Galaxy A30s vs Moto G8 Plus: compare os celulares com câmera tripla

Samsung e Motorola disputam a sua preferência em comparativo de ficha técnica.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

O Galaxy A30s e o Moto G8 Plus são dois dos celulares mais buscados no Zoom em 2020. Ambos os smartphones tiveram lançamento no Brasil em outubro de 2019, e têm diversas pontos de ficha técnica em comum, como a câmera tripla traseira e a bateria de 4.000 mAh, que promete folga para um dia de uso longe das tomadas. No entanto, há diferenças em preço e pequenos detalhes de especificações que tornam cada modelo apropriado um perfil específico e distinto de consumidor.

Para te ajudar a escolher entre Samsung e Motorola, o Zoom montou este comparativo de ficha técnica. Veja a análise completa nas linhas a seguir e descubra qual telefone é o ideal para o seu dia a dia.

Leia também: Review Moto G8 Plus: vale a pena comprar o celular da Motorola?

a partir de:R$ 1.394,07

a partir de:R$ 1.439,10

Lançamento
Outubro de 2019
Outubro de 2019
Linha
Galaxy A
Moto G
Tamanho da tela
6,4 polegadas
6,3 polegadas
Resolução da tela
HD+ (1560 x 720 pixels)
Full HD+ (2280 x 1080 pixels)
Tipo de tela
Super AMOLED
IPS LCD
Processador
Exynos 7904
Snapdragon 665
Memória RAM
4 GB
4 GB
Armazenamento
64 GB
64 GB
Memória expansível
Sim, via microSD de até 512 GB
Sim, via microSD de até 512 GB
Câmera traseira
  • 25 MP (f/1.7)
  • 8 MP (f/2.2) (ultra-wide)
  • 5 MP (f/2.2) (profundidade)
  • 48 MP (f/1.7) Quad Pixel
  • 16 MP (f/2.2) (câmera de ação ultra-wide)
  • 5 MP (f/2.2) (profundidade)
Câmera frontal
Filma em
Full HD (1080p) @ 30 fps
4K @ 30 fps
Resistência à água e poeira
Não
Não
Sistema operacional de fábrica
Android 9 Pie
Android 9 Pie
Leitor de digitais
Sim (sob a tela)
Sim (traseira)
Reconhecimento facial
Sim
Sim
Dual chip
Sim
Sim
Bateria
4.000 mAh
4.000 mAh
Carregamento sem fios
Não
Não
Cores
  • Preto
  • Branco
  • Violeta
  • Azul safira
  • Cereja
Dimensões e peso
  • Altura: 158,5 mm
  • Largura: 74,7 mm
  • Espessura: 7,8 mm
  • Peso: 169 g
  • Altura: 158,4 mm
  • Largura: 75,8 mm
  • Espessura: 9,1 mm
  • Peso: 188 g
Ofertas
Ver preçosVer preços

Design

Galaxy A30s se destaca com detalhes holográficos

Galaxy A30s tem detalhes holográficos na traseira. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)
Galaxy A30s tem detalhes holográficos na traseira. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)

O Galaxy A30s é o modelo mais chamativo deste comparativo. O smartphone tem acabamento em plástico que imita vidro e proporciona detalhes holográficos na traseira, que formam formas geométricas com o reflexo da luz. Trata-se de visual moderno e elegante, que vai agradar aos usuários que buscam uma dose extra de estilo em seu novo smartphone.

Já o Moto G8 Plus aposta no básico, com uma pintura sólida e apenas um pequeno degradê de cores, mas nada muito perceptível. A empresa continua apostando em características que são clássicas dos outros celulares da família Moto G8, como o leitor biométrico “camuflado” no símbolo da Motorola e um conjunto de câmeras na vertical, separando a lente ultra-wide das outras lentes.

Traseira do Moto G8 Plus tem revestimento plástico que imita vidro. (Imagem: Ana Marques/Zoom)
Traseira do Moto G8 Plus tem revestimento plástico que imita vidro. (Imagem: Ana Marques/Zoom)

Na parte frontal, ambos são bem semelhantes: o Galaxy A30s tem sua câmera de selfies alocada em um pequeno entalhe em formato de "V", que deixa o painel mais imersivo. O Moto G8 Plus adota um padrão parecido, em formato de “U”. Nos dois casos, o recorte proporciona maior aproveitamento do espaço da tela, e pode aumentar a sensação de imersão ao assistir a filmes ou executar jogos.

Tela

Galaxy A30s vence em tecnologia, mas Moto G8 Plus tem imagens mais detalhadas

Nas telas, a um primeiro olhar, pode parecer que não há muitas mudanças. Mas ao examinar de forma mais atenta, as diferenças ficam claras. O Galaxy A30s oferece imagens com cores mais vivas e contrastes intensos devido à tecnologia Super AMOLED. Por sua vez, o Moto G8 Plus, que traz um painel IPS LCD, se sai melhor quando o quesito é a nitidez das imagens, já que seu display é Full HD+ (conta uma tela HD+ do smartphone da Samsung).

Galaxy A30s entrega bom aproveitamento de tela com bordas relativamente finas e notch em formato de "V".
Galaxy A30s entrega bom aproveitamento de tela com bordas relativamente finas e notch em formato de "V".

Em tamanho, não há muita mudança: o Galaxy A30s tem painel de 6,4 polegadas e o do Moto G8 Plus fica em 6,3 polegadas – medidas que são comuns para um display de smartphone atualmente, e entregam bom conforto para assistir filmes e controlar games pelo celular.

Cabe ressaltar ainda que o leitor de digitais do Galaxy A30s fica embutido na tela, o que torna mais prático o desbloqueio de forma segura.

Desempenho

Moto G8 Plus se sai melhor em jogos e apps pesados

A Samsung optou por usar um processador que é de fabricação própria no Galaxy A30s, o Exynos 7904, chip octa-core que alcança até 1,8 GHz de velocidade. É um modelo que se encaixa bem na proposta do aparelho, que é de ser um intermediário mais básico. Você conseguirá um bom desempenho em aplicativos mais leves, redes sociais, navegação na Internet e até em alguns jogos, desde que não use as configurações no máximo.

Já o Moto G8 Plus traz um processador que é um pouco mais poderoso, o Snapdragon 665. Ele também é octa-core, mas alcança velocidade máxima de 2 GHz. Alguns testes de desempenho mostram que ele consegue ser até 30% mais potente que o seu concorrente, além de ter maior eficiência energética, o que significa que ele consome menos bateria.

O Galaxy A30s possui um modo que aumenta o desempenho em jogos. (Imagem: Divulgação/Samsung)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>
O Galaxy A30s possui um modo que aumenta o desempenho em jogos. (Imagem: Divulgação/Samsung)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>

Tanto o Moto G8 Plus quanto o Galaxy A30s contam com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, que pode ser aumentado com um cartão microSD de até 512 GB. A vantagem da Samsung aqui é que seu aparelho possui um espaço dedicado para esse cartão, enquanto no modelo da Motorola, você precisa deixar de usar dois chips para inserir o cartão de memória, já que ele usa uma gaveta compartilhada (híbrida).

Os dois celulares saem de fábrica com o Android 9 Pie, mas têm atualizações previstas para o Android 10. No telefone da Motorola, a interface utilizada lembra bastante o Android "puro" do Google, com pouquíssimas modificações feitas pela fabricante. Já o Galaxy A30s traz a OneUI, da Samsung, que tem mais alterações, mas recebeu diversas melhorias e também conta com um visual clean.

Câmeras

Moto G8 Plus sai na frente com tecnologia Quad Pixel e câmera de ação ultra-wide

Se fotos e vídeos são uma prioridade na sua rotina, o Moto G8 Plus é certamente a melhor opção deste comparativo. O smartphone tem câmera tripla com sensor principal de 48 megapixels. Ele utiliza a tecnologia Quad Pixel para unir 4 pixels em apenas um, aumentando a sensibilidade à luz e proporcionando imagens mais ricas em detalhes, mesmo em locais onde a iluminação não ajuda muito.

Foto tirada com o Moto G8 Plus em modo Night Vision. (Imagem: Ana Marques/Zoom)
Foto tirada com o Moto G8 Plus em modo Night Vision. (Imagem: Ana Marques/Zoom)

Além disso, esse smartphone tem um sensor dedicado a vídeos de ação. A câmera é a mesma presente no Motorola One Action, e permite filmar na horizontal mesmo quando o smartphone está na vertical, o que torna mais prática a captura. Além disso, essa câmera conta com lente ultra-wide, que permite capturar ângulos bem abertos, como se fosse uma GoPro.

Por fim, o modelo da Motorola traz ainda um sensor de 5 MP para mapear profundidade e auxiliar no desfoque do fundo em fotos com o Modo Retrato. Você pode conferir imagens tiradas com o aparelho no nosso review completo.

Conjunto de câmeras do Galaxy A30s. (Imagem: Divulgação/Samsung)
Conjunto de câmeras do Galaxy A30s. (Imagem: Divulgação/Samsung)

Já o Galaxy A30s tem um conjunto mais “humilde”. A câmera principal tem 25 MP e abertura de lente f/1.7, já a secundária tem 8 MP e lente ultra-wide, mas para fotos (diferentemente do Moto G8 Plus, que só usa a lente de ângulo ultra-aberto para vídeos). O terceiro sensor traseiro é de 5 MP, e serve para fazer fotos no Modo Retrato (como acontece no celular da Motorola).

Outra diferença significativa entre os dois telefones é na gravação de vídeos, pois o Galaxy A30s se limita a gravações em Full HD (1080p) a 30 quadros por segundo (fps), enquanto o Moto G8 Plus grava na mesma qualidade com estabilização eletrônica (EIS), recurso que evita trepidações no vídeo. Se você quiser ir além, o smartphone da Motorola também consegue fazer vídeos em 4K a 30 fps.

Nas selfies, mais um ponto para o Moto G8 Plus: o celular tem sensor de 25 MP com abertura de lente f/2.0 e suporte ao recurso de HDR, que quando ativado, pode auxiliar a obter imagens melhores em termos de cores e contraste. O Galaxy A30s tem câmera frontal de 16 MP (f/2.0), e entrega bons resultados para um smartphone intermediário, mas inferiores ao rival.

BateriaUm empate técnico

Nas especificações de bateria, temos um empate. Ambos os smartphones têm capacidade de 4.000 mAh, o que é o suficiente para um dia completo com uso moderado longe das tomadas.

Mas isso não é nenhum grande destaque, já que as duas marcas possuem celulares com capacidades maiores, como é o caso do Galaxy A31 ou do próprio Moto G8 Power, focados em quem precisa de máxima autonomia.

Além disso, tanto o Galaxy A30s quanto o Moto G8 Plus trazem suporte a carregamento rápido de 15W, algo que é muito útil para que o celular fique menos tempo carregando. Você também vai se beneficiar desse recurso em momentos que precisar de uma pequena quantidade de carga em alguns minutos.

Custo-benefício

Galaxy A30s vs Moto G8 Plus: qual celular comprar?

O Moto G8 Plus tem preço em torno de R$ 1,4 mil no varejo nacional, enquanto o Galaxy A30s pode ser encontrado por a partir de R$ 1.270. Considerando que a diferença entre os dois modelos é de pouco mais de R$ 100, o Moto G8 acaba sendo a melhor opção de compra, já que oferece um processador superior, conjunto de câmeras melhores e tela Full HD+, mesmo que com tecnologia uma tecnologia menos econômica.

Caso essa diferença de preço entre os dois celulares aumente, o modelo da Samsung começa a se tornar uma boa opção, já que também tem um conjunto bem completo.

*Alerta de flutuação de preços: os valores mencionados neste artigo correspondem à data de publicação do mesmo (22/05/2020) e estão sujeitos a alteração mediante disponibilidade no mercado. Utilize nosso serviço de comparação e o histórico de preços para saber o melhor momento para comprar seu novo celular.

Compare preços

Encontre as melhores ofertas para o Galaxy A30s e para o Moto G8 Plus no Zoom