Consultar IMEI do celular: o que é, como fazer e para que serve?

Veja diferentes formas de consultar IMEI do celular para verificar a procedência do seu novo smartphone

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você acabou de comprar seu novo aparelho ou mesmo adquiriu um usado, uma dica importante é consultar IMEI do celular na Anatel. Não sabe o que é? O IMEI é um código formado por quatro grupos de números, único para cada aparelho, que serve como uma identidade do seu celular. Em caso de roubo, furto ou perda, é fundamental ter esse dado em mãos para bloquear o celular.

O IMEI celular ainda é mais importante quando se compra um aparelho usado. Com esse número, podemos consultar IMEI impedido, descobrir se o celular é irregular ou mesmo se é um smartphone bloqueado (alguns comprados no exterior, por exemplo).

Um dos caminhos para isso é consultar IMEI do celular na Anatel, como vamos explicar mais abaixo, mas não é o único. Vamos ensinar também a consultar diretamente pelo aparelho. Temos ainda outras dicas para você que comprou um celular novo e quer saber tudo o que precisa fazer. Para ficar totalmente protegido, indicamos também conhecer mais sobre os seguros para celular.

Agora, para proteger a parte física do celular, também é legal comprar uma capinha para o aparelho. Mas um dos itens que causam mais defeitos é a tela, para evitar problemas com ela, confira nossa lista com as melhores películas para celular.

O que é e para que serve o IMEI do celular?

Detalhe de tela do celular com as palavras IMEI e Bluetooth
Consultar IMEI do celular é passo importante após a compra (Foto: Primakov/Shutterstock)

O IMEI, ou International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português) é um conjunto de números que serve para fazer a identificação de cada aparelho móvel. É um código importante por ser a única forma de diferenciar os aparelhos e combater possíveis fraudes.

Com o IMEI celular em mãos, você pode fazer o bloqueio de um aparelho que tenha sido perdido ou roubado. Para isso, você deve ligar para a operadora, com o número do seu do IMEI e pedir o bloqueio. Caso não tenha o número, você vai precisar da caixa do aparelho se quiser saber como descobrir o imei do celular roubado.

Lembrando que, caso recupere o aparelho, é só ligar para a operadora que ela desbloqueia. Além disso, as seguradoras costumam consultar IMEI do celular na contratação de seguros para smartphone.

Leia também: Celular 64GB: boas opções para comprar em 2022

Como consultar IMEI do celular na Anatel?

Print do site da Anatel para consulta IMEI
Entre no site da Anatel e consulte se o seu celular é pirata (Foto: Reprodução / Anatel)

Atualmente, o Brasil conta com um sistema que bloqueia celulares piratas, que são aqueles aparelhos que não têm IMEI registrado. Para saber se o seu novo telefone está bloqueado, você pode consultar IMEI Anatel.

Para isto, você deve entrar no site da Anatel e clicar em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”. Em seguida, deve digitar o número do IMEI do aparelho e clicar em consultar. Se o seu celular estiver regular, você vai receber a mensagem informando que não há restrições de uso. O passo é importante na hora de comprar um aparelho novo ou usado. Antes de fazer a transação, peça o código para consultar IMEI Anatel.

Como consultar IMEI pelo seu celular?

Detalhe de bateria do celular com capa traseira descartável
Há diferentes formas de descobrir e consultar IMEI do celular (Foto: senengmotret/Shutterstock)

Após a compra do aparelho, é possível verificar IMEI pelo próprio celular? Sim, existem algumas formas diferentes. A primeira é na caixa do aparelho. O seu IMEI vem impresso em uma etiqueta. Se o seu celular tem a capa traseira destacável, você pode consultar IMEI em uma etiqueta colada atrás da bateria.

Você pode ainda verificar IMEI em um adesivo colado dentro da bandeja do cartão SIM. E a forma mais fácil de consultar IMEI do celular é ligar para o número *#06#. Após ligar para este número, vai aparecer o IMEI na tela do seu telefone.

Quer saber mais sobre o IMEI? Veja dicas de como descobrir o IMEI do celular, saiba como bloquear o celular roubado pelo IMEI e como rastrear um celular roubado.

Vai vender o seu smartphone e quer saber como deixá-lo preparado para isso? Então saiba como fazer backup no celular, para salvar todos os seus dados e aprenda a formatar o smartphone, para apagar de vez, todos os arquivos.

Ferramentas Buscapé

Agora que já sabe consultar IMEI celular, vamos te dar dicas para comprar os seus produtos com o melhor preço possível em nosso site. Para começar instale a extensão para navegador do Buscapé. Com ela, você poderá ter acesso ao Cashback Buscapé, que te devolve uma parte do dinheiro investido para gastar como quiser.

Conheça o Histórico de Preços e fique por dentro de todas as variações de ofertas do produto, e com isso pode criar um Alerta de Preço, para ser avisado quando o produto estiver com o valor que está disposto a pagar.

Além disso, o Buscapé ainda tem Cupons de Desconto para te ajudar a apagar ainda menos. E com os nossos especialistas Buscapé você pode tirar suas dúvidas para fazer a melhor compra!