Relógio inteligente no pulso de homem segurando celular, ensinando como configurar smartwatch

Como conectar smartwatch no celular

Veja como conectar smartwatch no celular Android ou iPhone e aproveite melhor o seu dispositivo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Antes de começar a usar o seu relógio inteligente, é preciso saber como conectar smartwatch no celular. Se você acabou de comprar o produto e não vê a hora de colocá-lo no pulso e aproveitar seus recursos, deve seguir algumas etapas simples para sincronizá-lo junto ao smartphone e aproveitar tudo o que ele oferece.

O aplicativo para smartwatch é bem fácil de baixar e um passo essencial para que você consiga usar seu wearable com todas as funcionalidades possíveis. Assim, o relógio inteligente deixa de servir apenas para ver a hora ou monitorar as atividades físicas e alcança seu potencial completo.

Aqui embaixo, mostramos como conectar smartwatch no celular nos dispositivos que funcionam no sistema Android ou iOS. Dá uma olhada!

Como conectar smartwatch no celular Android?

Smartphone Samsung ao lado de smartwatch da mesma marca
Galaxy Wearable é o aplicativo mais indicado para conectar smartwatch no celular Android (Foto: Shutterstock)

O passo a passo que mostra como conectar smartwatch no celular Android é simples e fácil, para que o usuário consiga fazer a instalação sem dificuldades e usar os recursos do relógio inteligente sincronizado com o smartphone. Aqui embaixo, consideramos o app Galaxy Wearable, da Samsung, mas a lógica é a mesma para as outras marcas. Acompanhe:

Passo 1: Certifique-se que o smartwatch esteja totalmente carregado para começar a fazer as configurações;

Passo 2: Em seu smartphone, baixe o Galaxy Wearable, aplicativo para smartwatch da Samsung que gerencia o aparelho conectado ao celular e outros acessórios;

Passo 3: Com o Bluetooth ativado no smartphone, abra o app para smartwatch e selecione o modelo do seu aparelho para fazer a conexão no celular. Caso o dispositivo não apareça na lista, clique em "Procurar aparelhos próximos" para encontrar o relógio via Bluetooth;

Print de tela ensinando a como configurar smartwatch Android
Como conectar smartwatch no celular: no Android, procure aparelhos próximos para achar o relógio via Bluetooth (Foto: Arte/Zoom)

Passo 4: A tela do relógio irá mostrar um código de pareamento, que deve ser igual ao apresentado no aplicativo do celular para conectar com o smartwatch. Confirme a conexão no aplicativo.

Passo 5: Agora, seu smartwatch está conectado no celular. Para finalizar a conexão e começar a usar as ferramentas do relógio, siga as últimas instruções apresentadas para completar a configuração e aproveitar todos os recursos disponíveis.

Há outras opções de app para smartwatch na Play Store, como o Wear OS, do Google, o Mi Fit, indicado para relógios inteligentes da Xiaomi e o Zepp, app para smartwatch da Huami. Tudo isso vai depender do seu dispositivo.

Como conectar smartwatch no celular iOS?

Apple Watch sobre iPhone em cima de notebook
Como conectar smartwatch no celular: usando o aplicativo Apple Watch (Foto: Shutterstock)

Se você tem um Apple Watch, ele só vai funcionar com um iPhone, que roda o sistema iOS. Nesse caso, o passo a passo de como configurar smartwatch não tem mistérios - também é fácil usar o seu iPhone para aproveitar todos os recursos do dispositivo no seu punho. Confira o passo a passo, que é diferente dos demais relógios:

Passo 1: Ligue o Apple Watch mantendo o botão lateral pressionado até o logotipo da maçã aparecer. Certifique-se de que ele está 100% carregado para começar as configurações iniciais;

Passo 2: Com o Bluetooth e o Wi-Fi ligados no iPhone, aproxime o celular do smartwatch e aguarde que a tela de emparelhamento do Apple Watch apareça no iPhone e toque em Continuar. Você também pode usar o app Apple Watch no iPhone para conectar o smartwatch no celular;

Apple Watch ao lado de iPhone ensinando como configurar smartwatch
Como conectar smartwatch no celular: o aparelho vai perceber o smartwatch próximo (Foto: Divulgação)

Passo 3: Escaneie a tela do smartwatch com o seu celular quando for solicitado;

Tutorial para ensinar como escanear Apple Watch
Como conectar smartwatch no celular: com o smartwatch no pulso, ponha a câmera do celular posicionada na tela (Foto: Apple/Divulgação)

Passo 4: Agora, o smartwatch está conectado no celular. Toque em "Configurar o Apple Watch" e siga as instruções para concluir a configuração e aplicativos. Se preferir, você poderá também criar um código de acesso para proteger o seu relógio;

Tela de iPhone demonstrando como instalar app para smartwatch
Como conectar smartwatch no celular: você pode configurar um código e instalar apps (Foto: Apple/Divulgação)

Caso você tenha um iPhone e queira saber como conectar um smartwatch que não seja da Apple no celular, pode sincronizar os dispositivos compatíveis pelo Wear OS, o app para smartwatch do Google, ou usar o aplicativo para smartwatch da fabricante.

Como ligar smartwatch

Agora que já sabe como configurar smartwatch, vamos te ajudar com outro tema. Ele parece bem simples mas muitos ainda têm dúvidas, que é sobre como ligar smartwatch. A maioria dos modelos é ligado de forma automática, assim que você retira o dispositivo da carga, mas alguns aparelhos, como os importados ou de marcas menos conhecidas, têm um jeito próprio de ligar.

Para aprender como ligar smartwatch você deve seguir um passo bem simples. Com o relógio carregado e fora da tomada, você vai precisar apenas pressionar e segurar o botão lateral até que a tela acenda e fique ligado.

Já para desligar é só fazer a mesma coisa. Com o relógio ligado e fora da tomada, pressione e mantenha o botão lateral até que apareça uma mensagem para confirmar o desligamento. Viu como ligar smartwatch é fácil?

App para smartwatch

Como já citamos antes, existem muitas opções de app para smartwatch disponíveis no momento. São programas que vão desde versões exclusivas de algumas marcas, como da Samsung, Xiaomi e Apple, até um aplicativo para smartwatch que funciona com diferentes modelos, como o app do Google, o Wear OS.

Para baixar e instalar qualquer um destes modelos, você deve ir até a sua loja de aplicativos (Play Store para Android e App Store para iPhone) e pesquisar o nome do app para smartwatch. Feito isso, é só clicar em "Instalar".

Caso seu relógio seja da Samsung, o app que você deve baixar é o Galaxy Wearable. Já se o seu modelo é um Xiaomi, vai baixar o Mi Fit. Para aparelhos Amazfit, é o Zepp. Já os smartwatches Apple, você deve baixar o app Watch, apenas no iPhone. Outra opção de aplicativo para smartwatch, como falamos, é o Google Wear OS, que funciona em celulares Android e iPhone.

Como escolher o melhor smartwatch?

Se você ainda não tem um smartwatch e está na fase de pesquisa por algum que atenda as suas necessidades, podemos te ajudar com as análises das fichas técnicas dos modelos mais populares entre os consumidores para te mostrar qual é o melhor smartwatch para você conectar no celular. Confira cada uma delas aqui embaixo:

  • Apple Watch Series 3;
  • Apple Watch Series 6;
  • Xiaomi Amazfit Bip;
  • Xiaomi Amazfit GTS;
  • Iwo 12 Lite Pro;
  • Galaxy Watch Active;
  • Galaxy Watch Active 2.

Em 2021, os relógios da Apple, Samsung e Xiaomi são os que aparecem com mais frequência na lista de smartwatches mais vendidos. Confira ofertas de alguns dos modelos entre os mais populares:

Smartwatch vs smartband: qual a diferença?

Com funcionalidades parecidas, muita gente confunde os smartwatches com as smartbands. A dependência da conexão com celular é uma das diferenças mais específicas entre eles. Com o smartwatch, por exemplo, você é capaz de atender chamadas telefônicas e enviar mensagens, enquanto a smartband só vai mostrar as notificações que você receber no celular.

Você pode conferir as nossas dicas para saber mais sobre a diferença entre smartwatches e smartbands. Caso esteja buscando os modelos mais simples, vale saber quais são as melhores pulseiras inteligentes do momento e também descobrir quais são as smartbands mais vendidas por aqui.