Logo Zoom
Logo Zoom

Na disputa de TV Samsung TU8000 vs TU7000, quem acaba vencendo é o consumidor, que vai levar para casa dois aparelhos de televisão incríveis com qualquer uma das opções. Esse resultado é garantido porque a os dois modelos são muito similares: as duas são exemplos de TV Samsung Crystal 4K, têm bordas infinitas e a mesma potência de áudio, e ambas são modelos de TV com Alexa, por exemplo. A gigante de tecnologia sul-coreana também não deixa de lado a relação de custo-benefício, importantíssima antes de qualquer investimento em equipamentos desse tipo.

Para te ajudar a fazer a melhor escolha entre os dois modelos, nós preparamos um comparativo das especificações de cada um deles para te ajudar a tirar as dúvidas de uma vez por todas. Desde já, adiantamos que a TU8000 tem alguns detalhes que ficam em falta na TU7000 e que antes só eram vistos em telas QLED, como o Modo Game e o Modo Ambiente. Ou seja: dependendo do que você procura numa TV, pode ser que a TU8000 seja a mais equipada. Mas dá um olhada na comparação antes de decidir qual a melhor TV 4K 2020!

Tela

As TVs Samsung TU7000 e TU8000 com telas iguais, mas tamanhos diferentes

A Samsung TU8000 chega ao mercado pensando naqueles que valorizam grandes telas sem pagar caro, com tamanhos disponíveis entre 50”, 55”, 65”, 75” e a gigante de 82” polegadas. Já a TV Samsung TU7000 tem mais variedades e tamanhos menores, como 43”, 50”, 55”, 58”, 65” e 70 polegadas.

Ambas apresentam a resolução de 3.840 x 2.160 pixels, caracterizadas como 4K ou Ultra HD, e o processador Crystal, a nova geração que aprimorou os níveis de cor, contraste e upscalling.

Para termos uma ideia do quão boa é a imagem da Crystal, a própria Samsung tem uma métrica que compara a qualidade de imagens dos seus aparelhos, o PQI (Picture Quality Index). A pontuação da TV TU7000 é de 2.000 PQIs, enquanto a TU8000 chega a 2.100 PQIs, mostrando superioridade.

Samsung TU8000 e Samsung TU7000 são TVs 2020 que chegam com o processador Crystal, que exibe imagens mais nítidas e com cores mais reais. (Imagem: Divulgação/Samsung)

O HDR, High Dynamic Range, está presente nos dois modelos de smart TV da Samsung. Ele intensifica as cores das cenas e aumenta o contraste entre tons claros e escuros. Além disso, a tecnologia do painel das duas TVs é 100% RGB, ou seja, não tem subpixels brancos para garantir imagens mais próximas da realidade.

Quanto à frequência, ambas apresentam taxa de atualização nativa de apenas 60 Hz, que graças à tecnologia de processamento de imagem Clear Motion Rate, pode ser elevada a 120Hz. Ou seja, elas não estão isentas de possíveis “engasgadas” nos momentos mais agitados de filmes de ação ou de games.

Design

Tanto a TV TU7000 quanto a TU8000 têm design com bordas infinitas e visual livre de cabos

Outra novidade da nova geração de entrada 4K da Samsung é o design de bordas infinitas. Devido a essa evolução, a Crystal 4K é considerada a tela mais fina da categoria, proporcionando maior imersão no conteúdo assistido. As dimensões dessa tela de 50 polegadas com os pés da base são de 1116.8 x 719.1 x 250.2 mm para a TV TU8000, e 1116.8 x 713.6 x 249.7 mm para a TU7000, representando alguns poucos milímetros de diferença.

TV Samsung TU8000 e TU7000 chegam com visual livre de cabos, para que o ambiente fique ainda mais organizado. (Imagem: Divulgação/Samsung)

O visual livre de cabos está presente nos dois modelos, já que os fios que são conectados na parte traseira da smart TV passam por canaletas escondidas no suporte, garantindo um visual mais clean ao ambiente. Elas estão disponíveis na cor preto, sem efeito luminoso.

Desempenho

A TV TU8000 ganha da TU7000 com os múltiplos assistentes pessoais

O sistema operacional Tizen™ é exclusivo da Samsung e acompanha todas as smart TVs da marca. Ele tem a plataforma baseada no Linux, e suas qualidades incluem uma interface intuitiva, barra inferior “enxuta” que exibe recomendações personalizadas e conteúdos recentes, como canal de TV, fonte de sinal e aplicativos.

A nova versão do Tizen para as TVs Samsung TU8000 e TU7000 trouxe algumas melhorias no layout, com ícones um pouco menores e tema mais escuro. Aplicativos como Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV+, YouTube e Globoplay já vêm pré-instalados, e você ainda encontra diversas opções para download na loja da Samsung.

No campo da inteligência artificial, os múltiplos assistentes pessoais disponíveis que vão facilitar a vida são o grande destaque do ano. Enquanto a irmã TU7000 não traz essa tecnologia, a TU8000 te possibilita escolher entre a Alexa e a Bixby. Para conversar com a Alexa, basta apertar o botão com o ícone do microfone no controle remoto que ela vai atender aos comandos de voz.

Controle remoto único da Samsung tem comando de voz e consegue controlar todos os aparelhos conectados à TV via HDMI. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)

Com a Alexa é possível aumentar e diminuir o volume da televisão, abrir aplicativos, procurar conteúdos na internet e até mesmo mudar os canais da TV a cabo, já que o controle remoto único dessa TV Samsung é capaz de comandar todos os aparelhos conectados às portas HDMI.

Recebemos a TU8000 da Samsung para realizarmos testes e, de primeira, tivemos alguns problemas de comunicação com a assistente virtual da Amazon. Depois de 3 semanas de uso, a Alexa começou a não responder a diversos comandos.

Por exemplo: quando pedíamos para ela mudar de canal (dentro da TV a Cabo - utilizamos a Net Cabo para os testes), ela sinalizava que havia mudado, mesmo sem ter realizado o comando. Mas, quando pedíamos para abaixar ou aumentar o volume, ela funcionava. Em alguns dias, inclusive, a Alexa não respondeu a nenhum direcionamento que lhe era pedido.

Entramos em contato com a Samsung para uma explicação desse possível problema na TU8000 mas, segundo eles, é provável que se trate de um problema apenas do produto que testamos, já que não foram feitos relatos similares por outros consumidores. Por isso, a fabricante não pôde nos dar um posicionamento mais claro sobre essa falha.

Outro ponto que poderia estar dando esses bugs na Alexa seria uma atualização do software da Amazon, mas não encontramos nenhuma informação sobre isso no mês de julho/2020. Assim, fica o alerta: ao adquirir a TU8000, faça o teste com o comando de voz, já que é a primeira vez que a fabricante integra assistentes pessoais de terceiros aos seus produtos da categoria de TV.

Samsung TU8000 chega com os assistentes pessoais Bixby e Alexa, recurso que antes era visto apenas nos modelos mais caros da marca. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)

Ao contrário do que já acontece nos smartphones da Samsung, a Bixby nas TVs ainda não é capaz de responder à comandos em português. De acordo com a fabricante, a assistente pessoal própria da marca deve apresentar suporte à língua portuguesa a partir do 3º trimestre desse ano, 2020.

A TU8000 se destaca no ranking de melhores smart TVs de 2020: conheça os outros modelos aqui

Conexões

A TV TU7000 e a TU8000 vêm equipadas com controle remoto único

A Samsung oferece o recurso do Controle Remoto Único, que permite ao usuário controlar diversos aparelhos (ligados via Bluetooth ou HDMI) à smart TV a partir de um único controle. Entre os aparelhos compatíveis com o controle único estão videogames, soundbars, TVs Box, Home Theaters, entre outros.

A nova geração Crystal UHD traz no controle remoto uma personalização para o Brasil: o botão dedicado à Globoplay. O único ponto negativo é a falta de botões numéricos, algo que pode dificultar um pouco a experiência na hora de selecionar os canais quando está mexendo na TV a cabo, por exemplo.

Quanto às múltiplas conectividades, encontramos diferenças na quantidade de entradas: a TU8000 tem três entradas HDMI e duas entradas USB, enquanto a TU7000 traz uma a menos de cada tipo. Outras conexões presentes nas duas TVs 4K Samsung são o Wi-Fi integrado, Ethernet, Bluetooth e espelhamento do smartphone para TV.

Samsung TU8000 vem com tecnologia Tap View, capaz de espelhar a tela do celular Android na TV apenas com um toque. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)

O espelhamento pode ser feito de duas maneiras: com a tecnologia Tap View, em que basta encostar o celular Android na borda da televisão para conectar, e através do Apple Air Play 2, para os usuários de smartphones Apple.

Já o Digital Living Network Alliance, ou DLNA, é um padrão presente nas TVs desenvolvido para facilitar o acesso à arquivos multimídia em diversos aparelhos eletrônicos de forma simplificada.

Áudio

Mesmo sistema de som para as TVs TU8000 e TU7000

O sistema Dolby Digital Plus e os 20 Watts RMS de potência estão presentes nos dois modelos Crystal UHD de 2020. Esse costuma ser o limite padrão de potência de som em smart TVs de entrada e, mesmo que não seja considerado baixo, pode ser insuficiente caso as TVs sejam instaladas em cômodos grandes ou com muito barulho.

Nesse caso, tanto na TU7000 quanto na TU8000 pode ser necessário usar soundbar para potencializar o som no dia a dia. Os fones de ouvido também podem ser são boas opções para acompanhar esses modelos, tendo em vista a excelente conectividade do Bluetooth e as entradas HDMI dos televisores.

Essas opções de otimização de áudio podem ser necessárias nos modelos com mais de 50 polegadas, indicados para cômodos maiores. Para os pequenos e médios, os dois autofalantes que já vêm nos dois modelos de smart TV 4K da Samsung são suficientes.

Quer saber qual é a melhor smart TV da Samsung em 2020? Dá uma olhada nessa matéria!

Recursos extras

A TU8000 sai na frente com Modo Ambiente e Modo Games

As inovações da Samsung também são pensadas na conta de energia do final do mês e soluções ecológicas. O Sensor Ecológico presente nas duas smart TVs 4K otimiza o brilho da tela automaticamente de acordo com a luz do ambiente, diminuindo o consumo.

Por falar em energia, a nova geração Crystal UHD tem consumo de 145 kW/h, e ambas trazem a garantia do INMETRO com classificação A no Selo Procel eficiência energética.

Agora, o diferencial no quesito recursos extras fica por conta da Samsung TU8000, que traz o Modo Game e Modo Ambiente, que, até então, eram vistos apenas em modelos QLED da marca.

Para quem curte videogames, ao ligar um console, a TV TU8000 ativa instantaneamente o Modo Game, que diminui o tempo de resposta e aciona funções extras, que minimizam a quebra das imagens e otimizam a exposição de luz nas cenas mais escuras.

O Modo Ambiente, por sua vez, pode transformar tanto a TV em uma galeria pessoal enquanto estiver em standby quanto reproduzir imagens que já vem pré instaladas no aparelho. Infelizmente, nenhum desses recursos estão presentes na TU7000.

Samsung TU8000 vem com Modo Ambiente instalado. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)

Custo-benefício

TV Samsung TU7000 vs TU8000: qual é a melhor?

Comparando as fichas técnicas e levando em conta o custo-benefício, a TV 4K Samsung TU8000 ganha da sua irmã TU7000.

Mesmo que os dois modelos tenham um preço parecido e bom para quem deseja investir numa TV sem gastar uma quantia exorbitante, vale a pena pagar um pouquinho a mais na TU8000 e garantir um aparelho com inteligência artificial e diferentes assistentes pessoais que vão cooperar cada vez mais para a automatização da sua casa.

Além disso, a TU8000 também traz vantagens como os Modos Game e Ambiente e uma entrada a mais para HDMI e USB quando comparada com a TU7000. Essas funções facilitam muito o dia a dia de quem tem, por exemplo, um aparelho de TV a cabo, um home theater ou soundbar e um videogame conectados à mesma TV.

Leia mais: