a inédita arquitetura UltraFusion, que interconecta a matriz de dois chips M1 Max e cria um sistema em um chip (SoC) com recursos e níveis de desempenho altíssimos. Ele contém 114 bilhões de transistores, um número nunca visto em um computador pessoal até hoje.

Com o M1 Ultra, o desempenho de CPU é até 3,8 vezes maior do que o do iMac de 27 polegadas com processador de 10 núcleos mais rápido e 90% maior do que o do Mac Pro com processador Xeon de 16 núcleos. Ele tem até 4,5 vezes mais velocidade nos gráficos do que o iMac de 27 polegadas e até 80% mais do que a placa gráfica para Mac mais rápida atualmente.

Studio Display

Design do Studio Display

O design elegante do Studio Display também favorece a imersão no conteúdo da tela (Foto: Divulgação/Apple)

As bordas da tela do Studio Display são estreitas, provocando maior imersão no conteúdo projetado nela, e sua estrutura é elegante e totalmente em alumínio, acomodando um conjunto avançado de recursos em um formato fino.

A base do monitor permite inclinação de até 30 graus. O Studio Display também oferece opção de suporte com ajuste de inclinação e altura com um braço articulado. O seu sistema de contrapeso faz com que os movimentos na hora de regular o aparelho sejam leves. Um adaptador para montagem VESA dá a opção de colocar o monitor na horizontal ou na vertical.

Tela do Studio Display

Com uma tela de Retina com 27 polegadas, 5K de resolução e com mais de 14,7 milhões de pixels, o Studio Display garante satisfazer quem procura uma ótima qualidade de imagem. Ele combina 600 nits de brilho, ampla tonalidade de cores P3 e suporte a um bilhão de cores. Tais características garantem imagens vívidas e detalhadas.

A tecnologia True Tone no monitor ajusta de forma automática a temperatura das cores, conferindo maior naturalidade às imagens. O revestimento antirreflexo também proporciona conforto e clareza visual. Para espaços com iluminação intensa, o Studio Display oferece o inovador vidro nano-texture, que dispersa a luz para reduzir mais ainda o reflexo.

Conectividade do Studio Display

O Studio Display tem três portas USB-C para periféricos de alta velocidade, armazenamento e rede no monitor. A porta Thunderbolt permite que ele e periféricos interligados sejam conectados ao Mac através de um cabo. Esse cabo também pode ser usado para recarregar um Macbook de 14 polegadas, pois fornece 96W de energia a um notebook Mac.

Para quem deseja criar uma ilha de edição ou similares, é possível conectar até três monitores Studio Display ao Macbook Pro.

Áudio e Vídeo do Studio Display

O chip A13 Bionic oferece sistema de áudio e câmera extremamente avançado. O monitor possui uma câmera ultra-angular de 12 MP com Palco Central, que mantém automaticamente as pessoas no centro da tela, sendo ideal para vídeoconferências.

O monitor inclui um conjunto de três microfones com qualidade de estúdio e baixo ruído de fundo, o que o torna excelente para chamadas e gravações mais nítidas. Seu sistema de som é de alta-fidelidade e tem seis auto-falantes. Os quatro woofers com cancelamento de força minimizam distorções para gerar graves fortes e bem definidos.

Além disso, o aparelho tem dois tweeters de alto desempenho para médios mais precisos e agudos mais claros. Os alto-falantes são compatíveis com Áudio Espacial para músicas e vídeos com Dolby Atmos.

Para mais textos sobre produtos Apple, veja nossas listas de melhores Macbooks Apple para 2021 e de melhores Macbooks Air! Também temos um artigo para quem quer poupar dinheiro e se pergunta se comprar um Macbook usado vale a pena.