Zoom indica em Celular e Smartphone

Xiaomi Mi 8 Lite vs Zenfone 5: qual celular tem o melhor custo/benefício?

Dois smartphones com tela grande de boa resolução e câmera dupla com Modo Retrato.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Asus começou a chamar atenção no mercado de smartphones ao apresentar modelos com características mais simples, mas, hoje em dia, oferece uma boa gama de intermediários premium.

Essa categoria também é bem contemplada pelos modelos da Xiaomi, que chamam atenção pelas boas fichas técnicas e faixas de preços, muita vezes, mais em conta.

Dois lançamentos de 2018 mostram bem isso, o smartphone Asus Zenfone 5 e o Xiaomi Mi 8 Lite, intermediários que oferecem recursos bem interessantes para o dia a dia e que apostam até em algumas características esperadas de um top de linha.

Fizemos um comparativo entre o Xiaomi Mi 8 Lite e o Zenfone 5 para você ver os pontos fortes de cada um dos modelos, e escolher a melhor opção para você!

Xiaomi Mi 8 LiteXiaomi Mi 8 LiteZenfone 5Zenfone 5
Data de lançamento
Setembro de 2018 Maio de 2018
Tamanho da Tela
6,26 polegadas 6,2 polegadas
Resolução da Tela
Full HD+ (2280 x 1080 pixels) 19:9 Full HD+ (2246 x 1080 pixels) 19:9
Processador
Qualcomm Snapdragon 660 (Octa-core Até 2,2 GHz) Qualcomm Snapdragon 636 (Octa-core Até 1,8 GHz)
Memória RAM
4 GB ou 6 GB 4 GB
Armazenamento
64 GB ou 128 GB 64 GB ou 128 GB
Aceita cartão de memória
Sim (Entrada Híbrida) Sim (Entrada Híbrida)
Câmera traseira
Dupla: 12 MP (f/1.9) + 5 MP Dupla: 12 MP (f/1.8) + 8 MP
Câmera frontal
24 MP (f/2.0) 8 MP (f/2.0)
Filma em
4K @ 30 fps 4K @ 30 fps
Bateria
3.350 mAh 3.300 mAh
Dual chip
Sim Sim
Acesso à Internet
4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Sistema operacional
Android 8 Oreo + MIUI Android 8 Oreo + ZenUI
Leitor de digitais
Sim Sim
Reconhecimento Facial
Não Sim
Dimensões
156,4 x 75,8 x 7,5 mm 153 x 75 x 7,8 mm
Peso
169 gramas 165 gramas
Ver ofertas Ver ofertas

Xiaomi Mi 8 Lite tem processador melhor e mais opções de RAM e armazenamento

O desempenho é sempre um dos primeiros pontos considerados na hora de escolher um smartphone. E, nesse quesito, o Xiaomi Mi 8 Lite sai na frente, já que seu processador Qualcomm Snapdragon 660 é mais avançado que o Snapdragon 636 do Asus Zenfone 5.

A chinesa Xiaomi também tem a vantagem de oferecer duas versões, uma com RAM de 4GB e armazenamento de 64GB e a versão turbinada, com armazenamento de 128GB e ótima RAM de 6GB, configuração já digna de um top de linha. Quem quer rodar games pesados ou outros aplicativos que exigem melhor desempenho, tem na segundo modelo a melhor opção.

Xiaomi Mi 8 Lite vs Zenfone 5

O Zenfone 5 só altera a capacidade de armazenamento, com 64GB ou 128GB, mas sempre com RAM de 4GB. Mesmo entre a versão com 4GB de RAM da Xiaomi e o Zenfone 5, o Mi 8 Lite tende a entregar melhor em velocidade de trabalho, principalmente em apps mais pesados, como aqueles de edições de vídeos, por exemplo.

Já nas atividades mais usuais, como navegação e sites e redes sociais e exibição de filmes em streaming, qualquer um dos smartphones não vai apresentar problemas ou lentidão.

Todos os modelos têm entrada híbrida para um segundo chip ou cartão de memória, ou seja, não é possível usar os dois ao mesmo tempo.

Asus e Xiaomi incluem interfaces no Android 8 (Oreo)

Embora sejam dois smartphones com Android 8, o Xiaomi Mi 8 Lite e o Zenfone 5 podem apresentar algumas diferenças de visual e navegação em seus sistemas operacionais, já que as fabricantes incluíram versões de suas próprias interfaces. Mas, a menos que você faça questão de versões mais puras do sistema operacional, isso não precisa ser uma má notícia.

O Xiaomi Mi 8 Lite trabalha com o Android 8 (Oreo) e o MIUI 9.6, que investe em recursos interessantes, como a opção de configurar a navegação por gestos na tela, mais ou menos como é visto nos iPhone XR, XS e XS Max

O MIUI também resulta em um visual diferente do que é esperado do Android, com algumas mudanças de organização e aplicativos próprios, como de notas, calendário e sistema de segurança.

As mudanças do Zenfone 5 são mais sutis na parte visual e focam no uso da Inteligência Artificial do celular, que pode atuar para oferecer melhor desempenho em jogos (com o AI Boost), nas configurações automáticas para a melhor foto e em um melhor aproveitamento da bateria.

O ZenUI também conta com sua própria versão de emojis animados e outras funções, como ajustes de cores na tela e gerenciamento de tarefas.

Xiaomi Mi 8 Lite vs Zenfone 5

Xiaomi Mi 8 Lite e Zenfone 5 apresentam telas parecidas

Esse é um dos pontos em que o Zenfone 5 e o Mi 8 Lite mais se aproximam. Os dois smartphones intermediários premium têm tela de 6,2” com definição Full HD+ e formato amplo de 19:9, que resultam em uma experiência bem satisfatória na hora de rodar filmes, séries, games ou vídeos em geral, com imagens bem definidas e bons níveis de cores, contrastes e detalhes.

Outra característica comum ao Xiaomi Mi 8 Lite e o Zenfone 5 é a adoção do polêmico notch de tela, aquele entalhe no alto do visor que guarda alguns sensores do aparelho, como câmera frontal, enquanto permite uma tela maior. Tem quem não goste da solução, que ficou mais popular depois do iPhone X, mas ela é cada vez mais adotada pelas fabricantes.

Ainda no campo da reprodução audiovisual, vale dizer que o Zenfone 5 e o Mi 8 Lite também agradam na qualidade de som, deixando a experiência mais completa.

Na parte traseira, o Xiaomi tem revestimento envidraçado com acabamento espelhado, enquanto a Asus apostou no material metálico.

Xiaomi Mi 8 Lite vs Zenfone 5

Dois celulares intermediários com boas câmeras e Modo Retrato

Outra tendência que aparece nas duas opções é a câmera dupla na parte traseira, que permite efeitos como o Modo Retrato, que desfoca o fundo da foto.

No Xiaomi Mi 8 Lite, o sensor principal tem 12MP e abertura focal de f/1.9, com sensor secundário de 5MP, enquanto no Zenfone 5, a lente principal tem os mesmos 12MP, com abertura de f/1.8, e a secundária ficou com 8MP.

Na prática, isso quer dizer que as fotos têm resultados bem legais até em situações de pouca luz, com imagens, formas e contrastes bem definidos. Mas vale avisar que, em fotos noturnas, o Mi 8 Lite apresenta uma nitidez um pouco melhor.

A Inteligência Artificial é aplicada pelas duas fabricantes, para ajudar a reconhecer os modos de cena e buscar os melhores resultados, recursos que funcionam bem tanto no Zenfone 5, que também oferece opções de ajustes manuais, quanto no Mi 8 Lite e ajuda a conseguir fotos bem feitas. Os modelos também podem fazer vídeos em 4K a 30 quadros por segundo.

Já a câmera frontal do Xiaomi Mi 8 Lite sai bem na frente, já que seus 24MP garantem melhor resolução nas selfies que os 8MP do Asus Zenfone 5, ambos com modos de embelezamento disponíveis. Mas, na verdade, nenhum dos dois se destaca nesse quesito, apesar da diferença grande.

Xiaomi Mi 8 Lite vs Zenfone 5

Bateria de boa duração

No quesito bateria, o Xiaomi 8 Lite e o Zenfone 5 também não decepcionam e os dois podem aguentar até um dia inteiro longe da tomada, mesmo com acessos ocasionais a atividades de maior gasto energético, como exibição de vídeos e games.

Os números já deixam claro esse empate técnico, já que o Mi 8 Lite tem 3.350mAh e o Zenfone 5 apresenta 3.300mAh.

A compatibilidade com sistemas de carregamento rápido também está presente nos dois modelos, que podem alcançar mais de 50% das cargas em cerca de 30 minutos.

Mas o Zenfone 5 inclui o carregador rápido no pacote, enquanto com o Xiaomi Mi 8 Lite, é preciso comprar o acessório separadamente. Sem ele, seu tempo de carga é maior do que o so smartphone Asus.

Garantia de fábrica, só na Asus

Esse é um ponto bem importante de ser levado em consideração. Apesar de estar de retorno ao Brasil, o Xiaomi Mi 8 Lite não tem garantia de fábrica ou assistência técnica especializada. Ou seja, se você tiver algum problema com o seu smartphone Xiaomi, não poderá recorrer à fabricante. Você pode optar por gastar um pouco mais e adquirir a garantia oferecida pelas lojas revendedoras, mas as condições vão ser as definidas por cada uma delas.

Com os smartphones Asus, não há esse problema e, mesmo sem comprar a garantia da loja, você tem o suporte da marca, pelo tempo determinado na garantia que vem com o aparelho.

Quem levou a melhor: Xiaomi Mi 8 Lite ou Asus Zenfone 5?

Os aparelhos são bem parecidos em alguns pontos, como qualidade e imagem da tela, câmeras e até na na faixa de preço. Então, o ideal é considerar os pontos mais fortes de cada um.

Quem quer melhor desempenho em aplicativos mais exigentes, tem no Xiaomi Mi 8 Lite um processador mais evoluído, além da versão com memória RAM e armazenamento poderosos.

A interface MIUI pode causar um estranhamento inicial, mas nada que não acostume com o tempo de uso. Mas considere se a faixa de preço competitiva compensa a falta de garantia de fábrica.

O Asus Zenfone 5 não apresenta o mesmo desempenho do Mi 8 Lite em aplicativos mais exigentes, mas, nas demais tarefas, sua velocidade de trabalho é muito boa e você não deve ter problemas nem com mais apps abertos ao mesmo tempo.

Além disso, o modelo já vem com carregador rápido e sua interface tem navegação mais próxima de outros smartphones Android.

Compare os preços:

 

 

 

Confira nossas análises em vídeo:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone